Regulador de tensão 12V 100A para fonte 220v => 12v

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Regulador de tensão 12V 100A para fonte 220v => 12v

Mensagem por PacoMed em Seg Jun 04 2012, 23:28

Ola, boa noite a todos.

Estou tendo um problema com uma fonte que tenho de 12v 100A, assim, ela não é estabilizada em 12v e varia sua voltagem entre 10v e 16v e por isso sempre que vou ligar meu som nela eu uso uma bateria 12v 60a para estabilizar a voltagem em +/- 14v. Bom, o que eu tava querendo era arrumar um jeito de estabilizar essa voltagem para não precisar mais da bateria, alguém sabe alguma forma de se fazer isso sem usar uma bateria?
Bom, até onde eu sei, os alternadores que usamos nos nossos carros tem um regulador de tensão que faz com que a energia gerada não ultrapasse os 14v, alguém que manje de mecânica/eletrônica sabe se poderia usar esse circuito na minha fonte pra estabilizar essa tensão? porque se sim vou em um ferro velho e dou um jeito de comprar um alternador velho la e ligar na fonte.

Bom... no final eu só quero poder ligar meu som sem correr o risco de queimar ele com voltagem alta, como já aconteceu a um mega capacitor ligado a essa fonte (no dia tava fonte+bateria+mega capacitor+som completo, depois de ouvir o som por umas 4 horas eu desliguei e deixei a fonte ligada pra dar uma carga na bateria, só que ai a voltagem subiu acima de 16v e o mega capacitor vazou e queimou seu circuito com voltímetro)

Grato.

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens: 697
Cidade/Estado: Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor: 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais: Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.

Re: Regulador de tensão 12V 100A para fonte 220v => 12v

Mensagem por OnTheMind em Ter Jun 05 2012, 09:32

Essa parada de circuito regulador não sei, mas não seria mais vantagem vender essa fonte e comprar uma já establizada? Elas são menores e mais eficientes que essas "caseiras", como deve ser a sua. Uma Spark Usina de 120A tá na faixa de R$ 650,00

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 332
Cidade/Estado: Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor: KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais: SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por PacoMed em Ter Jun 05 2012, 11:13

OnTheMind escreveu:Essa parada de circuito regulador não sei, mas não seria mais vantagem vender essa fonte e comprar uma já establizada? Elas são menores e mais eficientes que essas "caseiras", como deve ser a sua. Uma Spark Usina de 120A tá na faixa de R$ 650,00

Não porque paguei so R$ 150,00 na minha... e só consigo vender por uns R$ 200,00... ja passa muito do meu orçamento.

A minha e essa...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-426941288-fonte-automotiva-carregador-de-bateria-chupa-cabra-70-e-100a-_JM

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Aaron em Ter Jun 05 2012, 11:46

O certo seria você comprar uma fonte já estabilizada mesmo!

Aaron
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 2144
Cidade/Estado: Ribeirão Preto - SP
Motorização/Cor: KSV e KV!
Código de Opcionais: Som automotivo: Dois Tornados Selenium de 15', duas potências: Taramp's 2.5 e Corzus digital 1.2, 2 twitter e 4 cornetas selenium. Apelidado de: KV. e KSV. ! Rodas 17' Tsuya. Capas dos freios da Brembro vermelha, bixenon de 6k nos faróis, xenon de 8k nos milhas, luz de 13 leds na ré, torpedo de 6 leds na placa e torpedo de 3 leds no porta-mala!

Mensagem por PacoMed em Ter Jun 05 2012, 21:26

Aaron escreveu:O certo seria você comprar uma fonte já estabilizada mesmo!

De novo... "Não compensa comprar uma já estabilizada pelo valor dela, pois passa muito alem do meu orçamento".
Até porque se for pra olhar a custo beneficio pra meu projeto e desvantajoso, olha... com uns 60 eu consigo um alternador de 60a completo, então acredito que com nenos de 50 pila eu consiga um regulador de 100a.... minha duvida e se ele serviria para estabilizar essa tensão já que ele faz isso com o próprio alternador estabilizando em 14v.

Semana que vem vai chegar um voltímetro digital que pretendo instalar direto na fonte, e um mega capacitor com um voltímetro integrado pra substituir o queimado, assim vou ter leituras mais precisas.

Grato.

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Lasek em Ter Jun 05 2012, 21:33

n entendi direito vc quer ouvir som com o carro parado? em vez de usar a bateria usar a fonte é isso??? ai usando um alternador?

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1662
Cidade/Estado: Porto Alegre RS
Motorização/Cor: 1.0 RED
Código de Opcionais: RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por PacoMed em Ter Jun 05 2012, 21:59

Lasek escreveu:n entendi direito vc quer ouvir som com o carro parado? em vez de usar a bateria usar a fonte é isso??? ai usando um alternador?

Ta... vou tentar deixar o mais claro possível, tenho um som no meu carro, e ja uso essa fonte a um bom tempo pra ouvir o som com o carro parado sem precisar deixar o motor ligado, ela sempre me atendeu bem e nunca havia dado problema pois como o som ficava ligado puxando energia ela não subia a tensão, porém um certo dia eu deixei ela ligada com o som desligado para dar uma carga extra na bateria, só que depois que a bateria ficou completamente carregada a voltagem subiu muito e com isso meu mega capacito vazou e consequentemente queimou.
Bom... hoje em dia eu continuo usando ela, só que sempre com o som ligado, assim ela não sobe a voltagem e também não deixa a bateria descarregar.
Só que eu estou com um projeto para montar um som fora do carro, que vai consumir uns 40a +/- e gostaria de usar essa fonte, só que como não vou colocar uma bateria nesse eu precisaria estabilizar a energia dela para não passar de 14v e queimar meus equipamentos.
Outra, eu estou instalando outro mega capacitor no som do meu carro, só que agora de 10f (o que queimou era de 2f) e to com receio de que aconteça a mesma coisa mesmo a fonte sendo ligada a bateria.
O alternador entrou na historia porque sei que ele tem um regulador interno que faz sua voltagem ser constante em 14v (mesmo com o motor rodando a 1000rpm ou 5000rpm a voltagem produzida pelo alternador se mantem constante em 14v por causa desse regulador de tensão, fazendo com que apenas a amperagem altere variando de acordo com o modelo) e gostaria de saber se eu poderia usar esse regulador para estabilizar a voltagem da fonte em 14v.
Ta mais claro agora?

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por OnTheMind em Qua Jun 06 2012, 10:35

Sua idéia não vai dar certo.

Achei a idéia interessante e fui dar uma olhada no assunto e descobri que os reguladores de tensão eletrônicos atuam no enrolamento do alternador e não na saída de corrente, então controlam apenas alguns poucos amperes.

Sendo assim ele não suporta a amperagem de fontes automotivas.

Fonte: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/artigos/51-automotivos/709-como-funciona-os-alternadores-art094.html

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 332
Cidade/Estado: Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor: KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais: SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por Lasek em Qua Jun 06 2012, 12:49

Eu achei que tu queria usar o alternador ligado separado do carro. Até já vi isso é um alternador ligado em um motor elétrico tocado por polias e correia. mas entendi que vc quer usar o sistema de estabilização do alternador.

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1662
Cidade/Estado: Porto Alegre RS
Motorização/Cor: 1.0 RED
Código de Opcionais: RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por PacoMed em Qua Jun 06 2012, 14:45

Bom, vou dar uma olhada mais tarde com mais tempo, mais pelo que entendi nos esquemas o regulador e um esquema separado.

http://www.newtoncbraga.com.br/images/stories/artigos8/art0094_09.png

Alguem sabe o que seria isso?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-235619307-regulador-de-voltagem-14v-100a-corsa-10-14-golf-_JM

No meu caso o ideal seria um desses só que funcione a 100a.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-427228779-conversor-regulador-de-tenso-step-down-ajustavel-lm2596-_JM#questionText

assim que entrar de ferias e chegar na minha cidade vou dar uma olhada em umas eletronicas la... tem um cara que manja muito desse assunto...

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: