Oleo mineral? Nem pensar.

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Oleo mineral? Nem pensar.

Mensagem por marcoalves1970 em Qua Ago 08 2012, 12:04

rlzimm escreveu:
charles escreveu:
takeda jefferson escreveu:Uma duvida.E no caso do carro ter mais de cem mil rodados,ainda e aconselhavel rodar com 5w30?Esse mesmo oleo nao pode ser queimado na camara de compressao por passar pelo desgaste das camisas e aneis?E poderia usar um oleo do mesmo fabricante indicado no manual com api elevado e composiacao mineral?Fica ai uma duvida.
não amigo,pode usar o 5w30 sossegado,aliás,a ford recomenda nunca mudar a especificação mesmo bem rodado,é esse óleo sempre,e umj motor com 100 mil está justo ainda,se foi bem cuidado, tá justinho,pode usar sem erro,use um mineral ou semi-sintético,mas sempre 5w30...

Olá pessoal, sou novo aqui no Forum, porém não ao volante de um Ka. Smile Sei que falar de óleo acaba sendo um assunto polêmico às vezes, onde cada um tem a sua "receita ideal".

O caso é que possuo um Ka GL Image Rocam ano 2000, comigo desde 0KM (12 anos de convivência!). Sempre usei o óleo 5W30 (Texaco Energy que é mineral - igual o antigo da Motorcraft original do carro) com trocas a cada 5.000 Km religiosamente.

Atualmene meu carro está com 119.000 Km. E hoje em conversa com um mecânico, ele me aconselhou que poderia, se eu quisesse, em vitude dessa KM e um possivel desgaste natural do motor, trocar de óleo e passar a usar um que fosse um pouco mais viscoso. Me recomendou inclusive o 10W40 semi sintético também da Texaco (http://www.fmvlubrificantes.com.br/produto.php?LISTA=detalhes&ID=117). Vi que esse óleo é um lançamento inclusive.

Bom, meu carro nunca baixou óleo nem nada, o motor está muito limpo por dentro, e apenas noto que na marcha lenta ele bate um pouco a corrente do comando, mas logo some o ruído ao acelerar o carro.

Será que o fato do óleo ser mais viscoso melhoraria a lubrificação do motor com esta KM? Ou não vai mudar nada, podendo até ser prejudicial?

Abraços!

Olá, como disse os colegas tb sou mais o 5W30, se o seu carro não baixa oleo não precisa mudar ok, use o original motorcraft q ja é sintetico. Bom, no caso da corrente seria legal vc trocar o tensionador hidraulico, pela kilometragem ja está indo pro espaço, custa pouco e é facil de trocar ok?

Abraço

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1090
Cidade/Estado : Franca, SP
Motorização/Cor : Honda Fit 1.4 CVT
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por C-220 em Sab Ago 25 2012, 16:15

Meu carro está com 84.500Km e desde dos 50.000Km tenho utilizado óleo mineral Elaion Performance 15w40 e não tenho nada a reclamar, mesmo quando passo alguns dias sem rodar, na primeira partida pega sem bater tucho. Esse óleo é o recomendado para minha Mercedes, pois tem norma MB229.1 e custa R$ 38,00 frasco com 4 litros.

C-220
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : Natal RN
Motorização/Cor : 1.0/ Preto Ebony
Código de Opcionais : AR

Mensagem por Hugo_Victor em Qua Set 12 2012, 13:50

Desculpem ''reviver'' o tópico mas tô com uma dúvida.
Sempre se fala em seguir o maual e talz, mas assim; Acabei de comprar um Ford Ka 2001 e, por mais incrédulo que eu seja, acabei por me convencer que a km dele é original, ou seja, 85mil km! Porque digo isso? O carro tem selos de fábrica no tampão traseiro, nos bancos, sem sinal de pintura, com plásticos nas portas e tudo, enfim, estado de zero, foi de duas mulheres e a última passou os últimos 5 anos com ele. Mas voltando ao óleo....

Ele ainda tem o manual de instruções que recomenda:
Óleo 5w30 SJ pra cima - trocar a cada 20mil km
ai diz: ''Em caso de querer substituir o óleo, pode-se usar o 20w50 SJ pra cima. No caso da substituição, antecipar a troca para 10mil km.''

Qual a dúvida? Todos falam em não usar o 20w50 no zetec, e a ford recomenda em caso necessário. Eu tenho aqui na minha cidade 20w50 ''a torto e a direito'', já o 5w30 não acho de jeito algum, só na capital. Então, devo fazer o sacrificio de comprar o 5w30 e trocar com 20mil como manda o manual? Ou posso comprar o 20w50 e trocar com 10mil como também manda o mesmo? Vai ser minha primeira troca e não sei qual óleo a antiga dona usava.

Dicas, please!

Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 103
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : Ar - Limpador/Lavador/Desembaçador - Alarme - Bloqueador - Leds - Som USB - Caixinha Triaxial

Mensagem por marcoalves1970 em Qua Set 12 2012, 17:17

Meu amigo, não sei q manual é esse mas trocar oleo com 20.000 isso eu nunca vi, q eu saiba todos os motores Rocam as trocas de oleo são feitas com 10.000 ou 6 meses, o único q vi q troca com 15.000 ou 1 ano saõ os carros da Fiat.
20W50 no Rocam é suicidio, no máximo seria um 15W40 se o motor estiver cansado mesmo.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Hugo_Victor em Sab Set 15 2012, 12:46

É cara, achei muuuito estranho também.
Mas como eu ''mato a cobra e mostro o pau'' tai a foto que tirei do manual de instruções do meu ka com os dizeres da dona Ford:

Pelo que eu entendi: Se você usar o 5w30 Fórmula3 da Havoline, pode-se trocar com 20mil km.
Alternativamente, você pode usar qualquer outro 5w30, contanto que seja SJ pra cima, ou até o 20w40/20w50 SJ ou superior.
Usando qualquer um dos óleos alternativos, terá que baixar a troca pra cada 15mil km.

Eu tô certo, tô entendendo errado, ou esse manual tá doido?

Vlw

Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Código de Opcionais : Ar - Limpador/Lavador/Desembaçador - Alarme - Bloqueador - Leds - Som USB - Caixinha Triaxial

Mensagem por Reginaldo em Sab Set 15 2012, 14:50

É, Hugo, você entendeu corretamente, em caso do óleo 20w40/50(não atende as especificações), reduzir para 15.000km.
---------
Meu pai tem um Old 2001 com 80.000 mil rodados, ele efetua a troca do óleo, da mesma forma que faço no meu NEW 2009, 10 mil KM ou 6 meses. Como nunca atingimos a Kilometragem, efetuamos a troca do óleo pelo tempo.

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 825
Cidade/Estado : Rio Grande do Norte
Motorização/Cor : --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais : #FAIL

Mensagem por Hugo_Victor em Dom Set 16 2012, 12:01

Então, colocar óleo 20w50 no zetec e f$#@ com o motor é mito?
Meu medo é só esse. Como já disse, óleo 5w30 aqui na minha city é raro. A maioria é 20w50 Havoline Superior, Lubrax, Mobil ou Castrol... Tô com medo de trocar e prejudicar, apesar do manual.

Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Reginaldo em Dom Set 16 2012, 12:39

Hugo_Victor escreveu:Então, colocar óleo 20w50 no zetec e f$#@ com o motor é mito?
Meu medo é só esse. Como já disse, óleo 5w30 aqui na minha city é raro. A maioria é 20w50 Havoline Superior, Lubrax, Mobil ou Castrol... Tô com medo de trocar e prejudicar, apesar do manual.

Prejuízo a curto ou longo prazo , você não ira ter e também o manual indica o uso, já no caso dos New Ka, o manual só recomenda o 5w30. O que pode acontecer com a mudança de óleo, é aumentar um poquinho o consumo do combustível do carro, pois esse óleo é mais viscoso e não é o especifico.

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Hugo_Victor em Dom Set 16 2012, 19:33

Reginaldo escreveu:
O que pode acontecer com a mudança de óleo, é aumentar um poquinho o consumo do combustível do carro, pois esse óleo é mais viscoso e não é o especifico.

Ah Reginaldo, eu sou chato demais... rsrs
Quando você diz ''é mais viscoso e não é o específico'', me confunde um pouco visto o manual indicar o uso do 20w50, então... Seria também específico, não?
A não ser que para a Ford, exista a ESPECIFICAÇÃO e a RECOMENDAÇÃO, ai sim, você estaria completamente certo. O especificado 5w30, e o recomendado para substituição, o 20w50.
Pode ser isso então, né?

Emfim: Alguém usa, ou conhece alguém que usa o 20w50 no Old ka com baixa km? (85mil)

Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Reginaldo em Dom Set 16 2012, 19:52

Hugo_Victor escreveu:
Reginaldo escreveu:
O que pode acontecer com a mudança de óleo, é aumentar um poquinho o consumo do combustível do carro, pois esse óleo é mais viscoso e não é o especifico.

Ah Reginaldo, eu sou chato demais... rsrs
Quando você diz ''é mais viscoso e não é o específico'', me confunde um pouco visto o manual indicar o uso do 20w50, então... Seria também específico, não?
A não ser que para a Ford, exista a ESPECIFICAÇÃO e a RECOMENDAÇÃO, ai sim, você estaria completamente certo.
Pode ser isso então, né?

Emfim: Alguém usa, ou conhece alguém que usa o 20w50 no Old ka com baixa km? (85mil)
No caso do 5w30 é um óleo mais fino(menos viscoso) e atende as especificações WSS-M2C913-B OU WSS-M2C913-A (Esse é o especifico que digo)
No caso, do 20w50, ele não segue as especificações ditas no manual, porem é "recomendado" para ser usado, quando não se tem o 5w30.
Eu entendo dessa forma que você disse: "O especificado 5w30, e o recomendado para substituição, o 20w50."[i]

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por marcoalves1970 em Seg Set 17 2012, 06:41

Hugo_Victor escreveu:É cara, achei muuuito estranho também.
Mas como eu ''mato a cobra e mostro o pau'' tai a foto que tirei do manual de instruções do meu ka com os dizeres da dona Ford:

Pelo que eu entendi: Se você usar o 5w30 Fórmula3 da Havoline, pode-se trocar com 20mil km.
Alternativamente, você pode usar qualquer outro 5w30, contanto que seja SJ pra cima, ou até o 20w40/20w50 SJ ou superior.
Usando qualquer um dos óleos alternativos, terá que baixar a troca pra cada 15mil km.

Eu tô certo, tô entendendo errado, ou esse manual tá doido?

Vlw

O loko! hj o manual pede 10.000 ou 6 meses, mudaram pq? Olha eu não acredito nem oleo q dure 10.000 km imagina 20.000, nunca tinha visto mesmo, no meu eu deixo 5.000 ou 6 meses, mesmo q o manual diz pra trocar em 10.000.

marcoalves1970
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Hugo_Victor em Seg Set 17 2012, 21:05

marcoalves1970 escreveu:
O loko! hj o manual pede 10.000 ou 6 meses, mudaram pq? Olha eu não acredito nem oleo q dure 10.000 km imagina 20.000, nunca tinha visto mesmo, no meu eu deixo 5.000 ou 6 meses, mesmo q o manual diz pra trocar em 10.000.

Num é?
Pois é, eu vou ver se troco a cada 5~6mil. Tentarei comprar o 5w30 e ver como fica. Mas eu também nunca vi oleo pra ser trocado a cada 20mil. Queria era saber se alguém ja tinha feito ''esse feito''... rsrs

Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por alex63 em Ter Set 18 2012, 07:45

Hugo_Victor,

Tenho bastante experiencia no mundo automotivo, e em todos os carros que já tive eu sempre segui a risca a indicação do óleo do motor, com relação a tipo e especificação.Marca, pode ser a de sua confiança, desde que atenda as especificações do fabricante, para ano e motor do seu carro.

Com relação a períodos de troca eu sempre fiz da seguinte forma:

1 - Óleo mineral troca do óleo e filtro a cada 5mil Km ou 6 meses. ( Quando óleo mineral e o recomendado)

2 -Óleo sintético, troca de óleo e filtro a cada 10mil km ou 6 meses.
exceção somente quando há alguma ressalva no manual.

Meus motores 4 cilindros em média, nunca duraram menos de 200Mil KM !!!!! Tive um carro 6 cilindros em linha, que foi vendido em perfeito estado , e esta com um amigo meu até hoje! Já esta com 330Mil Km e até agora, a única coisa que ele fez, foi trocar uma junta de cabeçote e mais nada....

No geral, os motores mais novos e a partir de 2008, as fábricas mudaram as ligas metálicas e as exigências de lubrificação / redução de atrito e refrigeração, se tornaram mais exigentes. Por isso a recomendação de uso de óleo sintético, para a grande maioria. Senão, na totalidade dos veículos novos.

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-

Mensagem por Hugo_Victor em Ter Set 18 2012, 08:10

alex63 escreveu:Hugo_Victor,

Tenho bastante experiencia no mundo automotivo, e em todos os carros que já tive eu sempre segui a risca a indicação do óleo do motor, com relação a tipo e especificação.Marca, pode ser a de sua confiança, desde que atenda as especificações do fabricante, para ano e motor do seu carro.

Com relação a períodos de troca eu sempre fiz da seguinte forma:

1 - Óleo mineral troca do óleo e filtro a cada 5mil Km ou 6 meses. ( Quando óleo mineral e o recomendado)

2 -Óleo sintético, troca de óleo e filtro a cada 10mil km ou 6 meses.
exceção somente quando há alguma ressalva no manual.

Meus motores 4 cilindros em média, nunca duraram menos de 200Mil KM !!!!! Tive um carro 6 cilindros em linha, que foi vendido em perfeito estado , e esta com um amigo meu até hoje! Já esta com 330Mil Km e até agora, a única coisa que ele fez, foi trocar uma junta de cabeçote e mais nada....

No geral, os motores mais novos e a partir de 2008, as fábricas mudaram as ligas metálicas e as exigências de lubrificação / redução de atrito e refrigeração, se tornaram mais exigentes. Por isso a recomendação de uso de óleo sintético, para a grande maioria. Senão, na totalidade dos veículos novos.

Abcs

Grande Alex, tranquilo?
Então, sei bem o que é isso. Como eu disse, temos 04 carros aqui em casa. Um Del Rey 1.8 Ghia 91, Gol GL 94 Quadrado, Corsa Sedan 99 e o Ka'scudo 2001. Nunca tivemos problemas quanto a óleo. Tanto é que o Del Rey já vai com seus 263mil km e está originalíssimo. Os outros carros, ídem.

Só que no caso do Ka, andei vendo essa questão do tipo de óleo a ser usado, então, descobri que era melhor (segundo o manual) usar o 5w30, depois vi que também pode-se usar o 20w50, depois ví que era pra trocar a cada 15 ou 20mil km, depois disseram que não se deve usar o 20w50 porque é muito ''grosso'' para o zetec e só deveria ser usado se o motor já tivesse muito velho, depois ví que ninguém troca óleo com essa alta km, depois ví que eu num sei é de nada sobre esse motor... kkkk

O resumo da ópera é: Apesar do manual indicar, fico um pouco receoso em usar o 20w50 em um motor relativamente novo (80mil rodados), visto que, pelo que sei, esse motor trabalha muito ''justo'' e seu óleo realmente deve ser mais fino para bem penetrar nos dutos e tudo mais... Então, alguém usa o 20w50 em motor de baixa km no ka, sem que haja problema?

Hugo_Victor
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por C-220 em Ter Set 18 2012, 19:58

Uso 15w40 e não tenho nenhum problema. Meu carro está com 86.000Km.

C-220

Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : Natal RN
Motorização/Cor : 1.0/ Preto Ebony
Código de Opcionais : AR

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:34

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo