duvidas sobre ohms e essas coisas de bright etc..

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

duvidas sobre ohms e essas coisas de bright etc..

Mensagem por unlik3 em Qua Maio 23 2012, 18:24

Seguinte, to com uma duvida da porra auqi..
com ja postei antes vendi meu sub. e to querendo comprar um mais fortinho. A questão é que não sei qual é a diferença de bobina dupla, bobina simples, a diferença de 2, 2+2, 4, 4+4 ohm.. não sei nada dessas paradas de stereo/bright/mono/ligação direta esses nomes feios que vcs vivem falando ai...

Pq meu primeiro sub só peguei e escolhi, levei pro cara a lojinha e perguntei que modulo tinha que comprar pra fazer funcionar direito.. comprei e mandei instalar..
agora to querendo comprar um bom e saber se tem difereça do som com essas coisas ai.. etc...
Eu ja ia comprar o bomber bixo papão de 10" de 550rms 4+4 (porque eu acho que 4+4 é melhor que 2 ou 2+2) e foda-se denovo, mas achei melhor perguntar aqui antes...

se me ajudarem eu agradeço!

unlik3
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 108
Cidade/Estado : MANAUS/AM
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : pelado.

Re: duvidas sobre ohms e essas coisas de bright etc..

Mensagem por OnTheMind em Qua Maio 23 2012, 21:34

unlik3 escreveu:Seguinte, to com uma duvida da porra auqi..
com ja postei antes vendi meu sub. e to querendo comprar um mais fortinho. A questão é que não sei qual é a diferença de bobina dupla, bobina simples, a diferença de 2, 2+2, 4, 4+4 ohm.. não sei nada dessas paradas de stereo/bright/mono/ligação direta esses nomes feios que vcs vivem falando ai...

Pq meu primeiro sub só peguei e escolhi, levei pro cara a lojinha e perguntei que modulo tinha que comprar pra fazer funcionar direito.. comprei e mandei instalar..
agora to querendo comprar um bom e saber se tem difereça do som com essas coisas ai.. etc...
Eu ja ia comprar o bomber bixo papão de 10" de 550rms 4+4 (porque eu acho que 4+4 é melhor que 2 ou 2+2) e foda-se denovo, mas achei melhor perguntar aqui antes...

se me ajudarem eu agradeço!

Calma man... olha o coração.

Esses bicho de nome feio não morde não kkkkkkkkkkkkkkkk

Vou tentar resumir de forma bem didática:

Esse negócio de bobinas, não existe diferença de força ou qualidade nem nada disso... esses diferentes tipos existem única e exclusivamente para "casarem" com o tipo de módulo que você possui, tipo assim, um falante bobona dupla 4+4Ohms é como se fosse dois falantes de 4Ohms, mas não toca por dois, apenas as contas são feitas como se fossem dois.

Por exemplo:

01 Falante de bobina simples 4Ohms "casa" com um módulo que tenha saída de 4Ohms;
01 Falante de bobina dupla 4+4Ohms "casa" com um módulo que tenha saída de 2Ohms;
01 Falante de bobina dupla 2+2Ohms "casa" com um módulo que tenha saída de 1Ohms ou 4Ohms;
02 Falantes de bobina simples 4Ohms "casam" com um módulo que tenha saída de 2Ohms;
02 Falantes de bobina dupla 4+4Ohms "casam" com um módulo que tenha saída de 1Ohms ou 4Ohms;
02 Falantes de bobina dupla 2+2Ohms "casam" com um módulo que tenha saída de 2Ohms;

Existe uma fórmula prá calcular isso, mas como estamos simplificando, quando você liga em paralelo, divide por dois ( 4 + 4 resulta em 2 ) e quando liga em série, soma os dois ( 4 + 4 resulta em 8 ).

A ligação em paralelo é muito simples, positivo com positivo e negativo com negativo, ambos ligados ao módulo.

A ligação em série é positivo de um no negativo do outro, sobrando o negativo do primeiro e o positivo do segundo para serem ligados ao módulo.

Quanto à ligação stéreo, mono, bridge, é assim:

Stéreo: 2 Canais, esquerda e direita, mas a galera também fala como se fosse os médios, drivers (cornetas) e tweeters;

Mono: Apenas 1 Canal, pode ser o da esquerda ou o da direita ou uma mixagem dos dois;

Bridge: É um tipo de ligação suportada pela maioria dos módulos que possuem mais de um canal, e nada mais é do que ligar dois canais como se fossem apenas um, somando as potências dos dois.

Você disse que ia compras um Bicho Papão de 10" com 550RMS 4+4Ohms, então, se for só um falante, têm que ser ligado em um módulo MONO de 600RMS e impedância de 2Ohms.

Não consegui simplificar mais do que isso... se não entendeu nada, posta aí o que têm em mente que a gente tenta ajudar. Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por Luquinha em Qui Maio 24 2012, 10:20

ON THE MIND, VOCE É O DEUS DO SOM NOS KA'S! HUAHUAHUAUHAHUAHUAUHA
Meu irmao, eu tento a ANOS, ANOS ANOS E DECADAS intender tudo, e voce simplesmente fez assim "Toma" nos deu tudoo de mãos beijadas! cara ÓTIMA E EXCELENTE EXPLICAÇÃO!!!!!!! muuuuuuuuuuito obrigado mesmo irmaoo!!!!! ahahahahha

Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1368
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Código de Opcionais : 0

Mensagem por OnTheMind em Qui Maio 24 2012, 11:05

rsrsrsrs

a idéia do fórum é essa... tô aqui prá ajudar com o que sei e aprender o que ainda não sei.

Valews. Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por unlik3 em Qui Maio 24 2012, 11:11

Sou seu fã E.T. Very Happy
Ja entendi varias coisas, poderia salvar isso ai em "tutorial dos noobs". rs

então no caso pra ligar em bridge eu teria que pegar 2 subs de 300rms que assim funcionaria bacana?

mono é como se fosse pra fazer um ligação direta só pra um sub e pronto?

Outra coisa tava vendo uns caras que eles colocavam o sub invertido na caixa, aquela parte de tras ficava pra fora.. aquilo lá é só estetica ou altera alguma coisa tbm?

Outra pergunta (fica puto não auwehoiuahweaw). Pq tem diferença no preço então essas porcarias de 2, 2+2, 4, 4+4, etc...? pq se não no caso eu pegaria o bixo papao de 2 ou 2+2 que é mais barato ja q n interfere na qualidada. (essa parte q n entendi direito, pelo q entendi vou precisar de um modulo com mais ohms se eu pegar esses de 2 ou 2+2 em relação ao de 4+4?)

Que modulo você me indicaria no caso, se eu comprasse um de 2+2 e um e 4+4 pra ver se eu entendo melhor Very Happy

unlik3
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por OnTheMind em Qui Maio 24 2012, 12:03

unlik3 escreveu:Sou seu fã E.T. Very Happy
Ja entendi varias coisas, poderia salvar isso ai em "tutorial dos noobs". rs

então no caso pra ligar em bridge eu teria que pegar 2 subs de 300rms que assim funcionaria bacana?

mono é como se fosse pra fazer um ligação direta só pra um sub e pronto?

Outra coisa tava vendo uns caras que eles colocavam o sub invertido na caixa, aquela parte de tras ficava pra fora.. aquilo lá é só estetica ou altera alguma coisa tbm?

Outra pergunta (fica puto não auwehoiuahweaw). Pq tem diferença no preço então essas porcarias de 2, 2+2, 4, 4+4, etc...? pq se não no caso eu pegaria o bixo papao de 2 ou 2+2 que é mais barato ja q n interfere na qualidada. (essa parte q n entendi direito, pelo q entendi vou precisar de um modulo com mais ohms se eu pegar esses de 2 ou 2+2 em relação ao de 4+4?)

Que modulo você me indicaria no caso, se eu comprasse um de 2+2 e um e 4+4 pra ver se eu entendo melhor Very Happy

Blz, você quer instalar 2 Bicho Papão de 550RMS cada, certo? Então se cada um for 2+2, você precisará de um módulo mono de 1500RMS a 2Ohms (Cada falante 2+2 em paralelo dá 1Ohm e ligando os dois falantes em série, 1+1, dá 2Ohms).

Mas se preferir cada falante 4+4, você vai precisar de um módulo mono de 1500RMS a 1Ohms (Cada falante 4+4 em paralelo dá 2Ohm e ligando os dois falantes novamente em paralelo, 2+2, dá 1Ohms) OU um um módulo mono de 1500RMS a 4Ohms (Cada falante 4+4 em paralelo dá 2Ohm e ligando os dois falantes em série, 2+2, dá 4Ohms).

Existe também a possibilidade de tocar o dobro da impedância, mas fica mais caro pois o módulo têm que ser mais forte e não vamos complicar.

Módulo prá tocar seus graves, eu sugiro o Soundigital 1500D (Que eu uso) (Têm de 2Ohm e 4Ohms), Stetsom 1k6 (Têm somente de 2Ohms), o Banda Expert D 1200 (Têm de 1Ohm e 2Ohms), ou até mesmo o Roadstar 1600D (Têm somente de 1Ohm) (É bom, mas não gosto muito pq não têm LED Clip).

Mono é apenas um canal, pode ligar quantos SUBs quiser, respeitando a impedância e a potência, é claro.

SUB Invertido têm a ver com o projeto da caixa, não vou entrar em detalhes.

Diferença de preço é relativa, algumas marcas não mudam o preço. Têm a ver com o processo de fabricação, não com qualidade ou potência.

Valews. Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por unlik3 em Qui Maio 24 2012, 12:21

Ahhhhhhhhhhh, entendiii!!!!!

Mas no caso eu queria só saber qual modulo eu usaria se comprasse o sub 2+2 ou 4+4
não que eu quero colocar 2 subs auyehauheiuae..
Minha duvida era se bridge era somente se eu fosse usar mais de 1 sub Very Happy

E qual modulo vc me indica então para um sub 550rms 10' ?

meu sub anterior vendi com tudo, até os cabos... Aqueles cabos influenciam na qualidade e durabilidade do som e tal?

Meu sub anterior era um de 300rms... com esse novo da pra pelo menos disparar uns alarmes? rs

unlik3
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por OnTheMind em Qui Maio 24 2012, 14:03

Estava olhando no site da Bomber e o Bicho Papão de 10" só têm na versão 4+4Ohms, então um bom módulo CxB prá sapecar o bixim seria o Banda VX Ice 800RMS a 2Ohms que está com um bom preço no ML (Não pesquisei muito, pode até achar mais barato em outros sites).

Faça toda a fiação conforme o manual dos equips, senão perde rendimento e pode até comprometer alguma peça.

Mais RMS não quer dizer mais dB (Decibéis), depende de vários fatores como, parâmetros do falante, caixa, acústica do carro... potência é apenas um dos ítens.

Minha praia é o som prá fora, trio elétrico, esse negócio de disparar alarmes não é comigo... não conheço bem os falantes bons para isso.

Valews. Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:04

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: