Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Rafael Matos em Sex Fev 08 2013, 23:08

Bruno Avellar escreveu:
bpx escreveu:
Bruno Avellar escreveu:
bpx escreveu:Opa galera, estou tendo o mesmo problema com meu Kazinho 2009. As rotas que eu faço não são boas e pego engarrafamento com frequência, ainda assim tou circulando menos de 8 por litro, o que é uma média péssima e pesa no bolso.

Como é meu primeiro carro, no começo pensei que eram vícios da minha inexperiência ao volante, mas depois de muito me esforçar e o consumo não mudar quase nada, tive a impressão que tem algo errado... complicado mesmo.

De qualquer forma, minha dúvida é: qual a suposta velocidade "ideal" pra troca de marcha no Ka 2009, de forma a obter melhor consumo?
Eu sei que isso tem no manual, mas comprei o carro sem manual de proprietário, terminando que só tenho um manual pdf em espanhol aki. Ele recomenda as trocas em 20-35-50-75 km/h (com pequenas variações entre motor quente e frio). É essa que vocês usam?
Pergunto porque eu realmente acho que o ponto de troca poderia ser menor. Tenho impressão que o giro já tá meio alto quando troco a marcha nessas velocidades, ao menos da 1ª pra 2ª e da 2ª pra 3ª marcha.

Vou realizar mais uns testes, trocando a gasolina. Se não mudar, vou cogitar levar pruma revisão na autorizada (ai meu bolso)
O percurso é realmente determinante no consumo do carro. Ainda sim, se você seguir consistentemente as técnicas de boa direção para economizar combustível, é possível extrair uma economia de até 20% quando comparado a um motorista comum - que no Brasil é alguém que não tem ideia do que seja um motor de combustão interna, câmbio, ECU, cut-off, etc -. Sobre o momento ideal para a troca de marchas visando - friso - melhor consumo, a regra é a seguinte: a rotação mais baixa que permita acompanhar o trânsito confortavelmente e que não faça com que a próxima marcha entre muito próxima da rotação de marcha lenta do motor (800 rpm no Ka, quando o motor já atingiu sua temperatura ideal de funcionamento). Recomendo, portanto, a troca entre 2000 e 2500 rpm. Pelo fato de se tratar de um motor de injeção eletrônica, não tenha receio de levar o pedal do acelerador até o fim do curso: a injeção de combustível intermediada pela central não aumenta em proporção direta com a abertura da borboleta de aceleração. De forma simplificada, é correto afirmar, para melhor consumo, que vale mais pisar fundo em rotações baixas do que "raspar" no pedal em rotações mais altas. Além do mais, a queima do combustível se dá de forma mais completa quando há maior abertura da borboleta - pisando mais fundo -, fato que torna o funcionamento energético do motor mais eficiente, e, por conseguinte, o consumo relativo melhor.
Bruno, eu não tenho tacômetro no carro, de forma que não sei a quantos RPM está rodando exatamente.

A única coisa que tenho é o feeling de sentir quando o motor está sendo forçado ou não, basicamente pelo tipo e altura do barulho de rotação. Justamente por isso perguntei das velocidades adequadas pra troca de marcha, seria algo mais palpável pra mim.
Ah, certo: um exemplo de velocidades razoáveis para otimizar o consumo seria: 1ª - 7km/h - 2ª - 15km/h - 3ª - 25km/h - 4ª - 35km/h - 5ª - 50km/h. Esticar um pouco mais a primeira até uns 20km/h e pular a segunda (método "Volvo" dos anos 80) pode conferir uma saída mais ágil sem prejudicar muito o consumo.

bruno ta maluco? passar a quinta em 50km/h? impossivel.passar a quarta a 35 km? kkk seu carro não é 1.0 nao,seu carro é 0,5 rsrs

eu troco a marcha assim, 1º chego a 20km/h 2ª chego a 30-35km/h 3ª chego até 50km/h 4ª chego até 60-65km/h,mais quando é subida puxo a 4ª pra 70-75 e de 5ª vai que vai até uns 160...olha no manual amigo,la mostra a velocidade exata que voce precisa trocar as marchas,e olha que a relação do manual chega a ser um pouco mais alta do que a que eu coloquei ai.realmente se eu passar a quinta a 50km/h meu carro vai,mais vai engasgando até chegar a uns 70km/h

não sou mecanico nem engenheiro e muito menos juiz pra julgar alguem e falar o que é certo e errado,cada um sabe o que faz com seu carro ne! somente deixo minha opinião

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 590
Cidade/Estado : Mogi das Cruzes / SP
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Vidro e Trava

Re: Como melhorar o consumo do Ka 1.0?

Mensagem por Danilo em Sex Fev 08 2013, 23:15

Daí nawn dá.... o carro vai ficar soluçando até chegar nessa velo... kkkkkkkk

Abrç......

UPs: