Fumaça e apito saindo do reservatório de água.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Fumaça e apito saindo do reservatório de água.

Mensagem por loghue em Qui Abr 19 2012, 09:58

Bom dia a todos, não sei se estou criando este tópico no local correto mas acredito que sim.
Meu Ka 2006 estava com problema até semana passada de não ter força. O carro para chegar a 80km/h tinha que estar descendo uma ladeira, normalmente não passava de 60Km/h. Se ligasse o ar-condicionado o carro começava a tremer e ameaçando de morrer.
No sábado levei na oficina onde fizeram a troca do kit de vela, cabo de bela, bobina de ignição. O mecânico disse q os cabos de vela que estavam no carro não eram boas (Magneti Marelli) e ele trocou por um da BOSCH. O mecânico também notou algo errado e verificou os bicos injetores, um deles estava entupido, ele tentou fazer a limpeza mas não adiantou, tive que trocar um bico injetor também.
Mas beleza, o carro ficou massa, funcionando do jeito que eu queria.
Hoje infelizmente, já perto do trabalho comecei a ouvir um apito saindo do capô do carro, andei com ele por mais 1km mais ou menos e cheguei no estacionamento do trabalho. Abri o capô e notei que o apito estava vindo do reservatório de água, onde também estava saindo um pouco de fumaça.
Ainda não abri a tampa do reservatório para ver como está o nível de água, mas acredito que esteja bem baixo.
Minha dúvida agora é o que fazer??? Coloco água da torneira e levo numa oficina, coloco água da torneira e fico acompanhando o nível da água?

loghue
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : Recife/PE
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : 0

Re: Fumaça e apito saindo do reservatório de água.

Mensagem por alex63 em Qui Abr 19 2012, 10:28

Amigo Bom dia,

Primeiramente sugiro que vc procure outro mecânico, pois se ele diz que cabos Magneti Marelli não são bons... ou os cabos estavam com defeito mesmo e ele não soube se expressar ou eles quiz te empurrar um serviço desnecessário ! Cabos bons são NGK/BOSCH e Magneti Marelli ( aliais este último um dos maiores fabricantes de equipamentos eletronicos e elétricos para todas as montadoras)

Agora , pelo seu relato, seu carro esta super-aquecendo e chegou a ferver !

vc deve evitar de andar com ele , e procurar um mecânico com urgencia, para evitar danso maiores. Bem as partes a serem checadas são:
1 - Reservatório e Tampa

2 - válvula termostatica

3 - Mangueiras ( principalmente a fina que vai na parte superior do reservatório, pois ela tem uma " bucha" com furo calibrado pequeno dentro dela, que costuma entupir e ae a agua não chega no reservatório.

4 - Checar as mangueiras do aquecimento interno, pois se elas entupirem , tabme causa problemas de super aquecimento

5 - Checar também a parte elétrica, apra ver se o eletroventilador esta funcionando ou não.

OBS: Vc ate pode completar com agua da torneira em caso de emergencia. Porém depois o procedimento correto é baixar toda a agua, lavar o sistema e colocar agua purae aditivo recomendado pela FORD na proporçãod e 60% de agua + 40% de aditivo.

Obs; Ideal apos verificações seria tbm trocar a tampa do reservatório.

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por loghue em Qui Abr 19 2012, 12:26

E se o carro estiver apenas com água de torneira no reservatório, ela ferve e se dissipa e se ninguém olha ela acaba rápido correto? Podendo acontecer este super aquecimento... Aí seria apenas trocar a água do reservatório com esta água sem sais e o aditivo né? Estou torcendo pelos males o melhor... ;P

loghue
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por alex63 em Qui Abr 19 2012, 12:30

Olha, no teu caso o carro ja ferveu.. e é realmente preciso fazer um check-up.... na pior das hipóteses vc pode usar agua filtrada + aditivo....Nunca direto da torneira....

Abcs

loghue escreveu:E se o carro estiver apenas com água de torneira no reservatório, ela ferve e se dissipa e se ninguém olha ela acaba rápido correto? Podendo acontecer este super aquecimento... Aí seria apenas trocar a água do reservatório com esta água sem sais e o aditivo né? Estou torcendo pelos males o melhor... ;P

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por loghue em Qui Abr 19 2012, 16:11

Bom, amanhã irei na oficina verificar o problema, mas tenho uma última pergunta.
Será que a mexida do cara neste final de semana deve estar relacionado com este problema de superaquecimento?

loghue
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por fabianokeller em Qui Abr 19 2012, 16:41

Pode ser reservatório rachado... Acontece bastante com Ka e Fiesta... Torça para ser só isso, pqe o preço de um reservatório é uns 15 reais... rs

fabianokeller
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 1148
Cidade/Estado : São Vicente/SP
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : Básico

http://www.fabianokeller.com.br

Mensagem por loghue em Qui Abr 19 2012, 17:41

Vou levar na oficina e pedir um orçamento, depois eu comento com vocês como as coisas se desenrolaram.
Vou torcer para o menor dos males, kkkkkk Wink.

loghue
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Lasek em Qui Abr 19 2012, 18:57

se o carro ta baixando agua n tem problema nenhum em rodar com agua da torneira, até vc soluciona-lo... n vai ficar meses rodando só com agua q ai sim entupi td... Se vc fosse fazia uma checagem completa do sistema de arrefecimento, verificando radiador, reservatorio, valvula termostatica e carcaça, e de preferencia o q tiver ruim trocar...porq retifica sai muito mais caro!!!

e depois coloque aditivo e + agua, ai tu escolhe se quer da fonte, destilada, desmineralizada, misturada com cachaça, da chuva, da torneira...

E mande o mecanico olhar bem os selos do motor, se ficou muito tempo rodando com agua pura no radiator certamente eles estão cheios de ferrugem e quase furando!!!

abração!!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por fabianokeller em Qui Abr 19 2012, 20:52

Algumas oficinas tem um aparelho que faz pressão no sistema de arrefecimento, e serve prá verificar vazamentos... Verifica se onde você vai levar tem... Eles completam a água ( da torneira, claro ) e encaixam a ponta da bagaça no lugar da tampa do reservatório... Aí começam a mandar pressão, prá ver se tem algum vazamento.

Não é toda oficina que tem, a que eu sempre levo não tem, mas quando tive problema e encostei lá, ele me mandou ir num cara que mexia com radiador prá fazer esse teste, e depois voltei lá prá eles mexerem.

fabianokeller
Administrador
Administrador

Mensagem por loghue em Seg Abr 23 2012, 09:58

Bom dia pessoal, como disse, na sexta levei o carro na oficina e o problema encontrado foi algum vazamento na carcaça da válvula termostática. Foi realizada a troca, mandei trocar também o reservatório. Fizeram a limpeza também e agora o nível da água continua estável. Não teve nenhum dano maior ao carro.
Mas o mecânico pediu para que eu levasse o carro numa loja de radiador para varetarem o radiador para fazer uma limpeza melhor. Realmente é necessário e vale a pena?
Alguém tem idéia da faixa de preço que o pessoal cobra para o ford ka?

Obrigado a todos pelos comentários.

:: EDIT ::
Acabei de ligar para o "Palácio dos Radiadores" onde me cobraram R$120,00 para varetar e com aditivo e tudo.

Última edição por loghue em Seg Abr 23 2012, 10:14, editado 1 vez(es)

loghue
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por fabianokeller em Seg Abr 23 2012, 10:00

Nunca 'varetei' meu radiador... rs... Nem sei o que isso significa...

Curiosidade, quanto tu pagou na carcaça da válvula? Uma vez tive que trocar de uma goleta que eu tinha e foi uma grana...

fabianokeller
Administrador
Administrador

Mensagem por loghue em Seg Abr 23 2012, 10:07

Paguei R$108,00 na peça e de serviço que foi a troca dele + o reservatório + limpeza paguei R$90,00.
Não sei se os serviços sairam caro, acredito que poderia ser menos pelo trabalho que acompanhei lá... Até chorei e eles baixaram um pouco valor, mesmo assim achei alto.

loghue
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por fabianokeller em Seg Abr 23 2012, 10:14

Acho que é essa média, mesmo... Se fosse ter que trocar a válvula toda aí vc ia chorar que nem criança... rs

fabianokeller
Administrador
Administrador

Mensagem por alex63 em Seg Abr 23 2012, 14:57

Boa Tarde,

Varetar radiador é coisa antiga... Eu sinceramente se fosse vc não faria, pois o radiador dos nossos KA´s são de alumínio, e com as caixas em plástico e elas são prensadas e travadas. Diferente dos radiadores de metal onde são soldadas com estanho ! Eu não acredito que vc possa ter algum problema nele... mais tbm, não sei o ano, quilometragem e como estava a água do seu sistema. Dificilmente os radiadores de plastico e alumínio entopem... Mais como disse não sei... O ideal era ter a consulta de outro mecânico ou ate mesmo monitorar a "cor" da mistura de arrefecimento, se ela escurecer logo, é sinal que ainda há sujeira e pode ser ( pode ser, não digo que será) necessário fazer uma limpeza com produto próprio para limpeza de sistema de arrefecimento ... Agora vc pode rodar tbm e daqui há+/- 2 meses baixar tudo de novo e trocar o liquido e aditivo novamente...... e proceder assim ate estar tudo sempre limpinho.

Abcs

loghue escreveu:Bom dia pessoal, como disse, na sexta levei o carro na oficina e o problema encontrado foi algum vazamento na carcaça da válvula termostática. Foi realizada a troca, mandei trocar também o reservatório. Fizeram a limpeza também e agora o nível da água continua estável. Não teve nenhum dano maior ao carro.
Mas o mecânico pediu para que eu levasse o carro numa loja de radiador para varetarem o radiador para fazer uma limpeza melhor. Realmente é necessário e vale a pena?
Alguém tem idéia da faixa de preço que o pessoal cobra para o ford ka?

Obrigado a todos pelos comentários.

:: EDIT ::
Acabei de ligar para o "Palácio dos Radiadores" onde me cobraram R$120,00 para varetar e com aditivo e tudo.

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 04:06

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: