Turbo Elétrico Supercharger

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Turbo Elétrico Supercharger

Mensagem por Eulalio em Qua Dez 03 2008, 17:21

Esse turbo supercharger fornece mais ar à mistura, consequentemente o sistema de injeção identifica que precisa enviar mais combustível à câmara. É basicamente isso o que acontece.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por igordmb em Qua Dez 03 2008, 18:18

nesse tipo de caso sempre aumenta o consumo porque nao tem como aumentar a potencia sem mecher no consumo, e uma tecnica que nao permite esse tipo de coisa

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por Renato F. em Qua Dez 03 2008, 18:53

Concordo com igor, eulalio e edu. Agora resta a dúvida. O quanto esse supercharger gera de pressão na entrada do cilindro.
Aí saberemos se presta, ou não!!!

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por Robin-H00D em Qui Dez 04 2008, 12:01

Quem quer entender um pouco mais veja essa matéria da QuatroRodas, sei que
como sou o único com GNV aqui essa matéria serve mais para mim.
Apesar desse
brinquedo da Bosh ser mais equipado do que o turbo elétrico discutido aqui vi
algumas semelhanças os dois empurram ar para o motor e acho que no meu caso
seria ótimo um Turbo elétrico desse, estou quase comprando. o que acham?

http://quatrorodas.abril.com.br/reportagens/novastecnologias/conteudo_143890.shtml

Robin-H00D
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 56
Cidade/Estado : Camaçari-BA
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : TriFlex

Mensagem por igordmb em Qui Dez 04 2008, 19:16

legal a materia, porem a reduçao de consumo e no gnv
e tem que ter cuidado ao instalar um turbo num carro gnv

"Por isso, crianças, muito cuidado antes de fazer essa experiência do gás com turbo em casa. Os carros aspirados não têm um controle de detonação tão preciso e a adaptação do motor ao GNV geralmente tem imperfeições que levam a batidas de pino."

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por edumartin em Sex Dez 05 2008, 09:47

Será que com o turbo ficaria econômico tanto quanto o original?
Legal o carro ir de 100hp para 150hp, mas com essa instalação, bye bye gasolina no carro...

edumartin
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : São Paulo / SP
Motorização/Cor : 1.6 - Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=109339801521651191

Mensagem por Robin-H00D em Sex Dez 05 2008, 11:48

edumartin escreveu:Será que com o turbo ficaria econômico tanto quanto o original?
Legal o carro ir de 100hp para 150hp, mas com essa instalação, bye bye gasolina no carro...
É só por uma chave caça para ligar e desligar o turbo, e se for andar de gasolina é só desligar, tem uma no ML que tem até neon, ficaria show no karro, parecendo aqueles de filme com nitro que o cara destampa e liga e o carro voa.. heheh http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-83913324-chave-boto-caca-com-neon-p-som-turbo-strobo-tuning-color-_JM

Fiz uma pesquisa sobre esse turbo elétrico e vi que ele é motivo de muito discussão e contradição, uns dizem ser vantagem outros dizem que não e ha ainda quem diz prejudicar o desempenho do carros pelo fato de fornecer 0,2 de pressão enquanto o carro sozinho chega a 0,9 com isso ele iria atrapalhar a passagem do ar. Neutral

Robin-H00D
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 56
Cidade/Estado : Camaçari-BA
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : TriFlex

Mensagem por edumartin em Sex Dez 05 2008, 15:33

Ah, eu lembraria muito mais do filme do Stalone Cobra...
Quando ele aberta os botões, o danadinho voa!!!!
Mas aí seria show de bola heim, poder ligar e desligar esse
turbo... Mas, o negocio é sempre esperar algum doido pra fazer isso e ver se dá certo...

edumartin

Número de Mensagens : 28
Motorização/Cor : 1.6 - Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=109339801521651191

Mensagem por igordmb em Sex Jan 09 2009, 02:00

eu lembro do filme... o cara ameassa a explodir o supermercado ai ele fala "vai em frente, eu nao faço compra aqui" massa

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Paulo Marques em Qua Jan 21 2009, 01:18

essa coisa de turbo elétrico é porcaria mesmo...

Paulo Marques
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 637
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.6, preto
Código de Opcionais : KPI9+Air Bag+Couro+Xenon no farol de milha e Bi xenon 8000k+Angel Eyes+DVD Pionner +Roda 17 Scorro S173 e Pneu 205/40, recentemente NITRO, suspencao esportiva e escapamento RaceWay em Inox....

Mensagem por Tar em Sex Fev 20 2009, 23:20

Mas e tem como desligar uma turbina do carro apertando um botão somente? =S

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por Eagle em Sab Fev 21 2009, 17:35

Tar escreveu:Mas e tem como desligar uma turbina do carro apertando um botão somente? =S

Desligar não! Vc pode usar um booster para ter um carro mais manso para um dia-a-dia por exemplo e num aperta de botao vc tem um carro mais bravo.

Pena que o meu eh 1.0 (quem sabe não venha a ser um 1.6) senão eh fato que estaria com UNICHIP hoje!

Agora turbo e Unichip num Ka 1.6 eh loucura hehehehe.. Tesaozim um carro assim... 250 a 300cv num num carro de 940kg!!! Twisted Evil

Outra coisa que pode ser feita com botao eh um kit nitro!

Ka 1.6 + turbo + nitro + unichip = caxão

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9

Mensagem por branquitude em Sex Fev 27 2009, 18:14

EU instalei no meu. Comprei nos EUA e paguei U$29.90. Coloquei um botaozinho de liga desliga e pronto.

Não é turbo nem turbocharger e muito menos supercharger, é chamado de intake elétrico nos EUA. Ele tem um ventiladorzinho que sopra um pouco mais de ar no motor, mas só serve para baixas rotações como transito, etc, pois acima de 3000rpm acontece contrário, o ventilador não roda o suficiente e acaba restringindo a passagem de ar e o carro na verdade perde potência e torque e ainda bebe mais. Já medi isso inclusive em dinamômetro.

Muita gente é enganado, porque instala esse intake elétrico e o filtro de ar, o carro fica mais esperto sim, mas é só por causa do filtro.

Vale a pena para cidades com tráfego, realmente fica mais econômico e fica com uma arrancada mais forte, mas só arrancada, depois disso fica até mais frouxo, portanto tem que desligar.

Eu só ligo no transito.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 90
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : Completo + Farol de Neblina + Amortecedores Dupla Ação + Filtro Duplo Fluxo + Intake Elétrico

Mensagem por Eagle em Qui Mar 05 2009, 18:47

branquitude escreveu:EU instalei no meu. Comprei nos EUA e paguei U$29.90. Coloquei um botaozinho de liga desliga e pronto.

Não é turbo nem turbocharger e muito menos supercharger, é chamado de intake elétrico nos EUA. Ele tem um ventiladorzinho que sopra um pouco mais de ar no motor, mas só serve para baixas rotações como transito, etc, pois acima de 3000rpm acontece contrário, o ventilador não roda o suficiente e acaba restringindo a passagem de ar e o carro na verdade perde potência e torque e ainda bebe mais. Já medi isso inclusive em dinamômetro.

Muita gente é enganado, porque instala esse intake elétrico e o filtro de ar, o carro fica mais esperto sim, mas é só por causa do filtro.

Vale a pena para cidades com tráfego, realmente fica mais econômico e fica com uma arrancada mais forte, mas só arrancada, depois disso fica até mais frouxo, portanto tem que desligar.

Eu só ligo no transito.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

Pelo q vc falou ai eu nao entendi o motivo de usar isto entao. Qdo vc ta com giro baixo vc nao tem torque satisfatorio e no caso do transito q vc falou ai vai aumentar o consumo injetando mais ar pois a sonda tem q regular a mistura (mais ar logo mais combustível), se vc esta andando devagar no transito...
A injeção eh programada para fazer o carro trabalhar com uma mistura, se vc poe mais ar ela manda mais combustivel. é o funcionamento do compressor e da turbina
Acho q teria de ser o contrario, tirar consumo nessas situações.

E o filtro de ar se for conico so melhora a performance se o intake fizer com q o mesmo busque ar frio, se for ar quente o consumo aumenta e a potencia nao!

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por branquitude em Sex Mar 06 2009, 12:14

Eagle escreveu:
branquitude escreveu:EU instalei no meu. Comprei nos EUA e paguei U$29.90. Coloquei um botaozinho de liga desliga e pronto.

Eu só ligo no transito.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

Pelo q vc falou ai eu nao entendi o motivo de usar isto entao. Qdo vc ta com giro baixo vc nao tem torque satisfatorio e no caso do transito q vc falou ai vai aumentar o consumo injetando mais ar pois a sonda tem q regular a mistura (mais ar logo mais combustível), se vc esta andando devagar no transito...
A injeção eh programada para fazer o carro trabalhar com uma mistura, se vc poe mais ar ela manda mais combustivel. é o funcionamento do compressor e da turbina
Acho q teria de ser o contrario, tirar consumo nessas situações.

E o filtro de ar se for conico so melhora a performance se o intake fizer com q o mesmo busque ar frio, se for ar quente o consumo aumenta e a potencia nao!

Em teoria seria exatamente o que você falou, mas na prática só funciona em baixas rotações, pois em altas rotações, a ventuinha que tem dentro do turbo elétrico não gira o suficiente e acaba por restringir o fluxo de ar aspirado normal, fazendo o carro ficar mais fraco. Em baixas rotações sim, ele empurra mais ar para a borboleta formando uma leve pressão, como em um sistema turbo. O sistema fornece 3PSI de pressão segundo o manual, que é exatamente 0,21BAR. Mas na prática eu digo que fornece malmente 0,1BAR de pressão, pois tenho carro turbo e sei muito bem como é que o carro fica com 0,2BAR de pressão.

Em dinamômetro com esse intake elétrico ligado o carro registrou 116cv e com o intake desligado registrou 121cv no motor. Sendo que a curva de torque inicial até 300orpm com o intake ligado foi 0,6kgf.m maior, portanto o carro ganhou torque em baixa e depois perdeu tudo. rsrsrs..

Resultado, pra quem anda na manha, bem devagar, trocando marcha abaixe de 300rpm, vai perceber que o carro consume um pouco menos.

No meu caso, como comprei esse intake elétrico (mais conhecido como secador de cabelo) nos EUA por U$29,90. Ao menos já se paga.

COm relação ao intake, eu uso o filtro DF com a tomada de ar ao lado do farol na boqueta da grade frontal, senão não resolve.

Abraços,

Branquitude da Bahia.

branquitude
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 90
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : 1.6/Prata
Código de Opcionais : Completo + Farol de Neblina + Amortecedores Dupla Ação + Filtro Duplo Fluxo + Intake Elétrico

Mensagem por RMP em Sex Mar 06 2009, 12:28

Branquitude, posta uma foto do seu sistema de coleta de ar. eu tentei fazer isso com a caixa de ressonancia original e não consegui. ficou muito apertado. Eu fiz uma conta rápida para uma captação de ar na grade do veículo, como vc disse, para um diametro de 2,5" e deu uma pressão de 0,2 bar à 140 km/h, mas tenho que fazer com calma esse calculo, considerando as perdas por resistência do ar em peças, como por exemplo curvas e a própria tubulação. Se aumentarmos a boca e afunilarmos depois de forma cociente teremos uma pressão maior. (famoso CAI).

RMP
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 58
Cidade/Estado : SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Neo

Mensagem por Eagle em Sex Mar 06 2009, 12:52

Sei la branquitude, confio mto q esse turbo eletrico tenha um bom desempenho nao. Em altas rotacoes com ele desligado vc deixa de perde a potencia q perderia com ele desligado, mas acaba perdendendo de quer maneira pq ele ainda esta la, restingindo o fluxo de ar. Oq tem de ganho em baixa vc perde qdo o carro ta em alta.

Vc mandou fazer seu intake ou compro ele pronto? Ainda nao achei na net intake pro novo ka. Onde achei quem fizesse pede pra deixar o carro um dia e eh em Sampa, mto longe daqui pra eu ir so pra isso!

RMP esse calculo nao devia ser feito a velocidades menores nao? a 140km/h se vc precisar mais de potencia so se for pra andar na Autobahn, no brasil eh complicado. Vc pode usar a tubulacao de inox pra evitar perdas por resistencia a fluxo.

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por RMP em Sex Mar 06 2009, 13:10

Segue meu Cálculo. pode-se efetuar com outras velocidades. Bom para eu que só ando em estrada e pego algumas subidas com meu 1.0 é bom para manter a velocidade.

Bernoulli

pressão = 0,5 x (peso especifico do ar) x (velocidade)²

Pressão = 0,5 x 1,2 [kg/m³] x (140/3,6)² [m²/s²]

Pressão = 912,6 N/m² = 91,2 kgf/m² = 0,01 kgf/cm² = aprox 0,01 bar

Afunilamento: 4" para 2"

Pressão = força x área => força = 0,01x(pi x (4x2,54)² /4) = 0,811 kgf

Força é a mesma, pois a vazão de ar é a mesma (desprezando perdas)

pressão no tubo 2"

pressão = força/área = 0,811 / (pi x (2x2,54)² /4) = 0,04 kgf/cm² = aprox 0,04 bar

Engenheiros de plantão revisem meus cálculos, faz tempo que não estudo mec flu.

Bom se eu acertei nos cálculos, a pressão gerada a 140 km/h é muito pequena para dar algum efeito no motor, ou seja não vale a pena. Anteriormente falei em 0,2 bar, mas devo errado em alguma conversão. hehhee.

RMP
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 58
Cidade/Estado : SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Neo

Mensagem por ruas vazias em Qui Abr 15 2010, 13:27

edumartin escreveu:Isso mesmo que o LeonardoHB disse Renato...
O 1.6 anda demais cara...
Meu tio que tem um Civic (não o new civic, um modelo antes) andou
comigo, e nas esticadas que eu dava, ele desacreditava na potência do carro...
E pasmem com o consumo dele, até tirei uma foto...
Não andei igual um louco não, eu ando bem "tiozão" mesmo...

Dei umas pisadas, mas foram poucas...
(só pra acabar com a graça dos abusadinhos... Detesto cara que costura no trânsito e anda
colado na minha traseira...)
Fui para Boracéia com o tanque cheio, desci pela Mogi-Bertioga (mil vezes melhor pra ir pro litoral norte), e depois subi
por ela também...
O danadinho subiu em quarta marcha tranquilamente, sem forçar o motor... Desacreditei na força dele pra subir...
E olhem aí o consumo de um tanque cheio de álcool... Fez 410km... (e o meu é 1.6 heim!)
E ainda hoje fui e voltei pro trabalho com o mesmo tanque... Como podem ver, está no osso...
(Eu sei que não é bom deixar o combustível baixar tanto, mas quis fazer esse teste de consumo...)
E como podem ver, já deu meus 6 meses, tenho que levar pra revisão!

Esse carrinho é uma maravilha!!!! cheers
Parabéns a todos do Fórum que possuem um desses!!!

Abraços!

economico pra caralho, meu primo tem um ka 1.6 e ele faz umas medias mt boas tambem....o meu eh 1.0 e eu faco 200 km com um tanque ta gastando horrores

ruas vazias
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 395
Cidade/Estado : porto alegre/rs
Motorização/Cor : 1.0 flex preto
Código de Opcionais : ..

Mensagem por mauricioborgs em Seg Out 25 2010, 22:07

nossa kra 200 com um tanque ta gastando horrores mesmo.
o meu faz ums 120km com 30 pila de alcool!

voltanto ao topico acho q vale a pena instalar o CAI e apenas o CAI de principio, turbo de fabrica nos nacionais populares tirando caminhonetes já da muita treta, esses de oficina mecanica e caixão, nego roda na cidade e uma coisa, agora convida ele pra viajar, ele pensa umas N vezes antes de colocar o carro na estrada.

mauricioborgs
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : Santa Catarina
Código de Opcionais : pelado, pelado nu com a mão no bolso

Mensagem por Vogel Design em Ter Out 26 2010, 15:29

cara, sobre o CAI tbm não acredito que funcione! pode ser pisicológico, mas põe no dino!
sobre o turbo, cara tenho muitos amigos com carros turbo e todos eles pegam estrada de boa! eu mesmo já peguei estrada varias vezes de carona ou digirindo os turbos da vida por mais de 150 a 300 Km! e tudo sem problema! o problema que acontece geralmente nos turbos é um mecanico que não sabe fazer direito ehehhe

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por mauricioborgs em Ter Out 26 2010, 20:56

e Vogel isso, infelizmente e o que mais tem. Talvez por ser ai em Sampa, melhor estrutura em muitas coisas que os carros tem otima preparação, por existir exelentes oficinas. Onde vivo não tem nem como comparar com as duas ultimas cidades onde morei, juntas não dá nem 300mil/hab, ai não encontra coisa boa mesmo.

Em relação ai CAI sei que deve melhorar em baixa, mas em alta, não tenho ideia, sei que desempenho em sistema de combustivel esta altamente relacionado com a velocidade de entrada do ar, o mesmo quanto mais rapido for aspirado melhor, mas o mesmo tem que apresentar o minimo de turbulencia, colocar uma mangueira para captar vento e empurar este para o motor, não me parece ser a melhor coisa. Mas por N motivos acredito que o CAI de certo, não sei em que % mais deve realmente funcionar.

mauricioborgs
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : Santa Catarina
Código de Opcionais : pelado, pelado nu com a mão no bolso

Mensagem por Vogel Design em Ter Out 26 2010, 21:12

na verdade o C.A.I. perde torque em baixa, assim como qualquer filtro esportivo! ele pode talvez dar um melhor fluxo em alta! mas no termos de potencia, provavelmente não mude nada se colocar em um dino!

Vogel Design
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 9256
Motorização/Cor : 2.0 em breve / Verde ou laranja duvida
Código de Opcionais : Tudo que for possivel

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:20

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo