Verdades e Mitos do Novo Ka

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Verdades e Mitos do Novo Ka

Mensagem por Renato F. em Qui Nov 27 2008, 20:08

Pessoal,

Lendo alguns outros tópicos do fórum percebi que cada um que pegou o carro teve uma orientação diferente do vendedor ou do consultor da Ford. Gostaria que esse fosse um espaço para o pessoal colocar as orientações que receberam da Ford, ou dicas lidas em sites e a gente discutir se essas dicas são ou não bobagens de "vendedor". As boas práticas podemos encontrar no manual do carro, mas será que não existe mais nenhuma orientação que ajuda a durabilidade, consumo baixo, etc...
A primeira que gostaria de discutir é a respeito do amaciamento do motor. Já vi essa discussão em outros tópicos e não cheguei a uma conclusão. Escutei que o carro o motor não pode ultrapassar os 3500 rpm até o carro completar 1000 km rodados. Outros dizem até 200 Km. E outros acreditam que isso não existe. O que voces acham.
E quanto ao primeiro abastecimento. Fui orientado a colocar alcool. Mas no manual não diz isso. E aí, o que é verdade ou mito.

Mas não vamos nos restringir só a isso.

Abs

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : KPD9

Re: Verdades e Mitos do Novo Ka

Mensagem por igordmb em Qui Nov 27 2008, 20:30

uma verdade que eu acho e que tem que trocar logo o oleo do motor porque fica cheio de, esqueci o nome, tipo limalha de ferro, sei la, no oleo, ai quanto mais cedo trocar melhor... quanto a amaciamento do motor e complicado porque um site fala uma coisa, outro site fala outra, e assim sao com as outras questoes... o esquema seria uma pessoa especializada no assunto, tipo algum engenheiro projetista falar sobre o assunto, ai sim ficaria no esquema... se alguem souber de alguma coisa que realmente seja fato, poste aqui por favor

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por Brvita em Qui Nov 27 2008, 23:24

Bem, quando eu refiz, revisei o motor do meu Corsa, o meu mecânico(bem preparado, trabalhava com veiculos importados, tinha formação) mandou eu andar de leve nos primeiros 1.500km e fazer a troca do óleo e filtro com essa kilometragem. Talvez venham daí estas dúvidas sobre amaciamento de motores novos. Eu já tinha visto que o amaciamento ocorria na fábrica onde os motores passariam um período em bancada funcionando. Sei lá, quando o meu Ka estava com 500Km, perguntei ao mecanico e ele disse que era bom começar a puxar um pouco mais, já que eu estava andando no modo vôvô.

Última edição por Brvita em Sex Nov 28 2008, 10:51, editado 1 vez(es)

Sou eu no South Park!

"Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: a Arca de Noé foi construída por
amadores; profissionais construíram o Titanic..."

Novo KA 1.0 - Preto Ebony

Brvita
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 496
Cidade/Estado : João Pessoa/PB
Motorização/Cor : 1.0/Black - Preto Ebony
Código de Opcionais : SOMMA - KBB9

Mensagem por igordmb em Qui Nov 27 2008, 23:50

que ano que era seu corsa?? se for daqueles com os farois redondos tipo o classic acho que naquela epoca ainda tinha que amaciar o motor, inclusive o irmao do meu cunhado mandou refazer o motor do corsa dele e nos primeiros 1000 km teve que andar tranquilo

Brvita escreveu:Bem, quando eu refiz, revisei o motor do meu Corsa, o meu mecânico(bem preparado, trabalhava com veiculos importados, tinha formação) mandou eu andar de leve nos primeiros 1.500km e fazer a troca do óleo e filtro com essa kilometragem. Talvez venha daí estas dúvidas sobre amaciamento de motores novos. Eu já tinha visto que o amaciamento ocorria na fábrica onde os motores passariam um período em bancada funcionando. Sei lá, quando o meu Ka estava com 500Km, perguntei ao mecanico e ele disse que era bom começar a puxar um pouco mais, já que eu estava andando no modo vôvô.

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por LeonardoHB em Sex Nov 28 2008, 10:40

Cara... o meu carango eu sentei o pé já saindo da concessionária... num tem essa de amaciamento... ou qual combusta tem q colocar primeiro... é td lenda... Mito desvendado... mais algum???

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Brvita em Sex Nov 28 2008, 10:50

igordmb escreveu:que ano que era seu corsa?? se for daqueles com os farois redondos tipo o classic acho que naquela epoca ainda tinha que amaciar o motor, inclusive o irmao do meu cunhado mandou refazer o motor do corsa dele e nos primeiros 1000 km teve que andar tranquilo

Brvita escreveu:Bem, quando eu refiz, revisei o motor do meu Corsa, o meu mecânico(bem preparado, trabalhava com veiculos importados, tinha formação) mandou eu andar de leve nos primeiros 1.500km e fazer a troca do óleo e filtro com essa kilometragem. Talvez venham daí estas dúvidas sobre amaciamento de motores novos. Eu já tinha visto que o amaciamento ocorria na fábrica onde os motores passariam um período em bancada funcionando. Sei lá, quando o meu Ka estava com 500Km, perguntei ao mecanico e ele disse que era bom começar a puxar um pouco mais, já que eu estava andando no modo vôvô.

LeonardoHB escreveu:Cara... o meu carango eu sentei o pé já saindo da concessionária... num tem essa de amaciamento... ou qual combusta tem q colocar primeiro... é td lenda... Mito desvendado... mais algum???

Foi por isso que eu coloquei a frase: "Talvez venham daí estas dúvidas sobre amaciamento de motores novos." e mais embaixo eu coloquei: "Eu já tinha visto que o amaciamento ocorria na fábrica onde os motores passariam um período em bancada funcionando." e também: "quando o meu Ka estava com 500Km, perguntei ao mecanico e ele disse que era bom começar a puxar um pouco mais..."

É aquela coisa, a falta de atualização de conhecimentos, as idéias antigas viram dogmas. E muitas vezes querem usar os mesmos parâmetros para situações distintas. Uma coisa é um motor refeito numa oficina, outra é ele saindo da fábrica, tem uma diferença na qualidade da usinagem. Sim, meu Corsa era de Junho 1996 - MPFI, a galera ou achava que era EFI ou que era 1997.

Sou eu no South Park!

"Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: a Arca de Noé foi construída por
amadores; profissionais construíram o Titanic..."

Novo KA 1.0 - Preto Ebony

Brvita
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 496
Cidade/Estado : João Pessoa/PB
Motorização/Cor : 1.0/Black - Preto Ebony
Código de Opcionais : SOMMA - KBB9

Mensagem por LeonardoHB em Sex Nov 28 2008, 11:00

Pra vc ver... cuidar de um carro é tarefa para poucos... ontem eu tava voltando do trampo pra casa e ví um gol G3 todo enferrujado... com o teto fosco... tava um caco... e pensei... "caramba e olha q não é um carro tão velho" o cara destruiu o carro...

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Eulalio em Sex Nov 28 2008, 12:40

LeonardoHB escreveu:Pra vc ver... cuidar de um carro é tarefa para poucos... ontem eu tava voltando do trampo pra casa e ví um gol G3 todo enferrujado... com o teto fosco... tava um caco... e pensei... "caramba e olha q não é um carro tão velho" o cara destruiu o carro...

Falows!

Daqui uns dias o meu estará assim

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Renato F. em Sex Nov 28 2008, 14:28

Não sabia que tinha que fazer uma troca de óleo cedo. Mas faz sentido.
Um outro mito que gostaria de discutir é quanto ao melhor método de dirigir para se ter uma economia de combustivel. Não é um mito apenas do nossa Ka, mas de qualquer carro, mas que me com certeza nos interessa. Segue um link, bastante interessante de um método (chamado pelo site método carga) que economiza combustível. O próprio site que publicou a reportagem admite que este é um ponto poêmico.
http://www2.uol.com.br/bestcars/servico/consumo-1.htm
Um amigo testou e disse que teve aproximadamente a mesma média obtida pelo site.
O que vcs acham?

Abs

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por LeonardoHB em Sex Nov 28 2008, 15:01

Engraçado vc falar disso... se entrar no ítem de consumo do ka 1.6 verá um post meu q indica que tive uma melhora no consumo chegando a 8.5Km/l na cidade usando sempre a maior marcha possível... e minha ultima medição foi de 6,5 Km/l na cidade usando o quesito rotação... portanto não trata-se de um mito e sim de uma realidade... vou continuar utilizando desse processo visto que não preciso estar sempre com o motor cheio... pois não preciso fazer constantes ultrapassagens... ainda mais porque a patroa odeia qdo eu dou umas esticadas e acabo fazendo isso qdo estou sozinhu... esse meu ultimo tanque acho que vai dar 6 km/l porque eu dei várias esticadas e andando sempre com o motor cheio...

Falows!!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por igordmb em Sab Nov 29 2008, 13:12

legal, ja havia lido essa materia tambem, as vezes eu nao entendo muito bem o que acontece, mas vou tentar andar desse jeito pra ver como vai ficar o consumo

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Sanvido em Seg Dez 01 2008, 09:34

Galera, essa história de trocar o óleo antes é pura queimação de dinheiro!!!
Sigam a recomendação do manual, troquem o óleo a cada 6 meses ou a cada 10000km, o que ocorrer primeiro.
Essa necessidade só existia em carros muito antigos!!!

Sanvido
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Preencher!
Motorização/Cor : Preencher!
Código de Opcionais : Preencher!

Mensagem por diegofcvillela em Seg Dez 29 2008, 01:01

Sanvido, minha avó tirou um C3 zero ano passado e esse ano trocou ele por outro, em concessionárias diferentes ... mas a orientação seguiu a mesma: revisão obrigatória aos 1.500 senão perdia a garantia (naum lembro se naum eram 3.000, vejo certo depois, mas era com baixa km a revisão)!! E com troca de óleo, porém sem nehum custo para ela!!!

Vou pesquisar no manual dela qdo der!!!

diegofcvillela
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 37
Cidade/Estado : Bauru/SP
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : kit base + kit direção hidráulica

Mensagem por Eulalio em Seg Dez 29 2008, 11:46

No nosso caso a troca de óleo pode ocorrer aos 5.000km se o motorista conduzir o veículo em condições extremas, vide manual. Caso contrário, só aos 10.000km.

Um outro mito que tem me deixado aborrecido é, inclusive em alguns jornais, dizer que o carro ou se coloca álcool ou se coloca combustível. Para mim, se o carro é flex, tem que usar um, outro, ou os dois misturados. Quando acrescentei 5 litros de gasolina no álcool, o rendimento melhorou, ou seja, não prejudicou no rendimento.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Juliana em Ter Dez 30 2008, 11:15

Mito - 1.0 é econômico
Verdade - 1.6 anda e tem praticamente a mesma média de 1.0

hahahaha....sério....o próximo Ka meu (que vai ser um Ka a princípio) será 1.6!! Beber e ainda não andar....tô fora!...pelo menos vai beber mas não vai ser manquinho....

Bacana isso aqui....vou ficar de olho.

Juliana
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 391
Cidade/Estado : Curitiba - PR
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : Kit Fly + Neo

Mensagem por marcelo em Dom Jan 04 2009, 01:06

Esse negócio de "amaciar motor" pra mim não existe. É igual chuteira: na época do Pelé, Copa de 62, 66 e etc, chuteira tinha que ser amaciada. hoje já vem macia. Motor é assim também. Esse negócio de amaciar deve ser da época da mecânica carburada.

Quanto à troca de óleo, se o Ka precisasse trocar antes da 1ª revisão, isso estaria no manual. Mas lá só manda revisar a cada 10.000km ou 6 meses. Se isso não fosse uma informação muito embasada e precisa, eles não perderiam tempo colcando luzinha no painel pra indicar.

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 259
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Motorização/Cor : 1.0 Flex - Vermelho Bari
Código de Opcionais : KBC9-S

http://www.coposujo.net

Mensagem por Paulo Marques em Dom Jan 04 2009, 01:22

cara, eu cuido muito do carro, ams acho que vc amaciar seu carro aos poucos é melhor...cada um com seu jeito...
mas acho melhor comecar ao poucos...

Paulo Marques
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 637
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.6, preto
Código de Opcionais : KPI9+Air Bag+Couro+Xenon no farol de milha e Bi xenon 8000k+Angel Eyes+DVD Pionner +Roda 17 Scorro S173 e Pneu 205/40, recentemente NITRO, suspencao esportiva e escapamento RaceWay em Inox....

Mensagem por marcelo em Dom Jan 04 2009, 11:18

Mas qual é a explicação técnica para o termo "amaciar motor"?

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por gricwb em Dom Jan 04 2009, 21:38

marcelo escreveu:Mas qual é a explicação técnica para o termo "amaciar motor"?

http://www.clubedonovoka.com/desempenho-f5/amaciamento-t84-30.htm#14100

Tentei explicar neste tópico.

gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9

Mensagem por marcelo em Dom Jan 04 2009, 22:06

Valeu, gricwb.
Essa foi uma explicação com bastante fundamento.
Logo, mudei meu pensamento a respeito do amaciamento, agora sei que não é "mito", mas existe mesmo.
Até aí tudo bem...
Agora, parece que há uma discordância sobre como amaciar... vamos pesquisando...

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Paulo Marques em Dom Jan 04 2009, 23:43

isso, vou pesquisar melhor

Paulo Marques
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Código de Opcionais : KPI9+Air Bag+Couro+Xenon no farol de milha e Bi xenon 8000k+Angel Eyes+DVD Pionner +Roda 17 Scorro S173 e Pneu 205/40, recentemente NITRO, suspencao esportiva e escapamento RaceWay em Inox....

Mensagem por igordmb em Seg Jan 05 2009, 00:11

deem uma olhada nesse video, fala de amaciamento de motor de moto... algumas coisas nao serve pra carro mais da pra ter uma ideia... o problema e que o cara nao explica o porque do amaciamento, so fala que tem que amaciar http://www.youtube.com/watch?v=lWvvIG6mMFs
o cara fala de carga... ai eu pergunto, o que que tem a ver carga com funcionamento do pistao??? aquilo ali e macanico... nao e nenhuma coisa regulavel... ele ta ali pra funcionar so de um jeito e acabo, so ta preso por causa da folga. se alguem tiver alguma logica ai me fale por que eu nao vejo logica nenhuma em amaciamento de motor a nao ser pra folgar as peças para um melhor rendimento... o que ele falou de temperatura ta certo... e a mesma coisa que vc acordar e ir malhar numa academia, se nao fizer aquecimento vai ter lesao muscular... tirando isso e "ajeitamento" de peças nao vejo porque amaciar

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Eulalio em Seg Jan 05 2009, 11:05

Quando pesquisei sobre amaciamento, li que antigamente se colocava motores novos de carros de corrida em kombis que faziam carga pesada, mas pesada mesmo. Dessa forma, o motor se "adaptava" a ter uma arrancada mais forte num carro mais leve.

Essas folgas fazem com que o motor aparenta ter uma litragem maior, a exemplo de um 1.0 se aproximar de um 1.3 ou 1.4....

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por AnJoKiLLeR em Qui Jan 08 2009, 06:04

Mensagem editada pela moderação, temos o espaço de assuntos aleatórios para brincadeira.

AnJoKiLLeR
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 17
Cidade/Estado : Londrina/PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata
Código de Opcionais : ....

Mensagem por gricwb em Qui Jan 08 2009, 10:17

Eulalio escreveu:Quando pesquisei sobre amaciamento, li que antigamente se colocava motores novos de carros de corrida em kombis que faziam carga pesada, mas pesada mesmo. Dessa forma, o motor se "adaptava" a ter uma arrancada mais forte num carro mais leve.

Essas folgas fazem com que o motor aparenta ter uma litragem maior, a exemplo de um 1.0 se aproximar de um 1.3 ou 1.4....

Lembro do Fitipaldi contando uma história mto parecida com essa, de amaciar o motor numa Van antes de usar na corrida. Não entendi bem oque vc quis dizer com o motor aparentar ter litragem maior, vc quis dizer que o motor parecer ser mais forte, isso?
Só para dar um exemplo de amaciamento em altas rotações é o caso de carros de empresa por exemplo. Geralmente os funcionários dam um pau no carro, porque não é deles mesmo hehe. Uma vez a oficina de um amigo meu estava fazendo revisões da frota de uma empresa grande aqui de Ctba, eram todos gol G3, 1.0L 8V. Na epoca eu tinha um gol com esse mesmo motor, e os carros desta frota andam absurdamente mais. Uma vez aluguei um Palio G3, 1.0L flex no Espirito Santo, juro que o carro andava de um jeito, que parecia 1.6 pra cima! Era de assustar, olhei nos documentos, abrir capo, tudo pra ter certeza que era mesmo 1.0L, porque era inacreditável!

gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9

Mensagem por Eulalio em Qui Jan 08 2009, 10:46

Sim, o motor fica mais forte. A motorização 1.0, 1.4, 1.6, etc refere-se à litragem do motor. Ou seja, a depender do amaciamento, o motor pode adquirir uma potência superior à normal, como você disse.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Fábio Nascimento em Qui Jan 08 2009, 19:41

Eulalio escreveu:
LeonardoHB escreveu:Pra vc ver... cuidar de um carro é tarefa para poucos... ontem eu tava voltando do trampo pra casa e ví um gol G3 todo enferrujado... com o teto fosco... tava um caco... e pensei... "caramba e olha q não é um carro tão velho" o cara destruiu o carro...

Falows!

Daqui uns dias o meu estará assim

É verdade, aqui em Salvador é muita salinidade no ar, troquei o celta pelo Ka exatamente porque ele já apresentava alguns pontos de ferrugem, e ele era 2004/2005.

Fábio Nascimento
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 14
Cidade/Estado : Salvador - Ba
Código de Opcionais : 1

Mensagem por marcelo em Sab Jan 10 2009, 09:03

Então, na fase de "amaciamento" do carro, a gente tem que andar com mais carga, forçando as primeiras marchas e a rotação? Alguém aí falou que é o contrário, você tem que tomar cuidado pra não andar em rotação alta... Alguém me explique por favor!

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Eulalio em Sab Jan 10 2009, 13:29

Forçar a alta rotação não quer dizer andar com o carro no limite da rotação, mas sim trocar as marchas numa rotação maior...

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Paulo Marques em Sab Jan 10 2009, 13:41

quanto mais amaciado o carro ,mais andara....

Paulo Marques
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 20:25

Conteúdo patrocinado

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: