[AJUDA] Projeto de som barato

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[AJUDA] Projeto de som barato

Mensagem por Rafael Padrao em Seg Out 15 2012, 00:51

Saudaçoes,

Estou querendo melhorar o som do meu carro, pois achei os alto-falantes originais dele com pouca qualidade. Vi nos foruns q somente substituir os alto-falantes nao basta para a qualidade do som melhorar entao pensei em usar um kit duas vias, um subwoofer e um amplificador descritos abaixo:

Kit 2 vias 5" 100W RMS 52V2A - Selenium
Preco: R$150,00

Subwoofer 12" 150W RMS c/ Bobina Simples 1 x 150W x 4Ohms New Edge SW12NE150-B4 - Bomber
Preco: R$130,00

Amplificador 280W RMS c/ 2 Canais Estéreo 2x70Wx2Ohms + 1 Canal Mono 1x140Wx2Ohms CR703N - Corzus
Preco: R$200,00

Usaria o amplificador no kit duas vias e para o subwoofer, e deixaria as caixas traseiras ligadas direto no CD-player. Eu nao conheco nenhuma marca de som automotivo, nao sei se esses equipamentos sao de qualidade ou nao, mas o preco parace ser muito bom. Gostaria de saber se alguem ja utilizou algum projeto parecido com esse ou se vale a pena. Penso em gastar no maximo R$700,00 nos equipamentos, quero somente um som de qualidade dentro do carro, se por esse preco nao der, qual outro projeto seria mais em conta?

Obrigado desde ja.

Abracos!

Rafael Padrao
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 9
Cidade/Estado : rio de janeiro RJ
Motorização/Cor : 1.0
Código de Opcionais : kpk3

Re: [AJUDA] Projeto de som barato

Mensagem por Pedro Josino em Seg Out 15 2012, 13:27

Você já possui CD Player? Qual a marca e o modelo?

Esses R$ 700,00 inclui a mão-de-obra, fiação, caixa, equipamentos, etc., ou apenas os equipamentos?

No Ford Ka é possível utilizar alto-falantes de 6,5", inclusive o rendimento e qualidade é superior aos de 5,25", basta fazer um anel adaptador de 5x7" para 6,5", é possível fazer isso perfeitamente, qualquer loja que trabalhe com fabricação de caixas de som faz esse tipo de adaptador e o custo não deve ser superior a R$ 20,00 o par.

O grande problema que eu vejo nesse amplificador é não possuir entradas RCA, significa que ele é tipo booster, ou seja, ele é ligado nos fios dos alto-falantes originais, amplificando inclusive a distorção do CD Player, o que aumenta e muito a possibilidade de queimar os alto-falantes por distorção. A distorção é uma onda quadrada e em muitos casos não é possível ouvi-la, mas os alto-falantes são muito sensíveis a ela.

De acordo com o modelo do seu cd player eu posso sugerir algo que caiba dentro do seu orçamento.

Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9

Mensagem por Rafael Padrao em Seg Out 15 2012, 16:53

Meu CD player é um sony mex bt4007u, comprei so pelo bluetooth mesmo, nao sei se ele tem muita qualidade de som.

Eu pensei em gastar no maximo R$1000,00 instalado, entao achei que R$700,00 em equipamentos seria o suficiente.

Se eu trocar somente os 4 alto-falantes e instalasse um amplificador da propria sony (xplod 280w) sera q ja melhora muito? Pois isso sairia bem mais barato (gastaria mais ou menos uns R$420 em equipamentos).

Rafael Padrao
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Pedro Josino em Seg Out 15 2012, 18:17

Seu CD Player já é muito bom, eu confesso ter um certo preconceito com os players da Sony por experiência negativa que tive no passado mas proporcionam uma boa qualidade de áudio, além de terem um custo interessante, sou fã da Sony mas som automotivo eu não acho que é seu forte, apesar de desconhecer a linha atual.

Esse modelo de player que você possui já tem uma boa potência em relação aos demais, são 4 canais com 27W RMS, enquanto a maioria possui 22W RMS, é pouco mas já é alguma coisa. Possui 3 pares de RCA (front, rear e subwoofer) o que permite uma melhor regulagem do som, consequentemente uma melhor qualidade. Os filtros LPF e HPF farão muita diferença na regulagem fina do som.

Você pode sim fazer apenas a substituição dos alto-falantes e adicionar um amplificador para eles, já é algum ganho em relação ao som original. Não sei se você é acostumado ou não com subwoofer mas para eu que sou acostumado, faz uma falta quando estou sem, gosto bastante do complemento que ele da ao som.

Pelo que eu vi no site da Sony, eles não possuem uma linha de kit 2 vias, tem apenas coaxial e 6x9, o que no meu ponto de vista não seria o ideal. A utilização de um kit 2 vias proporciona uma melhora significativa no som. Então aconselho a utilizar os alto-falantes de outra marca, como a Bravox por exemplo. Já deve garantir uma boa melhora em relação ao que você tem hoje, se você for mais exigente então considere um Hertz ou Helix, ambos importados e não custam absurdos.

O amplificador pode ser um 2 canais para alimentar os quatro alto-falantes, nesse caso você perde o fader de front e rear, ou caso faça questão de manter o fader, deverá adquirir um amplificador 4 canais. O modelo 4 canais da Sony é o XM-GTX6040 mas eu achei bem caro, com esse valor concerteza consegue algo com a qualidade garantida e até mais barato na verdade.

Lembre que além da lista de alto-falantes e amplificadores, você deve adicionar a despesa com cabo RCA, cabo de energia e cabo de alto-falante. Em caso de usar subwoofer seria necessário a aquisição de uma caixa, podendo ser ela em fibra ou MDF.

Vou listar o preço de alguns produtos e você analisa e vê o que acha.

Kit 2 Vias
Selenium 62V2A - R$ 129,00
Bravox CS60B - R$ 155,00
Bravox CS60D - R$ 295,00
Bravox CS60K - R$ 399,00
Helix B62C Dark Blue - R$ 332,00
Hertz DSK165 - R$ 306,00
Hertz ESK165 - R$ 556,00

Coaxial
Bravox CX50B - R$ 129,00
Bravox CX50D - R$ 319,00
Helix B5X Dark Blue - R$ 145,00
Hertz DCX130 - R$ 157,00
Hertz ECX130 - R$ 250,00

Amplificador - 2 Canais
Taramps T170.2 - R$ 199,00
Soundigital SD250.2D - R$ 189,00
JBL GTO-752 - R$ 489,00
Helix B TWO - R$ 428,00
Hertz EP2 - R$ 494,00

Amplificador - 4 Canais
Taramps TS400x4 - R$ 289,00
Soundigital SD400.4D - R$ 299,00
JBL GT5-A604 - R$ 639,00
Audiophonic 800.4 - R$ 539,00
Soundmagus CK75 - R$ 510,00
Hertz HE4.1 - R$ 676,00

Coloquei os produtos na ordem crescente do mais simples honesto até o melhorzinho. Existem listados produtos muito bons. De acordo com a combinação dos itens escolhidos, é que devem ser escolhidos os cabos RCA, speaker e power.

Também pode ser utilizado um amplificador 4 canais pra tocar o kit 2 vias, coaxial e um subwoofer, você só ficará sem o fader frente/tras. Pode usar um 2 canais bom para o stereo e um amplificador mono mais simples e forte para um subwoofer.

Existem muitas opções.

Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rafael Padrao em Seg Out 15 2012, 20:36

Gostei das opcoes deu pra ter uma boa ideia do que da pra eu comprar.

O problema é quanto mais opcoes maior a duvida do que comprar. Rs

De inicio eu escolheria um kit duas vias, um amplificador de 4 canais, um subwoofer e para as caixas de som traseiro um alto-falante de 5" triaxial mesmo(pra reduzir o custo).

kit 2 vias:

Selenium 62V2A - R$ 129,00

ou

Bravox CS60B - R$ 155,00

Vi tambem esse NAR 600CS-1 por R$229,00 ele é superior aos bravox e selenium?

Subwoofer:
O subwoofer bomber 150w é bom? Pois achei o preco dele bom, mas nao tive muita informacao dele. Quanto custa em media a instalacao e a caixa para o subwoofer?

Amplificador:
O amplificador é o que eu tenho maior duvida, gostei das duas primeiras opcoes mas eles custam igual ao amplificador da sony que eu vi R$299,90 com frete incluso, a potencia dele é menor do que os outros amplificadores mas acho que me atende.

Triaxial:

Alto-falante Pioneer TS-1330BR, 180W 5" - R$58,00

Mas quanto ficaria mais ou menos essa instalacao com os cabos, mao de obra e etc? So pra ter uma ideia pq se for muito caro vou ter q considerar outro esquema de som, talvez sem o subwoofer...

Rafael Padrao
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Pedro Josino em Seg Out 15 2012, 23:59

Tentei oferecer um leque bom de opções entre os produtos mais confiáveis do mercado. Existem milhares de outras mas não oferecem um custo/benefício interessante, muitas delas oferecem um determinado custo com um benefício que não é equivalente para aquele custo, as vezes tem até uma boa qualidade mas não durabilidade, então é bom levar em consideração isso na hora de escolher um produto, pois as vezes simpatizamos com uma determinada marca, seja pelo nome, design, beleza mas nem sempre ela é tão boa quanto achamos.

Na minha opinião sincera eu descataria o kit Selenium, ele é inferior ao Bravox, hoje no Brasil a Selenium pertence a JBL, então a linha boa pra som interno é da JBL porém os custos são mais altos, eu ouvi esse Selenium e achei bem mais fraco que o CS60B. Entre o Bravox e NAR Audio, eu prefiro o NAR Audio. Atualmente é a marca brasileira mais preocupada em desenvolver produtos voltados pra qualidade, inclusive os subwoofers da marca são maravilhosos, os melhores nacionais, assim como os kits.

Porém o preço que você citou está caro. No site da fábrica (www.naraudio.com.br) eles fazem venda direta ao consumidor e esse mesmo kit custa R$ 139,99 lá. Apesar de ser um pouco mais caro do que esse que você indicou, eu recomendo a utilização de um coaxial da mesma linha do kit 2 vias, a fim de manter o mesmo timbre entre o cone e tweeter, assim deixa o som mais equilibrado. No site da fábrica o coaxial NAR 525-CX1 custa R$ 105,20.

Manda o link do amplificador da Sony pra eu verificar a especificação dele, potência, impedância, etc., assim eu vejo se vai casar direitinho com o seu projeto, os amplificadores da Sony que eu vi foi no site da SonyStyle (loja on-line da Sony).

Quanto ao subwoofer eu não gosto da Bomber, acho ele mais voltado pra SPL, considero um subwoofer pouco musical. Dos modelos mais baratos, os melhores que eu ouvi hoje foi o Keybass Panther, Bravox Premium e o NAR Audio de qualquer série. Ai você pode avaliar o que você acha melhor, eu acho o NAR Audio superior em todos os aspectos, exceto no visual, acho um excelente custo/benefício.

Cabo RCA existe aqueles xing ling sem marca que custa uns R$ 15,00 um cabo com 2 canais e 5 metros de comprimento, esse cabo com o tempo costuma dar problema. Para evitar esse tipo de problema a médio ou longo prazo e até mesmo por você já está montando um som melhor, eu colocaria um cabo RCA da Connection, modelo First ou então um da Shok Industries, modelo Reference. Esses cabos com 2 canais e 5 metros devem custa algo em média de R$ 35/40 cada, serão necessários duas unidades, uma para o kit 2 vias e o outro para o subwoofer.

Speaker Cable eu colocaria no mínimo o Techsound Hi-Definition 2x1,5mm² que custa R$ 4,50 o metro, ou se quiser um cabo melhorzinho pode comprar o Shok Reference 2x1,5mm² por R$ 7,00 o metro. Isso para os alto-falantes, para o subwoofer é melhor colocar um mais grosso como um 2x3mm² que custa R$ 7,00 o Techsound e R$ 9,00 o Shok.

O cabo de alimentação eu preciso ver o consumo do seu amplificador, provavelmente um de 16mm² seja mais do que suficiente, custa em torno de R$ 17,00 o metro.

A mão de obra aqui na cidade fica em torno de R$ 150,00 já incluso os suportes de alto-falantes que sejam necessários. Talvez seja preciso só os dianteiros, talvez também precise dos traseiros. A caixa em MDF custa em torno de R$ 150,00 também.

Além disso é importante colocar um porta-fusível no cabo de alimentação próximo da bateria, a fim de proteger o sistema elétrico do carro e o som contra um possível curto. O fusível mais seguro hoje é o tipo faca ou ANL. Vai custa algo em torno de R$ 35,00 + 10,00 do fusível que deve ser algo em torno de 20% maior que o consumo máximo do amplificador.

NAR 600CS-1 - R$ 139,99
NAR 525-CX1 - R$ 105,20
NAR 1204SW1 - R$ 199,99
Amp Sony - R$ 299,90
RCA - R$ 80,00
Speaker - R$ 90,00
Power - R$ 85,00
Instalação - R$ 150,00
Caixa - R$ 150,00
Total - R$ 1.300,00

Isso utilizando os cabos melhores, se for com os cabos mais simples deve baixar uns R$ 85,00. Se você retirar o subwoofer vai baixar uns R$ 360,00.

Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rafael Padrao em Qua Out 17 2012, 00:06

Cara, se o amp servir acho que vai ser esse o set com os alto-falantes e kit 2 vias NAR... O amp é esse:

Amplificador Automotivo 280W RMS c/ 4 Canais 4 x 70W RMS x 2Ohms X-plod XM-GTX6040 - Sony

Eu sou bloqueado pra postar links, mas no site da sony tem as especificacoes, eu achei esse amp no site ricardoeletro.com.br

Ja tinha ouvido falar bem da NAR so nao sabia que tinha essa linha mais barata...

Como ficou um pouco mais caro do que eu posso pagar, vou ter que deixar pra comprar o subwoofer depois, talvez la pra dezembro, ou se o resultado do amp com as caixas ficarem bons eu talvez nao me anime pra comprar o sub...

A minha duvida agora é na escolha dos cabos, pois pelo que eu entendi os cabos bons fazem diferenca a longo e medio prazo, eu provavelmente ficarei so um ano com esse carro, entao nao sei se vale a pena pagar uma instalacao excelente se depois vou ter que desmonta-la quando for trocar de carro...

Outra duvida é em relacao a caixa de mdf ja com o sub, se eu comprar como é feita a instalacao? Fica apoiada na mala ou fica presa na lataria ou tanto faz?

Rafael Padrao
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Pedro Josino em Qua Out 17 2012, 01:23

Eu até tinha olhado esse modelo do amplificador no site da Sony e aparecia por R$ 699,00, agora está aparecendo por R$ 399,00, mesmo assim ainda está mais caro do que o que você achou.

A configuração desse amplificador é a seguinte: 4x 60W RMS @ 4ohms. 4x 70W RMS @ 2ohms. E se você utilizar no modo de 3 canais ela fica 2x 60W + 1x 130W tudo a 4ohms. Não deixou claro se é possível ligar os canais stereo em 2ohms e o bridge em 4ohms, ou se só permite ligar tudo a 4ohms.

Essa potência para o kit 2 vias é o suficiente, porém para o subwoofer vai ficar devendo um pouco. O subwoofer da NAR por exemplo, possui 200W RMS, enquanto o amplificador só fornece 130W RMS. Se você resolver usar uma caixa dutada, não será muito problema, esse é um subwoofer bem leve e responde bem com pouca potência aplicada, porém se resolver usar em caixa selada eu acho que vai ficar um pouco a desejar, não que vai ficar ruim, mas que não vai tocar como deveria.

Caso resolva não adquirir o subwoofer agora, você pode ligar todos os alto-falantes, incluindo os coaxiais no amplificador, deve ficar bem legal.

Fiação é algo que pode ser facilmente aproveitado de um carro para o outro, desde que compre os fios em uma metragem "universal" e não corte tudo no momento da instalação. Eu mesmo quando compro fiação para o som, eu penso em poder aproveitar em um futuro carro, ou em vender caso eu resolva fazer um upgrade, especialmente porque uso cabos um pouco mais caros e vale muito a pena vender os antigos pra comprar os novos, sempre tem gente interessado nos cabos antigos. Eu geralmente compro para o kit 2 vias cerca de 4,5m a 5,0m que virá da parte da frente do carro até o amplificador no porta-malas e compro mais 1,0m para ligar o midbass ao crossover e mais 1,0m que liga o tweeter ao crossover, ou seja, compro cerca de 7,0m de cabo para cada lado. Assim quando eu resolver vender, ou caso eu troque de carro, é compatível com o carro que eu comprar.

Em relação a caixa isso é uma escolha muito pessoal. Existem aquelas caixas feitas em fibra que ocupam o espaço lateral e deixam um bom espaço livre no porta-malas. Sinceramente eu não sei como é fixada esse tipo de caixa pois nunca vi uma delas sendo fixada, sempre vi montada no local. Pode fazer uma caixa mais quadrada, geralmente esses modelos são mais baratos, porém ocupam mais espaço. E o modelo de caixa que mais me agrada é a caixa fina, que acompanha o banco em toda sua largura, nesse caso a fixação é feita meio que pela pressão, pois depois de coberta ela fica muito justa e não fica sambando na mala do carro. Esse último tipo de caixa vai proporcionar uma litragem bem alta e é preciso ver a questão da profundidade do subwoofer pra ver se a caixa não vai ficar muito espessa, fazendo com que o porta-malas fique bem pequeno.

Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rafael Padrao em Qui Out 18 2012, 01:58

No site da ricardoeletro nas especificacoes tem o seguinte:

Permite Ligação em Bridge Sim
Potência em Bridge (RMS) 2 x 60W RMS x 2Ohms + 1 x 130W RMS x 4Ohms

Entao pelo que diz no site o amp permite ligacao em 2ohms...

hoje fui em uma loja de som pra ter uma ideia quanto custa a mao de obra aqui onde eu moro, achei um pouco caro o orcamento, so a caixa em mdf saiu a R$200,00 e em fibra R$600,00 vi no site leosound umas caixas prontas para o Ka em fibra por R$119,00, comentei com o instalador sobre essas caixas e ele falou que essas caixas sao ruins pois sao muito finas e mal dimensionadas, e ainda complementou falando que eu nao poderia instalar a caixa na lateral pois ela nao iria distribuir o som dentro do carro de uma forma boa e com a qualidade que eu queria, entao sugeriu instalar a caixa no centro da mala para que som se propague ate o vidro traseiro e seja rebatido para dentro do carro, eu nao entendo nada de instalacao, mas acho que ele falou essas coisas porque quer me vender o produto dele...

Outro ponto que ele me falou foi sobre o amp, ele tambem me sugeriu taramps e hoje eu procurei o ts400 e achei no mercado livre por R$270,00 com frete incluso achei um bom preco. O sony tem a mesma qualidade que ele?

Rafael Padrao
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Pedro Josino em Qui Out 18 2012, 11:37

No site da própria Sony ele informa que o amplificador possui 2x 60W RMS x 4ohms + 1x 130W RMS x 4ohms, vou ver se consigo achar o manual do amplificador na internet.

Qual a loja que você foi no RJ? Eu não conheço muitas lojas por ai mas tem uma que o cara trabalha bem e sempre vejo os trabalhos dele em um outro fórum que faço parte é a BRS Sound, do César. O valor das caixas na realidade não estão muito fora do padrão não, se realmente for um produto de qualidade é até justificável, outra saída seria caixa feita em compensado, também resolve o problema e é mais barato. A explicação referente a caixa no meio da mala por causa do vidro traseiro não colou muito não, já ouvi caixa lateral em fibra e a resposta é exatamente a mesma de uma caixa normal, nem melhor ou pior. O que é preciso ficar atento é se a caixa possui a litragem que o subwoofer pede, se forem compatíveis, ótimo. Em relação a caixa de R$ 119,00 ser fina, é possível sim, não conheço as caixas da Leosound.

O Sony é superior ao Taramps.

Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Rafael Padrao em Sex Out 19 2012, 01:14

Fui em uma loja perto do meu trabalho, nao me lembro do nome... Eu ouvi falar na BRS Sound aqui na internet, liguei pra la mas o cesar nao estava entao pediram pra eu mandar um email pra passarem o orcamento, vou pedir o orcamento para instalacao das caixas NAR com o modulo Sony...

Tem algum outro site que voce conheca as caixas pre-fabricadas? Pois acho que como meu sub teria pouca potencia as caixas aguentariam bem...

Rafael Padrao
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Rafael Padrao em Seg Out 29 2012, 17:20

Boa tarde!

Hoje comprei meu ultimo equipamento que foi o subwoofer R1S410 linha prime da Rockford Fosgate, optei por esse pois sua potencia casaria melhor com o amplificador e ainda nao ocuparia muito espaco na mala. Estou apenas aguardando todos os equipamentos chegarem pra fazer a instalacao. o set ficou assim:

Kit 2 vias NAR 600CS-1
Coaxiais NAR 525-CX1
Subwoofer Rockford Fosgate R1S410
Amp Sony GTX6040

De instalacao barata so ficou o nome no topico... hahahaha... Minha previsao de gasto por enquanto teve que subir para os R$1300 que o Pedro Josino tinha dito, pois tem muita coisa alem dos equipamentos pra gastar, caixa, cabos, mao-de-obra, fusiveis e talvez ate uma manta pras portas. Mas acho que vai valer a pena, minhas horas no transito vao ser mais agradaveis. Muito obrigado Pedro Josino por ter me ajudado tirando minhas duvidas. Como disse estou so esperando chegar os equipamentos pra comecar a pensar nos cabos e onde vou instalar cada coisa, alguem sabe um lugar facil pra colocar os tweeters, no acabamento do retrovisor seria uma boa ideia? alguem ja colocou tweeters ali?

Rafael Padrao
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:42

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares