Verdades e Mitos do Novo Ka

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Verdades e Mitos do Novo Ka

Mensagem por Dery em Seg Mar 02 2009, 16:30

Duvida, se esse negocio de amaciar o motor é mito, então porque o carro só começa a economizar mais depois de 5.000 Km rodados?

Dery
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 25
Cidade/Estado : Taboão da Serra - SP
Motorização/Cor : Ford KA Preto
Código de Opcionais : KFM9

Mensagem por vinighost em Qui Mar 26 2009, 00:54

Caros amigos do forum, ainda não possuo um Ka, o que está para mudar, porem andei lendo muita coisa aqui, e como estudo engenharia, gostaria de esclarecer algumas coisas que são do meu entendimento.

Amaciamento (assunto mais polêmico que eu vi):
De fato, os motores vem pré amaciados, rodam um tempo numa bancada para circular os sistemas de água, óleo, e fazer a verificação final pra ver se tudo funciona direitinho, mas isso não significa que quando o carro sai da concessionária vc ja pode ir "sentando o pé"
A verdade é que as pessas possuem micro falhas devido a sua usinagem, fundição ou forja, e essas falhas, devido ao contato mecânico tendem a se desgastar, o que diminui o atrito do motor, e assim parte da potencia que era utilizada para vencer esses defeitos passa a ir para as rodas e o carro passa a andar mais e a consumir menos.
A partir desta perpectiva temos um porém: quanto mais vc pisar, mais o motor vai rodar, desbastando esses defeitos mais rapidamente e consequentemente atingindo o pico de performace do motor muito antes do que alguem que anda "de boa" os primeiros 2000Km.
Aconselho a fazer um amaciamento de 1000 a 2000Km abaixo das 3500rpm sim, pois a durabilidade do motor aumenta.

Quanto a troca antecipada do oleo:
De fato, 20 anos atraz, quando os motores não eram feitos e inspecionados por robôs vc deveria se preocupar com a "limalha de ferro" (meu deus), pois os defeitos deixados para traz eram grosseiro e acabavam circulando no sistema de oleo o qua poderia destruir bronzinas, engates de bielas, camisas de pistão, eixos de cames, etc, porem, hj em dia a precisão dimensional das peças melhorou muito, o que não torna possível o desprendimento deste particulado metálico, o que torna uma troca de oleo antecipada apenas um motivo para você perder a garantia do motor.
Se você for alguem que possui eximio cuidado por seu carro, e não se preocupar com a grana, troque, é indiferente.

Um forte abraço...

Vinicius

vinighost
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 304
Cidade/Estado : São Bernardo do Campo / SP
Motorização/Cor : Preto Ebony 1.6
Código de Opcionais : KPP9 + DVD

Mensagem por Adolfo Luiz em Qui Mar 26 2009, 10:18

Ola Amigo maravilha suas dicas, so uma coisa 3500rpm significa qual velocidade de 0 à 100 Km?

Forte Abraço.

Adolfo Luiz
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1661
Cidade/Estado : João Pessoa / Paraiba
Motorização/Cor : 1.0 - Prata Geada
Código de Opcionais : Basico - Frisos, Retrovisores e Regua do Porta Malas na Cor do Veiculo, Colanas Laterais na Cor Preta e Luz de Freio Elevada.

http://www.quatrorodas.com.br

Mensagem por LeonardoHB em Qui Mar 26 2009, 13:01

Depende da marcha Adolfo... rsrsrs

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Marcos Alpha em Qui Mar 26 2009, 13:15

LeonardoHB escreveu:Depende da marcha Adolfo... rsrsrs

E da motorização Smile

Marcos Alpha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 265
Cidade/Estado : Curitiba-PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto

Mensagem por LeonardoHB em Qui Mar 26 2009, 13:18

Justamente...

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho

Mensagem por vinighost em Sab Mar 28 2009, 15:44

Esse é um grande problema para os que não possuem tacômetro, mas como regra geral, passe rapidamente as marchas assim que possível, pois os motores ja são projetados para ter o seu pico de torque por volta de 3500Rpm

A proposito..... acabei de adquirir um Ka 1.6 Preto completo, acho que ele chega até quarta! \o/

vinighost
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 304
Cidade/Estado : São Bernardo do Campo / SP
Motorização/Cor : Preto Ebony 1.6
Código de Opcionais : KPP9 + DVD

Mensagem por Marcos Alpha em Sab Mar 28 2009, 19:08

Ótima aquisição!
E pelo oq dizem, o 1.6 2009 está andando mais que o 1.6 2008.

Marcos Alpha
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 265
Cidade/Estado : Curitiba-PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto

Mensagem por duche em Sab Mar 28 2009, 21:20

se tiver vc acabou de comprar 1 jato

duche
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 796
Cidade/Estado : São Luís
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : KPI9

Mensagem por igordmb em Dom Mar 29 2009, 06:08

vinighost escreveu:Esse é um grande problema para os que não possuem
tacômetro, mas como regra geral, passe rapidamente as marchas assim que
possível, pois os motores ja são projetados para ter o seu pico de
torque por volta de 3500Rpm

fala rapaz, blz?? o ka 1.0 o torque maximo e bem mais que isso, e em
4750 rpm de acordo com o manual e 4250 rpm de acordo com o site best
cars http://www2.uol.com.br/bestcars/comp4/celta-ka-5.htm ...
e sobre passar a marcha em no maximo 3500 rpm eu peço ajuda pra quem tem contagiro no ka 1.0 porque o manual fala o seguinte, com o motor frio da 1º marcha pra 2º passa-se a 25 km, da 2º pra 3º 40 km, da 3º pra 4º 65 km!!!, da 4º pra 5º 75 km... com o motor quente as trocas de marcha sao mais tranquilas, sao com menos velocidade com excessao da 4º pra 5º que continua a 75... ai rapaz, eu acho que de acordo com o manual com essas mudanças e capaz de atingir mais de 3500, sera que atinge?? por isso que eu queria saber de alguem que tem contagiros. se atinge mais que 3500 acho que nao tem problema passar desse giro. o que vc acha??

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por Mr. Magoo em Sab Maio 09 2009, 01:09

Vou buscar uma opinião definitiva sobre a troca imediata do óleo, acho importante isso. Em relação ao amaciamento, acho que nos carros atuais, apenas nos primeiros 200 quilometros deve se evitar atingir altas rotações.

Mr. Magoo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 140
Cidade/Estado : Salvador
Motorização/Cor : 1.0L Branco
Código de Opcionais : BDAKBC9

Mensagem por Brvita em Sex Maio 22 2009, 16:31

Olá a todos. Para botar mais lenha no assunto achei estas informações no fórum do Honda Fit. Vejam só:

- Ruiz:
Fala pessoal!

Então, o que ocorre com a gasolina é o seguinte: a gasolina, quimicamente, é uma olefina, ou seja, tem características de óleo, ao contrário do álcool, que é muito mais para a água nesse sentido. Então, rodando os primeiros tanques com gasolina, vc tem um maior poder lubrificante nas sedes de válvulas e, de forma menos significativa, nos anéis (por cima, no lado da câmara de combustão) e nas guias de válvulas (por baixo, pro lado do coletor).
Claro que isso não é extremamente significativo, melhora o assentamento de componentes, o que tende a "aumentar" (não deixar perder) compressão, e reduz chances de coisas como por exemplo um travamento de anéis acontecerem, coisas que pra carros de série é bastante incomum. O fato é que as tolerâncias dos componentes da honda estão na precisão de milésimos de milímetros, bem apertadas, portanto, lubrificação nunca é demais.
E eu também não acho que seja um custo proibitivo 3 tanques de combustível e uma troca de óleo com 500 km e outra com 1500 km, antes de entrar no esquema normal.

-Outro usuário:
Ruiz,
(off) Tem uma outra dica que um amigo(aquele maldito da Marelli) meu mandou.
Ele me disse que pelo menos nos primeiros 1000 km ( na fase de assentamento das peças), é bom dirigir o carro até uns 3000 rpms no máximo e sempre variar a rotação, ou seja perimetro urbano. Evitar ficar com rotação constante nesses primeiros km. Eu não perguntei o motivo , pois o goiaba mandou isso por email para nosso grupo da época da faculdade. Faz tempo.

Isso procede ?

- Outro usuário- Depois de ler o manual do Honda Fit:

Agora já que meu amigo gioaba, coitado dele, acertou dessa vez, era bom fazer o lance antes dos 1000 km não acelerar acima de 3000 rpm e se possível sempre variar o giro do motor nessa faixa de 0 a 3000 rpm. Ou seja antes dos 1000 km evitar pegar estrada ou usar muito o Cruise Control , principalmente se for na Rod Castelo Branco.

- Ruiz:

Então, pessoal foi o que eu coloquei no texto lá em cima, crítico não é, não é imprescindível que seja feito, e dificilmente, só se o cara for muito azarado, vai dar algum problema.

Agora, não é pq não tá no manual que não vá ser melhor. Ao rodar com um combustível menos lubrificante na fase de assentamento, pode-se estar perdendo alguns milésimos nas folgas, o que com certeza não vai inutilizar o carro nem ser motivo pra uma retífica ou algo assim. Mas vc pode ganhar uma quilometragem a mais antes de o carro começar a fazer barulhos, ter folgas.

Pra quem não fez isso, não é motivo pra se preocupar. E outra, levem em consideração nas minhas respostas que eu sou extremamente chato rs. Gosto de fazer as coisas o mais próximo do ideal possível. Pra quem está no clube, dedica tempo ao carro, a conversar sobre ele, talvez não faça sentido isso não estar no manual. Mas o carro é tanto previsto para pessoas como nós como para aquelas que têm no carro um meio de transporte e só, e não querem um procedimento a mais a ser seguido.

Quanto à rotação, o negócio é o seguinte (validado tanto pelo cara da Marelli, quanto por um Engenheiro de calibração da bosch, que fez os mapas de algumas séries E para a Mercedes alemã): até os 500 km, pouco giro, alta carga (borboleta do acelerador aberta) e variação de rotação. Logo após isso, troca de óleo E filtro. Para motor retificado, essa troca é imprescindível, para motor original, vai do preciosismo do dono. Nos 1000km seguinte, bastante giro, bastante carga e bastante redução... quero dizer, chegar até pelo menos 5k5 rpm toda vez que sair com o carro, pelo menos 1 vez. Não precisa mais que isso, e evitem fazer isso em menos que terceira marcha, por aquecimento de óleo.

A explicação está no assentamento dos anéis. A alta carga logo de cara é necessária para que o anel sofra todo o esforço de pressão necessário, oriundo a compressão, e se assente perfeitamente. Se não for usada carga, o anel pode ficar folgado, e o carro ter uma leve perda de potência e um pequeno consumo de óleo.
Dos 500 aos 1500, a rotação justifica-se pelo assentamento de bronzinas, e o término do assentamento dos anéis. A pressão do "peso dinâmico" das bielas coloca as bronzinas no lugar apropriadamente. Depois dos 1k5, troca de óleo novamente. Essa eu recomento pra todos.

Um ponto interessante, pro dono do carro zero, e que ao meu ver encoraja ainda mais esse comportamento é: se o anel tiver que travar, que trave logo de cara. Afinal, o carro é limitado eletronicamente no giro, e por isso a concessionária não pode nunca acusar mal uso. Se der problema, a gente só deu um jeito de descobrir um problema pré-existente.

[]s
Ruiz

-Outro usuário:

Oi Umemura,
Alta carga (borboleta do acelerador aberta),significa pisar fundo no acelerador e sempre por a marcha mais alta,ou seja antes de chegar nos 3000 rpm,mudar a marcha para uma acima.

O segredo é variar a rotação bastante no começo,assim os componentes assentam melhor. Sempre no limite de 3000 rpm. Por isso, evite pegar estrada onde a rotação ficará constante sem muita mudança de marcha.

Sou eu no South Park!

"Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: a Arca de Noé foi construída por
amadores; profissionais construíram o Titanic..."

Novo KA 1.0 - Preto Ebony

Brvita
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 496
Cidade/Estado : João Pessoa/PB
Motorização/Cor : 1.0/Black - Preto Ebony
Código de Opcionais : SOMMA - KBB9

Mensagem por Psii em Sex Maio 22 2009, 18:20

Mas é engraçado falar pra rodar os primeiros 1000~2000 km abaixo de 4000rpms.....dai o motor dura mais!!!!!

A merda do Rocam é projetado pra durar 240mil KM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quem aqui vai rodar 200mil km com o seu novo ka? Hoje meu ka está com 121mil km....está novo! Flutuou +7500rpms (alguns momentos) fazem 2 anos já, sempre andando forte.....tudo novo ainda!

Abs!

Psii
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 60
Cidade/Estado : Sorocaba - SP
Motorização/Cor : KaXR? Updating...
Código de Opcionais : Loading...wait please...

Mensagem por igordmb em Sab Maio 23 2009, 05:32

caraaaaca, vo correr naquela corrida le mans, o motor rocam vai durar ate o final tranquilo rsrsrsrsrs

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por duche em Dom Maio 24 2009, 12:31

Psii seu maniaco!! keekeehehehehe num vai fazer loucura com a galera kkkk aki a galerinha num tem o costume do FHP

duche
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 796
Cidade/Estado : São Luís
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : KPI9

Mensagem por vinny em Dom Maio 24 2009, 14:57

Lol ando com meu motor sempre no limite AUiua.

vinny
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 2476
Cidade/Estado : Campinas/Sp
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Original :)

Mensagem por Eagle em Sab Maio 30 2009, 00:08

verdade eh q eu gostei do carro apesar dos problemas
-barulho da bomba de combustivel (item original de fabrica)
-banco traseiro nao travava e fazia barulho (defeito do trico - item original de fabrica)
-barulho na porta do motorista (regulagem mal feita - item original de fabrica)
-barulho da correia (teve q ir 2 vezes na autorizada no final das contas tiveram q desmontar a frente do carro - recal nao divulgado mas autorizado a fazer qdo o cliente reclama)
-ventuinha do ar travou (teve q trocar)
-lanterna tricou toda por dentro e teve q trocar

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9

Mensagem por igordmb em Sab Maio 30 2009, 00:53

recal da correia?? nem falam nada

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por JOC_KÁ em Sab Maio 30 2009, 01:25

bom eu sei q.......quando sai da concessionária (sandrecar da av do estado ali no cambuci)......ja entrei na av(muito movimentada).....pisando fundo por esse motivo........e primeira constatação........motor silencioso (ao contrario do celta)......entaum pra mim esse negocio de amaciar motor é um pouco de mito.....na parte de acelerar e estragar o motor......agora o q eu posso dizer é o seguinte....depois dos 1000 km....sinto o motor mais forte.......e ele menos (beeeeem menos) beberrão.....se isso for um amaciamento....entaum pode-se dizer q o meu esta amaciado.....rsrs

JOC_KÁ
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 661
Cidade/Estado : São Paulo, SP
Motorização/Cor : 1.8 maxx/ prata
Código de Opcionais : menos ar

Mensagem por igordmb em Sab Maio 30 2009, 01:30

JOC_KÁ escreveu:bom eu sei q.......quando sai da concessionária (sandrecar da av do estado ali no cambuci)......ja entrei na av(muito movimentada).....pisando fundo por esse motivo........e primeira constatação........motor silencioso (ao contrario do celta)......entaum pra mim esse negocio de amaciar motor é um pouco de mito.....na parte de acelerar e estragar o motor......agora o q eu posso dizer é o seguinte....depois dos 1000 km....sinto o motor mais forte.......e ele menos (beeeeem menos) beberrão.....se isso for um amaciamento....entaum pode-se dizer q o meu esta amaciado.....rsrs

faz parte do amaciamento, e isso mesmo... o motor ja nao ta mais com as peças tao justas, ja estao funcionando ou quase funcionando como deveriam

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por JOC_KÁ em Sab Maio 30 2009, 01:35

igordmb escreveu:faz parte do amaciamento, e isso mesmo... o motor ja nao ta mais com as peças tao justas, ja estao funcionando ou quase funcionando como deveriam

ah sim........mais a parte de vc ter que andar devagar ou naum acelerar o carro forte até um certa quantidade de quilometros rodados para naum estragar o motor.......eu acho mito......

JOC_KÁ
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por igordmb em Sab Maio 30 2009, 01:44

JOC_KÁ escreveu:
igordmb escreveu:faz parte do amaciamento, e isso mesmo... o motor ja nao ta mais com as peças tao justas, ja estao funcionando ou quase funcionando como deveriam

ah sim........mais a parte de vc ter que andar devagar ou naum acelerar o carro forte até um certa quantidade de quilometros rodados para naum estragar o motor.......eu acho mito......

e, ai eu tenho duvida tambem, o que eu sei e que antigamente era assim com os carros, e e assim com motos tambem... mas uma vez eu vi aqui uma explicaçao da boa sobre isso... falava que no primeiro oleo a gente nao deve esticar demais as marchas por que tem limalha de ferro no motor, ai pode arranhar os pistoes... se e verdade nao sei, mas tem sentido

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Eagle em Sab Maio 30 2009, 02:28

igordmb escreveu:recal da correia?? nem falam nada

eu so fui ficar sabendo qdo voltei pela segunda vez pra tentar arrumar o barulho.
as palavras do funcionario foi q a ford tinha autorizado a fazer o recall no sistema polias do ka. tinha q retirar o parachoque e fazer sei la oq. so sei q resolveu

Eagle
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 589
Cidade/Estado : Juiz de Fora / Timóteo
Motorização/Cor : 1.0 Prata / 1.6 prata
Código de Opcionais : KPD9 / KPP9

Mensagem por vinny em Seg Jun 01 2009, 00:06

Lol acho mito não poder acelerar nos primeiros 3mil/km.

Nunca vi nenhum motor dar problemas por conta disso.

vinny
Moderador
Moderador

Mensagem por igordmb em Seg Jun 01 2009, 00:32

no caso do carro so nao vai ter a durabilidade e o aproveitamento maximo de potencia que o carro pode dar... isso e o que os mecanicos falam.

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por vinny em Seg Jun 01 2009, 02:14

Não acredito nisso não igor, meu corsa era usado ^^. Alguma velha amaciou ele andando bem pouco e bem lentamente. Era de uma senhora idosa Smile.

Lol andava muito o carrinho, agora o ka desde o primeiro km andei pisando fundo etc... Não vi diferença alguma.

vinny
Moderador
Moderador

Mensagem por JOC_KÁ em Seg Jun 01 2009, 11:36

Concordo Vinny.......ando forte tbm e só sinto o carro melhorar....

JOC_KÁ
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Eulalio em Seg Jun 01 2009, 13:43

O tópico sobre amaciamento já foi bloqueado por conta do mito e das discussões.

Pra quem ainda não leu a primeira mensagem do tópico, favor ler para não deturpar o conteúdo daqui.

Qualquer comentário a mais sobre amaciamento aqui será apagado.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 02:38

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo