Ar-condicionado e comportamento do motor

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Ar-condicionado e comportamento do motor

Mensagem por Rudolf76 em Seg Ago 03 2009, 15:38

Pessoal, comprei meu Kazinho há 1 semana, ele está com menos de 200km rodados.
Pude reparar que ele apresenta esse mesmo defeito no ar condicionado. O compressor fica ligando e desligando sem parar, sem eu forçar o motor. Isso é chato pois a potencia do carro muda e ele do nada acelera ou desacelera mesmo mantendo a mesma pressão no acelerador.
Alguem já conseguiu resolver esse problema?
Gostaria de saber antes de levá-lo na concessionária.
Obrigado.

Rudolf76
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 14
Cidade/Estado: Rio de Janeiro
Motorização/Cor: 1.0/Preto
Código de Opcionais: N/A

Mensagem por Teimosa em Sex Ago 07 2009, 09:37

Ontem meu 1.6 ficou na concessionária novamente, desta vez para ser avaliado por um engº da Ford. Compartilho o resultado como foi me passado pelo gerente da mecânica da concessionária de Campinas: o tempo encontrado entre um tranco e outro é de 10seg, o que está dentro dos padrões. O tranco ocorre porque o ar, que é inteligente, identifica que a temperatura mudou (10 segundos!!!!!). E que no 1.0 a média é de 5 seg, então estão usando alguma coisa do 1.6 para aumentar este tempo para 10seg também. Já procurei os órgãos competentes. Se quiserem saber mais detalhes sobre o assunto, peço que me enviem mensagem privada.

Teimosa
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 8
Cidade/Estado: SP
Motorização/Cor: 1.6 preto
Código de Opcionais: kpp9

Mensagem por Brvita em Sex Ago 07 2009, 14:47

O meu deu muitos trancos no começo, só que agora com 10.000 rodados (antes mesmo que isso) não sinto mais os trancos. Simplesmente desapareceram, eu já tinha ouvido falar e não acreditava, mas por viver na pratica duas vezes, hoje eu acredito em amaciamento nos motores Rocam. Nos dois KA's aqui de casa e num old KA, eu senti diferenças no comportamento e consumo dos motores quando eles foram chegando perto dos dez mil.

É uma constatação prática, sem fundo teórico. Mas acredito que devem existir casos que o ar-condicionado pode estar com problema mesmo.

Sabe o que recomendo? Procure uma oficina especializada em ar-condicionda e peça um laudo. Inclusive por aqui tem muitas concessionárias que não fazem serviço de ar, elas terceirizam o serviço.

Sou eu no South Park!

"Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: a Arca de Noé foi construída por
amadores; profissionais construíram o Titanic..."

Novo KA 1.0 - Preto Ebony

Brvita
Administrador
Administrador

Número de Mensagens: 503
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Motorização/Cor: 1.0/Black - Preto Ebony
Código de Opcionais: SOMMA - KBB9

Mensagem por Daniel.ribeiro em Seg Ago 10 2009, 16:22

Cheguei nesse forum com esse problema, isso irritava bastante parecia q o carro estava engasgando.
2.143kms depois mal percebo isso no carro, parece q o motor já laciou e sinto bem pouco mesmo saio da cidade e pego a pista dei umas esticadas até 130-140km o carro reagiu bem não senti tanto quanto antes o AC ligando e desligando.
Quando fui na concessionaria, falaram q era normal, pois o Ka percebe que precisa de potencia e com isso desliga o AC, por 15s e liga novamente depois, isso é ajuste de fabrica não tem como mudar esse tempo. Não tem jeito o meu só melhorou depois q o motor laciou.

Daniel.ribeiro
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 5
Cidade/Estado: Birigui
Motorização/Cor: ka 09 Preto
Código de Opcionais: Tecno

Mensagem por Rudolf76 em Seg Ago 17 2009, 11:35

Olha, acho que o meu deu uma leve melhorada, ou então eu estou acostumando. Ta com 600km só. Mas de qualquer jeito vou levá-lo na concessionária para tentar tirar uns barulhos de acabamento e vou falar do ar.

Rudolf76
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 14
Código de Opcionais: N/A

Mensagem por SkeLL em Ter Set 29 2009, 14:54

Meu caso é um pouco diferente, não falo dos "trancos" do compressor ligando e desligando, mas da performance do motor mesmo.

Eu não liguei o ar nos dois primeiros tanques para tirar uma média "limpa" com gasolina. Agora no terceiro tanque resolvi ligar o ar, também com gasolina.

O que me aconteceu não pode ser normal nem pra carro 1.0! Ele custa a sair do lugar, a arrancada engasga e eu tenho que bombear o acelerador, alternando com a embreagem, pra ele começar a andar. Não acontece em todas as arrancadas mas na maioria. Achei inclusive isso muito perigoso, mesmo dentro da cidade.

Qdo fiz o test drive na concessionária, antes de comprar o meu, em outro Ka 1.0, com alcool, não aconteceu isso. Muito pelo contrário, achei até muito esperto mesmo com o ar ligado.

Outra coisa que senti foi que o compressor nao desligou mesmo qdo eu enfiei o pé pra forçar uma saída mais "esperta" de primeira.

Aí fica a pergunta: será que o carro está com algum problema ou isso acontece por causa do motor ainda não amaciado utilizando gasolina?

Me nego a crer que a performance dele com o ar ligado seja tão ruim. Já tivemos um Uno 1.0 (tirado 0 em 1996), com 55vc, que com ar ligado era melhor q isso.

SkeLL
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 16

Mensagem por goe_POA em Ter Set 29 2009, 20:10

Salvador escreveu:@denis: quando peguei o carro, o senhor da entrega, que apresenta o carro e dá uma explanação básica, afirmou que o desempenho do carro não muda com o ar condicionado ligado. Então ele não deveria ter afirmado isso...aliás, fiz essa pergunta à vendedora antes de decidir por colocar o ar e me foi garantido que não haveria queda no desempenho do motor.

@leonardo: O problema é que ele liga e desliga na estrada na reta, com uma velocidade constante, digamos, 100 Km/h. Fiz questão de ficar bastante tempo com o pé fixo no acelerador e mantendo a mesma velocidade no velocímetro mas, mesmo assim, o problema acontece.

Mais dicas?

Não vai melhorar depois que tu amaciar, isso é fato, o A/C em qualquer carro 1.0 muda sua potencia, só tens que conviver com isso, é chato mesmo na cidade pois se tu estiver com 2% acelerando ele dá um tranco e parece que vc desacelerou.

Pelo que eu andei perguntando na FORD após uma certa Kilometragem ele não vai mudar. Ainda to procurando solução pra isso tb.

goe_POA
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 13
Cidade/Estado: Porto Alegre / RS
Motorização/Cor: Ford Ka 1.0 ROCAM / VERMELHO BARI
Código de Opcionais: Completo

Mensagem por SkeLL em Seg Out 12 2009, 14:44

Pessoal, conforme já postei em outro tópico, meu carro depois dos 800km rodados é que começou a se soltar visivelmente. Isso também influenciou no desempenho com o ar ligado. Acho que entre 800 e 1000 km o carro se solta e o ar funciona mais tranquilo. Espero que melhore ainda um pouco mais.

Abs a todos!

SkeLL
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 16

Mesmo problema com meu Ka

Mensagem por André Luiz em Ter Dez 29 2009, 15:53

Olá. Comprei um Ka e estou com o mesmo problema. Em velocidade constante, eu achava que o motor ficava falhando... Parece que na realidade o ar fica ligando e desligando. Isso faz com que tenhamos a sensação de o motor fica "picotando". É um defeito de projeto. É inadimissível que se produza um carro com tal característica. Que o carro perca um pouco de potência quando se liga o Ar condicionado é aceitável por tratar-se de um motor muito fraquinho. Quase uma enceradeira... Mas o motor ficar falhando, tira a segurança da direção. Incomoda e não acredito que um Engenheiro Mecânico tenha projetado e especificado uma característica dessa. Levei meu carro para a segunda revisão e o CHEFE DA OFICINA disse que é uma característica do carro. Pedi para que ele ESCREVESSE isso na OS e ele, obviamente, recusou-se. Estou tentando uma solução junto à Ford. Se não conseguir, irei resolver na justiça...
Se alguem tiver alguma novidade, por favor, entre em contato.
Um abraço a todos os decepcionados...

André Luiz
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 7
Cidade/Estado: Brasilia
Motorização/Cor: 1.0/vermelha

Mensagem por joaomedina em Ter Dez 29 2009, 17:59

Olha... eu achava q era mentira massssssssssssssss

o meu ka está chegando perto dos 9000km e os "soquinhos" do ar praticamente DESAPARECERAM!!!!!

joaomedina
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 282
Cidade/Estado: Porto Alegre
Motorização/Cor: Kapetão 1.nada
Código de Opcionais: KPM9

Mensagem por André Luiz em Qua Dez 30 2009, 09:04

Meu Ka está com 18000km... Estava pensando... Será que tem como desligar esse sistema do compressor de ligar e desligar a cada 4 segundos? Me desculpem os entendidos mas eu acho isso muito BURRO. Ou faz um sistema mais INTELIGENTE que desliga só quando o motor precisa mesmo ou deixa ligado direto... O motor de enceradeira sente muito esse liga e desliga. Incomoda "PACAS" ... Ainda estou tentando uma solução com a Ford. Eu gostaria de sugerir que todos que têm esse problema, abram um chamado no 0800 da FORD.08007033673

André Luiz
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por André Luiz em Qua Dez 30 2009, 10:25

Hoje me ligaram da FORD. Agradeceram a minha ligação para o 0800 (aumentou a cota de atendimento de alguem), e encerraram a OS. Disseram que é uma característica do carro, ou seja, é uma "osta" mesmo... "Quem mandou comprar, otário"...

André Luiz
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por André Luiz em Qua Dez 30 2009, 10:30

Obs.: Não consegui que ninguém me dê por escrito que o problema é uma
característica do carro. Sempre desconversam quando eu peço isso...

André Luiz
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por RODRIGO MIRANDA em Qui Jan 14 2010, 17:48

Olá galera, sou novo por aqui e adquiri a 3 semanas um ford ka 0KM. Ele apresentava esse defeito de ligar e desligar o ar. Nós que vivenciamos esse defeito devemos concordar que não dá para aguentar de 3 a 5 mil KM para solucionar o defeito, pois bem, levei meu Ka na ford onde o comprei e foi constatado que se tratava de um defeito em um sensor do ar condicionado, repito, constatado um DEFEITO. utilizem a garantia pois não cola mais esse argumento de característica do veículo

RODRIGO MIRANDA
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 15
Cidade/Estado: RIO DE JANEIRO
Motorização/Cor: 1.0/PRETO
Código de Opcionais: AR CONDICIONADO

ventoinha do Ka

Mensagem por Amanda500 em Dom Jan 17 2010, 21:30

boa noite!!! vi que existem tópicos sobre o problema da ventuinha do ka.
Tenho um Ka a alguns meses, e nos últimos a ventuinha do mesmo está sempre ligada.. ao sair com o carro em 5 minutos mesmo sem o ar ligado, ela já se acionava. Procurei uma especializada e trocaram o sensor de temperatura e ele está funcionando muito bem.. tenho observado nos últimos dias, ligo o ar condicionado, e ela só se aciona com o calor do veículo e não como antes, que qualquer 1 quadra que andasse fazia um enorme barulho.
abraços.

Amanda500
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 1
Cidade/Estado: Porto Alegre - RS
Motorização/Cor: Ka Preto
Código de Opcionais: xxx

Mensagem por Almichel em Qua Jan 20 2010, 13:01

Tenho o mesmo problema, mas parece ser normal, o Ka ja vai para os 4000 km e não tenho notado muito mais isso, o carro até melhorou bastante. Quanto a perder potência nos primieros 2000 km foi dificil conviver com isso, tinha que calcular bem qualquer manobra a fazer pois o carro simplesmente não respondia, passei varios apuros tentando cruzar algumas vias !!!

Este foi meu primeiro e ultimo carro mil, nunca mais !!! Até comprar o ka só tive carros de motor maior e na boa, carro com menos de 100 cv não tem como aguentar !!!

Almichel
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 110
Cidade/Estado: RS
Motorização/Cor: 1.0
Código de Opcionais: ?

Mensagem por joaomedina em Qua Jan 20 2010, 13:08

Almichel escreveu:
Este foi meu primeiro e ultimo carro mil, nunca mais !!! Até comprar o ka só tive carros de motor maior e na boa, carro com menos de 100 cv não tem como aguentar !!!

Somos 2!!!

O maior stress nem é a cavalaria e sim a falta de torque....

joaomedina
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por leonidasmoraesjr em Qua Jan 27 2010, 14:32

Caros,

alguém pode me ajudar?

Comprei um Ford K zero Km. Atualmente, o carro esta com menos de 5.000 km rodados. O problema é que ao ligar o ar-condicionado o motor fica com o funcionamento totalmente alterado parecendo que o carro esta desregulado. Para piorar, este comportamento inaceitável é intermitente. Não é sempre que acontece. Tenho a impressão que o problema não acontece logo que o veículo é ligado. Justamente quando o motor esquenta, chegando a temperatura normal de trabalho, é que o problema aparece. Não estou reclamando que o carro fica mais lento. Estou falando que o funcionamento do motor com o ar-condicionado ligado é irregular. Já levei o carro várias vezes a duas autorizadas e a Ford insiste em dizer que o veículo esta normal. Não é possível! Não posso acreditar que o K seja tão ruim.

Obs.: _ Não acredito na explicação do pessoal da Ford que a diferença de desempenho pode ser explicada pelo fato do ar-condicionado ligar e desligar automaticamente devido a demanda do motor. Mesmo sem nenhum esforço o desempenho do carro muda de bom para inaceitável.

Agradeço se alguém puder me dar alguma dica.

Leônidas.

leonidasmoraesjr
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 1
Cidade/Estado: rio
Motorização/Cor: 1.0/prata
Código de Opcionais: kbfo

Mensagem por Alessandro em Qua Jan 27 2010, 14:39

Amigo isso é normal pq se o seu for 1.0, ao ligar o A/c ele já perde no motor 2 Cv, e com isso ele muda o comportamento e isso é totalmente normal, até em algumas respostas ele demora, mas fica tranquilo q o seu está novo ainda, e tem q amassiar, e até nas trocas de marcha vc tem q perceber se está na hora de trocar ou não com o A/c ligado, isso eu percebo no meu.

No meu também com o A/c ligado atingi no painel 160Km/h, mas isso o meu estava com os seus 30mkm pra cima.

Dica: Na hora de troca a marcha o seu com o A/c ligado vai dizer pra vc, isso se vc tiver a sensibilidade de perceber.

Abraços

VENDA DAS PALHETAS FLAT BLADE.

Pneus Michelin do Karango são 175/65/14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles.... Twisted Evil Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 4869
Cidade/Estado: Campinas/SP
Motorização/Cor: Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais: KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por joaomedina em Qua Jan 27 2010, 14:48

Se bem que o ar é completamente desligado aos 140km/h no 1.0.

joaomedina
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Alessandro em Qua Jan 27 2010, 16:43

joaomedina escreveu:Se bem que o ar é completamente desligado aos 140km/h no 1.0.

Na verdade ele desliga quando vc força um pouco o motor, tipo numa ultrapassagem, mas na verdade o meu nem desligou e estava na velocidade 3, e com o ar constante.

VENDA DAS PALHETAS FLAT BLADE.

Pneus Michelin do Karango são 175/65/14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles.... Twisted Evil Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 4869
Cidade/Estado: Campinas/SP
Motorização/Cor: Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais: KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por RodrigoZ em Qua Fev 03 2010, 15:54

Também é uma questão complicada, minha vizinha tem um Ford Ka 1.0, liga o ar direto e sobe o morro da lagoa aqiu de floripa, em terceirona ela quer chegar subindo a 120 o morro, é questão de bom senso! O ar usa o motor do carro, eu tenho um 1.6 e sinto já uma diferença do cão! Fora que o ar do Ka não é mil maravilhas, é bem meia bomba.

Abraço!

RodrigoZ
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 66
Cidade/Estado: Florianópolis/SC
Motorização/Cor: 1.6/Prata
Código de Opcionais: KUF0

Mensagem por cgsbauer em Qui Mar 24 2011, 22:35

Olá pessoal,

Tenho um Novo Ka 1.6 2008/2009 com 23500 km e percebi que de um tempo pra ca o compressor do ar arma e desarma constantemente tanto com o carro parado em marcha lenta quanto com o carro em movimento, mesmo sem exigir muito do motor. Até uns 3 meses atras isso nao acontecia.

Li que é um problema comum que muita gente vem enfrentando. Com isso, pergunto:

Alguem ja conseguiu solucionar esse problema? Alguma sugestao do que verificar?

Obrigado desde já!

cgsbauer
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 81
Cidade/Estado: Rio de janeiro/RJ
Motorização/Cor: 1.6 Flex Prata Geada
Código de Opcionais: KPH9

Mensagem por Bruno Avellar em Qua Mar 30 2011, 13:49

Só para constar, o compressor do Ka entra em regime diferenciado quando há 3/4 ou mais em abertura de borboleta de aceleração.

Bruno Avellar
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 69
Cidade/Estado: Goiânia
Código de Opcionais: KBD1 + Neo

Mensagem por renato_tecno em Qua Ago 31 2011, 15:36

Pessoal,
Meu Ka está com quase 11000 e começou a fazer esses 'estalos' quando ligo o ar condicionado. O compressor fica ligando e desligando sem parar (a cada 10 segundos, mais ou menos), em ponto morto. Com isso o motor acelera, quando o ar condicionado dispara, e depois desacelera. Estava pensando em algo que seja no próprio ar condicionado ou na aceleração do carro. Alguem já conseguiu resolver esse problema?

Obrigado!

renato_tecno
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 82
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Motorização/Cor: 1.0/Vermelho Bari
Código de Opcionais: KTA9 - Ka Tecno

Mensagem por Magri em Qua Ago 31 2011, 17:19

Gente, isso não é problema, é característica!

O A/C, assim como o alternador, a bomba d'água, a bomba da direção hidráulica precisam de energia para funcionar. Essa energia vem de onde? Sim, do motor do carro!

Tanto a bomba d'água, o alternador e a bomba da direção ficam permanentemente ligadas ao motor, consumindo energia (potência) deste. O A/C não: ele é ligado e desligado constantemente por meio de uma embreagem elétrica (que é quem faz aquele "TEC" quando arma) mediante a necessidade do sistema. Sendo assim, quando ele é conectado ao motor, ele também passa a consumir energia deste, "sobrando" menos para as rodas. Isso acontece em QUALQUER carro, com qualquer motorização.

É justamente por "roubar" potência do motor que o uso do A/C aumenta o consumo - o motorista acaba involuntariamente "compensando" no pé. Este consumo é maior inclusive em marcha lenta, pois o motor precisa alimentar o compressor (quando este está ligado) e ainda manter-se funcionando.

A título de curiosidade, cada vez que o compressor é acionado por meio daquela embreagem elétrica que existe na polia, ele "rouba" do motor algo entre 2 e 5 CV, dependendo da tecnologia empregada e do tamanho do compressor - e do motor do carro. É por isso que é difícil vermos carros 1.0 com ar condicionado capaz de resfriar dignamente num dia muito quente: a capacidade de refrigeração é proporcional à potência do compressor. E um compressor mais potente é, obviamente, maior...

Magri
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 190
Cidade/Estado: São Paulo/SP
Motorização/Cor: 2009, 1.6 Performer, preto

http://twitter.com/a_magri

Mensagem por Man On The Edge em Qui Set 01 2011, 09:12

Magri escreveu:Gente, isso não é problema, é característica!

O A/C, assim como o alternador, a bomba d'água, a bomba da direção hidráulica precisam de energia para funcionar. Essa energia vem de onde? Sim, do motor do carro!

Tanto a bomba d'água, o alternador e a bomba da direção ficam permanentemente ligadas ao motor, consumindo energia (potência) deste. O A/C não: ele é ligado e desligado constantemente por meio de uma embreagem elétrica (que é quem faz aquele "TEC" quando arma) mediante a necessidade do sistema. Sendo assim, quando ele é conectado ao motor, ele também passa a consumir energia deste, "sobrando" menos para as rodas. Isso acontece em QUALQUER carro, com qualquer motorização.

É justamente por "roubar" potência do motor que o uso do A/C aumenta o consumo - o motorista acaba involuntariamente "compensando" no pé. Este consumo é maior inclusive em marcha lenta, pois o motor precisa alimentar o compressor (quando este está ligado) e ainda manter-se funcionando.

A título de curiosidade, cada vez que o compressor é acionado por meio daquela embreagem elétrica que existe na polia, ele "rouba" do motor algo entre 2 e 5 CV, dependendo da tecnologia empregada e do tamanho do compressor - e do motor do carro. É por isso que é difícil vermos carros 1.0 com ar condicionado capaz de resfriar dignamente num dia muito quente: a capacidade de refrigeração é proporcional à potência do compressor. E um compressor mais potente é, obviamente, maior...

É verdade... Meu antigo Santana fazia isso também.

O compressor desarma todas as vezes que o sensor detecta uma temperatura muito baixa do gás para evitar a formação de gelo no evaporador. Isso é constante...

Só que o Ka deve ter alguma peculiaridade que faz com que esse desarme seja mais perceptível do que em outros carros. Mas todos os carros com AC armam e desarmam o compressor constantemente... No caso do meu Santana, que era 2.0, ele quase não sentia quando o compressor estava em pleno funcionamento, notava só que a marcha lenta acelerava automaticamente para compensar o seu funcionamento.

E olha que eu usava o AC no frio máximo direto.

Abraços

Man On The Edge
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 483
Cidade/Estado: Rondonópolis - MT
Motorização/Cor: 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais: KBC9

Mensagem por renato_tecno em Seg Set 26 2011, 13:15

Galera,
O barulho que me referia não é COMUM. Levei meu carro semana passada para uma empresa especializada em ar condicionado para veículos. O que ocorreu foi um vazamento devido a uma corrosão no Evaporador, que custou R$ 580,00! Fora isso tive que repor o gás, o óleo e fazer uma limpeza no sistema de ar condicionado. O prejuízo foi de R$ 820,00. O 'ENGRAÇADO' é que ele sabem que essa peça sofre corrosão com o tempo e não fabricam uma peça mais resistente.
Os estalos enfim acabaram.

renato_tecno
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 82
Cidade/Estado: Fortaleza/CE
Motorização/Cor: 1.0/Vermelho Bari
Código de Opcionais: KTA9 - Ka Tecno

Mensagem por Thiago Ávila em Sab Nov 12 2011, 13:52

Galera,

Sou novo no fórum e tenho o ka completo há praticamente tres anos e meio. Tenho um processo na ford rolando ae.. por inumeros problemas q eu tive com ele na epoca q eu comprei. Mas isso eh assunto pra outro tópico.

Eu me registrei aqui no fórum a procura de informações a respeito desse problema de perda de potência em aceleração constante em linha reta com ar-condicionado ligado.

Na época q eu ainda tinha a garantia eu fui e voltei várias vezes na concessionária reclamando nesse problema. Acho insuportvel esse comportamento do motor. Ele fica muito irregular e acabo fazendo o que Alessandro disse: Faço o kick down ( pisar fundo no acelerador) pra desligar o compressor o carro poder andar. Sinto isso muito mais na gasolina do que no álcool. Além do fato que na gasolina a ventoinha fica ligada no último estágio ( aquele mais barulhento de todos) o tempo inteiro e só pára quando desligo o carro ou quando coloco alcool no tanque ( n sei o pq... acho deve ser algo relacionado com a taxa de compressao do motor)

Mas voltando.... Como eu fiz revisao recentemente em um mecanico de confiança. Ele suspeitou que seria o pressostato do ar condionado. Mas ele testou e disse que não tinha nada. Vai verificar na segunda feira o modulo, reprogramar e tirar possiveis logs de erros.

Mas pelo q eu li aqui e pelo que o cara da concessionaria me disse na epoca. Oq ele fizer provavelmente não vá adiantar, visto que muita gente reclama do mesmo defeito e nao tem solução. É como alguém falou ai em cima: é alguma coisa entre a centralina do motor e o sistema eltrônico que gerencia o compressor. A perda de portência é muito significativa e o funcionamento irregular me deixa inseguro em relacao a ultrapassagens.

Basta desligar o ar cond. que ele se torna confiavel e mais valente. Claro eu digo isso tudo respeitando a perda de potencia normal quando ar é ligado como qualquer carro 1.0.
E como colegas do forum falaram ai em cima e não admito que isso seja caracteristica do carro e não tem conserto, é erro de projeto mesmo. Eu não vejo isso em nenhum outro carro. Palio, novo palio, gol, fox 1.0, novo fox 1.0, c3, siena fire, celta, novo celta etc. E é que mais me deixa chatiado é dirigir um celta 1.0 e ver que ele nao dá esses soculavancos toda vez que o ar-cond arma e desarma. (falo isso pq é um carro que guarda muitas semelhancas em relacao ao tamanho, potencia etc)

O pior não é isso. É o consumo q aumenta consideravelmente. O carro já bebe, isso eh fato, comparando com outros carros 1.0. E ainda com ar-condicioando deixe jeito, vc passa a acelerar mais e até prever a reação vagarosa do carro em certas situações no transito o que acabar aumentando ainda mais o consumo. Eu digo que eu tenho um consumo de carro 1.6 com motor 1.0

Queria ver se alguem conseguiu resolver esse problema ou se tem dicas de como ameninzar exceto colocar alcool q eu sei que diminui um pouco.

Thiago Ávila
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens: 78
Motorização/Cor: 1.0 Prata
Código de Opcionais: KPE9 CLASS + PULSE + RETROVISOR ELÉTRICO + REDE PORTA MALAS ORIGINAL + PIONEER DEH-P850MP "ROBOCOP" 2X BOMBER UPGRADE 250 RMS + 2 CORNETAS HINOR +2 TWITTERS HINOR

Mensagem por Almichel em Dom Nov 13 2011, 14:31

caros, realmente neste post ai em cima resume muito bem tudo o que acontece com o tal do KA, nunca comprei o mesmo por ser boinitinho ou algo assim, só pensei na economia que nunca tive, que baita decepção e ainda bem que muitos compartilham do mesmo sentimento. Não vejo a hora de me livrar dele, só decepção.

Andei a alguns dias num fox 1.0, só para tirar a prova, lacrei o ar no máximo e na boa, quase não se nota a perda de potencia (o ar também gela bem mais) e muito menos os trancos, o carro fica tão experto com ou sem ar, do ka para o fox (não to querendo fazer propaganda do fox, só relatando) a coisa mudou da agua para o vinho, sem chances de ter novamente um ford popular, alias dirigi um fiesta 1.0 (modelo antigo) tem o mesmo defeito do ka e por o carro ser mais pesado se sente mais ainda !!!

Que pena que somos tratados assim aqui no brasil, como se este defeito fosse normal !!!

Almichel
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 110
Cidade/Estado: RS
Motorização/Cor: 1.0

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: