Duvida com instalação de modulos 2 ohms com sub 4 ohms.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Duvida com instalação de modulos 2 ohms com sub 4 ohms.

Mensagem por PacoMed em Qui Ago 30 2012, 10:08

Ola pessoal, bom dia.
Entendo o básico sobre combinação de módulos e subs quanto a imperdancia, sei também que se um modulo de 2 ohms for instalado com um sub de 4 ohms, ele vai acabar funcionando com uma potencia abaixo de sua capacidade..
Minha duvida e o seguinte:
Tenho um modulo de 1200 rms a 2 ohms e 600 rms a 4ohms, e 2 sub 350 rms 2x4 ohms. Gostaria de saber na opinião de vcs qual seria a melhor instalação.
No meu caso os sub estão instalados primeiro em paralelo (bobina dupla 4+4 resultando 2 ohms cada) e depois em serie (2+2, somando os 4 ohms finais)
Com tudo isso tenho meu modulo jogando 600 rms pros 700 rms dos subs, o som na minha opnião está perfeito, porém me vem uma duvida, o que aconteceria se eu comprasse um reparo de tweeter, corneta ou falante de 4 ohms e ligasse na saida do modulo em paralelo? Será que a impedancia final cairia para 2 ohms casando bem com o modulo?
No caso usaria o reparo ou bobina sem casco, como resistência apenas pra cair a impedância, (provavelmente uma de 100 a 200 rms a 4 ohms) ai no final ficaria uns 800 rms para 1200 do modulo.
Outra coisa que me veio a mente, poderia usar um capacitor de 22uf por exemplo na bubina pra nao deixar ela receber baixas frequencias, mais de qualquer forma ela so vai esquentar, pois vai passar corrente, porém nao vai ter atrito em lugar nenhum, e como ela ja e feita pra esquentar acredito que nao queimaria.
O que acham dessa viagem toda?
Como to satisfeito com meu som provavelmente não vou usar isso, mais to com esse trem na cabeça. (ja pensei ate em colocar e testar com um multimetro so pra ver o resultado se fica em 2 ohms mesmo)
Fico na espera por opiniões.

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.

Re: Duvida com instalação de modulos 2 ohms com sub 4 ohms.

Mensagem por Luquinha em Qui Ago 30 2012, 11:14

eu axo que seria interessante voce tonar os 2 sub a 4 ohms, pq quando casar eles irao virar 2 ohms totall, casando com o modulo!!

Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1368
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : 0

Mensagem por OnTheMind em Qui Ago 30 2012, 11:47

PacoMed escreveu:Ola pessoal, bom dia.
Entendo o básico sobre combinação de módulos e subs quanto a imperdancia, sei também que se um modulo de 2 ohms for instalado com um sub de 4 ohms, ele vai acabar funcionando com uma potencia abaixo de sua capacidade..
Minha duvida e o seguinte:
Tenho um modulo de 1200 rms a 2 ohms e 600 rms a 4ohms, e 2 sub 350 rms 2x4 ohms. Gostaria de saber na opinião de vcs qual seria a melhor instalação.
No meu caso os sub estão instalados primeiro em paralelo (bobina dupla 4+4 resultando 2 ohms cada) e depois em serie (2+2, somando os 4 ohms finais)
Com tudo isso tenho meu modulo jogando 600 rms pros 700 rms dos subs, o som na minha opnião está perfeito, porém me vem uma duvida, o que aconteceria se eu comprasse um reparo de tweeter, corneta ou falante de 4 ohms e ligasse na saida do modulo em paralelo? Será que a impedancia final cairia para 2 ohms casando bem com o modulo?
No caso usaria o reparo ou bobina sem casco, como resistência apenas pra cair a impedância, (provavelmente uma de 100 a 200 rms a 4 ohms) ai no final ficaria uns 800 rms para 1200 do modulo.
Outra coisa que me veio a mente, poderia usar um capacitor de 22uf por exemplo na bubina pra nao deixar ela receber baixas frequencias, mais de qualquer forma ela so vai esquentar, pois vai passar corrente, porém nao vai ter atrito em lugar nenhum, e como ela ja e feita pra esquentar acredito que nao queimaria.
O que acham dessa viagem toda?
Como to satisfeito com meu som provavelmente não vou usar isso, mais to com esse trem na cabeça. (ja pensei ate em colocar e testar com um multimetro so pra ver o resultado se fica em 2 ohms mesmo)
Fico na espera por opiniões.

PacoMed, não dá certo por diversos motivos:

- Colocando uma bobina de 4Ohms "solta", sem estar dentro do conjunto magnético de um falante, ela vai esquentar rapidamente, alterando sua impedância para maior valor, podendo chegar a mais do 8OHms.

- Pelo fato de não estar dendro do GAP, e consequentemente não estar em movimento, a refrigeração fica prejudicada e ela pode queimar tão rápido quanto vai aquecer.

- Quando se faz ligação série/paralelo deve se ter o cuidado de ter a mesma quantidade de equipamentos em cada "lado" das ligações, pois a potência será dividida igualmente entre esses grupos, ou seja, você teria dois falantes de um "lado" e uma bobina do outro, assim a potência seria dividida em 50% para os dois falantes e 50% para a bobina.

- Novamente por estar mais aquecida que as demais, vai "puxar" ainda mais potência do módulo, e o resultado será inverso ao desejado, tocando menos do que está agora.

Você já viu algum vídeo do pessoal testando a potência de um amplificador? Eles conectam uma resistência em espiral com a impedância do módulo, para simular a bobina de um falante (exatamente como pensou fazer), e colocam dentro de um balde com água. Em pouco tempo a água começa a ferver, pois ela funciona exatamente como a resistência de um chuveiro elétrico, já que é natural a dissipação térmica em qualquer resistência.

Valews. Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por PacoMed em Qui Ago 30 2012, 14:16

Luquinha escreveu:eu axo que seria interessante voce tonar os 2 sub a 4 ohms, pq quando casar eles irao virar 2 ohms totall, casando com o modulo!!

Luquinha, não tem como porque os subs sao 4+4, ou seja, eles funcionao a 2 ou a 8 ohms cada.

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por PacoMed em Qui Ago 30 2012, 14:30

OnTheMind, imaginei que poderia ocorrer essa divisão como vc disse, como havia falado la em cima, nao pretendo fazer isso no meu som, to gostando dele do jeito que ta, e mais por curiosidade mesmo, querendo saber se funcionaria ou nao.
Ja vi sim essa medida de potencia, e achei bem curiosa, tava pensando em conferir os meus modulos, mais nao tenho aquele aparelho que mede a onda pra ver se estao quadradas e tal.
Nao imaginei que fosse esquentar nao, ja que nao iria ter ação do imã sobre ela.
Valeu por tirar as duvidas..

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:59

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: