Desgaste acentuado do pneu dianteiro direito
Página 1 de 1 • Compartilhe •
Desgaste acentuado do pneu dianteiro direito
Bom dia pessoal!
Sexta feira passada (23/12/2011) troquei meus dois pneus dianteiros, que rodei 49 000km com o jogo, sem nunca ter feito rodízio, alinhamento ou balanceamento depois que coloquei os 4 novos, somente os calibrava, na medida do possível, semanalmente.
Pois bem, achei estranho o pneu dianteiro direito ter gasto bem mais que o dianteiro esquerdo. Por mecânicos de 2 oficinas diferentes, recebi a informação que isso é normal em carros de tração dianteira.
Alguém mais percebeu algo do tipo? Usei os 13" por 36 mil e que eu me lembre não apresentavam desgaste com tamanha diferença.
Seguem algumas fotos, são pneus goodyear eagle GT 195/55 15" (fiquei devendo fotos dos pneus novos que montei nas rodas trazeiras).
Rodaram 49 na trazeira agora estão na dianteira:

Estava na roda dianteira esquerda:

Esssas duas agora são do mesmo pneu, o que apresentou maior desgaste:

Detalhes para essa marca onde em uma freiada só travou o pneu com maior desgaste:

Não poderia deixar de comentar que ja vi alguns tópicos nos classificados, de pneus nesse mesmo nível de desgaste desses melhores escrito "meia-vida", é muita cara de pau
abraço a todos
Sexta feira passada (23/12/2011) troquei meus dois pneus dianteiros, que rodei 49 000km com o jogo, sem nunca ter feito rodízio, alinhamento ou balanceamento depois que coloquei os 4 novos, somente os calibrava, na medida do possível, semanalmente.
Pois bem, achei estranho o pneu dianteiro direito ter gasto bem mais que o dianteiro esquerdo. Por mecânicos de 2 oficinas diferentes, recebi a informação que isso é normal em carros de tração dianteira.
Alguém mais percebeu algo do tipo? Usei os 13" por 36 mil e que eu me lembre não apresentavam desgaste com tamanha diferença.
Seguem algumas fotos, são pneus goodyear eagle GT 195/55 15" (fiquei devendo fotos dos pneus novos que montei nas rodas trazeiras).
Rodaram 49 na trazeira agora estão na dianteira:

Estava na roda dianteira esquerda:

Esssas duas agora são do mesmo pneu, o que apresentou maior desgaste:

Detalhes para essa marca onde em uma freiada só travou o pneu com maior desgaste:

Não poderia deixar de comentar que ja vi alguns tópicos nos classificados, de pneus nesse mesmo nível de desgaste desses melhores escrito "meia-vida", é muita cara de pau
abraço a todos
Re: Desgaste acentuado do pneu dianteiro direito
bom.. primeiro aconselho a alinhar e balancear as rodas...
Mais provavelmente esse gasto desrregular e por causa dos freios... pode ser que as pastilhas estejam apertando mais uma certa regiao do disco, fazendo com que a freagem fique mais forte em determinada parte da roda, gastando mais...
o meu aconteceu isso no jogo de rodas dianteiras anteriores que usei, so que bem menos gritante, quando comprei novas rodas o vendedor aconselhou a girar elas a cada 10.000 km... tipo, vc tira a roda, gira ela pra frente 1 parafuso e coloca denovo.... assim em 40.000 km (vida útil normal) ela vai ter rodado os 4 parafusos...
Acho que nesse seu caso pode rodar ate em menos km, mais como deve se tratar de freios, e melhor dar uma olhada na mecanica.
Mais provavelmente esse gasto desrregular e por causa dos freios... pode ser que as pastilhas estejam apertando mais uma certa regiao do disco, fazendo com que a freagem fique mais forte em determinada parte da roda, gastando mais...
o meu aconteceu isso no jogo de rodas dianteiras anteriores que usei, so que bem menos gritante, quando comprei novas rodas o vendedor aconselhou a girar elas a cada 10.000 km... tipo, vc tira a roda, gira ela pra frente 1 parafuso e coloca denovo.... assim em 40.000 km (vida útil normal) ela vai ter rodado os 4 parafusos...
Acho que nesse seu caso pode rodar ate em menos km, mais como deve se tratar de freios, e melhor dar uma olhada na mecanica.

PacoMed- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 379
Cidade/Estado: Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor: 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais: Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.
eu tenho q fazer cambagem ou caster n sei o nome certo porq minha roda dianteira ta meia torta...

Lasek- Motorista Veterano

- Número de Mensagens: 1443
Cidade/Estado: Porto Alegre RS
Motorização/Cor: 1.0 RED
Código de Opcionais: RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo
Então paco, aogra acho q vou fazer rodízio entre as rodas dianteiras...
Também acredito que seja por causa do freio, ams não que em uma parte do disco ele freia mais, mas sim o freio direito seje mais forte, pois quando junta no freio, mesmo sem travar, eu percebo que a roda que canta é essa esquerda.
Também acredito que seja por causa do freio, ams não que em uma parte do disco ele freia mais, mas sim o freio direito seje mais forte, pois quando junta no freio, mesmo sem travar, eu percebo que a roda que canta é essa esquerda.
Tar escreveu:Então paco, aogra acho q vou fazer rodízio entre as rodas dianteiras...
Sim.. isso justifica um pneu gastar mais que o outro... mais nao a faixa de desgaste do pneu... por isso acredito que ta freiando mais em um lugar...
Isso ta parecendo aquelas "costelas" que aparecem em estradas de chão. vai entender.. rsrsr

Não, mas aquela falha foi de somente 1 freiada, eu tava a 140 e só travo aquela roda... antes tava uniforme
Dai ficou fazendo toc toc toc com a rolagem pq ficou torto, dai não tem jeito né, tive que trocar
Dai ficou fazendo toc toc toc com a rolagem pq ficou torto, dai não tem jeito né, tive que trocar
Tar escreveu:Não, mas aquela falha foi de somente 1 freiada, eu tava a 140 e só travo aquela roda... antes tava uniforme![]()
Ata... agora entendi...

Para arrancadas um lado tem maior tração que o outro e, portanto, as chances de desgaste mais de um dos lados é maior mesmo. Por consequência, sem realizar rodízio periódico, o pneu mais desgastado travará primeiro que o outro, por conta do atrito ser menor.

Eulalio- Administrador

- Número de Mensagens: 2403
Cidade/Estado: Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor: 1.0/Prata
Código de Opcionais: Básico
Eulalio escreveu:Para arrancadas um lado tem maior tração que o outro e, portanto, as chances de desgaste mais de um dos lados é maior mesmo. Por consequência, sem realizar rodízio periódico, o pneu mais desgastado travará primeiro que o outro, por conta do atrito ser menor.
Isso acontece porque o diferencial não é blocante. Todo carro é assim. Só estranho que no meu Ka é o dianteiro esquerdo e não direito que gasta mais.

gricwb- Tô tirando a carteira

- Número de Mensagens: 132
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Motorização/Cor: 1.0L/Preto
Código de Opcionais: KFL9
Tópicos similares» Desgaste acentuado do pneu dianteiro direito
» pneu dianteiro
» Pneu dianteiro 90/90
» pneu furado
» VENDIDO[VENDO] PNEU DIANTEIRO MICHELLIN PILOT PURE NOVO... .
» pneu dianteiro
» Pneu dianteiro 90/90
» pneu furado
» VENDIDO[VENDO] PNEU DIANTEIRO MICHELLIN PILOT PURE NOVO... .
Página 1 de 1
Permissão deste fórum: