Old ka morre, acende a luz do arrefecimento, mas sistema está normal - ajuda.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Old ka morre, acende a luz do arrefecimento, mas sistema está normal - ajuda.

Mensagem por dan79 em Ter Ago 14 2012, 15:35

Oi pessoal,

Tenho um Old ka 2007 1.0, gasolina, com 95mil km, bem conservado. De uma semana pra cá ele morreu e quase morreu em dois dias diferentes (perdia força, quase desligava e acendia a luz do arrefecimento). Nas duas ocasiões parei logo e desliguei o carro. Levei numa oficina de confiança e eles não encontraram nada errado no sistema de arrefecimento, ventoinha disparando normal, tudo em ordem (também já troquei a válvula termostática há seis meses atrás, fiz revisão completa do sistema arrefecimento, troquei sensor, reservatório, e mais algumas peças nessa época).
Bom, o mecânico me perguntou se o carro ferveu, mas como não tem o ponteiro de temperatura, realmente não tenho como saber. Na minha opinião não ferveu, mas vai saber...
Ele levantou a hipótese então de ter queimado a junta do cabeçote, mas o óleo está normal, na cor normal. Não aparenta estar misturando com água. Ele levantou essa hipótese porque viu água pelo escapamento, mas isso pode ser combustível adulterado, então não quis abrir o cabeçote sem ter uma pista mais segura de que esse é o problema mesmo. Ele pediu para verificar pela manhã se o óleo está misturando com água, se tem bolhas na vareta do óleo.
Alguém tem experiência no problema? Meu carro é bem conservado e bem cuidado, mas sou o segundo dono (desde os 71 mil km).
Estou pensando em instalar um marcador de temperatura do motor e ir observando, pra ver se o carro está esquentando demais ou não... e ir olhando o óleo, pra ver se está misturando com água. E aí? Estou no caminho certo? O que mais poderia ser?
Obrigado!

Última edição por dan79 em Ter Ago 14 2012, 15:52, editado 1 vez(es)

dan79
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 6
Cidade/Estado : salvador/bahia
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : ar

Re: Old ka morre, acende a luz do arrefecimento, mas sistema está normal - ajuda.

Mensagem por alex63 em Ter Ago 14 2012, 15:49

Amigo,

Vc esta quase no caminho certo... mais se a junta estiver queimada, dependendo da posição onde ela queimou, ela não mistura com o óleo, mais é queimada junto com a combustão. Então neste caso fique monitorando se há consumo de água. Olhe também a tampa do abastecimento do óleo pela manha , se houver umidade ou se estiver esbranquiçada com certeza queimou junta.

Agora, se nada disto estiver acontecendo, sugiro levar em uma oficina que tenha escaner e analisar os dados da ECU. Se não houver erro algum, peça para verificar tbm a compressão dos cilindros, pressão de combustível.

Pode ser algum tipo de problema elétrico , ou pode ser apenas combustível adulterado !

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Re: Old ka morre, acende a luz do arrefecimento, mas sistema está normal - ajuda.

Mensagem por dan79 em Ter Ago 14 2012, 16:12

Valeu Alex! vou verificar a tampa do reservatório do óleo amanhã. Tenho quase certeza que o mecânico passou o scanner e deu tudo normal também, vou confirmar isso.
O nível de água baixou muito pouco, estava ainda acima do nível mínimo.
Se for o cabeçote mesmo, é arriscado eu rodar somente até as oficinas se o óleo e água ainda estão normais?

dan79
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por alex63 em Ter Ago 14 2012, 16:16

Dan,

Sempre há um risco... mais fique atento e boa sorte.

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Lasek em Ter Ago 14 2012, 16:35

alex63 escreveu:Amigo,

Vc esta quase no caminho certo... mais se a junta estiver queimada, dependendo da posição onde ela queimou, ela não mistura com o óleo, mais é queimada junto com a combustão. Então neste caso fique monitorando se há consumo de água. Olhe também a tampa do abastecimento do óleo pela manha , se houver umidade ou se estiver esbranquiçada com certeza queimou junta.

Agora, se nada disto estiver acontecendo, sugiro levar em uma oficina que tenha escaner e analisar os dados da ECU. Se não houver erro algum, peça para verificar tbm a compressão dos cilindros, pressão de combustível.

Pode ser algum tipo de problema elétrico , ou pode ser apenas combustível adulterado !

Abcs

Exatamente Alex63 minha parati baixava agua e tava com a junta queimada e sumia agua pelo escapamento... deu uma plainada no cabeçote junta nova e fico beleza!!!

E amigo a tampa do reservatorio de expansão da muito problema tb no meu ka baixava agua porq a tampa tava com defeito!! o certo era os mecanicos usarem aquele manometro pra medir a pressão da tampa mas ninguem faz isso! experimente trocar a tampa custa na faixa de 5 reais!

Lasek
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1585
Cidade/Estado : Porto Alegre RS
Motorização/Cor : 1.0 RED
Código de Opcionais : RODAS ENKEI 17, molas esportivas JJ especiais e suspa fixa!!!, modulo Banda 4.8, Sub papão de 12", Som pioneer lamp. diamond vision, manometro cronomac temperatura e bateria Extra de 70 AH. aux, MIlhas e xenon de 8000K, led nas placas e na ré, pingo

Mensagem por dan79 em Ter Ago 14 2012, 19:54

Obrigado Alex e Lasek!!

dan79
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por alex63 em Qua Ago 15 2012, 09:52

Dan,

Só por favor não se esqueça de postar aqui a solução ok ? Pois isto serve de base para vários outros colegas !

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por dan79 em Sex Ago 17 2012, 17:51

Acabei levando o carro ontem em outra oficina. Tinha olhado a tampa do reservatório de óleo e não tinha nenhuma mancha esbranquiçada. Também nenhum sinal de bolhas na vareta do óleo. Nessa outra oficina eles encontraram um problema na válvula termostática, ela as vezes funcionava e as vezes não. Então o serviço ficou em trocar a válvula, sensor e carcaça da válvula, além de fazer a limpeza preventiva do sistema. Tirei o carro hoje e aparentemente está normal. Mesmo assim vou instalar um marcador de temperatura do motor. Alguém de Salvador me indica uma loja boa?

P.S.: Segundo o mecânico dessa oficina, a junta do cabeçote está normal. Não abri o motor.

dan79
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Reginaldo em Sex Ago 17 2012, 21:06

Cara, não sou de Salvador, permita lhe dar uma dica: dê uma olhada no site da Tuning part's, parceira aqui do fórum, tem uns marcadores digitais de temperatura, iluminação na cor azul( valor maior) e vermelha, legal para caramba e preço bom com os descontos.

Já efetuei a troca da válvula termostática do meu KA, depois da bomba de combustivel, essa foi a 2ª peça mais cara troquei. Geralmente quando o carro apresenta problema no cabeçote, ele solta fumaça branca ao dá partida.

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 825
Cidade/Estado : Rio Grande do Norte
Motorização/Cor : --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais : #FAIL

Mensagem por dan79 em Sab Ago 18 2012, 20:44

Vou olhar, valeu!!

dan79
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 08:50

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: