Ka 1.6 flex - cabeceando quando acelera

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ka 1.6 flex - cabeceando quando acelera

Mensagem por rubim em Seg Set 03 2012, 22:52

Peguei semana passada um ka flex 1.6 2008/2008 muito novo, com apenas 30 mil km. Achei o carro ótimo, mas tem um detalhe que não sei se está ok. É que quando estou com o pé leve e acelero de uma vez em vez de ir ele dá uma enguiada, dá aquela parada primeiro e só depois é que acelera. É como se desse uma freada e depois só é que acelera. Passei um scanner e não deu erro. Troquei vela e cabo por marca bosch e não melhorou nada. Alguém já viu isso? Alguma dica. Agradeço alguma informção.

rubim
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 2
Cidade/Estado : Brasilia/df
Motorização/Cor : 1.6/vermelho
Código de Opcionais : ar e direção

Re: Ka 1.6 flex - cabeceando quando acelera

Mensagem por Dragoniten em Qua Out 10 2012, 23:35

Peguei meu Ka 2009 1.6 Tecno no em Abril desse ano, e percebi que ele também faz isso.

Dá impressão que a injeção não consegue compensar rápido o suficiente e não por alguns centésimos de segundo, entra muito ar e a mistura fica muito pobre, e isso dá uma "desacelerada".

É estranho mesmo, mas fico "feliz", de certa forma, de saber que não sou o único.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por alex63 em Qui Out 11 2012, 07:21

Rubin,

Mande verificar cabos de vela e velas, e troque-os se necessário.

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por matheus299 em Qui Out 11 2012, 08:09

Meu carro sempre foi assim. Primeiro que injeção original não da a chamada "aceleração rápida", que é quando se dá aquelas famosas pisadas rápidas no acelerador, ela não corrige em tempo suficiente e nem é preparada pra isso, pra economia de combustível.

Na verdade com um hallmeter podes ver.. é o contrário, o carro engorda quando se enfia o pé de uma vez, e isso faz ele dar essa "embolada" e depois ir..daí vc tem que colocar o pé gradativamente que o carro vai.. é mais ou menos isso..

Eu mesmo sempre disso que o meu carro, mesmo original, nunca teve um acerto liso.
Minha opinião, pode ser perfeccionismo.

matheus299
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 127
Cidade/Estado : Americana/SP
Motorização/Cor : 1.6 Preto
Código de Opcionais : Completo / TECNO

Mensagem por alex63 em Qui Out 11 2012, 10:47

No 2011/2012 1.6, no álcool não faz isto em hora nenhuma. Na Gasolina ele faz isto mais muito discretamente. E eu amenizei/ praticamente eliminei isso mudando a abertura dos eletrodos, de 1,1mm para 0,8mm .

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Qui Out 11 2012, 12:51

alex63 escreveu:Rubin,

Mande verificar cabos de vela e velas, e troque-os se necessário.

Abcs
Velas e cabos de vela trocados assim que peguei o bichinho.

matheus299 escreveu:Meu carro sempre foi assim. Primeiro que injeção original não da a chamada "aceleração rápida", que é quando se dá aquelas famosas pisadas rápidas no acelerador, ela não corrige em tempo suficiente e nem é preparada pra isso, pra economia de combustível.

Na verdade com um hallmeter podes ver.. é o contrário, o carro engorda quando se enfia o pé de uma vez, e isso faz ele dar essa "embolada" e depois ir..daí vc tem que colocar o pé gradativamente que o carro vai.. é mais ou menos isso..

Eu mesmo sempre disso que o meu carro, mesmo original, nunca teve um acerto liso.
Minha opinião, pode ser perfeccionismo.
Então na verdade a injeção é rápida (burra) demais pra quantidade de ar que entra? Faz sentido, na verdade eu chutei dizendo que ficaria pobre, pois poderia ser um dos dois extremos tongue

alex63 escreveu:No 2011/2012 1.6, no álcool não faz isto em hora nenhuma. Na Gasolina ele faz isto mais muito discretamente. E eu amenizei/ praticamente eliminei isso mudando a abertura dos eletrodos, de 1,1mm para 0,8mm .

Abcs
Estou andando com álcool na última semana, e não reparei se faz ou não, tenho que experimentar. Antes estava com a gasolina e isso acontecia com frequência.
Você saberia me dizer a vantagem/desvantagem em diminuir a abertura dos eletrodos? Abs.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por alex63 em Qui Out 11 2012, 14:29

A Vantagem de diminuir a folga dos eletrodos fica somente pelo fato da " centelha" pular de forma melhor e fica menos sensível a este efeito. E com o tempo com o desgaste natural a distancia vai aumentando e este " defeito" que você menciona fica muito mais evidente, e isto é em qualquer carro..... Não é privilégio do KA não... O Palio aqui de casa faz isto também na gasolina e quando fica evidente, já sei que esta na hora de limpar/regular ou trocar .

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Dragoniten em Qui Out 11 2012, 22:18

alex63 escreveu:A Vantagem de diminuir a folga dos eletrodos fica somente pelo fato da " centelha" pular de forma melhor e fica menos sensível a este efeito. E com o tempo com o desgaste natural a distancia vai aumentando e este " defeito" que você menciona fica muito mais evidente, e isto é em qualquer carro..... Não é privilégio do KA não... O Palio aqui de casa faz isto também na gasolina e quando fica evidente, já sei que esta na hora de limpar/regular ou trocar .

Abcs

Realmente é como você falou, testei hoje e não acontece com álcool.

Breve dúvida, se você souber me explicar. Li em alguns fóruns que o pessoal aumenta a folga em 0,2mm, até o limite do manual do carro, e dizem que melhora um pouco o consumo, mas também correndo risco da centelha não ocorrer por conta da grande abertura, e também da centelha pular pro bloco do motor, sobreaquecendo a bobina, algo assim. Você saberia me dizer por que que melhora a performance/consumo? Acontece uma queima melhor do combustível? Abs.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por alex63 em Sex Out 12 2012, 06:20

Cara, para nem perder muito tempo, não aconselho a fazer isso! Pois você irá sacrificar sua bobina, e reduzir a vida útil dela ! Pois a centelha terá mais dificuldade em " pular" e com isso a bobina ficará sacrificada.

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por matheus299 em Sab Out 13 2012, 09:18

Resumindo, fica melhor mas a bobina e o sistema de ignição original não dá conta. Daí você precisa de um sistema de ignição de alta potência, pra conseguir produzir uma centelha com eficiência.

Mas fica melhor sim.

matheus299
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 127
Cidade/Estado : Americana/SP
Motorização/Cor : 1.6 Preto
Código de Opcionais : Completo / TECNO

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:36

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo