Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

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Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por uberico em Sex Maio 18 2012, 20:46

Pessoal,
Boa Noite. Já li vários tópicos aqui sobre o consumo do novo Ka 1.0 e como outros proprietários estou muito insatisfeito com o desempenho do meu. Meu Ka é 1.0, tem ar e ando no máximo na 3ª marcha. Não tem vias rápidas como nas capitais. O percurso é de 2 ou 3 km. E o consumo do meu é no máximo 6.5 km/l com gasolina. Isso é vergonhoso. Meus colegas tem SIENA e PALIO Weekend" 1.4 e fazem de 8 a 9 km/l no mesmo trajeto.
Ja tentei as sugestões colocadas aqui no forum como trocar as marchas nas rotaçoes e velocidades recomendadas pelo manual, mais isso não faz diferença. Fiz todas as revisões na concessionaria. Recentemente troquei velas, filtro de ar, combustível. Mas o Ka continua um beberrão. Alguma sugestão do que fazer? Estou pensado em mandar verificar os bicos de injeção.[/justify]

uberico
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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Cassiano Kazinho em Sab Maio 19 2012, 03:49

Olá realmente não tem mais nada para melhorar o consumo mais posso dizer que apos os 20mil Km melhora pois nos primeiros 10mil ele bebe muito mesmo, me lembro que na epoca 2 vezes em revisões diferente mandei o pessoal da CSS passar o escaner pois não me conformava com o comsumo no inicio o meu fazia 7km/l hoje passol dos 20mil km e faz uns 11km/l na cidade e estrada faz uns 13,5km/l andando legal pé na lata mais andando na boa faz uns 15km/l detalhe roda 15...valeu espero ter ajudado mais na questão do consumo ele melhora com o tempo...

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Felipe Brandão em Sab Maio 19 2012, 07:39

Olha...
O meu está com 24500.. não melhorou nada
continua o mesmo pinguço

Depois que coloquei rodas 15" piorou!

Mas 6,5km/L na gasolina, realmente é tenso!!
Experimenta gasolina aditivada e em posto de confiança..

meus trajetos são de 90% de engarrafamento, sem Ar...
na gasolina aditivada, tem feito uma média de 12km/L (rodas 15")

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por uberico em Sab Maio 19 2012, 09:37

Pessoal,
Esqueci de falar no tópico que meu carro já está com 23.000 km.
Essa semana vou levar ele na concessionária.

uberico
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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Cassiano Kazinho em Sab Maio 19 2012, 10:40

Cara então realmente tem alguma coisa erada pois o meu sempre ando com o pé na lata, pé pesado pra cara... e faz uns 9km/l e andando de boa oque é dificil faz uns 11km/l e meu tem aro 15 mais não tem ar condicionado caso o seu tenha pode ser por isso e andando no maximo até 3ª marcha realmente o consumo almenta bastante oque piora mais ainda é o aranca e para, faz o teste caso vc tenha ar condicionado anda sem ligalo e faz a média...mais certamente deverão passar o escaner para ver se não tem nenhum vazamento e uma sugestão e abastecer sempre no mesmo posto e de confiança pois isso ajuda, e eu só coloco gasolina aditivada nunca coloquei comum e nem alcool. valeu espero que melhore o seu consumo

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por gustavoalves_jf em Sab Maio 19 2012, 16:00

Entaum uberico, to na mesma situação! Meu Ka ta com 23000 km rodado! Fiz a média dele hj e assustei, deu 6.5 km por litro na gasolina! To usando a V-power. To bolado com isso. Vou fazer a revisão dele no inicio do mês, tomara q melhore alguma coisa!

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por diego.polla em Dom Maio 20 2012, 13:26

Galera, dêem uma olhada no tópico [url=Atualização da injeção eletrônica. Por que isso não é divulgado pelas montadoras?]http://www.clubedonovoka.com/t7066-atualizacao-da-injecao-eletronica-por-que-isso-nao-e-divulgado-pelas-montadoras[/url]

Meu carro estava nas mesmas condições relatadas por vocês.

Depois da atualização já fiz duas médias muito satisfatórias. E tanque atual também é perceptível a descida mais lenta do ponteiro...

Um abraço...

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por gustavoalves_jf em Dom Maio 20 2012, 14:16

diego.polla escreveu:Galera, dêem uma olhada no tópico [url=Atualização da injeção eletrônica. Por que isso não é divulgado pelas montadoras?]http://www.clubedonovoka.com/t7066-atualizacao-da-injecao-eletronica-por-que-isso-nao-e-divulgado-pelas-montadoras[/url]

Meu carro estava nas mesmas condições relatadas por vocês.

Depois da atualização já fiz duas médias muito satisfatórias. E tanque atual também é perceptível a descida mais lenta do ponteiro...

Um abraço...

Diego vc levou direto na css? Quanto vc pagou p/ fazer a atualização? Melhorou muito a média?

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por diego.polla em Dom Maio 20 2012, 14:26

Sim, na concessionária. Meu carro está na garantia, portanto não houve custo.

Sim, melhorou muito. Em um percurso misto, que anteriormente não passava de 10,5... Passou a 13.

Somente estrada que nunca passou de 12, passou a 15.

Só cidade não fiz a média ainda mas a descida do ponteiro esta bem devagar...

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por uberico em Seg Maio 21 2012, 20:00

Pessoal,
Essa semana vou levar ele na concessionária para passar no scanner e vou pedir também a atualização da injeção eletronica. Vou deixar de usar alcool. Mas confesso que to muito decepcionado. Como sempre usei o carro mais em rodovias não tinha percebido o alto consumo de combustível na cidade. Se não melhorar não vou ficar com esse carro.
6 km/l é pra carro 2.0.

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por HENRIQUE PARAGUASSU em Qui Jun 21 2012, 15:41

O meu tá fazendo 500km com 34L, quase 15km/L

Show

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Pedro Neto em Qui Jun 21 2012, 16:08

Bom galera fiz já duas vezes neste mês essa atualização e nada troquei oleo, filtro de oleo e combustivel, velas e nada só estou esperando o mes que vem para trocar filtro de ar mais o consumo é ainda o mesmo...

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por alex63 em Qui Jun 21 2012, 16:19

Pedro,

Um filtro de ar sujo, aumenta o consumo, este deveria ter sido o primeiro a ser trocado...

Abcs

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Pedro Neto em Qui Jun 21 2012, 16:56

Pois é Alex pois o meu ta fazendo 5.0 no alcool na cidade meio beberrão neh e ando com ele só na masiota até 2.000 giros e tal, mais tomara que trocando o filtro ele melhore mês que vem postarei o resultado.

Falow...

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por diego.polla em Qui Jun 21 2012, 19:56

Pedro,

Acho que é melhor você utilizar um pouco mais o motor.
Só 2.000 giros? Vai até os 3.000 no mínimo...
Confere no manual as indicações de marcha x velocidade...

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Lasek em Qui Jun 21 2012, 21:46

eu troco todos os filtros a cada 6 meses e consigo fazer uma media de 10, 10,5 transito médio a pesado...

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por marcoalves1970 em Sex Jun 22 2012, 07:28

Pessoal, conversei com o consultor tecnico da concessionaria Vecel e ele me disse q a partir dos modelos 2012 o motor mudou alguns componentes, não me disse quais, pra se ter uma idéia meu pai acabou de pegar um novo Ka 2012, eu mesmo senti a diferança, ele aninda não fez a média mas pelo q parece melhorou bem mais q nos antigos 2008, 2009 e 2010, o único problema é q ficou um pouco mais ruidozo o novo motor, mas nada de se assustar... he he he.
Meu Fiesta mod. 2012 consigo na casa dos 9,5 na cidade e 12 na estrada com Etanol, na gasolina não fiz média, só ando no etanol.

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por thiagoagem em Qua Jul 11 2012, 10:30

O meu 2009 ta fazendo 8,5~9,0 na cidade com etanol, andando susse, se fizer valer o motor o bicho bebe, eh impressionante, mas eu esperava mto menos desse carro.. to amarradão na performance dele, de motor e suspensão!!

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Pedro Neto em Sex Jul 13 2012, 16:13

Afff se o meu estivesse fazendo isso tava uma maravilha...Og ao abastecer meu carro fuii verificar quantos deu por kilometro quase cai duro meu cazinho deu 4.7 no alcool sem ar ligado putz fiquei louco perdi meu almoço e fui fazer de novo limpeza de bico, descardonização de tbi e reprogramação do modulo agora vamos ver o que vai virar com isso pois já troquei velas, oleo, filtro de gasolina e ar e tinha feito na css a atualização do software meu bolso até doeuuuu espero que melhore pois está parecendo V8.

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por mrogersnt em Dom Jul 22 2012, 12:04

Olá Pessoal,

Vendo os recentes posts sobre consumo, vou compartilhar minhas experiências, análises e conclusões que tive... aliado ao uso efetivo e pesquisas na internet.

Tenho um Ka 2011/2012 1.0 e qdo o tirei da concessionária realmente as médias de consumo não eram das melhores para um carro 1.0, Etanol 6Km/L e Gasolina 10Km/L.

Durante os 6 primeiros meses realizei testes com diferentes tipos de combustíveis, sendo: Etanol, Gasolina, Gasolina Aditivada, Gasolina Premium e Podium. Todos os testes foram feitos na caótica São Paulo.

Resultados:
Etanol: 9 Km/L (40L - 360Km)
Etanol Aditivado: 9,5 Km/L (40L - 380Km)
Gasolina Comum: 12 Km/L (40L - 480Km)
Gasolina Aditivada: 12,5 Km/L (40L - 500Km)
Gasolina Premium: 14,5 Km/L (40L - 580Km)
Gasolina Podium: 15,8 Km/L (40L - 632Km)

Gasolina Comum e Gasolina Aditivada não possuem diferença em termos de octanagem que é o que vale na hora de medir o consumo de um carro, a diferença é os aditivos (Detergentes e Lubrificantes), isso também vale para o Etanol Comum e o Aditivado e os números mostram exatamente isso 0,5 Km/L.

Porém a história muda bastante quando passamos para as Gasolinas Premium e Podium, isso se deve por conta da taxa de compressão do motor que é de 12,6:1. Essa elevadíssima taxa para um motor a gasolina faz com que ao usar uma gasolina de alta octanagem o consumo seja bem melhor, pois o motor precisará injetar menos combustível para obter a mesma energia.

Outro ponto que colaborou para essas boas média, foi a pressão dos pneus, segundo pesquisa em sites nacionais e internacionais de performance, pneus com alta calibragem melhoram o conusmo, porém pioram o conforto. Atualmente a calibragem que uso nos pneus é de 33Psi, bem mais alta que a indicado pelo manual, outro fator desfavoravel é que o carro fica mais duro e transmite mais as imperfeitos do piso, o que é peceptível pelo motorista e passageiros.

Algumas informações técnicas:
Octanagem
Etanol Comum e Aditivada - 110 (Comum Shell, Ipiranga e Petrobras (Aditivada Shell))
Gasolina Comum e Aditivada - 85 (Shell, Ipiranga e Petrobras)
Gasolina Premium - 91 (Ipiranga)
Gasolina Podium - 95 (Petrobras)

Outra informação interessante para consumo diz respeito ao transito pesado, segundo informações colhidas na internet sobre performance a cada 3 minutos parado equivale a 1Km rodado em termos de consumo, ou seja, ficar 3 minutos parado o faz gastar o mesmo que andar 1Km, por isso as médias com transito pesado ficam muito ruim, além usar o carro em percursos muito pequenos, como por exemplo, os 3Km mencionados vai fazer com que o carro fique muito mais gastão, isso se deve ao fato de que, este percurso será realizado antes mesmo do motor atingir a temperatura de trabalho ideal, o sistema de injeção eletrônica é responsável por isso, e se faz necessário para que o carro não "morra" ou fique pipocando devido ao fato do motor não ter atingido a temperatura ideal do motor.

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Bruno Avellar em Ter Set 18 2012, 12:10

Bem, já por várias vezes fiz comentários acerca de técnicas para a melhoria de consumo. Recomendo ler os artigos do site Best Cars sobre o tema para desmistificar o assunto.

http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/tecnica/consultas-anteriores/

Ainda sim, digo uma coisa com bastante certeza: use marchas altas! Menor rotação do motor (ainda que com maior abertura da borboleta do acelerador, que se dá pressionando o pedal) implica menor consumo. Usar terceira marcha a cinquenta por hora quando não é necessário extrair aceleração incisiva do motor é desperdiçar combustível. Utilize sempre a marcha mais alta que possa proporcionar o desempenho desejado, e, é claro, banguela acima da rotação mínima do cut-off da injeção eletrônica (uns 1500 giros): jamais!

Espero ter ajudado. Grande abraço.

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Bruno Avellar em Ter Set 18 2012, 12:13

mrogersnt escreveu:
Outra informação interessante para consumo diz respeito ao transito pesado, segundo informações colhidas na internet sobre performance a cada 3 minutos parado equivale a 1Km rodado em termos de consumo, ou seja, ficar 3 minutos parado o faz gastar o mesmo que andar 1Km, por isso as médias com transito pesado ficam muito ruim, além usar o carro em percursos muito pequenos, como por exemplo, os 3Km mencionados vai fazer com que o carro fique muito mais gastão, isso se deve ao fato de que, este percurso será realizado antes mesmo do motor atingir a temperatura de trabalho ideal, o sistema de injeção eletrônica é responsável por isso, e se faz necessário para que o carro não "morra" ou fique pipocando devido ao fato do motor não ter atingido a temperatura ideal do motor.

Meu caro, devo discordar do consumo em imobilidade. Um motor de baixa litragem bem regulado consome, em média, um litro por hora em marcha lenta, consumo somente inferior àquele do mesmo motor quando em cut-off.

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por juniorferreiratavares em Ter Set 18 2012, 12:53

O meu tbm está um pouco beberão. Na cidade com o alcool ele fez uma média de 7 km/litro, já na gasolina passou para 11 km/litro, mas isso pq estou andando bem tranquilo para amaciar o motor, pois ele ainda está com 1200 km, mas quando eu piso mais fundo eu sinto o ponteiro baixando.

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por bpx em Sab Set 29 2012, 13:12

Opa galera, estou tendo o mesmo problema com meu Kazinho 2009. As rotas que eu faço não são boas e pego engarrafamento com frequência, ainda assim tou circulando menos de 8 por litro, o que é uma média péssima e pesa no bolso.

Como é meu primeiro carro, no começo pensei que eram vícios da minha inexperiência ao volante, mas depois de muito me esforçar e o consumo não mudar quase nada, tive a impressão que tem algo errado... complicado mesmo.

De qualquer forma, minha dúvida é: qual a suposta velocidade "ideal" pra troca de marcha no Ka 2009, de forma a obter melhor consumo?
Eu sei que isso tem no manual, mas comprei o carro sem manual de proprietário, terminando que só tenho um manual pdf em espanhol aki. Ele recomenda as trocas em 20-35-50-75 km/h (com pequenas variações entre motor quente e frio). É essa que vocês usam?
Pergunto porque eu realmente acho que o ponto de troca poderia ser menor. Tenho impressão que o giro já tá meio alto quando troco a marcha nessas velocidades, ao menos da 1ª pra 2ª e da 2ª pra 3ª marcha.

Vou realizar mais uns testes, trocando a gasolina. Se não mudar, vou cogitar levar pruma revisão na autorizada (ai meu bolso)

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Bruno Avellar em Sab Set 29 2012, 14:35

bpx escreveu:Opa galera, estou tendo o mesmo problema com meu Kazinho 2009. As rotas que eu faço não são boas e pego engarrafamento com frequência, ainda assim tou circulando menos de 8 por litro, o que é uma média péssima e pesa no bolso.

Como é meu primeiro carro, no começo pensei que eram vícios da minha inexperiência ao volante, mas depois de muito me esforçar e o consumo não mudar quase nada, tive a impressão que tem algo errado... complicado mesmo.

De qualquer forma, minha dúvida é: qual a suposta velocidade "ideal" pra troca de marcha no Ka 2009, de forma a obter melhor consumo?
Eu sei que isso tem no manual, mas comprei o carro sem manual de proprietário, terminando que só tenho um manual pdf em espanhol aki. Ele recomenda as trocas em 20-35-50-75 km/h (com pequenas variações entre motor quente e frio). É essa que vocês usam?
Pergunto porque eu realmente acho que o ponto de troca poderia ser menor. Tenho impressão que o giro já tá meio alto quando troco a marcha nessas velocidades, ao menos da 1ª pra 2ª e da 2ª pra 3ª marcha.

Vou realizar mais uns testes, trocando a gasolina. Se não mudar, vou cogitar levar pruma revisão na autorizada (ai meu bolso)
O percurso é realmente determinante no consumo do carro. Ainda sim, se você seguir consistentemente as técnicas de boa direção para economizar combustível, é possível extrair uma economia de até 20% quando comparado a um motorista comum - que no Brasil é alguém que não tem ideia do que seja um motor de combustão interna, câmbio, ECU, cut-off, etc -. Sobre o momento ideal para a troca de marchas visando - friso - melhor consumo, a regra é a seguinte: a rotação mais baixa que permita acompanhar o trânsito confortavelmente e que não faça com que a próxima marcha entre muito próxima da rotação de marcha lenta do motor (800 rpm no Ka, quando o motor já atingiu sua temperatura ideal de funcionamento). Recomendo, portanto, a troca entre 2000 e 2500 rpm. Pelo fato de se tratar de um motor de injeção eletrônica, não tenha receio de levar o pedal do acelerador até o fim do curso: a injeção de combustível intermediada pela central não aumenta em proporção direta com a abertura da borboleta de aceleração. De forma simplificada, é correto afirmar, para melhor consumo, que vale mais pisar fundo em rotações baixas do que "raspar" no pedal em rotações mais altas. Além do mais, a queima do combustível se dá de forma mais completa quando há maior abertura da borboleta - pisando mais fundo -, fato que torna o funcionamento energético do motor mais eficiente, e, por conseguinte, o consumo relativo melhor.

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por drezerbini em Sab Set 29 2012, 14:37

kra ja mudei a gasolina .. ja fiz tantas coisas .. nao sei se é inexperiencia tambem ..

O meu ja fez 40 km com 1/4 do tanque .. tem nossa que sao 4km/l de alcool .. e pode por qualquer tipo de alcool .. gasolina nem abasteço pq a média nao chega a 8.. isso na cidade ..

Na pista ele faz uns 12 no alcool .. nao esta tao ruim .. o siena 1.4 do meu pai faz 7 na cidade e 12 na pista .. ai ve como o ka é desregulado ..

Como ele esta com 60 mil .. vou ver uma limpeza de bicos e troca de velas .. quem sabe né :S
Vou mandar investigar esse motor..

Ps. o meu é 2009/2010 =s

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por drezerbini em Sab Set 29 2012, 14:39

Bruno Avellar escreveu:
bpx escreveu:Opa galera, estou tendo o mesmo problema com meu Kazinho 2009. As rotas que eu faço não são boas e pego engarrafamento com frequência, ainda assim tou circulando menos de 8 por litro, o que é uma média péssima e pesa no bolso.

Como é meu primeiro carro, no começo pensei que eram vícios da minha inexperiência ao volante, mas depois de muito me esforçar e o consumo não mudar quase nada, tive a impressão que tem algo errado... complicado mesmo.

De qualquer forma, minha dúvida é: qual a suposta velocidade "ideal" pra troca de marcha no Ka 2009, de forma a obter melhor consumo?
Eu sei que isso tem no manual, mas comprei o carro sem manual de proprietário, terminando que só tenho um manual pdf em espanhol aki. Ele recomenda as trocas em 20-35-50-75 km/h (com pequenas variações entre motor quente e frio). É essa que vocês usam?
Pergunto porque eu realmente acho que o ponto de troca poderia ser menor. Tenho impressão que o giro já tá meio alto quando troco a marcha nessas velocidades, ao menos da 1ª pra 2ª e da 2ª pra 3ª marcha.

Vou realizar mais uns testes, trocando a gasolina. Se não mudar, vou cogitar levar pruma revisão na autorizada (ai meu bolso)
O percurso é realmente determinante no consumo do carro. Ainda sim, se você seguir consistentemente as técnicas de boa direção para economizar combustível, é possível extrair uma economia de até 20% quando comparado a um motorista comum - que no Brasil é alguém que não tem ideia do que seja um motor de combustão interna, câmbio, ECU, cut-off, etc -. Sobre o momento ideal para a troca de marchas visando - friso - melhor consumo, a regra é a seguinte: a rotação mais baixa que permita acompanhar o trânsito confortavelmente e que não faça com que a próxima marcha entre muito próxima da rotação de marcha lenta do motor (800 rpm no Ka, quando o motor já atingiu sua temperatura ideal de funcionamento). Recomendo, portanto, a troca entre 2000 e 2500 rpm. Pelo fato de se tratar de um motor de injeção eletrônica, não tenha receio de levar o pedal do acelerador até o fim do curso: a injeção de combustível intermediada pela central não aumenta em proporção direta com a abertura da borboleta de aceleração. De forma simplificada, é correto afirmar, para melhor consumo, que vale mais pisar fundo em rotações baixas do que "raspar" no pedal em rotações mais altas. Além do mais, a queima do combustível se dá de forma mais completa quando há maior abertura da borboleta - pisando mais fundo -, fato que torna o funcionamento energético do motor mais eficiente, e, por conseguinte, o consumo relativo melhor.


Bom nao custa tentar .. vou aproveitar sua ideia =D

drezerbini
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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por bpx em Sab Set 29 2012, 15:43

Bruno Avellar escreveu:
bpx escreveu:Opa galera, estou tendo o mesmo problema com meu Kazinho 2009. As rotas que eu faço não são boas e pego engarrafamento com frequência, ainda assim tou circulando menos de 8 por litro, o que é uma média péssima e pesa no bolso.

Como é meu primeiro carro, no começo pensei que eram vícios da minha inexperiência ao volante, mas depois de muito me esforçar e o consumo não mudar quase nada, tive a impressão que tem algo errado... complicado mesmo.

De qualquer forma, minha dúvida é: qual a suposta velocidade "ideal" pra troca de marcha no Ka 2009, de forma a obter melhor consumo?
Eu sei que isso tem no manual, mas comprei o carro sem manual de proprietário, terminando que só tenho um manual pdf em espanhol aki. Ele recomenda as trocas em 20-35-50-75 km/h (com pequenas variações entre motor quente e frio). É essa que vocês usam?
Pergunto porque eu realmente acho que o ponto de troca poderia ser menor. Tenho impressão que o giro já tá meio alto quando troco a marcha nessas velocidades, ao menos da 1ª pra 2ª e da 2ª pra 3ª marcha.

Vou realizar mais uns testes, trocando a gasolina. Se não mudar, vou cogitar levar pruma revisão na autorizada (ai meu bolso)
O percurso é realmente determinante no consumo do carro. Ainda sim, se você seguir consistentemente as técnicas de boa direção para economizar combustível, é possível extrair uma economia de até 20% quando comparado a um motorista comum - que no Brasil é alguém que não tem ideia do que seja um motor de combustão interna, câmbio, ECU, cut-off, etc -. Sobre o momento ideal para a troca de marchas visando - friso - melhor consumo, a regra é a seguinte: a rotação mais baixa que permita acompanhar o trânsito confortavelmente e que não faça com que a próxima marcha entre muito próxima da rotação de marcha lenta do motor (800 rpm no Ka, quando o motor já atingiu sua temperatura ideal de funcionamento). Recomendo, portanto, a troca entre 2000 e 2500 rpm. Pelo fato de se tratar de um motor de injeção eletrônica, não tenha receio de levar o pedal do acelerador até o fim do curso: a injeção de combustível intermediada pela central não aumenta em proporção direta com a abertura da borboleta de aceleração. De forma simplificada, é correto afirmar, para melhor consumo, que vale mais pisar fundo em rotações baixas do que "raspar" no pedal em rotações mais altas. Além do mais, a queima do combustível se dá de forma mais completa quando há maior abertura da borboleta - pisando mais fundo -, fato que torna o funcionamento energético do motor mais eficiente, e, por conseguinte, o consumo relativo melhor.
Bruno, eu não tenho tacômetro no carro, de forma que não sei a quantos RPM está rodando exatamente.

A única coisa que tenho é o feeling de sentir quando o motor está sendo forçado ou não, basicamente pelo tipo e altura do barulho de rotação. Justamente por isso perguntei das velocidades adequadas pra troca de marcha, seria algo mais palpável pra mim.

bpx
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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Bruno Avellar em Dom Set 30 2012, 17:39

bpx escreveu:
Bruno Avellar escreveu:
bpx escreveu:Opa galera, estou tendo o mesmo problema com meu Kazinho 2009. As rotas que eu faço não são boas e pego engarrafamento com frequência, ainda assim tou circulando menos de 8 por litro, o que é uma média péssima e pesa no bolso.

Como é meu primeiro carro, no começo pensei que eram vícios da minha inexperiência ao volante, mas depois de muito me esforçar e o consumo não mudar quase nada, tive a impressão que tem algo errado... complicado mesmo.

De qualquer forma, minha dúvida é: qual a suposta velocidade "ideal" pra troca de marcha no Ka 2009, de forma a obter melhor consumo?
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Bruno, eu não tenho tacômetro no carro, de forma que não sei a quantos RPM está rodando exatamente.

A única coisa que tenho é o feeling de sentir quando o motor está sendo forçado ou não, basicamente pelo tipo e altura do barulho de rotação. Justamente por isso perguntei das velocidades adequadas pra troca de marcha, seria algo mais palpável pra mim.
Ah, certo: um exemplo de velocidades razoáveis para otimizar o consumo seria: 1ª - 7km/h - 2ª - 15km/h - 3ª - 25km/h - 4ª - 35km/h - 5ª - 50km/h. Esticar um pouco mais a primeira até uns 20km/h e pular a segunda (método "Volvo" dos anos 80) pode conferir uma saída mais ágil sem prejudicar muito o consumo.

Bruno Avellar
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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Danilo em Sex Fev 08 2013, 22:53

É só passar de marcha na rotação 3 e andar no limite de velocidade...

nada de esguelar o Kazinho....

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Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

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