[TUTORIAL] - Como desmontar o painel Old Ka.

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[TUTORIAL] - Como desmontar o painel Old Ka.

Mensagem por alexandre nunes em Qui Jan 05 2012, 19:35

Fala Galera!
Como prometido está aqui o tutorial de como desmontar o painel do Old Ka.
Como a primeira e a segunda versão do Ford Ka são idênticas, serve para ambos.
Aqui, no caso, eu fiz passo a passo para quem gostaria de dar um Up no fundo do painel.
Como qualquer coisa que você for fazer em seu carro, essa em especial merece um pouco mais de paciência e cuidado.
Tentarei ser o mais claro possível, mas se caso houver alguma dúvida, pode perguntar que terei o prazer em responder e ajudar a vocês, seus pudin-de-cana, a não fazerem cagada.
ahuahuahauhauahuahauahuahuah

Bom, vamos lá.
Precisaremos de:  1 Chave de fenda Philips
                          1 Chave Torx para a remoção do painel (pode ser substituida por uma fenda simples pequena)
                          1 Caixinha de Budweiser gelada
                          1 Doritos
                          1 Trakinas morango ou chocolate
                          1 Chave Fixa ou Combinada 19 (se não me engano)
                          1 Chave de fenda grande, de no mínimo 2 palmos. (para puxar a trava do rádio)
                          1 Tesoura SEM POOOOONTAAAA (na verdade não precisa mas eu sempre quis dizer isso)

Então, pra falar a verdade esse painel é simples para desmontar.
Todos os parafusos usados nele são Philips e sempre do mesmo tamanho. Use uma chave boa para não danificar a cabeça dos parafusos.
Primeiramente, abaixe a tampa do cinzeiro do carro, ali onde fica o acendedor de cigarros.
Ali, terá 4 parafusos, simples para tirar.


Removendo o cinzeiro, vamos partir para o rádio.
Ele é preso somente por pressão.
Então, no caso, é só puxar.
Devagarzinho e com calma para não marcar a peça, use uma chave de fenda se necessário, e vai puxando ele para sair.
Alguns rádios, o meu por exemplo, tem um suporte em forma de "T" na sua traseira.
Ele é preso por parafuso e porca atrás do rádio, ele que não deixará o rádio cair para trás do painel.
Quando for puxar o rádio, procure algo que ajude a puxar o suporte para facilitar.


Agora desconecte o chicote do rádio, a antena do mesmo e o plug do botão de Pisca-Alerta.
Sem a moldura do rádio, vamos seguir para a parte dos botões do ar.
Levemente complicado, necessita cautela e paciência.
Remova os quatro parafusos para que a moldura do ar se solte.



Aqui, no caso há duas formas para retirar-lo.
Primeira: Solte o plug (o quadradinho do lado direito da foto) e depois solte os dois parafusos que fixam o mecanismo que define a direção do ar.

Segundo: Solte o plug (o quadradinho do lado direito da foto) e depois puxe o cabo de forma que ele se desconecte completamente do suporte (Imagem marcada com a seta)

Tive a preferência em desparafusar, achei mais fácil tanto para desmontar quanto para montar.


Essa parte do painel não tem mais parafusos.
Seguiremos para a parte do volante.
Em baixo do volante existe 3 parafusos que seguram a capa que dá acabamento.
Para removê-la, deve-se dar uma olhada na ignição, ela é teimosa e não deixa a capa de baixo sair.


Feito isso, vamos ao painel.
Aqui é simples, são só dois parafusos.



Agora é só puxar a moldura com cuidado.
Ela ficará presa somente por travas de pressão, é só puxar.
Agora abra o capô do carro e olhe no câmbio, você verá o cabo do velocímetro, é necessário removê-lo.
Não é nenhum bicho de sete cabeças, é só usar a chave 19 (acho que é essa) para remover.
Com ele solto, você pode puxar o painel e ter mais liberdade para mexer.



Agora vamos soltar o panel.
São só 4 parafusos, mas tome cuidado para não deixar ele cair lá para baixo porque senão lasca tudo para achar.
Aproveite e já tire aquele pino que zera o contador de kilometros.


Agora, puxe o painel para fora um pouco.
Em cima dele tem a parte da iluminação do painel, solte a lâmpada que o circuito sairá.
Ela é daquelas lâmpadas que são presas ao soquete. É só girar que sai.
Cuidado com ele pois é bem fino, resistente mas fino, pode rasgar ou quebrar o circuitozinho dele.
Depois, tem a trava do cabo de velocímetro, está atras do painel.
É só remover, porém é meio duro de sair.
Tente com a mão, caso não saia, use uma fenda beeeeem pequenina para ajudar a levantar a trava.



Pronto cambada, saiu.
Agora são só as travinhas do painel. Cuidado para não danificar. A mesma chave de fenda pequenina será usada novamente.
Soltando elas, sairá a parte da frente do painel.


Com o painel na mão, tire os 4 parafusos que prendem os relógios.
É uma chave Torx, porém usei uma fenda pequena, se ela entrar direitinho não irá danificar o parafuso.


AGORA VEM A PARTE CRÍTICA!!!
Removendo os ponteiros.
Isso vai testar sua paciencia.
Para tirar os ponteiros é facil, o problema é colocar de volta.
Quando se tira o ponteiro do velocímetro e combustível, tem que ter a idéia de que depois terá que regula-los.
E não é tão facil, porém tem uns macetes.
No meu caso, marquei mentalmente aonde estava o de combustível, e como eu havia tirado fotos para fazer esse tutorial, elas me ajudaram a deixar ele aonde estava.
Esse foi fácil, tire uma foto.
No velocímetro, para deixar regulado é mais complicado.
Modo 1: Painel desmontado e ponteiro no lugar. Peça a um amigo andar na sua frente a 40Km/h (por exemplo) e siga ele mantendo a mesma velocidade.
Caso esteja acima da velocidade (o que será 100% certo), encoste o carro e vai removendo o ponteiro e prendendo ele mais para baixo.
Modo 2: Painel desmontado e ponteiro no lugar. Radar eletrônico, aqueles digitais que mostram a velocidade.
DICA: Tem um pininho preto que "segura" o ponteiro, a gente vai se basear nele para regular. Encaixe o ponteiro no lugar, só que abaixo desse pininho preto. Depois é só fazer ele "pular" para cima, é só dar uma forçadinha. Assim faz ele chegar mais próximo da velocidade real.
LEMBRE-SE: TENHA PACIÊNCIA POIS É MEIO DEMORADO PARA REGULAR O PONTEIRO DE VELOCÍMETRO. SÓ FAÇA SE TIVER CERTEZA QUE IRÁ ATÉ O FIM.


Aqui é meu carro batendo 260Km/h.
Motor Endura hein!


APLICANDO O ADESIVO

Limpe bem os relógios.
Recorte com muito cuidado os adesivos, inclusive aonde vai os parafusos e os ponteiros.
Use um estilete para os detalhes.
Na hora da aplicação, pegue um copo e coloque 2 dedos de água, nele pingue 2 gotas de detergente neutro e misture.
Com o dedo, molhe na água e passe no painel para deslizar melhor o adesivo e evitar bolhas.
Passe só um pouco, o suficiente para deslizar só.
Com uma espátula de silicone tire as bolhas com cuidado.


Aqui é o adesivo já aplicado.


Agora é só montar tudo.
Lembrem-se galera, paciência e cuidado.
É só fazer de forma inversa da desmontagem.
A parte difícil é a parte dos relógios.
Coloque-os no lugar e ligue o cabo de velocímetro. Feita a regulagem dos ponteiros, feche o painel.

OBS: Quem quiser mudar a cor do painel pode aproveitar o momento.
Em cima do painel (Esqueci de tirar fotos, maws ae!), aonde vai a lampada.
Remova ele e você verá uma plaquinha de acrílico verde. É ela que dá o tom do painel, não a lâmpada.
Tire essa plaquinha e vá numa loja que venda acrílico.
Aqueles caras que fazem box de banheiro sempre tem retalhos.
Peça um pedaço e deixe ele no tamanho do original.
A peça que você estiver fazendo terá que ficar presa somente por pressão, entao vá cortando e lixando até que fique firme no lugar.
Para mudar a cor, vá a uma papelaria e compre tinta para vidros.
Se quiser bem azul (exemplo de cor), pinte dos dois lados da lâmina de acrílico.
Caso queira um pouco mais claro pinte somente um dos lados.
Espere secar bem e monte tudo.
Aqui é o efeito que dá pintando os dois lados do acrílico.




Espero ter ajudado e contribuido!!!
Qualquer dúvida é só falar que eu dou uma força!!!
Abraços!!! Very Happy  Very Happy  Very Happy

alexandre nunes
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Re: [TUTORIAL] - Como desmontar o painel Old Ka.

Mensagem por Victor Motta em Dom Jan 08 2012, 21:44

Boooooooa Very Happy

Eu acho que não me arrisco Hipnotizado


hauihaiuhaiuhaua

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Re: [TUTORIAL] - Como desmontar o painel Old Ka.

Mensagem por Luquinha em Seg Jan 09 2012, 09:47

ahahhahah que maaaaaaaaaaaaaaaasa!!

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Re: [TUTORIAL] - Como desmontar o painel Old Ka.

Mensagem por leoka em Qua Jul 04 2012, 07:58

CARA FICOU MUITO MASSA! VC TEM ESTE PAINEL EM COREL? OU COMPROU ASSIM?

Abraços!!!!

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Perfeito

Mensagem por marcinhofelipe em Ter Mar 26 2013, 19:45

Perfeito seu tutorial.

Se eu tiver coragem troco só a cor do painel!



Parabéns!!! Rodando

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Re: [TUTORIAL] - Como desmontar o painel Old Ka.

Mensagem por Reinaldo lopes jeimes em Sab Set 17 2016, 09:11

😭😭 não consigo ver as foto do passo a passo

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Re: [TUTORIAL] - Como desmontar o painel Old Ka.

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