Desempenho X Consumo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Desempenho X Consumo

Mensagem por Adriano Oliveira em Qui Nov 24 2011, 05:22

Têm uma galera reclamando que o Ka bebe demais.

O problema é o seguinte, este carro foi criado para desfilar,especificamente o 1.0. O que acontece é que esse motor Zetec ele possui restrinções muito limitadas durrante os ciclos de RPM em relação às trocas de marchas. Respeitando o veículo ele faz 17 por litro em estrada desenvolvendo uma velocidade entre 80 a 110. Pra mais de 110, diminui a economia. Na cidade é possível fazer 12,13 por litro. Andar com o carro desengatado (ponto morto) durante cerca de 3 minutos gasta sempre o equivalente a mais um km além do que está sendo queimado com o trajeto.
Por exemplo, vc percorreu 10 km, e dentro deste tempo, 6min vc aproveitou as decidas e deixou em neutro, você gastou o referente a 12km em gasolina.

Para quem quiser utilizar alcool, é necessário encher pelo menos 4 vezes o tanque com alcool para que o sistema eletrônico e a injeção inteligente reconheça o tipo de combustível. Importante certificar-se da gasolina aditivada para partida a frio.

Espero ter ajudado,

Grande Abraço

Adriano Oliveira
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : Caxias do Sul-RS
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : kfp01

Re: Desempenho X Consumo

Mensagem por marcelolimajr em Qui Nov 24 2011, 10:36

tem certeza disso amigo? 17km na estrada na gasosa né? e o alcool? nao tem informação? onde voce pegou essa informacao?
Como seria troca do carro as marchas para economizar em urbano? 2 á 3000rpm né?

marcelolimajr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 351
Cidade/Estado : Rs - Santa Maria
Motorização/Cor : 1.0/ Preto
Código de Opcionais : vidro eletrico, farol neblina, ar condicionado

Mensagem por marcoalves1970 em Qui Nov 24 2011, 11:00

Mas isso eu to cansado de falar, usem reduzidas a cidade e ladeiras na estrada, da uma boa diferença, meu fiesta faz 9 na cidade e 11,5 na estrada com etanol, isso pq não consigo andar na estrada a menos de 120 he he he. Carro de injeção, qualquer q seja, o segredo maior é reduzidas, nunca, repito, nunca usem neutro (bamguela).

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Adriano Oliveira em Sex Nov 25 2011, 04:16

E ai Marcelo,certeza,pode fazer a prova em estrada. Quanto ao álcool, não testei ainda em viagem. Enchi duas vezes o tanque: na primeira,o ponteiro desce cada vez que respira dentro do carro,é desanimador. Na segunda já deu uma melhorada, a informação dos 4 tanques eu obtive na concessionária,como ocorreu uma melhoria nesses dois tanques, eu acredito que seja real a informação.Mas há um contra-ponto, o Ka é um carro leve, até o momento que está apenas o motorista dentro dele. Se fizer viagem a alcool com lotação máxima,vai fazer menos do que gasolina.

Semana passada fui para a praia, ida e volta são 400Km,gastei um pouco mais de meio tanque,uns 25 litros. 400 / 25= 16. Média de velocidade de 120 km/h.

A troca de marchas no urbano é cansativo, tem que ser aquela troca lenta, o pé da embreagem sobe se arrastando, porém é importante aproveitar que a mesma é bem alta. Não precisa encostar no assoalho. Não deixar sobrar aceleração, enfim, é como você disse dos 2 a 3 mil rpm.

Agora, há uma forma de equilibrar o consumo e desempenho:

1ª Marcha: deixa subir de 2 para 3 mil rpm e lança:
2ª Marcha: sobe até 4 mil rpm e troca para:
3ª Marcha: vai até 4 mil rpm e meio e passa para:
4ª Marcha vai até 5mil :
5ª Marcha....e mantém, vai sobrar muito acelerador ainda,mas claro vai faltar explosão, a rotação que você entrou na marcha vai se arrastar para subir.

Essa é mais ou menos a forma que eu encontrei, lembrando que isso não é uma regra desempenho e consumo se equivalem de diversos fatores paralelos, pneus bem calibrados, vidros fechados quando em alta velocidade,um bom combustível... enfim...

fico no aguardo, espero ter esclarecido

Abraço

Adriano Oliveira
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por marcoalves1970 em Sex Nov 25 2011, 07:22

Adriano Oliveira escreveu:E ai Marcelo,certeza,pode fazer a prova em estrada. Quanto ao álcool, não testei ainda em viagem. Enchi duas vezes o tanque: na primeira,o ponteiro desce cada vez que respira dentro do carro,é desanimador. Na segunda já deu uma melhorada, a informação dos 4 tanques eu obtive na concessionária,como ocorreu uma melhoria nesses dois tanques, eu acredito que seja real a informação.Mas há um contra-ponto, o Ka é um carro leve, até o momento que está apenas o motorista dentro dele. Se fizer viagem a alcool com lotação máxima,vai fazer menos do que gasolina.

Semana passada fui para a praia, ida e volta são 400Km,gastei um pouco mais de meio tanque,uns 25 litros. 400 / 25= 16. Média de velocidade de 120 km/h.

A troca de marchas no urbano é cansativo, tem que ser aquela troca lenta, o pé da embreagem sobe se arrastando, porém é importante aproveitar que a mesma é bem alta. Não precisa encostar no assoalho. Não deixar sobrar aceleração, enfim, é como você disse dos 2 a 3 mil rpm.

Agora, há uma forma de equilibrar o consumo e desempenho:

1ª Marcha: deixa subir de 2 para 3 mil rpm e lança:
2ª Marcha: sobe até 4 mil rpm e troca para:
3ª Marcha: vai até 4 mil rpm e meio e passa para:
4ª Marcha vai até 5mil :
5ª Marcha....e mantém, vai sobrar muito acelerador ainda,mas claro vai faltar explosão, a rotação que você entrou na marcha vai se arrastar para subir.

Essa é mais ou menos a forma que eu encontrei, lembrando que isso não é uma regra desempenho e consumo se equivalem de diversos fatores paralelos, pneus bem calibrados, vidros fechados quando em alta velocidade,um bom combustível... enfim...

fico no aguardo, espero ter esclarecido

Abraço

O meu, de boa, 4 mil e 5 mil RPM é exagero, se vc pegar o manual as mudanças fica todas em 3 mil, eu ja fiz isso e o carro gastou bem mais, pô, 5 mil eu ja estou em 140 km/h em 5 marcha, pensa bem, passou de 120 ja gas mais do normal, isso não confere, vc ta parecendo o jornalista Boris do Vrum q diz q as mudanças das marchas tem q ser no torque máximo, isso é loucura. Vejam o video?

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por marcelolimajr em Sex Nov 25 2011, 08:19

Nossa cara eu tbm ja axo um exagero ir 5 rpm, tu ta esfolando o motor, q eu axo economia é maximo 3.500rpm, acima disso parece ja começa beber mais... no etanol, agora gasolina é muito tenso p viajar =/ ultrapassagem fica igual á um fusca =(

marcelolimajr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcoalves1970 em Sex Nov 25 2011, 08:36

marcelolimajr escreveu:Nossa cara eu tbm ja axo um exagero ir 5 rpm, tu ta esfolando o motor, q eu axo economia é maximo 3.500rpm, acima disso parece ja começa beber mais... no etanol, agora gasolina é muito tenso p viajar =/ ultrapassagem fica igual á um fusca =(

He he he... é mesmo, esguela pra burro.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por marcelolimajr em Sex Nov 25 2011, 08:39

M diz então tu sempre viajo acima de 120km? com 1.0 ? fez 17km o consumo de gasolina?

marcelolimajr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcoalves1970 em Sex Nov 25 2011, 09:28

marcelolimajr escreveu:M diz então tu sempre viajo acima de 120km? com 1.0 ? fez 17km o consumo de gasolina?

Na verdade eu ando a 120, as vezes passo um pouco mas diretamente é 120 e faz 15 no máximo com gasolina e a podium ainda, isso no fiesta 1.0 q é mais pesado, mas não da pra ficar mantendo com a podium, só coloco gasolina pra limpar e lubrificar o sistema depois volto no etanol denovo.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Man On The Edge em Sex Nov 25 2011, 11:28

O que percebi na época em que tive o Ka foi o seguinte...

Andando de boa, na base de 100-110 km/h, fiz 12,4 km/l de álcool. Achei uma marca muito boa...

Se andar forte na estrada, o consumo não sobe muito além disso. Há 1 mês atrás eu peguei estrada até Cuiabá e fui na paulada. Tipo, 130 pra cima...

Consumo? 10,6 km/l de álcool. Achei muito econômico tendo em vista a velocidade que andei...

Eu sou daqueles que acha que o Ka não bebe tanto assim como falam... Pode ter um consumo não muito diferente dos 1.6, mas beberrão eu acho que não é...

Man On The Edge
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 481
Cidade/Estado : Rondonópolis - MT
Motorização/Cor : 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KBC9

Mensagem por Reginaldo em Sex Nov 25 2011, 11:51

Man On The Edge escreveu:O que percebi na época em que tive o Ka foi o seguinte...

Andando de boa, na base de 100-110 km/h, fiz 12,4 km/l de álcool. Achei uma marca muito boa...

Se andar forte na estrada, o consumo não sobe muito além disso. Há 1 mês atrás eu peguei estrada até Cuiabá e fui na paulada. Tipo, 130 pra cima...

Consumo? 10,6 km/l de álcool. Achei muito econômico tendo em vista a velocidade que andei...

Eu sou daqueles que acha que o Ka não bebe tanto assim como falam... Pode ter um consumo não muito diferente dos 1.6, mas beberrão eu acho que não é...

Concordo contigo, apesar do consumo do Ka não ser muito diferente dos 1.6, não acho que o carro seja beberrão. Um amigo reclamou do consumo do Ka2011 dele, mandei ele vender e comprar uma bike!

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 825
Cidade/Estado : Rio Grande do Norte
Motorização/Cor : --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais : #FAIL

Mensagem por marcelolimajr em Sex Nov 25 2011, 11:52

vamos testar assim eu viajar p SC mes de fev até la ja fiz segunda revisão do KA, talvez melhora mt, e consumo será vai ser na casa 17km andando até 120km? veremos isso

marcelolimajr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Adriano Oliveira em Sex Nov 25 2011, 14:27

Valeu, pela compreensão de todos hehe...apenas uma dica... usá-la ou não depende de cada um....boa sorte a todos com a máquina...

Abraço

Adriano Oliveira
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por marcoalves1970 em Sab Nov 26 2011, 12:52

Man On The Edge escreveu:O que percebi na época em que tive o Ka foi o seguinte...

Eu tb acho q não bebe como dizem, só acho q ou o carro está com problema ou o condutor tem a maneira errada de dirigir.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Felipe Moreno em Sab Fev 11 2012, 19:37

Poxa vida meu Ka esta com 15 mil km rodados, fiz a Media dele e deu 9,7 km/l (Gasolina) na cidade, eu achei muito beberrão e acho qe tem algo errado com ele... Coloquei alcool agora para ver oq vai acontecer, quem achar que está normal ou mto beberrão ajuda ae Smile Valeu galeraa !!

Felipe Moreno
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Umuarama/PR
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : LDT/VT

Mensagem por marcoalves1970 em Sab Fev 11 2012, 20:18

Felipe Moreno escreveu:Poxa vida meu Ka esta com 15 mil km rodados, fiz a Media dele e deu 9,7 km/l (Gasolina) na cidade, eu achei muito beberrão e acho qe tem algo errado com ele... Coloquei alcool agora para ver oq vai acontecer, quem achar que está normal ou mto beberrão ajuda ae Smile Valeu galeraa !!

Ah, isso tem mesmo, meu Fiesta 1.0 q é mais pesado faz 9,5 com etanol na cidade e 12 na rodovia, pode ver q tem algo errado

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Lasek em Sab Fev 11 2012, 20:50

Eu coloquei as 17'' no meu carro e to fazendo media melhor do q as 13! Eu arranco mais devagar, e ando mais devagar por causa do buracos tb...O ka se n anda suavemente ele bebe muito!!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por danilopossera em Seg Fev 13 2012, 13:57

eu acho o ka muito beberrao.

Ando devagar, sempre troco as marchar entre 2,5 e 3 mil. na cidade muito raramente passo dos 60 km/h na 5 marcha. na estrada ando na casa dos 80 / 90, que dá 3000 giros tbm.

consumo: cidade 8,5 a 9,5. Estrada 14.

Acho que bebe muito. temos que lembrar que em compra 1.0 quer economia nao desempenho. exemplo o uno(antigo) na cidade ta fazendo 12km/l e na estrada 17.

danilopossera
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 120
Cidade/Estado : Aracaju /Sergipe
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : Completaço

Mensagem por Lasek em Seg Fev 13 2012, 14:51

teu carro ta bebendo muito mesmo!! meu carro com as 13" fazia 10,5 a 12 km/l na cidade com gasolina! Na estrada já fiz até 19,7 na gasosa andando 80, 90 km/h sem A/C!
No Alcool já fiz 12,5 na estrada com 3 bonecos e uma carga razoavel de mochila!!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Fev 13 2012, 15:23

Cada carro tem sua maneira de dirigir, quem tinha um Uno e depois pegou um Ka vai sentir a diferença, eu ja falei logo acima, usem reduzidas, esqueçam um pouco os freios, freio motor é bem mais economico pras duas partes, para o consumo e para os freios, com a reduzida o motor entra em modo de cut-off, (corte de injeção) q gera economia de combustivel e fazendo isso vc acaba pisando menos no freio aconomizando lonas e pastilhas beleza? Eu ja consegui uma boa economia, a ultima média no meu Fiesta 1.0 foi de 9,8 no etanol na cidade, fora de brincadeira, isso pq vou reduzindo até parar, e não gosto de ficar andando igual tiozão não, gosto de pisar um pouco, mas acabo compensando no cut-off.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por danilopossera em Seg Fev 13 2012, 16:07

Nao entendo nada de mecanica, mas tipo, sei que tem muita diferença entre o Ka e o Fiesta, por exemplo o cambio sao totalmente diferente( de acordo com a revista 4 rodas). entao comparar consumos entre carros diferentes e ruim.

Por exemplo alem do Ka tenho um gol G4 e ele faz 12km/l na cidade. O uno do empresa como citei acima ta fazendo 12km/l só anda chutado e cheio( é usado para transportar funcionarios e ferramentas.)

Mas que meu Ká bebe, isso ele faz. Mas pelo que andei conversando com um pessoal que tem Ka por aqui na cidade, nao fazem muito diferente nao.

Consumo tambem tem haver com trajeto, temperatura(ambiente), nivel do mar( altitude) tudo isso ajuda ou prejudica.

danilopossera
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Lasek em Seg Fev 13 2012, 18:13

ta agora vo ti perguntar qual carro melhor de dirigir o uno ou o ka??? Eu sei q é o ka tu pisa e ele responde bem porq tem torq(força) em baixa rotação...uma tetéia de dirigir n precisa trocar de marcha toda hora q nem no uno...eu tive uno são bem economicos mas adoro meu ka tanto q quando for trocar ele vai ser por outro ford.

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por danilopossera em Seg Fev 13 2012, 20:10

Eu sei Lasek. O conforto do Ka nao da para comparar com outros nao.

O Uno que tenho na firma, tem um torque ate melhor que o do Uno, mas nao dá para comparar nao.

danilopossera
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Fev 13 2012, 20:28

danilopossera escreveu:Nao entendo nada de mecanica, mas tipo, sei que tem muita diferença entre o Ka e o Fiesta, por exemplo o cambio sao totalmente diferente( de acordo com a revista 4 rodas). entao comparar consumos entre carros diferentes e ruim.

Por exemplo alem do Ka tenho um gol G4 e ele faz 12km/l na cidade. O uno do empresa como citei acima ta fazendo 12km/l só anda chutado e cheio( é usado para transportar funcionarios e ferramentas.)

Mas que meu Ká bebe, isso ele faz. Mas pelo que andei conversando com um pessoal que tem Ka por aqui na cidade, nao fazem muito diferente nao.

Consumo tambem tem haver com trajeto, temperatura(ambiente), nivel do mar( altitude) tudo isso ajuda ou prejudica.

Olha, isso não confere, eu perguntei isso para um mecanico da conssecionaria Ford, se o conjunto motor e cambio do Ka e o Fiesta eram iguais e ele me disse q não muda um milìmetro, essa revista 4 rodas pra mim fala é muita bobagem, assim como o teste q fizeram no Ka, detonaram o Ka pra falar pra gente q o carro não aguentou o teste dos 60.000, todas essas revistas são compradas, vc vai confiar numa revista ou em um mecanico da Ford? Eu tive um Ka antes do Fiesta e fazia 9,5 com etanol na cidade, sempre dirigi do mesmo jeito, reduzidas, cut-off, isso é q faz a diferença, nos comoeço meu Ka tb não passava do 7 km/l depois q comecei a fazer isso acabou os problemas, mudando as marchas nas rotações de 2.500 a 3.000 RPM tb é muito bom. Cada motor é um motor, conceitos diferentes, basta pegar o jeito de cada um.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por danilopossera em Seg Fev 13 2012, 21:14

Ok Marcos.

Tranquilo sem problema.

Só falei o que li na revista. Mas sobre o teste dos 60.000 a 4 rodas falou bem do Ka. Elogiaram a caixa de marcha do Ka que ta mais bem acertada que a do Fiesta.

Mas to tranquilo adoro meu Ka, gostei da assistencia da concessionaria a unica coisa que reclamo, e irei sempre reclamar nao adianta é o consumo. Carro 1.0, na minha cabeça, deveria fazer pelo menos 15km/l(gasolina) na cidade.

danilopossera
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Fev 13 2012, 22:11

danilopossera escreveu:Ok Marcos.

Tranquilo sem problema.

Só falei o que li na revista. Mas sobre o teste dos 60.000 a 4 rodas falou bem do Ka. Elogiaram a caixa de marcha do Ka que ta mais bem acertada que a do Fiesta.

Mas to tranquilo adoro meu Ka, gostei da assistencia da concessionaria a unica coisa que reclamo, e irei sempre reclamar nao adianta é o consumo. Carro 1.0, na minha cabeça, deveria fazer pelo menos 15km/l(gasolina) na cidade.

Ahh sim... eu concordo, a maioria dos carros hj consomem mais, tiro base pelo Escort 1993 CHT 1.6 alcool original q eu tive e q cheguei a fazer 10 km na cidade e era 1.6 e hj tenho q suar pro meu Fiesta 1.0 fazer 9.5 na cidade com etanol, isso é por causa tb desses motores flex meia boca, num fica bom com nenhum dos 2 combustiveis... fazer o q, temos q engolir isso.
É verdade, a revista elogiou sim algumas partes do Ka mas sei lá, eu sou calejado com isso, acho até q é estratégia, elogiam uma parte, detona outra, pode ver q nehum dos carros passou ileso, nem mesmo o I30. Se vc pesquisar aqui no Club vc vai encontrar alguns donos de Ka com mais de 60.000 q ta na boa, sem problema algum, nem mesmo com problema na valvula termostatica, por isso tb q fico veiaco com essas revistas, não é só a 4R não, a NA tb com aquele teste do J3 na subida q é uma mentira, eu mesmo fiz o teste nele e subiu numa boa e tem tb a Auto esporte q mentiu no Veloster, dizendo q era injeção direta e 140 cv sendo q é injeção normal e 120 cv... vc acha q da pra confiar neles... he he he, eu heim!!

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por danilopossera em Seg Fev 13 2012, 23:03

Cabe uma defesa. nao foi a Auto que falou do Veloster e sim a propria concessionaria da Hynday que alegou ter recebido informação da fabrica, mas isso e outros 500, hehehehe.

Eu sei. Mas carro acima de tudo tbm é sorte. ja li post de gente com menos de 10.000 com defeito no carro todo. e tem aquela, tem que puxar a sardinha mesmo. ja pensou tu ir numa oficina da ford e o cara falar que nao presta, dai e foda né, kkkkkk.

danilopossera
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcelolimajr em Ter Fev 14 2012, 00:23

Gente eu confesso meu Ka ta econimico, fiz a viagem de 760km com 3 pessoas ele fez 14,2km gasolina, com 4 pessoas ele fez 13,5km, só eu a minha namorada adivinha qts ele fez? 16,2km!!!! PORRA! andando pe pesado! 120 á 160!!!!!!!!! ta economico caraiu!

marcelolimajr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Lasek em Ter Fev 14 2012, 07:56

bah meu carro levei em uma mecanica aqui perto do meu trabalho q existe a milhares de anos! E troquei velas scannei, limpeza de bico e filtros. O carro mudou tava meio q falhando! tava mascando pra pegar de manhã...Fico bem regulado mesmo aconselho a vcs fazerem uma limpeza de bico e uma revisão basica desses itens! O carro fica bem mais economico!!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por marcelolimajr em Ter Fev 14 2012, 13:31

o carro fico bem esperto com gasosa agora, dps de fazer viagem longas! ta com 16.000km agora WOOOOOOW

marcelolimajr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:36

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo