[DIY] - Kit duas vias + módulo (tudo no painel)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DIY] - Kit duas vias + módulo (tudo no painel)

Mensagem por Kay em Seg Out 08 2012, 13:16

Olá.

Meu kit duas vias da Bravox (CS60U) queimou (não tinha amp., dá nisso), fora que não prestava mesmo, nem tinha crossover e os graves eram ruins, aí resolvi instalar tudo de novo.

Registrei tudo para compartilhar com vocês e ver o que acham (só não me xinguem muito, por favor).

Bom, não tenho muita grana pra som, aí resolvi instalar, eu mesmo, o seguinte:

- 2 Vias Hurricane Dominator 6 pol
- Soundigital SD250D

Mas quis não colocar nada no porta-malas, pois eu uso ele (para carregar o estepe, senão roubam, e outras coisas).

Então eu fiz o seguinte, conforme abaixo...

Passei os cabos de energia por esse negócio de borracha que fica embaixo do negócio que mede a água, fazendo um furo fino, assim a borracha agarra no fio e não deixa entrar água:

Mas por guia das dúvidas coloquei silicone:

E também passei uma fita por cima, só pra dizer:

Achei esse lugar pra colocar o negativo do cabo (por sinal, passei os cabos num conduíte, pra não virar zona):

O positivo coloquei na bateria, só movendo um pouco o que já tinha lá:

Dentro do carro saiu assim:

Encontrei um lugar embaixo do painel para colocar o módulo, na foto nota-se a coluna de direção:

Somente com esse módulo é possível o truque (talvez existam outros, mas são mais caros):

Módulo e fios ligados:

Módulo fixado com dupla face 3M para ambiente externo (foto ruim, não consegui tirar melhor):

Kit duas vias e RCA da Taramps de dupla blindagem (o crossover é grande):

Dupla face no módulo e Crossover direito (que vai em outro vão):

Velcro no Crossover esquerdo (pois achei um lugar legal para colocar):

Crossover esquerdo instalado:

E nem atrapalha o negócio de abrir o capô:

Esse vão fica do lado do porta-luvas e usei para colocar o Crossover direito:

Crossover direito com os fios:

Crossover direito colocado (foto ruim, não consegui tirar melhor):

Instalação do tweeter, só passar o fio pelo lado tirando a borracha (já troquei aquela fita feia):

Corte das molduras para os woofers (mdf, é necessário que seja 1cm para alguns falantes):

Peça cortada (porcamente, mas cortei):

Desmontando a porta (conector do vidro):

Desmontando a porta (tirando o conector):

Desmontando a porta (usando soquete 7mm nesse parafuso chato):

Desmontando a porta (parafuso 2):

Desmontando a porta (parafuso 3):

Fixação do Woofer:

Repetindo na porta direita, fim (com direito a cerveja de quinta categoria para combinar com a gambiarra):

Razz

Mas acho que, mesmo colocando um plástico nesse mdf, ele vai estragar um dia... daí vou ter que refazer as molduras com o tal "compensado marítimo", assim que eu conseguir encontrar.

Resultado: o som ficou totalmente diferente (melhor) e não precisei passar fio para trás.

Kay
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 20
Cidade/Estado : Sampa/SP
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KFI2

Re: [DIY] - Kit duas vias + módulo (tudo no painel)

Mensagem por OnTheMind em Seg Out 08 2012, 14:43

Você está falando de gambiarra, mas não deve conhecer o trabalho de alguns "estaladores". Pode ter certeza que está MUITO melhor que o serviço de muita loja "especializada" por aí. Sinceramente, não encontrei onde está a tal gambiarra.

Parabéns. Uma coisinha simples dá o maior trabalhão, mas é recompensador, pois você sabe exatamente o que foi feito em seu carro.

Não conheço esse Kit, mas se está melhor que o anterior, maravilha.

Ficou bem feito, pode ter certeza.

Valews. Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por Marcelo Armesto em Seg Out 08 2012, 16:49

Se isso é gambiarra nem vou arriscar instalar nada aqui
hasuhaushaushuahsuahsuahsuahsuhaushuashuahsuahs

Mandou bem hein cara.

Esse modulo ai é de 250 rms certo? Consigo ligar 2 falantes de 6'' com 65 rms cada + 2 6x9 de 100 rms cada?

Eu fico confuso pq tem cara que diz que o modulo deve ter menos potencia que os falantes. E tem cara que diz que é ao contrario

Marcelo Armesto
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1354
Cidade/Estado : Santos - Sp
Motorização/Cor : Vermelho 1.0
Código de Opcionais : Dvd; 48 leds na cortesia; volante esportivo shutt; rodas aro 17; suspensão fixa; xenon 8000k nos milhas, abafador esportivo; teto, grade e outros detalhes envelopados; pinças e tambores de freio em amarelo luminoso.

Mensagem por Kay em Seg Out 08 2012, 19:14

Marcelo Armesto escreveu:Se isso é gambiarra nem vou arriscar instalar nada aqui

Mandou bem hein cara.

Esse modulo ai é de 250 rms certo? Consigo ligar 2 falantes de 6'' com 65 rms cada + 2 6x9 de 100 rms cada?

Eu fico confuso pq tem cara que diz que o modulo deve ter menos potencia que os falantes. E tem cara que diz que é ao contrario

Não ficaria bom, pois esse SD250.2D em 2 ohm (ligando em paralelo) dá 125rms para cada canal e você precisaria de mais de 165rms (ideal 200) para cada canal, no seu caso seria melhor usar o SD500.4D.

Se esses seus falantes de 6'pol forem 2 vias, tem que considerar o Twitter na conta também (normalmente eles tem 15rms cada um, mas alguns tem mais).

Potência faltando queima/estraga o falante, além de ser ruim de escutar (precisa colocar volume mais alto sempre, prejudicando seu ouvido), o bom é ter sobrando uns 20%.

Espero que esse tópico ajude alguém que queira ter um som razoável funcionando na frente sem precisar comprometer o porta-malas e nem o carro com os "estaladores" (nem sabia que tinha isso Shocked ).

Obrigado pelos elogios. Razz

Kay

Mensagem por PacoMed em Seg Out 08 2012, 22:12

Cara.. ficou show viu... parabens pela criatividade e pelo desempenho.... dou muito mais valor a quem bota a mao na massa do que quem simplesmente vai numa loja e paga pra fazerem merda...

So nao entendi muito bem onde ficou fixado o modulo...

Mais e isso ai, ter ideias e colocar em pratica.... Lol

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.

Mensagem por Marcelo Armesto em Seg Out 15 2012, 11:54

Só fiquei com uma duvida...
Eu vi nas fotos desse kit que a entrada dele é tipo plug(maioria dos falantes)
Ai eu te pergunto como vc conectou um rca?
Ou ele ja vem com entrada rca?

Marcelo Armesto
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1354
Cidade/Estado : Santos - Sp
Motorização/Cor : Vermelho 1.0
Código de Opcionais : Dvd; 48 leds na cortesia; volante esportivo shutt; rodas aro 17; suspensão fixa; xenon 8000k nos milhas, abafador esportivo; teto, grade e outros detalhes envelopados; pinças e tambores de freio em amarelo luminoso.

Mensagem por Pedro Josino em Seg Out 15 2012, 13:11

Kay escreveu:
Marcelo Armesto escreveu:Se isso é gambiarra nem vou arriscar instalar nada aqui

Mandou bem hein cara.

Não ficaria bom, pois esse SD250.2D em 2 ohm (ligando em paralelo) dá 125rms para cada canal e você precisaria de mais de 165rms (ideal 200) para cada canal, no seu caso seria melhor usar o SD500.4D.

Se esses seus falantes de 6'pol forem 2 vias, tem que considerar o Twitter na conta também (normalmente eles tem 15rms cada um, mas alguns tem mais).

Potência faltando queima/estraga o falante, além de ser ruim de escutar (precisa colocar volume mais alto sempre, prejudicando seu ouvido), o bom é ter sobrando uns 20%.

Espero que esse tópico ajude alguém que queira ter um som razoável funcionando na frente sem precisar comprometer o porta-malas e nem o carro com os "estaladores" (nem sabia que tinha isso Shocked ).

Obrigado pelos elogios. Razz

E esses 125W RMS são divididos igualmente entre os dois alto-falantes, ou seja, cada um receberia 62,5W RMS mais ou menos, pois eles trabalham na mesma frequência.

O ideal mesmo para quem vai trabalhar com quatro alto-falantes seria um módulo 4 canais, ou se os alto-falantes forem de mesma potência pode colocar um 2 canais mesmo, apesar que mesmo assim pode utilizar a SD250.2 que não deverá ter problema, só não é o ideal.

Como o colega disse falta de potência pode vir a queimar mesmo o alto-falante, mas só em casos aonde é exigido o limite do amplificador, se você não escutar o som no volume máximo não terá muito problemas com isso. E é bom mesmo sempre ter uma sobra de potência, inclusive proporciona um ganho de headroom.

Bela instalação, realmente são poucas lojas que capricham dessa forma, parabéns!

Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9

Mensagem por Kay em Dom Out 28 2012, 16:06

PacoMed escreveu:Cara.. ficou show viu... parabens pela criatividade e pelo desempenho.... dou muito mais valor a quem bota a mao na massa do que quem simplesmente vai numa loja e paga pra fazerem merda...

So nao entendi muito bem onde ficou fixado o modulo...

Mais e isso ai, ter ideias e colocar em pratica.... Lol

O módulo está embaixo da coluna de direção, um pouco para direita.

Marcelo Armesto escreveu:Só fiquei com uma duvida...
Eu vi nas fotos desse kit que a entrada dele é tipo plug(maioria dos falantes)
Ai eu te pergunto como vc conectou um rca?
Ou ele ja vem com entrada rca?

Não, esse RCA é ligado do player ao módulo.

Kay

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 13:39

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: