[DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?

Página 6 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Como reprogramar a central da Injeção eletrônica?

Mensagem por Lasek em Sab Set 24 2011, 21:45

Eu reprogramei a minha sexta-feira conforme indicado pelo nosso amigo Carlos Eduardo...
Vamos ver se melhora ...Na proxima média de gasosa posto aqui se melhorou! Smile

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por Rafael...... em Sab Set 24 2011, 23:03

Amigo, aproveitando o tópico....

Tem como utilizar a injeção original para medir pressão positiva?

No caso colocando um turbo no carro? a utilizando a injeção original......

Outra duvida, ela original, quanto efetuar a leitura positiva, qual sera sua reação? Pretendo colocar um sistema suplementar, com um bico de monza. Ai a duvida.

Obrigado pela ajuda.

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1769
Cidade/Estado : DF Taguatinga
Motorização/Cor : 1.0 Branco
Código de Opcionais : Basico

Mensagem por carlos eduardo alves em Dom Set 25 2011, 14:14

Caro Rafael. A injeção original é dotada de um sensor de pressão absoluta de admissão, conhecido também como sensor de pressão atmosférica. Como o próprio nome diz, "pressão atmosférica" que nada tem a ver com pressão do compressor. AR FORÇADO. Acredito que não vai responder e assim que a ECU detectar medições limítrofes, ela acreditará que é um defeito do sensor e o anulará colocando um parâmetro fixo de pressão na memória RAM para mapeamento. O excesso de ar determina uma mistura mais rica em gasolina que a central não está mapeada para esse tipo de mistura. Para ela é incorreta e danificará o motor. Como Vc bem sabe, ela também sabe que o turbo não é admitido e diminui consideravelmente a vida do motor. O mapeamento contido no EPROM não aceita esse tipo de coisa. Isso sai mais caro o molho que o frango. Quantos hp vc acha que ganhará? E o consumo do combustível. E o desgaste do motor? Em resumo, a central contém um mapa, todos os sensores originais estão graduados para aquele mapa. Vc falou em colocar um outro bico, aí eu pergunto: e a sonda HEGO? vai permitir a mistura? nunca. Nenhuma central original vai admitir essa mudança. Somente um remapeador profissional poderá fazer mudanças no mapa e modificar essa originalidade. Com certeza com graves prejuízos para o motor. Abraço

carlos eduardo alves
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 28
Cidade/Estado : rio claro - SP
Motorização/Cor : 1.0 / prata
Código de Opcionais : b-402

Mensagem por Rafael...... em Dom Set 25 2011, 17:06

To pensando em travar o sensor MAP/MAF, com um clamper, pois com o turbo o ar de intdução sera continuo, não depende da atmosfera.

Com este travado, eu vou colocar um sistema suplementar, uma HIS, que quando efetuar a leitura positiva de pressão ira acionar o bico Extra, no caso de um carro monoponto, to pensando em um de monza....

Agora a sonda Hego? seria a lambda? que efetua a leitura ar combustivel no final do escapamento.... se for por ela que vou saber como esta a mistura.

A diminuiçao da vida util do motor eu sei, mas em pesquisas esse desgaste não é tão grosseiro, usando pouca pressão. pretendo chegar a 100 cavalos. afinal o cambio é curto e ira se comportar bem....

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por carlos eduardo alves em Seg Set 26 2011, 12:12

Rafael, vc está muito otimista em retirar quase 50% a mais de hp somente em alimentação gasolina/ar. No meu ver é impossível. Os japoneses conseguiram isso com um motor 1.0 mas com tecnologia de laboratório. Muitas peças cerâmicas e materiais especiais. Mas ficou só no esperimento. Quando eu tinha a sua idade cheguei a pensar coisas assim. Não vale a pena. Vá em frente.
A sonda HEGO é a lambda. No que adianta você ter mais um injetor de combustível se não existe espaço físico para o ar. Só haverá esse aumento de hp se houvesse espaço fisico o quê não há. Necessita de uma maior potência de explosão naquele espaço, Só com oxido nitroso ou nitroglicerina. O motor do KA, anteriormente já contava com um turbo de fábrica. Porquê retiraram? Não deu resultado algum.

carlos eduardo alves

Mensagem por oReIaAaA em Seg Out 31 2011, 09:44

bom, reprogramei o meu ontem. Vamos ver como meu carro vai se comportar agora. dps eu posto as médias..

oReIaAaA
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 576
Cidade/Estado : Marília/SP
Motorização/Cor : 1.0/Branco
Código de Opcionais : chimbiKa - Completasso!!!

Mensagem por Rafael...... em Seg Out 31 2011, 11:04

oReIaAaA escreveu:bom, reprogramei o meu ontem. Vamos ver como meu carro vai se comportar agora. dps eu posto as médias..

Sentiu alguns Hps????

Furos nos rpms???

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por carlos eduardo alves em Seg Out 31 2011, 15:08

Com certeza você irá observar uma sensível melhora, principalmente no torque e na economia. Abraço

carlos eduardo alves

Mensagem por Rafael...... em Seg Out 31 2011, 16:27

carlos eduardo alves escreveu:Com certeza você irá observar uma sensível melhora, principalmente no torque e na economia. Abraço

Não acredito em tanta melhoria não amigo.

tendo em vista que a fabrica, deixa praticamente perfeito....

E os ganhos obtidos pra min, só ocorrem em carros turbo. Sendo diesel ou gasolina. (alguns adaptados para alcool)

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por carlos eduardo alves em Ter Nov 01 2011, 11:14

Como eu disse anteriormente, "sensível melhoria". A memória de acesso aleatório (RAM) de uma centralina registra dados dos sensores que com o tempo alteram seus parâmetros de informação. Uma reinicialização sempre provoca um mapeamento mais preciso na mistura estequiométrica. Isso se for feito com o motor frio, de manhã cedo. É exatamente o que as concessionárias fazem, tão somente a reinicialização.

carlos eduardo alves

Mensagem por Rafael...... em Ter Nov 01 2011, 11:26

carlos eduardo alves escreveu:Como eu disse anteriormente, "sensível melhoria". A memória de acesso aleatório (RAM) de uma centralina registra dados dos sensores que com o tempo alteram seus parâmetros de informação. Uma reinicialização sempre provoca um mapeamento mais preciso na mistura estequiométrica. Isso se for feito com o motor frio, de manhã cedo. É exatamente o que as concessionárias fazem, tão somente a reinicialização.

É aiiii sim....

Se for o caso eles reprogramam a minha todas as revisões....

Reseta a central, sinto uma leve diferença....

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por neydesch em Qua Nov 16 2011, 00:03

Rafael...... escreveu:
carlos eduardo alves escreveu:Como eu disse anteriormente, "sensível melhoria". A memória de acesso aleatório (RAM) de uma centralina registra dados dos sensores que com o tempo alteram seus parâmetros de informação. Uma reinicialização sempre provoca um mapeamento mais preciso na mistura estequiométrica. Isso se for feito com o motor frio, de manhã cedo. É exatamente o que as concessionárias fazem, tão somente a reinicialização.

É aiiii sim....

Se for o caso eles reprogramam a minha todas as revisões....

Reseta a central, sinto uma leve diferença....

Eu reprogramei a minha semana passada conforme indicado pelo nosso amigo Carlos Eduardo...senti melhora e ficou mais economico. vou fazer outra media e volto a colocar aqui. antes fazia 7 na gas cidade com ar, agora passou para 9 com ar.

neydesch
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 81
Cidade/Estado : rio de janeiro
Motorização/Cor : 1.0 preta
Código de Opcionais : kbd1

Mensagem por carlos eduardo alves em Qua Nov 16 2011, 09:45

Felizmente as fabricantes de centrais de comando para injeção eletrônica revestem o sistema com uma série de dificuldades a fim de que nenhum "zé ruela" metido a técnico venha a inserir modificações a bel prazer. Existem pessoas especializadas em remapeamento, muito bem equipadas e cobrando muito alto para isso. Esse, com certeza, não é nenhum funcionáriio de autorizada ford, assalariado e fazendo esse tipo de serviço. O cara ganha muito, mais que um doutor.

carlos eduardo alves

Mensagem por djfernandolages em Ter Fev 21 2012, 14:48

qdo vc faz revisão na css automaticamente eles já fazem atualização da central (se disponível uma versão mais atualizada do firmware), mais não muda muito não.

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE

http://www.djfernando.br21.com

Mensagem por carlos eduardo alves em Ter Fev 21 2012, 15:47

Pelo que tenho conhecimento nenhuma concessionária faz atualização de firmware em centrais de comando. Se isso fosse verdade, teriam que fazer um recall em todos os veículos vendidos. É assinar atestado de burrice e comprovar que existe um erro de fábrica. Se um módulo necessitar de firmware, a montadora corta o contrato com a fornecedora. Uma Bosch ou uma Magnetti Marelli não fazem uma central de comando para corrigí-la depois. Isso nunca existiu no mundo, quanto mais aqui no Brasil. O que é feito, é somente uma reinicialização ou seja, um reset no programa. Atendente de concessionária fala o que bem entender para o leigo e ele acredita, e paga. Existe otário para tudo. Firmware é feito em programinha de cecular, em computador caseiro e alguns outros aparelhinhos eletrônicos. Para mudar o programa de uma ECU ela tem que ser desmontada por técnico, ela dispões de diversos expedientes internos que não deixam ou impossibilitam a modificação do programa na ROM por atualização de software. Como já disse, um tecnico desse gabarito ganha mais que um bom médico. Não existe nenhuma empresa que tenha um cara como esse como "funcionário", geralmente o cara é sócio ou dono da empresa, jamais empregadinho de concessionária.

carlos eduardo alves

Mensagem por djfernandolages em Ter Fev 21 2012, 21:35

Carlos, existe sim atualização do software e são feitos nas css's se estiverem com problemas (problemas estes que muitas vezes não são informados aos clientes por não admitirem que erraram), respeito sua opinião mas não falaria nada de que não tivesse conhecimento.

PS: existe até equipamento para fazer isso, dá uma olhada
http://saopaulo.evisos.com.br/simulador-de-central-de-injeao-eletronica-ecu-com-id-139216

Aqui um link falando sobre atualização da central do Fox (se enquadra em qualquer carro)
http://oficinabras.dominiotemporario.com/index.php/reportagens-tecnicas/954

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por carlos eduardo alves em Qua Fev 22 2012, 09:48

Caro companheiro, as informaçõpes que repasso tem o endosso de altos funcionários da engenharia da FORD do Brasil bem como de meu conhecimento de técnico nesse tipo de assunto. Esse aparelho que vc cita no seu link é um simulador de ECU para testes de sensores e outros mais "FORA DO AUTOMÓVEL", ou seja, na bancada. Continuo lhe afirmando, as montadoras e as fabricantes de centrais não disponibilizam firmware para as centrais em uso. Quem faz isso são técnicos particulares que efetuam mudanças "na unha" dos parâmetros com leitores e gravadores de EEPROM bem como de parâmetros modificados por terceiros. Veículos de um ano para outro muitas vezes apresentam centrais com códigos diferentes (outros parâmetros) que podem não funcionar corretamente em veículos de anos anteriores. Software é o sistema OPERACIONAL enquanto que os PARÂMETROS são os dados para que ocorra a mistura estequiométrica.

carlos eduardo alves

Mensagem por djfernandolages em Qua Fev 22 2012, 10:42

ok, relax irmão, não estamos aqui para brigar, estamo seguindo o objetivo do fórum, troca idéias e conhecimento, só citei que dava de fazer atualização, pois vi com meus próprios olhos sendo feita atualização na Ecosport que temos aqui em casa, tinha o mardito problema de travar no álcool mesmo com gasosa, afogava e não pegava mais, foi resetado 3 vezes mais não resolveu, até que levamos para a css pela quarta vez e eles atualizaram realmente o software, apagaram todas as informações da eeprom e gravaram do zero, realmente se o software era original da magneti não sei, mais que foi trocado software antes de condenar a central foi e resolveu o problema, obrigado pelas suas informações, abraço.

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por carlos eduardo alves em Qua Fev 22 2012, 11:42

Me desculpe se me expressei mal ou de qualquer outra forma que tenha pensado que estivesse brigando contigo. Não estou. Existem concessionárias que substituem a memoria ROM (comprada particularmente de técnicos 50,00 a base de troca sem interveniência da FORD) Eles abrem sua ECU e substituem o CI que é soqueteado (processo mecânico). Uma eeprom é apagada por raios ultravioletas na lente central, e não como é feito com computadores. abraços e um beijo no coração.

carlos eduardo alves

Mensagem por djfernandolages em Qua Fev 22 2012, 12:50

falow, abração

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rafael...... em Qua Fev 22 2012, 17:32

carlos eduardo alves escreveu:Pelo que tenho conhecimento nenhuma concessionária faz atualização de firmware em centrais de comando. Se isso fosse verdade, teriam que fazer um recall em todos os veículos vendidos. É assinar atestado de burrice e comprovar que existe um erro de fábrica. Se um módulo necessitar de firmware, a montadora corta o contrato com a fornecedora. Uma Bosch ou uma Magnetti Marelli não fazem uma central de comando para corrigí-la depois. Isso nunca existiu no mundo, quanto mais aqui no Brasil. O que é feito, é somente uma reinicialização ou seja, um reset no programa. Atendente de concessionária fala o que bem entender para o leigo e ele acredita, e paga. Existe otário para tudo. Firmware é feito em programinha de cecular, em computador caseiro e alguns outros aparelhinhos eletrônicos. Para mudar o programa de uma ECU ela tem que ser desmontada por técnico, ela dispões de diversos expedientes internos que não deixam ou impossibilitam a modificação do programa na ROM por atualização de software. Como já disse, um tecnico desse gabarito ganha mais que um bom médico. Não existe nenhuma empresa que tenha um cara como esse como "funcionário", geralmente o cara é sócio ou dono da empresa, jamais empregadinho de concessionária.

Amigo o sistema do nosso veiculo não é microhibrido? ou seja ele mesmo se adequa as condições, banindo esse sistema mecionado com eprom, ou Rom......

Eu acredito na possibilidade de atualização do sistema de injeção sim, creio que se considera os recall branco, quando a finalidade não interfere na segurança nem aquele blabla todo....

Não sou nenhum perito, com PHD em tecnologia, mas a VW mesmo reconheceu o defeito no sistema de lubrificação nos motores do novo gol nem por isso foi obrigada a fazer um recall.

Posso até ta falando besteira comparando sistemas micro hibridos, afinal não entendo muito......

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por carlos eduardo alves em Qui Fev 23 2012, 08:55

Companheiro: o princípio básico para se manter um software gravado em um determinado equipamento, ou é em disco rígido ou memória de acesso aleatório ou ROM. Me esclarece onde fica gravado o sistema operacional do "microhíbrido"? O que estamos debatendo aqui, há muito tempo, é a inexistência de um técnico desse gabarito nas concessionárias e não a impossibilidade da troca do sistema operacional de uma ECU. A autorizada só troca componentes defeituosos, não conserta nada. Qualquer sensor ou ECU que apresentar problemas, é substituído, assim afirma meu irmão chefe da manutenção de uma concessionária. Abraços

carlos eduardo alves

Mensagem por Rafael...... em Qui Fev 23 2012, 13:26

carlos eduardo alves escreveu:Companheiro: o princípio básico para se manter um software gravado em um determinado equipamento, ou é em disco rígido ou memória de acesso aleatório ou ROM. Me esclarece onde fica gravado o sistema operacional do "microhíbrido"? O que estamos debatendo aqui, há muito tempo, é a inexistência de um técnico desse gabarito nas concessionárias e não a impossibilidade da troca do sistema operacional de uma ECU. A autorizada só troca componentes defeituosos, não conserta nada. Qualquer sensor ou ECU que apresentar problemas, é substituído, assim afirma meu irmão chefe da manutenção de uma concessionária. Abraços

Cara não estou questionando seu post. Entendo o seguinte.

Pelo que eu entendi, em pesquisas antigas, nossos sistemas micro-híbridos, são autorregulador, então pegam parâmetros de ar temperatura, e combustível, e cruza com o modo de utilização do veiculo. (aceleração) assim para se adequar para melhor maneira de consumo e aceleração.

Creio eu que apenas 1 oficina especializada para realizar a troca do chip da ECU. seria a nascar, pois meu padrastro tinha uma marea turbo, e efetuou a troca da turbina, juntamento com o remapeamento do sistema gerando 260 cv.

Ai eu mesmo questionei ele, sobre o sistema micro hibrido se realmente ele fizeram alguma coisa, pois o sistema efetuaria a leitura e se adequaria as novas condições do motor. Ai fica minha duvida.

Muito complicado discutir sobre esse sistema, eu não tenho conhecimento técnico para dialogar, apenas essa questão do carro do meu padrasto.

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por carlos eduardo alves em Qui Fev 23 2012, 17:16

Caro Rafael: micro híbrido, pró-logic, plus e outros mais, são apelidos que fabricantes colocam em seus equipamentos. A ECU ou seja a "unidade central eletrônica", é um computador com tantas ou mais complexidades igual ao seu computador de casa. Ela tem um processador, no lugar do disco rígido, memoria ROM, onde está gravado o sistema operacional (segredo industrial) e memoria RAM como todos os computadores. Tem ainda, fontes estabilizadas, controladores de potência etc. Tudo isso para controlar a mistura estequiométrica de um motor em qualquer regime. Para tanto, o motor terá que dispor de uma série de sensores que informarão a ECU dos parâmetros que ela necessita, tais como: sensor de borboleta, de pressão atmosférica, de temp. do ar, de temp. do motor, de CO2 (lambda), de posição dos pistões (hall), de detonação etc. Sem essas informações e ECU não faz nada corretamente. Dificilmente a queima ou defeito de um sensor faz o motor parar, com excessão de alguns críticos, mas na maioria dos casos a ECU detecta o defeito e coloca um parâmetro interno fixo e registra na relação de defeitos para posterior leitura e substituição. Isso é um sistema "hibrido". Micro, todos são pela sua complexidade, de um ford KA ao Rolls Royce, o princípio é o mesmo. Dizer que uma concessionária tem um tecnico com o gabarito e equipamentos caríssimos para remapear EEPROM de ECU é o mesmo que pedir para um médico curar mutilados de guerra com cotonetes e merthiolate. Um técnico desses não se submete a ser empregadio de ninguém. Sou "quase" engenheiro eletrônico especializado em microeletrônica e não faço isso, ainda. É o mesmo que colocar o Ivo Pitangui para trabalhar em PS do SUS. Abraço

carlos eduardo alves

Mensagem por alex63 em Sex Fev 24 2012, 11:47

Carlos,

Concordo com vc 100%. Alem do mais não é só sair " futucando" tudo em termos de reprogramação. Tem de ter equipamentos, e são todos caríssimos !! Tem de modificar , testar em dinamometro enfim. Como vc muito bem informou, não é para qualquer um !!! Sou Engenheiro eletronico tbm, trabalho na área de telecomunicações e ja tentei me aventurar nesta área, mais o custo inviabiliza qq iniciativa.... No passado era muito mais fácil.. era so alterar carburação, curva de avanço, ponto, comando e etc...... Hoje, quando o carro apresenta problema se vc não tiver um scanner por mais simples que seja , vc não faz nada! E mesmo tento um scanner não significa que vc vai achar o defeito de uma vez.... Ae vai a parte do conhecimento da ECU, conehcimento geral do sistema, ciclos e etc....

Abcs

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Rafael...... em Sex Fev 24 2012, 14:14

carlos eduardo alves escreveu:Caro Rafael: micro híbrido, pró-logic, plus e outros mais, são apelidos que fabricantes colocam em seus equipamentos. A ECU ou seja a "unidade central eletrônica", é um computador com tantas ou mais complexidades igual ao seu computador de casa. Ela tem um processador, no lugar do disco rígido, memoria ROM, onde está gravado o sistema operacional (segredo industrial) e memoria RAM como todos os computadores. Tem ainda, fontes estabilizadas, controladores de potência etc. Tudo isso para controlar a mistura estequiométrica de um motor em qualquer regime. Para tanto, o motor terá que dispor de uma série de sensores que informarão a ECU dos parâmetros que ela necessita, tais como: sensor de borboleta, de pressão atmosférica, de temp. do ar, de temp. do motor, de CO2 (lambda), de posição dos pistões (hall), de detonação etc. Sem essas informações e ECU não faz nada corretamente. Dificilmente a queima ou defeito de um sensor faz o motor parar, com excessão de alguns críticos, mas na maioria dos casos a ECU detecta o defeito e coloca um parâmetro interno fixo e registra na relação de defeitos para posterior leitura e substituição. Isso é um sistema "hibrido". Micro, todos são pela sua complexidade, de um ford KA ao Rolls Royce, o princípio é o mesmo. Dizer que uma concessionária tem um tecnico com o gabarito e equipamentos caríssimos para remapear EEPROM de ECU é o mesmo que pedir para um médico curar mutilados de guerra com cotonetes e merthiolate. Um técnico desses não se submete a ser empregadio de ninguém. Sou "quase" engenheiro eletrônico especializado em microeletrônica e não faço isso, ainda. É o mesmo que colocar o Ivo Pitangui para trabalhar em PS do SUS. Abraço

Hummmmm.... Muito bem explicado....

agora entendi....

KKKKKKKKKKKkkkk......

valew cara e foi um prazer adquirir conhecimento com vc....

Rafael......
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por carlos eduardo alves em Sex Fev 24 2012, 14:42

[quote="alex63"]Carlos,

Concordo com vc 100%. Alem do mais não é só sair " futucando" tudo em termos de reprogramação. Tem de ter equipamentos, e são todos caríssimos !! Tem de modificar , testar em dinamometro enfim. Como vc muito bem informou, não é para qualquer um !!! Sou Engenheiro eletronico tbm, trabalho na área de telecomunicações e ja tentei me aventurar nesta área, mais o custo inviabiliza qq iniciativa.... No passado era muito mais fácil.. era so alterar carburação, curva de avanço, ponto, comando e etc...... Hoje, quando o carro apresenta problema se vc não tiver um scanner por mais simples que seja , vc não faz nada! E mesmo tento um scanner não significa que vc vai achar o defeito de uma vez.... Ae vai a parte do conhecimento da ECU, conehcimento geral do sistema, ciclos e etc....

Abcs
O que ninguém sabe, é que esses equipamentos em que vc consegue adentrar ao cérebro de uma ECU, nem sempre consegue visualizar outras marcas. As centrais são feitas diferentemente, mesmo pelo mesmo fabricante. Vc é obrigado a ter um equipamento que muitas das vezes não sabe quando irá usá-lo novamente, com exceção dos simuladores de ECU para bancada. É uma "brincadeira" muito cara. Os scaners acabam te mostrando que está tudo em ordem e na verdade existe um tremendo defeito. Os mais sérios são aqueles defeitos intermitentes que não aparecem em nenhum scaner. Aí entra o conhecimento empírico e as deduções lógicas. Um amigo meu trocou o sensor de temperatura do motor várias vezes, a mando de um mecânico que dispunha de um scaner. Eu descobri que todos os sensores trocados estavam bons; a informação não chegava à ECU por um fio interrompido dentro do chicote. Vc sabe, tanto quanto eu, que gravar e desgravar um EEPROM e como fazer cirurgia em cérebro, voce pode matar o paciente ou deixar aleijado, sem contar que necessita de equipamentos especiais e conhecimentos profundos, esquemas e programas especificos. Só não me aventurei, ainda, nessa área, porque o custo/retorno é por demais duvidoso. Tem ainda aqueles que fazem uma pequena mudança na alimentação e afirmam, categóricamente, que o veículo "agora está com 260 hp", sem sequer conhecerem o que é um dinamômetro e para que serve. (talvez só laboratórios dos grandes fabricantes dispõe de um...). Qualquer defeitinho em uma ECU, o cara troca uma peça de 5,00 e cobra 400,00. Esse cara vai trabalhar de empregado? Só se beber água de chuveiro, palmito ou algo parecido. Abraços

carlos eduardo alves

Mensagem por alex63 em Sex Fev 24 2012, 15:00

Verdadeiro!!! Apagar e re-escrever eprom é um risco, fiz muito isto nos velhos tempos da Cobra computadores !!! E muitas vezes iam pro saco!!! Hehehe , a gente sabe exatamente o que esta falando ! Eu mesmo, tomei um couro danado na Fiat strada que eu tinha, ela quase sempre " ranhetava" para pegar e pegava meio manca, no scanner nada... isso só acontecia na gasolina, no alcool sempre 100%, troquei de posto, mudei gasolina testei pressão de bomba e tudo 100%. No scanner próprio da Fiat e em outros nada sem erro, ja estava ficando P... da vida. ate que cismei de instalar um scanner xingue-lingue e um notebook no carro e ficar rodando com ele direto, e neste ponto eu ja sabia como fazer o defeito acontecer, pois so acontecia com o carro quente, e depois de ficar parado entre 10 a 15 minutos.. parecia que afogava , mais não era isso ! Em um determinado momento, vi que havia um comportamento extranho no sensor de efeito hall da polia do virabrequim... removi ele, testei em outro carro igual e nada tudo certo! Resolvi então, deixar eles trocados ou seja o meu , no outro carro e o do outro carro no meu. Ficamos assim por mais de dois meses.. até que finalmente o defeito se mostrou no outro carro... É ai que vai a experiencia, o feeling.... Depois comparei os dois sensores, eram exatamente iguais, exceto que um tinha os fios bem maiores que o do outro.... e a impedancia ligeiramente diferente.. acredito que era isso !!! Enfim troquei ele e fui feliz !!

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por carlos eduardo alves em Sex Fev 24 2012, 15:53

Quer uma opinião Alex ? defeito típico de mal contato no soquete. Vc o colocou no outro veículo e ele ficou funcionando por dois meses até apresentar o problema. Funcionou pelo simples fato de tirar de um e por em outro soquete. Tive um defeito idêntico que o motor ficava funcionando só com 3 cilindros. Era um mal contato no soquete do primário do trafo de AT. Dei uma de relojoeiro no soquetinho e nunca mais deu o problema. O que mais ocorre nesses defeitos cabeludos são esses mal contatos em soquetes. Apesar de serem a prova dágua, esses soquetes às vezes estão arrombados. O Scaner também não mostra isso. Abraço

carlos eduardo alves

Mensagem por alex63 em Sex Fev 24 2012, 21:06

Também Achei que poderia ser isto.

Só que não era não ! Estava tudo perfeito, este carro nunca foi reparado ou revisado por outra pessoa alem de mim mesmo !

Eu acredito que havia um problema memso de impedancia e que gerava sinal de forma irregular.

Abcs

carlos eduardo alves escreveu:Quer uma opinião Alex ? defeito típico de mal contato no soquete. Vc o colocou no outro veículo e ele ficou funcionando por dois meses até apresentar o problema. Funcionou pelo simples fato de tirar de um e por em outro soquete. Tive um defeito idêntico que o motor ficava funcionando só com 3 cilindros. Era um mal contato no soquete do primário do trafo de AT. Dei uma de relojoeiro no soquetinho e nunca mais deu o problema. O que mais ocorre nesses defeitos cabeludos são esses mal contatos em soquetes. Apesar de serem a prova dágua, esses soquetes às vezes estão arrombados. O Scaner também não mostra isso. Abraço

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:10

Conteúdo patrocinado

Página 6 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: