Motor Fervendo, Cabeçote Danificado - Valvula Termostatica Culpada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Motor Fervendo, Cabeçote Danificado - Valvula Termostatica Culpada

Mensagem por GUZM3GUZEQ04 em Seg Nov 28 2011, 20:50

Boa Noite A Todos

Antes de postar e até me cadastrar aqui pesquisei na internet e vi várias pessoas reclamando do mesmo problema que estou enfrentando hoje "O tal do aquecimento, reservatório trincado e o pacote de defeitos completo....."

Meu Ka è 2009 e está hoje com 27.000KM, sempre gostei da agilidade, força e versatilidade do meu carro, a unica coisa que reclamava era o consumo.

Não tinha o que falar, viajei andei para lá e pra cá....fiz as revisões e a coisa estava andando normal.

Mas ai veio o tal da LUZ de TEMPERATURA acendendo....num primeiro momento, achei que era o dia, parei no posto e fui colocar água. Para minha supresa, o reservatório estava sujo e todo vazio. Fiquei apavorado, não conseguia colocar água, pois jorrava para fora de tão quente que estava o motor.

Estacionei e no dia seguinte, completei com água e pensei: "Nossa que susto, mas agora tá ok vou prestar mais atenção na água..."

Engano Meu, 2 dias depois e o mesmo problema.....fui investigando até ver que o tanque estava rachado.

Na ford, eles queriam cobrar uns R$ 200,00 para trocar o tanque e se tal da valvula termostatica estivesse com defeito cobrava mais R$ 880,00. Ai o buraco ficou mais embaixo.

Claro que não troquei na ford Coloquei em um mecanico de confiança. 2 meses depois o mesmo problema. O inferno continuou.....ai fiquei sem saber o que fazer...Comprar outro tanque? Mandar na FORD e ser assaltado?......fui protelando e colocando água de 2 em 2 dias.

Enfim, neste ultimo fim de semana foi a gota dágua. Meu carro parou no meio da Av. interlagos....quase travou, sofreu bateu motor.

Levei em outro mecanico e esse de muito mais confiança disse que iria analisar o que estava ocorrendo, mas de cara me mostrou que 2 cilindros estavam mortos.....

Resultado:

A Valvula Teromostatica Quebrou
Com Isso, O reservatório trincou
Sem Água o motor superaqueceu e danificou o cabeçote e as juntas.
Sem a Valvula e a temperatura da água, a ventoinha não acionava
E ainda encontrou a borra e água no motor.

Total: R$ 1.300,00 para conserto.

é a Primeira vez que me deparo com essa situação, já tive 2 celtas seminovos e nada de mexer em motor....só troca de oleo. Gostava muito do meu Ka, mas fiquei com pé atras

Vou consertar, pois preciso do carro, mas como a FORD faz um erro de projeto desse?

Tive a vontade de expor o problema para pessoas que tem o carro ficarem atentas e evitar o que aconteceu comigo. Qualquer coisa ligada à Luz de temperatura, NÃO PERCA TEMPO E RESOLVA.

GUZM3GUZEQ04
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0/Vermelha
Código de Opcionais : Trio eletrico/Desembaçador

Re: Motor Fervendo, Cabeçote Danificado - Valvula Termostatica Culpada

Mensagem por Thiago Ávila em Seg Nov 28 2011, 22:29

É cara, entra pra fila.....

Eu tive duas quebras com valvula termostarica,

Troquei o fuido de arrefecimento 3 vezes.
Uma pela pela primeira quebra, a segunda o reservatorio trinco e a terceira de novo a valvula.

O problema cara eh q vc protelou. Eu quando eu vi a luz amarela do aquecimento. Parei no posto e chamei o reboque. Esperei 3 horas pra chegar.

Eu tenho um ford ka tb 2009.

EU sei como se sente. Como um carro desse pode ter um problema tao serio de fragilidade no sistema de arrefecimento??? coisa simples de qualquer engenheria resolver...
Um reservatorio mais resistente, um valvula mais resistente...

Nos sentimos meio enganados quando deparamos numa situacao dessas.

Abraçoo cara, boa sorte ae..

Thiago Ávila
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 75
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : KPE9 CLASS + PULSE + RETROVISOR ELÉTRICO + REDE PORTA MALAS ORIGINAL + PIONEER DEH-P850MP "ROBOCOP" 2X BOMBER UPGRADE 250 RMS + 2 CORNETAS HINOR +2 TWITTERS HINOR

Mensagem por Lasek em Seg Nov 28 2011, 23:29

Teu ka esta com 27 mil km o meu ta com 31 mil km...N sei se vc olha a agua e verifica nivel de oléo e borra de zinabre nos polos da bateria...
Não sei se vc sabia q o ka tinha esses problemas, eu antes de compra-lo pesquisei muito e comprei sabendo do defeito e por isso cuido isso mais q td no carro...O meu reservatorio troquei com 25 mil km e ele n estava vazando ainda!Mas ele ia vazar, porq estava podre de suja e nem se via mais o nivel da agua se era baixo ou alto...Lavei ele com sabão em pó e areia e constatei q estava trincado de dentro pra fora...Trocar por um novo foi a solução junto com tampa nova e 2,5 l d aditivo organico concentrado.

Infelizmente a agua suja muito e se cuidar periodicamente evita isso, talvez uma limpeza por ano resolva é um defeito sim é!Mas a ford n vai pagar o q vc gastoue se n cuidar ainda mais desse problema pode ir até uma retifica completa do motor, porq alta temperatura faz agarrar todas as peças moveis de dentro do motor e ai a coisa sai bem cara...
Só se tiver na garantia pra meter a boca neles...
Abraço!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por Die_hl em Ter Nov 29 2011, 16:50

Cara, comigo deu o mesmo problema, o reservatório estava sujo, mandei limpar poucos dias depois, vi que o nível de água estava baixo, completava quase que diariamente até que um dia quando tive tempo de levar ao mecânico ele falo que a válvula estava estragada e o motor ia fundir se não arrumasse isso logo, bem isso tudo saiu 700,00 =/, agora esta tudo resolvido, porem daqui a uns 15 dias vou viajar com ele por uns 1600 km e estou morrrrendo de medo de dar algo na estrada referente a esse problema, alguém tem ideia se este problema pode ocorrer de novo mesmo a válvula sendo nova e mangueiras a reservatório também?

Abração e boa sorte a todos.

Die_hl
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : joinville
Motorização/Cor : ford Ka Cinza
Código de Opcionais : Flex

Mensagem por GUZM3GUZEQ04 em Ter Nov 29 2011, 20:15

Realmente, meu problema maior foi a demora mesmo até eu tomar uma ação.....mas isso também porque nunca meus antigos carros me tiravam atenção e tal.....

Paciência, hoje ele tá lá....sendo consertado.

Depois, é cada 2 dias vendo a água, cor, ou seja, monitorar (Coisa que eu odeio....) o carro....

Não tinha lido nada antes....

Mas esse é o recado para o pessoal. Não perca tempo e monitore seu carro.

O Ka no geral não é um carro ruim....é meio complicado recomendar agora sabendo dessa bomba, mas antes elogiava muito o carro

Bola para frente e vamos fazer o ka andar mais......

E eu que no futuro queria comprar um ECOSPORT, como confiar na FORD agora????

É zica ou fato???

GUZM3GUZEQ04
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0/Vermelha
Código de Opcionais : Trio eletrico/Desembaçador

Mensagem por Lasek em Ter Nov 29 2011, 22:39

Eu acredito q a valvula tranque devido ao excesso de sujeira q é pó de ferro, vindo do bloco do motor q é ferro fundido...Não acredito q eles projetaram essa valvula tão mal assim e encomodasse tanto...Mas q o cara fica ressabiado com isso o cara fica mesmo!eu troquei meu reservatorio e vo compra um reserva pra ir viajar agora final de ano, vai ir junto na mochila hehe...

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por vinimarinr em Qua Nov 30 2011, 10:27

GUZM3GUZEQ04 escreveu:Realmente, meu problema maior foi a demora mesmo até eu tomar uma ação.....mas isso também porque nunca meus antigos carros me tiravam atenção e tal.....

Paciência, hoje ele tá lá....sendo consertado.

Depois, é cada 2 dias vendo a água, cor, ou seja, monitorar (Coisa que eu odeio....) o carro....

Não tinha lido nada antes....

Mas esse é o recado para o pessoal. Não perca tempo e monitore seu carro.

O Ka no geral não é um carro ruim....é meio complicado recomendar agora sabendo dessa bomba, mas antes elogiava muito o carro

Bola para frente e vamos fazer o ka andar mais......

E eu que no futuro queria comprar um ECOSPORT, como confiar na FORD agora????

É zica ou fato???

Cara, minha mãe tá na 4ª Ecosport e nunca teve nenhum problema! Só troca de óleo, nada mais!

vinimarinr
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 395
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.6 / Prata
Código de Opcionais : Kit Class

Mensagem por saulocoutinho em Ter Dez 13 2011, 12:51

estou com mesmo problema..já comprei a junta do cabeçote mandei cabeçote pra plainar na retifica, e agora vou trocar o reservatorio.. logo de primeira troquei um bico queimado cabo de vela vela e a bobina..to dando uma geral pq sacanagem esse negocio de estar esquentando..depois posto se resolveu vou saindo que o mecanico mandou trocar agora correa poli v e tensor da correa. depois ainda vem o oleo e filtro e verificar a bomba de oleo e de agua ver se está com problema... aí depois ainda vem a mão de obra do mecanico...

saulocoutinho
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Cidade/Estado : Macapá
Motorização/Cor : 1.0 zetec rocan branco
Código de Opcionais : saulo

Mensagem por marcoalves1970 em Qua Dez 14 2011, 15:30

Pessoal, é o seguinte, o motor rocam tem sim o sistema de arrefecimento mais fragil que alguns motores, mas ainda assim, pra mim é um dos melhores motores q existe, tive um ka mod 2010, não tive problemas com a valvula e nem com o reservatório, quando completou um ano e meio de uso ja troquei a água do radiador no entanto nunca deixei sujar pq se precisava completar completava com o aditivo diluido texaco, o original q a ford usa, nunca coloquei água pura, sempre aditivo diluido em água destilada, então pessoal, troque a água a cada 1 ano e meio e nunca, nunca deixe nenhum frentista de posto completar a água do seu carro, e vcs quando for completar, compre o aditivo original da ford ou o texaco diluido e complete com ele e vcs vão ver q vai demorar muito pra ter problema de valvula e de reservatório trincado ok.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por marcoalves1970 em Qua Dez 14 2011, 15:45

Lasek escreveu:Eu acredito q a valvula tranque devido ao excesso de sujeira q é pó de ferro, vindo do bloco do motor q é ferro fundido...Não acredito q eles projetaram essa valvula tão mal assim e encomodasse tanto...Mas q o cara fica ressabiado com isso o cara fica mesmo!eu troquei meu reservatorio e vo compra um reserva pra ir viajar agora final de ano, vai ir junto na mochila hehe...

Eu tb não acredito q esta valvula seja um erro de projeto, creio q é mais falta de cuidado do condutor do que falha do componente, até agora todos q postaram q teve problema com a valvula e reservatório relataram q a água estava suja, isso é pq não fizeram a manutenção devida, completar a água com aditivo diluido, trocar a água a cada um ano e meio, tem muitos relatos aqui no forum q tem o ka com mais de 50.000 que não trocaram a valvula ainda e revisam a água e não deixam sujar, se suja a água é lógico, a valvula trava mesmo.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Reginaldo em Qua Dez 14 2011, 18:09

Tive o mesmo problema, mesmo fazendo todas as revisões na autorizada.

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 825
Cidade/Estado : Rio Grande do Norte
Motorização/Cor : --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais : #FAIL

Mensagem por bfnaka em Sex Dez 16 2011, 17:46

galera, hoje no trânsito qd vi o ar condicionado não tava mais esfriando e logo depois a luz da temperatura ficou pisando. encosto o carro e logo fui ver as duas mangueiras do radiador. resultado, uma quente e outra fria. esperei um pouco e religuei o carro. deixei um pouco e fui.ver.novamente as mangueiras. dessa vez estavam as duas quentes e o a/c funcionou normalmente. voltei p casa e nesse percurso nada de problema. o que será isso? válvula mesmo ??

valeeu

bfnaka
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 162
Cidade/Estado : João Pessoa/PB
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : PERFORMER + Coletor 4x1 + Inflow inbox

Mensagem por Lasek em Sex Dez 16 2011, 20:38

pode ser q ela esteja começando a trancar, pelo relato de uma mangueira fria e a outra quente.
A agua esta muito suja?tipo barrenta, consegue ver o nivel da agua no reservatorio?
se estiver suja vc fazendo uma limpeza boa, pode ser q ela volte a trabalhar tranquilamente e parar d ficar piscando a luz no seu painel!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por bfnaka em Sex Dez 16 2011, 21:28

pior que tá sim... vo fazer segunda feira a limpeza no sistema... e acho que vo rodar uma semana e depois fazer de novo pra garantir.. mas isso aconteceu uma vez so... e agora ta normal, acionando a ventuinha e tudo
mas valeu ai pela ajuda

bfnaka
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 162
Cidade/Estado : João Pessoa/PB
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : PERFORMER + Coletor 4x1 + Inflow inbox

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:10

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo