[DUVIDA] Casando impedância Modulo + Sub

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DUVIDA] Casando impedância Modulo + Sub

Mensagem por HudsonFelipe em Ter Maio 08 2012, 08:23

Bom diaa galera,
to montando um som no meu ka e queria saber o seguinte ...

Vou Comprar o Modulo Taramps Ts 400 e vou ligar um Subwoofer Flex Selenium 200W RMS B. Dupla, a duvida é a seguinte:
este modelo de subwoofer tem B. Dupla de 2+2Ohms e de 4+4Ohms, qual seria melhor para ligar nesse modulo ?

Aproveitando o embalo, este mesmo sub, tem ele de 12" e 15", com a mesma potencia de 200W RMS, teria diferença de 1 para o outro ?

Especificações - Taramps Ts 400
Número de Canais - 4
Potência Máx. @ 13,8 VDC - 2 OHMS - 400 W RMS (4 X 100W RMS)
Potência Máx. @ 13,8 VDC - 4 OHMS - 252 W RMS (4 X 63W RMS)
Potência Máx. em Bridged @ 13,8 VDC - 4 OHMS - 400W RMS (2 X 200W RMS)

HudsonFelipe
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 70
Cidade/Estado : Santo André
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Nenhum

Re: [DUVIDA] Casando impedância Modulo + Sub

Mensagem por Gigio Casta em Ter Maio 08 2012, 16:32

Pelo que sei, com um Sub de 15" haverá maior deslocamento de ar.

Ja ouvi dizer que um sub de 10" a pancada é mais seca, no de 12" a pancada é mais longa, no de 15", imagino que seja mais longa ainda, você sentirá maior vibração.

Agora cá pra nós amigo, você vai colocar um sub de 15" no porta malas do seu Ka? Faz a caixa selada, porque acho que se fizer dutada você vai ter que tirar os bancos de trás, rsrsrs.

Gigio Casta
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 26
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por HudsonFelipe em Ter Maio 08 2012, 16:47

USHAUSHAUHSAUH ...

então .. a intenção mesmo era fazer uma dutada com o sub de 12" .. a duvida em relção ao de 15" era só para conhecimento mesmo .. rs mais ja vi um som em um ka 2004 (eu acho), que era uma caixa dutada com 2 subs de 15" selenium tornado de 1100wrms, o cara teve que soltar o banco para a caixa caber, mais faltou pouco .. rs

HudsonFelipe
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Tar em Ter Maio 08 2012, 19:19

Pega o modelo com bobinas de 2 ohm para ligar nesse módulo... ligando elas em série vai resultar em 4ohm que é onde o módulo oferece maior potência.

Sim, quanto menor o falante, menos massa de ar ele desloca, logo, ele consegue vibrar mais rápido, em uma maior frequencia.... uma outra curiosidade, pelo menos nos modelos que ja vi (pioneer, fosgate, mtx...) segue uma tendencia de quanto maior o sub, maior a sensibilidade, assim, proporcionará um som com mais dB (cada 3dB dobra-se o volume do som), sem falar que pelo maior deslocamento de ar devido ao maior tamanho do falante, você também consegue mais decibéis.

Mas não precisa ir na onda do amigo de cima, pois existe outras inúmeras características, tanto no falante e na caixa que pode lhe proporcionar um som "diferente", e não somente o tamanho do falante.

Só aconselho que faça a caixa que é recomendada pelo fabricante para o falante, de nada vale colocar um sub que é para tocar em caixa dutada, tocar em uma caixa selada só para ela ficar menor e/ou obter frequências mais altas para ele tocar mais "seco", ou vice e versa... que pode dar merda

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por Lasek em Ter Maio 08 2012, 21:57

olha amigo eu tenho um sub de 12 no ka e toca muito é uma caixa dutada com um papão de 550 rms... tu tem q ver o q quer mesmo, não vai no papo de vendedor q eles só querem vender... não é tamanho q da diferença nos auto falantes. Se tu por dois tornados de 15" na mala já ti digo vai fica uma bosta porq as caixas pra tocarem bem... são grandes...
mas como a gurizada quer o vendedor faz...
dois falantes de 10" bem sintonizados na caixa equivalem a um de 15" e já vi tocando e n acreditei...

pra vc q quer por um som bom no carro eu colocaria um sub de 12" uma corneta e um super tweeter... e mais os falantes originais nossa toca muito!!!

um sub de 12 pra um de 15 tem diferença sim... ele excursiona mais ar quando em movimento e vc ganha em DB...mas é o q falo e me dizem a caixa tem q ser bem sintonizada e o duto tem q ter comprimento certo. a selada tem q ser bem calculada tb!!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por Tar em Ter Maio 08 2012, 23:53

Tem que ver o tamanho da caixa que é recomendada para o falante Lasek, acredito que para woofers 15" deve ser algo em volta dos 100 litros para cada falante... e uma caixa de 200 litros cabe sussa no Ka, só que o porta mala vai embora

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por HudsonFelipe em Qua Maio 09 2012, 08:45

o sub de 15" o ideal era uma caixa de 100 litros ? O.O

e o de 12" ?? um vendedor (¬¬) disse que uma de 50 litros pro sub de 12" + corneta e um s. twetter ficava bom ...

HudsonFelipe
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Gigio Casta em Qua Maio 09 2012, 09:39

Isso depende do rms do sub.

Eu tenho um Sub de 12" Premium Plus da Bravox (220Wrms) e a recomendação indicada pela Bravox para a litragem da caixa é 46. No entanto, num Sub Pioneer 400Wrms a litragem já seria outra entende?

Hipoteticamente falando, Subs de 15 Rwms tem como recomendação uns 40 Litros, Subs de 350 Wrms, 50 Litros.

Isso é relativo, Quando for comprar o Sub, se informe no site do fabricande ou no manual qual a litragem certa para aquele modelo.

Gigio Casta

Número de Mensagens : 26
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Tar em Qua Maio 09 2012, 12:24

Não cara, o tamanho da caixa, posso estar enganado, mas não deve ter uma relação direta com a potência.

Eu mesmo tenho esse sub da Pioneer que você mencionou, e a recomendação dele é de 45,6 litros... ou seja, a mesma litragem do seu.

Existe o modelo da Pioneer 3002, com 1000 rms e a recomendação é de 35 litros para a caixa dutada.

E sim, como eu ja tinha falado, o ideal é fazer de acordo com a recomendação do fabricante, pois provavelmente fizeram vários testes, tanto práticos e teóricos utilizando equações para se chegar em um tamanho/tipo de caixa/diâmetro e comprimento de dutos ideais com relação ao tamanho custoxbenefício da caixa.

----------------
Em nenhum momento eu afirmei que o ideal seria 100L, e muito menos falei que era um sub, falei que era um woofer, por favor, releia minha postagem. Só exemplifiquei que é completamente possível montar 2 falantes de 15" no porta malas do Ka.

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por OnTheMind em Seg Maio 14 2012, 15:59

Nem sempre a caixa recomendada é a que toca melhor... isso porque os fabricantes fazem testes e simulações visando durabilidade, excurcionamento, gráfico de resposta, etc, mas a prática, às vezes, exige tamanhos diferentes para uma melhor sonoridade.

Isso varia bastante, e depende dos parâmetros TS (Thiele-Small) de cada falante.

Quanto ao modelo, o Tar indicou corretamente que deve ser o 2+2Ohms, para ser ligado em série.

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por Tar em Seg Maio 14 2012, 18:13

" ... tanto práticos e teóricos utilizando equações para se chegar em um tamanho/tipo de caixa/diâmetro e comprimento de dutos ideais com relação ao tamanho custoxbenefício da caixa."

Olha a parte grifada daquele meu outro post, ninguém presta atenção no que eu escrevo nesse fórum.... ahuahuahuahuahuahauha
Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Pois não adianta nada a caixa ideal para um sub de 12" ser 250 litros, se com uma de 50 litros ja ficar muito semelhante.

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por OnTheMind em Seg Maio 14 2012, 18:40

Tar escreveu:" ... tanto práticos e teóricos utilizando equações para se chegar em um tamanho/tipo de caixa/diâmetro e comprimento de dutos ideais com relação ao tamanho custoxbenefício da caixa."

Olha a parte grifada daquele meu outro post, ninguém presta atenção no que eu escrevo nesse fórum.... ahuahuahuahuahuahauha
Crying or Very sad Crying or Very sad Crying or Very sad

Pois não adianta nada a caixa ideal para um sub de 12" ser 250 litros, se com uma de 50 litros ja ficar muito semelhante.

Saudações Tar.

Não quis dizer exatamente isso, é qua alguns fabricantes recomendam, por exemplo 50L, mas na prática vai tocar bem melhor com 60L ou 45L dependendo de cada caso.

Esse quesito que dscreveu, tamanho custo x benefício, às vezes é relacionado com o tamanho máximo que o usuário está disposto a ocupar, e não têm nada a ver com o que eu quis dizer, que é uma caixa de tamanho propositadamente diferente do recomendado, com o objetivo de obter um som com timbre mais apropriado ao seu gosto.

Por favor, não fique bravo comigo (rsrsrs), vou tentar me expressar melhor das próximas vezes.

Valews. Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:42

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: