Pior Consumo da comu...

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Pior Consumo da comu...

Mensagem por leonardo1187 em Seg Abr 09 2012, 20:49

Boa noite pessoal, sou novo no fórum, venho acompanhando a algum tempo o fórum sobre a decisão de comprar um Ka ou outro carro, e acabei optando por comprar um Ka 0km Prata Very Happy

Desde que venho frequentando o fórum, sempre vi muitas pessoas reclamando do consumo, mas acho que o meu caso é o pior de todos

No 1o meio tanque de gasolina que coloquei, consegui rodar um bom percurso, sabado completei o tanque com etanol até encher, e num percurso de 14km, segundo meu marcador, gastei em média de 5,5km/l, o que daria ai uns 2,5km/l

Estou indognado, não sei se é algum problema do carro, do combustivel ( Etanol V-Power) ou se eh o caso se eu resetar a injeção do carro com aquele esquema de desligar o polo positivo da bateria, não sei se pode ser a bóia dentro do tanque com algum problema

Só para constar, meu Ka é da versão que tem apenas vidro e trava elétrica.

Tenho certeza que o problema do consumo não é o meu modo de dirigir, pois com o voyage comfortline do meu pai, no percurso que eu faço, já consegui fazer médias de 13km com etanol e 16km com gasolina ( Pego a radial da Vila matilde até a bresser, as 18h, contra fluxo e mantenho velocidade constante de 60km/h de 4a ou 5a marcha)

E o engracado, é que ao desligar o carro, e se eu ligar novamente em seguida, o ponteiro desce uns 2mm, e não sobe mais.

No demais, estou gostando do carro, achei ele confortavel, muito melhor que outros carros básicos que já dirigi, o painel é bonito e bem funcional.

Desde já agradeço a todos, e parabenizo pelo fórum, que é muito organizado e o bem ativo, parabens e todos e obrigado pela atenção!

leonardo1187
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : Vidro e Trava

Re: Pior Consumo da comu...

Mensagem por Luquinha em Seg Abr 09 2012, 21:17

Man, seguinte, o Ka é beberrao mesmo, porém o consumo real, só vira dpois dos 1000 km rodado por ai!! entao fica tranquilo que isto ai vai melhorar!!
E parabens pelo kazinho novooo!! Very Happy

Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1368
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : 0

Mensagem por Tar em Seg Abr 09 2012, 21:31

leonardo1187 escreveu:e num percurso de 14km, segundo meu marcador, gastei em média de 5,5km/l, o que daria ai uns 2,5km/l

Você quis dizer que gastou 2,5 litros para andar 14 km, resultando em uma média de ~5,5km/l?

Mas na sinceridade, a Ford ta cobrando muito barato em um Ford Ka...

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por victor.bortolotto em Seg Abr 09 2012, 22:01

cara se tu vem acompanhando sabe que o modo que se dirige um ka é diferente dos outros carros, se tu ficar andando a 60km/h de 5° vai beber mesmo. Só nao entendi muito essa media ai nao. enche o tanque e roda o maximo que tu conseguir, depois faz a media. O 2012 nao esta bebendo tanto assim, o meu de 17" ta fazendo 12,5km/l na gasolina, tem muito carro que se diz economico e nao faz isso.

victor.bortolotto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 206
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.0L Flex Branco
Código de Opcionais : KBX2; DVD Sony MEX-V30; Rodas 17 Scorro S-215;

Mensagem por Tar em Seg Abr 09 2012, 22:04

Po victor!

60km/h em quinta que vai economizar!
Não precisa nem acelerar...

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por victor.bortolotto em Seg Abr 09 2012, 22:07

o loco, se eu faco isso o nao faz nem 8km/l. So coloco 5° a 90~100km/l se é pra andar devagar nao passo de 3° hahahaha

victor.bortolotto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Tar em Seg Abr 09 2012, 22:10

Sei la, aprendi a andar sussegado com o nosso verona... onde em 40km/h ja da pra engatar 5ª (ele é quase uma F 1000 Laughing )
E com o ka nunca tive oque reclamar

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por victor.bortolotto em Seg Abr 09 2012, 22:11

hahahahaha se eu engatar 5° a 40km/h ele morre :/
pelo menos o 2012, será que tem a ver com o modo de amaciar o motor ?

victor.bortolotto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por leonardo1187 em Seg Abr 09 2012, 22:31

acho que nao tem nada a ver com amaciar, o meu eu to trocando as marchas com 3mil rpm... vou seguir essa regra... pra ver no q da.... amanha vou fazer o mesmo trajeto... vamos ver no q vai da....

Obrigado a todos pela colaboração!

leonardo1187
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Lasek em Seg Abr 09 2012, 23:26

meu ka ficou bom depois do 5000 mil kms!!! chegou a fazer 13 na gasosa dentro da cidade!! hj rodo com roda 17 e nem faço media pra n chorar! hehehe!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por Rafael Peres em Seg Abr 09 2012, 23:47

Leonardo, carro 0km bebe mais no começo mesmo, depois dos 5mil vai dar uma melhorada legal (pelo menos cmg foi assim). Hoje o meu está quase 9mil km rodados e estou satisfeito com o consumo, principalmente quando abastecido com gasolina. Etanol vai embora rapidinho.

Victor, concordo ctg... realmente a 5ª marcha é a mais econômica, porém, a 60km/h, vai beber mais mesmo, pois com essa velocidade uma 4ª marcha seria o mais ideal. Cada velocidade tem uma marcha indicada.

Sem falar que o consumo depende muito de outros fatores também (como vc arranca com o carro, o terreno, o tipo de combustível, transito, A/C etc....)

Rafael Peres
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 101
Cidade/Estado : São Vicente/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por submazol em Seg Abr 09 2012, 23:49

se teu carro eh zero eh bem normal gastar mto logo de inicio... depois da primeira troca de oleo o motor fica menos gastador. enquanto isso de pau no motor. a vendedora q me entregou o meu disse q deve-se esticar o maximo as marchas (ate 6000rpm) pelo menos uma vez a cada 100 km ate os primeiros 1000. q dai se tinha um carro mais economico depois... eh isso!

submazol
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 131
Cidade/Estado : Caxias do Sul/RS
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho Bari
Código de Opcionais : KPM1

Mensagem por alex63 em Ter Abr 10 2012, 08:16

Leonardo Bom dia,

Como vc realizou sua média de consumo ? Foi apenas baseado no deslocamento do ponteiro de gasolina ? Ou vc encheu o tanque, rodou XX Kilometros e depois reabasteceu novamente e fez as contas ?

Porque pelo consumo relatado no etanol, 2,5km/litro ou vc não fez o procedimento correto ou errou nas contas ou realmente seu carro tem um problema sério! Pois 2,5km/l com etanol sue carro deve estar trabalhando muito mau, marcha lenta irregular e outras coisinhas mais....

Poderia esclarecer como chegou a estes resultados ?

OBS: mesmo o carro sendo novo este seu consumo com etanol esta anormal !

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por alex63 em Ter Abr 10 2012, 08:20

Pessoal Bom dia !

Estra história de dar pau no motor antes dos 5000Km esta errada !!! Leiam o manual do KA pagina 2-85 ou 2-87 onde fala sobre consumo de óleo... vejam lá o que eles falam , esta bem claro até 5000Km período de amaciamento.... ou seja evitem dar "pau" antes disso....

Bem é apenas um conselho.... Como dizem por ae " cada um no seu quadrado"

Abcs

submazol escreveu:se teu carro eh zero eh bem normal gastar mto logo de inicio... depois da primeira troca de oleo o motor fica menos gastador. enquanto isso de pau no motor. a vendedora q me entregou o meu disse q deve-se esticar o maximo as marchas (ate 6000rpm) pelo menos uma vez a cada 100 km ate os primeiros 1000. q dai se tinha um carro mais economico depois... eh isso!

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Luquinha em Ter Abr 10 2012, 10:43

O Galera, essa parada ai do kazinho de ele andar em rotação alta é real!! tem um broder aqi do forum que provou isso e tal, só nao sei aonde vou achar o topico agora! ahahahahahahahahaha
Mas esta parada q o victor falou de andar em 60 km/h em 5º o carro vai beber q neeeeeeeeem agua, tem q andar meio engrenadinho
é estranho, mas é a realidade dos motores zetec!! se informes sobre isso ai que é verdade!!
E calma man, seu carro ta novo, é normal mesmo q faça pouquinho po!
logo se vai ver, nem vai beber!!

Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1368
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Código de Opcionais : 0

Mensagem por leonardo1187 em Ter Abr 10 2012, 12:40

Galera, muito obrigado pelas dicas de todos, muito obrigado mesmo.

Quanto ao amigo que perguntou como me baseei, foi apenas pelo ponteiro, em 14 km ele desceu metade de 1/4... por isso tirei essa média: 5,25l em 14km. Eu não acelero forte, não arranco forte, ando de boa, sossegado, estico no máximo a 3000rpm que é o que o manual recomenda.

Quanto a andar de 4a ou 5a a 60km/h, em 4a marcha ele fica a 3000rpm, e em 5a, 2000rpm, o percurso que faço é plano(radial leste e avenida aricanduva), de 4a o motor fica mais cheio, parece que pedindo marcha, ai eu coloco 5a e venho de boa, só encostando de leve no acelerador.

Hoje, no mesmo percurso de 14km que gastei metade do 1/4 ontem, hoje o ponteiro do marcador nem mecheu, vai entende Neutral

Obrigado a todos pela ajuda Smile

leonardo1187
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por alex63 em Ter Abr 10 2012, 13:07

Leonardo Boa Tarde,

Lamento te informar que vc esta fazendo o cálculo de forma incorreta, apenas se baseando na posição do ponteiro! O medidor de combustível de nossos carros apenas nos dá uma noção da quantidade de combustível e não da para para saber quanto gastou em litros ( apenas da uma idéia), não há precisão nem de longe neste seu tipo de cálculo..

Para vc poder fazer o cálculo correto e ate mesmo reclamar com a FORD de forma segura,com razão e dados precisos. vc tem de proceder como tradicionalmente é feito.... Enche o tanque, roda e depois enche novamente , ae sim vc tem uma média real do seu consumo!

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por leonardo1187 em Ter Abr 10 2012, 19:09

Alex63, obrigado pela força. mas assim... eu entendo que o modo certo de fazer a média é esse de encher o tanque até a boca. mas eu só comentei... que pelo marcador, eu tinha andado 14km, e o medidor tinha descido metade de 1/4 do tanque...

O estranho, é que quando eu sai de casa hoje, fui trabalhar, e agora cheguei no curso, fiz um percurso de uns 22km.... e o ponteiro nem mecheu, ai quando cheguei no curso aqui, eu desliguei a chave, e em seguida virei a chave pra ligar a parte eletrica do carro, e assim que o ponteiro subiu, ele ficou uns 2mm abaixo de antes de eu desligar o carro... só isso que nao consigo entender....
Isso acontece com alguem tbm ou sera que é só comigo ???

abraços a todos

leonardo1187
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por alex63 em Ter Abr 10 2012, 20:02

Leonardo,

Isso acontece com todos os carros, uns mais outros menos !Algumas pessoas percebem outras não. Se vc desligou o carro e só virou a chave para ativar a parte elétrica sem dar partida é mais normal ainda, pois a bateria tem tensão de 12volts, só que quando o motor esta ligado e o alternador gerando energia, esta tensão sobe para algo na faixa de 13,4 até 14,2 Volts e isto as vezes da alteração nos ponteiros,
Outra coisa é ele , é que existe um circuito eletrônico chamado de circuito de "amortecimento" , e ele evita que o ponteiro fique oscilando como louco no painel, com o movimento do combustível no tanque, quando o carro esta em deslocamento. Ou seja para o ponteiro subir ou descer, é preciso que a variação de nível se mantenha por um " determinado" período de acordo com o circuito de amortecimento, já pensou se não fosse assim ? Seria uma loucura tentar ver o nível de combustível com o carro andando.. aliais como eram nos carros antigos com instrumento com cabo como Fusca, Brasília, Variant e muitos outros onde os ponteiros oscilavam bastante.
Existem dois tipos destintos de medidores hoje em dia, os térmicos e os com bobina móvel, no térmico , não é preciso do circuito de amortecimento, devido a inércia natural do medidor, mais no de bobina móvel sim e por isso acontecem estas peguenas variações.

Espero ter conseguido explicar de forma clara, para que vc tenha entendido como o sensor de nível e ponteiro indicador funcionam.

QQ me fala ok ?

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por leonardo1187 em Qua Abr 11 2012, 19:23

Alex... mais claro do que voce foi impossivel... brigadao pela força cara.... de verdade !

O que eu vou fazer... é esperar secar o tanque... e colocar gasolina da proxima vez... pra ve se faco umas medias melhores....

Brigado a todos pela força... e depois vou postando os resultados

Obs: Cheguei em ksa agora... e deu 99km rodados desde que abasteci... e pelo marcador de combustivel (já sei que não é o certo) esta um pontinho acima do meio tanque!

leonardo1187
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por diego.polla em Qua Abr 11 2012, 20:42

O meu marcador é uma porcaria também..
Eu estou acompanhando a média utilizando abastecimento, pois meu carro está bebendo muito...

Mas antes de fazer a média rola aquela expectativa... Mas o danado não desce quase nada até o meio tanque.. dá aquela empolgada! 300 km e está no meio tanque... Passou o meio tanque desce correndo... parece até o ponteiro da rotação.. uhahuahuahu

Acho incrível não ter uma tecnologia mais precisa para isso... no 2001 isso não acontecia.. bad...

diego.polla
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 45
Cidade/Estado : Floripa/SC
Código de Opcionais : CLASS

Mensagem por matheus_henrique017 em Seg Mar 18 2013, 14:27

Fala pessoal do forum blz? Sou o mais novo membro, e um assustado dono de um Ka 08/08 1.0 modelo novo.

Óóóóó carrinho que bebe viu? Estou preocupado com o consumo deste carro, comprei ele em novembro do ano passado, e me assustei com o consumo do carro, eu dirigo de forma mais tranquila possivel, nao estico o carro na aceleração, piso no acelerador no minimo possivel (minimo mesmo, menos que isso só a lenta rsrs), passo as machas no tempo certo acima de 3500 RPM, só quando o carro pede e percorro um trajeto tranquilo sem transito nenhum, sem necessidade de arranca e para como as grandes cidades, mto raro ter que parar em uma placa de pare e andando sempre com o carro vazio, sem peso nenhum, anda no maximo eu e minha namorada.

E o meu carro tava consumindo assustadores 6Km/L, quando fiz as primeiras medias de consumo quase infartei rsrs, meu pai tem uma Blazer V6 (6 Cilindros) completa cambio automatico a gasolina e só pisa no fundo do acelerador igual um louco, e a Blazer com ele faz uns 5Km/L no mesmo trajeto. Quase joguei meu carro da ponte :'( Rsrsrsrss, depois de 1 semana apos a compra do carro, fui fazer uma revisao, troquei oleo, filtro de oleo, filtro de gasolina, filtro de ar, e mais umas paradas que esqueci, e andando nos mesmos trajetos pisando na maciota da mesma forma ele ja melhorou um pouco o consumo para 10Km/L.

Tem mais alguma coisa que eu posso fazer para melhorar o consumo? To pensando em trocar os cabos de velas + velas novas, o que vcs acham que eu poderia fazer para melhorar este consumo? Estou rodando com um jogo de rodas 13", tenho ate um jogo de 15 aqui faltando só os Pneus, mas estou com medo de colocar eles e pesar mais o carro e fazer ele beber mais. Nos outros requisitos gostei do carro, modelo cor, um carro mto fino, só o consumo que esta deixando a desejar. Depois postarei fotos aki na comu pra vcs verem hehee.

Vlww Pessoal

matheus_henrique017
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Santa Luzia/MG
Motorização/Cor : 1.0 Zetec Rocan/Vermelho
Código de Opcionais : 1

Mensagem por HalissonZanardi em Seg Mar 18 2013, 17:50

penso que a troca de marchas deveria ser abaixo destes 3500rpm, eu faço trocas entre 2500 e 3000 rpm.

HalissonZanardi
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 189
Cidade/Estado : Içara/SC
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : kpo03

Mensagem por victor.bortolotto em Seg Mar 18 2013, 17:56

cara, na boa eu nao sei o que se passa com os outros ka's. Eu rodo com aro 17" e tenho 115 Kg de som no porta malas e rodo percurso misto estrada/cidade e faco uma media de 470km com por volta de 37l por abastecimento com gasolina o que da uma media de 12,7km/l. Vejo as reclamacoes e nao consigo entender, só pode ser o pé cara, faco as trocas sempre com 3000rpm, só acelero quando vou a encontros, ou seja 1x por semana no maximo. Nao sei o que se passa.

victor.bortolotto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Guilherme Corsini em Seg Mar 18 2013, 20:56

Concordo com o victor.O meu ta fazendo 11km/l no etanol(cidade).Na gasolina eu não medi aínda,tenho que esperar acabar a que está no tanque, mas fez 315 km com meio tanque, to achando muito econômico.Tenho uma prima que teve dois ka,um 2009 e outro 2010 e ela disse que os dois eram super econômicos, isso que ela gosta de pisar.Talvez somos exceção à regra kkk.

Guilherme Corsini
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 234
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0/Branco Ártico
Código de Opcionais : KFI3

Mensagem por Henrique em Ter Mar 19 2013, 09:01

Pois é galera, estou cada dia mais convicto que o modelo 2012 veio com alguma melhoria na parte de alimentação (principalmente) em relação aos 09 a 11, porque ainda não vi dono de modelo 12 reclamando de consumo.

O meu também está econômico tanto na gasolina quanto etanol rendendo média de 9~11 km/l etanol e 13 km/l gasolina na cidade

Henrique

Número de Mensagens : 47
Cidade/Estado : Sete Lagoas/MG
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : ?

Mensagem por HalissonZanardi em Ter Mar 19 2013, 12:11

Meu 2012/2013, na gasolina fez meia 10,5. No máximo. Vou encher de alcool essa semana para ver o consumo.

HalissonZanardi
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 189
Cidade/Estado : Içara/SC
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : kpo03

Mensagem por matheus_henrique017 em Ter Mar 19 2013, 12:31

Pois é, nao tem logica, eu vou refazer a media pq estou com o carrinho parado estes dias.

Minha mae tem um Ka só que modelo antigo ano 98, óóóóó carrinho que é economico, eu andando na maciota do mesmo jeito que ando no meu Ka, percorro um trajeto de uns 20 Km, o indicador de combustivel praticamente nao sai do lugar, e pisando fundo ele canta pneu ate de 3 marcha kkkkk .

HalissonZanardi eu troco acima de 3000 Giros pq o motor pede macha acima disto, se eu trocar antes de 3000 ele fica froxo e custa a retomar o giro, e com o carro froxo, te obriga a acelerar mais, consequência disto, consumo maior. Mas nunk passo de 3500 giros.

Sera que se eu adaptar um motor de um Ford Maverick GT 302 no kazinho ele ficara mais economico? Question Rsrsrsrs.

Eu pensei em colocar um GNV nele, mas nao compensa, pq nao rodo mto com o carro, mais fds :'(.

Alguem sabe o que mais poderia fazer para melhorar o consumo? Troquei filtro de ar, filtro gasolina, limpeza de bico. Q mais eu posso fazer?

OBS: O motor é o 1.0 Zetec Rocan...

Vlwwwww

matheus_henrique017
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : Santa Luzia/MG
Motorização/Cor : 1.0 Zetec Rocan/Vermelho
Código de Opcionais : 1

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:33

Conteúdo patrocinado