Chegou a Hora de Vender Meu Ka (Recomendo leitura)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Chegou a Hora de Vender Meu Ka (Recomendo leitura)

Mensagem por Renato F. em Qua Nov 16 2011, 21:05

Pessoal,

Meu carro acaba de completar 60.000 km e 3 anos de uso. Conforme meu planejamento inicial chegou a hora de vendê-lo. Venho nas próximas linhas fazer um breve relato/diário dos principais acontecimentos neste período com o carro. Ao final, darei minha opinião sobre ter ou não ter um ford ka.

Qualidades do Carro
1 – Conjunto motor-cambio impecável. Boa potência, bom torque, inclusive a baixas rotações. Excelente para dirigir em cidades, em função de não ser necessárias trocas de marchas constantes. Muito bom também para dirigir em estradas, principalmente acima dos 110, 120 km/h
2 – Embora não seja uma unanimidade entre os usuários do fórum, o consumo do meu carro é excelente. Na gasolina faço 13,5 km/l com certa tranquilidade. Na estrada faço 15,5 km/l com tranquilidade. Na minha viagem a Florianópolis, cheguei a fazer km 17 km/l na ida. Fantástico.
3 – Design atraente. Estou 3 anos com o carro e ainda não me cansei do visual do carro. Considero um grande acerto da Ford.
4 – Tamanho adequado para o transito urbano. Facilidade de estacionar, manobrar, etc...
5 – Bom conjunto de itens de série (alarmes, travas, trava porta mala elétrica)
6 – Custo de Seguro Barato.

Problemas encontrados no período:
1 – Infiltração de água das chuvas verificado nos primeiros 6 meses de uso do carro (problema resolvido na Ford com a primeira revisão do carro)
2 - Queima das luzes do painel do ar condicionado aos 8 meses de uso. (único problema que decidi não consertar)
3 – Quebra da válvula do ar-quente em uma viagem entre São Paulo-São José dos Campos. O carro tinha aproximadamente 28.000 Km e 1 ano e 6 meses de uso. (Pedi garantia estendida a Ford. A principio recusaram o conserto gratuito da válvula, mas após um longo braço de ferro o conserto foi aprovado). A quebra acarretou queima de fusíveis com paralização do funcionamento do velocímetro.
4 – Troca do reservatório do sistema de arrefecimento. O carro tinha 29.000 Km e 1 ano e 7 meses de uso. (Troquei por conta própria este item). Realizado limpeza do sistema de arrefecimento.
5 – Quebra do interruptor do freio – Interruptor que faz as luzes de freio acender e apagar. O carro tinha 2 anos de uso e 36.000 km. (Trocado item por conta própria)
6 – Quebra do amortecedor do porta malas. O carro tinha uns 2 anos e 2 meses de uso com 40.000 km. (Trocados os 2 amortecedores de uma só vez item por conta própria)
7 – Quebra da válvula termostática. O carro tinha 2 anos e 6 meses com 46.000 km. (Trocado em casa, com o auxílio de tutorial elaborado por usuário do fórum)
8 – Queima dos 2 faróis e das 2 lâmpadas de freio traseiras. Estes itens queimaram em períodos diferentes, sendo que a primeira queima ocorreu por volta dos 2 anos de uso do carro e 36.000 km.

Acidentes de percurso
1 – Pequena colisão traseira durante uma ré, sem danos significativos no meu carro. (Causado pela minha esposa)
2 – Arranhão na lateral dianteira esquerda (para-lama), ocasionado por terceiro. Não identifiquei o local nem quem foi o causador do acidente.
3 - Arranhão na lateral traseira esquerda (para-lama e para choque), ocasionado por terceiro. Acidente causado pelo meu vizinho de prédio ao estacionar.
4 - Arranhão na lateral traseira direita (para-lama e para choque), ocasionado por terceiro. Não identifiquei o local nem quem foi o causador do acidente.

Locais para os quais o carro me levou:
- Dezenas de viagens entre São Paulo e São José dos Campos (onde resido) ao longo de 2 anos.
- Uma dezena de viagens entre São José dos Campos e Ubatuba
- Viagem entre São Paulo – Rio de Janeiro – Búzios
- Viagem entre São Paulo – Caldas Novas (Go)
- Viagem entre São Paulo – Florianópolis

SENTENÇA FINAL
Considero que o ford ka cumpriu o seu papel. Fazendo uma avaliação global deste período acho que tive um bom custo benefício com o carro. Não poderia exigir mais dele, considerando que se trata de um carro “popular” (por favor compreender as aspas na palavra popular) Já vi muitas pessoas aqui no fórum com uma expectativa do ka como se fosse um carro de categoria superior. Temos que compreender, como consumidores, que se trata de um carro de entrada e não de um carro de luxo. Mas de maneira geral respeito todas as opiniões.
Confesso também que em alguns momentos, principalmente após as quebras das válvulas de ar quente e termostática, fiquei bastante chateado com o carro. Naqueles momentos não recomendaria o carro a ninguém. Mas, como disse anteriormente, tenho que analisar o período como um todo, assim os benefícios do carro sobrepõe os problemas que tive. Eu teria aqui também milhares de outras reclamações do carro, como o isolamento acústico, o som da bomba de combustível, etc., porém não são esses detalhes também que são determinantes, na minha opinião, para eu desgostar do carro.

SOBRE O FÓRUM
Agradeço ao fórum pela troca de informações do Ka. Foi sem dúvida o fórum que me fez decidir pela compra deste veículo, que me ajudou com os problemas etc. Deixo um agradecimento especial também para os membros que inseriram no fórum algum tutorial. Acho os tutoriais uma das melhores coisas proporcionadas nos fóruns de veículos.
Deixo aqui porém uma crítica, que espero que seja encarada pelos membros com algo construtivo. Não quero também que ninguém interprete como uma crítica pessoal (mesmo porque não sei nem quem são os membros que discutem os assuntos). Acho que nos últimos tempos o fórum se ateve muito nas discussões de assuntos como áudio e vídeo (som, Dvd) assuntos não relacionados exatamente com o Ford Ka. Acho que estas discussões mais profundas poderiam ser discutidas em forum específico (não sei tb se existe) .
Nesse aspecto, para uma discussão de conteúdo sobre ford e especificamente sobre o ka, estava optando por utilizar o fórum do ford HP. Saliento que meses atrás outro membro deste fórum emitiu opinião semelhante a minha.
Mas tirando esses detalhes dou os parabéns aos membros para a manutenção deste fórum, pois sei que é algo que toma tempo dos membros e administradores.

MEU PRÓXIMO CARRO
Comprei um ford fiesta rocam hatch 1.6 completo. Embora não seja o carro que mais me agrade visualmente, tomei uma decisão mais racional, em função dos descontos que tenho na compra de carros da ford. Devo pegar o carro na primeira quinzena de dezembro.

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPD9

Re: Chegou a Hora de Vender Meu Ka (Recomendo leitura)

Mensagem por Victor Motta em Qui Nov 17 2011, 09:03

Muito legal o texto... achei bem interessante!
Boa sorte com o novo karro! Smile

E além de que, vc continua na ford, não precisa sair do forum!
Posta umas fotos do karro novo depois!

Abração!

Victor Motta
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 4611
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : :D Em breve...

Mensagem por Convidado em Qui Nov 17 2011, 11:45

''Posta umas fotos do karro novo depois!'' ² !
Wink

Convidado
Convidado

Mensagem por jimmyramos4 em Qui Nov 17 2011, 12:24

só uma dúvida...
Por quanto vai vender o seu ka?

jimmyramos4
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 21
Cidade/Estado : Dourados/MS
Motorização/Cor : Novo Ka/Preto
Código de Opcionais : básico

Mensagem por hugo_zica em Qui Nov 17 2011, 13:26

Muito bacana o seu depoimento sobre o carro..
Com certeza o carro representou muito pra você...

Posta depois as fotos do novo carro ai!
Boa sorte com o novinho!

Abraços

hugo_zica
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 94
Cidade/Estado : Belo Horizonte
Motorização/Cor : Image GL / Preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Renato F. em Qui Nov 17 2011, 22:16

Valew Galera,

Assim que eu pegar o carro posto fotos sim.
Fico na ford com grande satisfação!!

Jimmy em relação ao preço de venda do carro, vou tentar vender por R$ 20.800,00. É um preço abaixo da tabela, em função dos pequenos detalhes nos para-choques e paralamas. Fazendo as contas, imagino que seja um valor justo. Mas só terei essa certeza quando começarem os primeiros contatos para venda do carro.

Abs,

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por ayr.junior em Qua Nov 23 2011, 20:31

Aí sim! Parabens pelo Fiestinha, mano. É carrão tbm. É bom qdo vc vende um carro recheado de histórias e ádá aquele suspiro de satisfação pela missão cumprida, né? Pretendo passar o meu para frente talvez em 3 anos mas até o momento quero outro Ka. rs... Completinho e 1.6. Mas até lá o Fiesta Rocam pode ser uma boa tbm. Ah. Não saia do forum. Depois mostra o carro para a gente. Abraço!

ayr.junior

Número de Mensagens : 45
Cidade/Estado : Diadema-SP
Motorização/Cor : Zetec 1.0 Preto
Código de Opcionais : VE, VE, PC, AL

Mensagem por AtletaDeCristo em Qua Nov 23 2011, 20:40

Renato F. escreveu:Valew Galera,

Assim que eu pegar o carro posto fotos sim.
Fico na ford com grande satisfação!!

Jimmy em relação ao preço de venda do carro, vou tentar vender por R$ 20.800,00. É um preço abaixo da tabela, em função dos pequenos detalhes nos para-choques e paralamas. Fazendo as contas, imagino que seja um valor justo. Mas só terei essa certeza quando começarem os primeiros contatos para venda do carro.

Abs,

Se conseguir vender por esse preço, tá ótimo, considerando os 03 anos de uso e 60 mil km. Meu carro, na revenda, foi avaliado de 17 a 18 mil. Detalhe: 1.0 2010, completo e com 20 mil km.
Obs: Estranho esse preço seu estar abaixo da tabela, uma vez que o meu está por 22.5, aqui no RJ...

Bem, boa sorte e parabéns na nova aquisição

SZ

AtletaDeCristo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 863
Cidade/Estado : RJ
Código de Opcionais : Completin...

Mensagem por Man On The Edge em Qui Nov 24 2011, 01:27

Bem... Vendi o meu Ka com quilometragem e tempo de uso semelhantes. Posso falar que tive uma experiência muito boa com ele...

Concordo com o que escreveu. O Ka, embora tenha qualidades que são comparáveis a carros de categoria superior, ainda é um carro de entrada...

Eu quase comprei um Ka Sport, mas a razão pesou um pouco. Embora eu ache o Sport lindo, a diferença de preço para um carro de categoria superior não era muita.

Mas, ao contrário de você, saí da Ford, ao menos por enquanto. Não comprei um Fiesta Rocam 1.6 porque o carro nunca me agradou muito. Ao invés disso, mudei de marca e peguei um Gol Power 1.6, que estava com bons descontos e ainda ganhei CD-Player, documentação, insulfilm e tapetes.

O preço de ambos estava muito parecido. Escolhi o Gol porque achei a dirigibilidade e acabamento superiores se comparados ao Fiesta Rocam 1.6. Por sinal, estou gostando muito do carro, que mal sente o AC ligado e é tão estável quanto o Ka e bem mais confortável.

Se desse pra pegar um New Fiesta hatch, aí sim continuaria na Ford... Mas a diferença de preço é demais. Vai ficar pra uma próxima vez...

Todas as marcas tem boas opções... Vai mesmo do gosto de cada um ao fazer o test-drive. É legal variar um pouco de marca... Abre os nossos horizontes.

Abraços

Man On The Edge
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 481
Cidade/Estado : Rondonópolis - MT
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KBC9

Mensagem por Darksun em Qui Nov 24 2011, 07:50

Nossa, como estão pagando pouco nas revendas, o meu também ia fazer 3 anos agora início do ano que vem (ano/modelo 2009), era modelo 1.0 básico (não tinha nem ar quente), mas tinha som (básico sem módulo nem nada) e vidros elétricos que mandei colocar, fora que estava com menos de 10 mil km e era todo prata tmb. vendi por R$ 20.000,00 p/particular, achei um preço justo, nem quis perguntar quanto dariam nas revendas pois sei que pagariam entre 17 e 18 pra depois vender a 21.500,00 ou até mais como pesquisei.

Darksun
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 681
Cidade/Estado :  
Motorização/Cor :  
Código de Opcionais :  

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:44

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: