Uso de capacitores em falates. (MG, Drive e Tweeter)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uso de capacitores em falates. (MG, Drive e Tweeter)

Mensagem por PacoMed em Qui Out 18 2012, 00:53

Ola pessoal.. essa vai para os feras em som ai..

To com uma duvida aqui.... eu uso capacitores para ajudar na divisão de frequências, (-6db passa alta), sigo essa tabela: http://www.somautomotivopb.com/2011/01/cortes-de-frequencia-capacitores_11.html

Esses dias pra traz, um homem que conserta modulos me falou o seguinte. "que o capacitor anula a impedância do alto falante", dai fiquei confuso.
De acordo com o cara la, se por exemplo ligar 4 falantes de 4 ohms em paralelo, a impedância cai para 1 ohms, porem se forem usado capacitores, a impedancia será dispresivel, ou seja, dessa forma mesmo os falantes dando 1 ohms no final, pode-se ligar em um modulo de 2 ohms que não haverá problemas.
Ele ainda usou triaxiais como exemplos, onde são 3 alto falantes de 4 ohms cada ligado em serie, porem, 2 tem capacitores, fazendo com que o modulo reconheça o conjunto como 1 falante apenas de 4 ohms, sendo usado em módulos de 4 ohms sem risco de queimar, e que isso e muito usado em sons que colocam 20,30 triaxiais em 1 só modulo, ligando todos em paralelo com capacitores.
Minha duvida e se realmente procede essa informação... porque to querendo ligar 3 pentaxiais de 4 ohms cada em um canal de 2 ohms, e nao achei ainda uma ligação que fique boa pra casar a impedância, entao to pensando em colocar capacitores com cortes em 100 ou 120 htz, já que são pra MG.

E ai, alguem que entendei pode dar uma luz? duvidei no inicio, mais o exemplo das triaxiais foi bom.. e pintou a duvida.

Grato.

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.

Re: Uso de capacitores em falates. (MG, Drive e Tweeter)

Mensagem por OnTheMind em Qui Out 18 2012, 11:06

Rapaz, essa informação procede em parte.

Funciona assim:

Os cálculos de impedâncias DEVEM ser realizados considerando uma mesma faixa de frequência, por esse motivo os triaxiais do exemplo são reconhecidos como apenas um falante full-range de 4Ohms, sendo que trata-se de três falantes de 4 Ohms cada, mas que trabalham em frequências diferentes, ou seja, temos três falantes de 4Ohms, sendo um que trabalha exclusivamente na faixa de +/- 80Hz a 2KHz, outro que trabalha de +/- 2Khz a 5KHz e o terceiro que trabalha de +/- 5KHz a 20KHz, então o módulo reconhece que há apenas um falante full-range, que trabalha de +/- 80Hz a 20KHz a 4Ohms.

Quando você coloca um capacitor (Crossover Passivo 6dB/8ª), ele permite que "passem" apenas as frequências superiores à faixa escolhida (vamos desconsiderar as frequências inferiores que também conseguem passar devido à baixa precisão dos 6dB/8ª). Isso não interfere em nada no resultado das impedâncias acima da faixa de corte, entretanto interfere sim nas faixas inferiores, ou seja, se ligar dois pentaxiais em paralelo, um com capacitor e outro sem, o resultado será que nas frequências acima da faixa de corte o módulo vai reconhecer a metade da impedância, enquanto nas frequências abaixo da faixa de corte vai reconhecer a impedância nominal de apenas um falante, já que o outro foi "cortado" nessa faixa.

Com relação à ligar 30 triaxiais em paralelo com capacitores, a informação NÃO procede. Esse tipo de ligação geralmente é feita com a mistura de série e paralelo, e mesmo ligando ERRADO com tudo em paralelo, por serem frequências mais altas, os módulos tentem a ser mais tolerantes com essa baixa impedância na sua saída. Se fossem frequências mais baixas, o módulo entraria em proteção na mesma hora. Talvez por isso a ideia equivocada de que usando o capacitor o amp vai desprezar a impedância resultante.

Outra coisa que costuma levar a conclusões erradas é que IMPEDÂNCIA NÃO É RESISTÊNCIA, e alguns "técnicos" medem a impedância do falante com um multímetro, e quando colocam o capacitor esse valor se altera drasticamente. Esse método é completamente errado, mas alguns utilizam achando que as medições correspondem à impedância, quando na verdade estão mostrando a resistência ohmica.

Acho que deu prá entender.

Valews. Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 332
Cidade/Estado : Vitória da Conquista BA
Motorização/Cor : KA 1.0 / Prata
Código de Opcionais : SOMMA (AR) + Vidros Elétricos (Só não têm Direção)

Mensagem por PacoMed em Qui Out 18 2012, 11:22

Opa... deu d+++...
No meu caso entao, como ficaria uma boa ligaçao com 3 petaxiais a 4 ohms em um canal com 2 ohms?
Ja pensei em ligar 2 em serie + 1 em paralelo, dia ficaria algo em torno de 2, alguma coisa... Porem ja me falara, (acho que vc mesmo OnTheMind) que nesse caso o modulo mandaria metade da portencia do canal para 1 falante (em paralelo) e a outra metade para os outros 2 em serie... ai no final teria diferença de potencia entres os falates da caixa.
No inicio pensei em ligar tudo em paralelo com capacitores ficando algo em torno de 1.3 ohms, mais to com medo de torrar meu modulo.

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por OnTheMind em Qui Out 18 2012, 19:52

Vai ligar em qual módulo? Muitos módulos têm uma boa margem de trabalho, o PowerOne por exemplo, já vi ligações que davam 2Ohms na bridge e o bixo aguentando de boa.

Se o módulo tiver um bom sistema de proteção vai desarmar apenas, não deve dar problema de queima ou algo assim.

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por victor.bortolotto em Qui Out 18 2012, 21:27

Como o mind falou, muitos "tecnicos" medem impedancia com multimetro, isso é um erro conceitual muito grave. Só que nao adianta o cara saber de impedancia e sair colocando capacitores a rodo sem saber a relacao entre impedancia e capacitancia. Por traz de tudo isso há um projeto, o amp tem uma impedancia mas as frequencias que saem dele podem nao abranger o range que os falantes estao.

victor.bortolotto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 206
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.0L Flex Branco
Código de Opcionais : KBX2; DVD Sony MEX-V30; Rodas 17 Scorro S-215;

Mensagem por PacoMed em Sex Out 19 2012, 00:22

OnTheMind escreveu:Vai ligar em qual módulo? Muitos módulos têm uma boa margem de trabalho, o PowerOne por exemplo, já vi ligações que davam 2Ohms na bridge e o bixo aguentando de boa.

Se o módulo tiver um bom sistema de proteção vai desarmar apenas, não deve dar problema de queima ou algo assim.

O modulo tem proteçao contra curto e temperatura alta (Booster Ba 2200.4)... mais mesmo assim acho arriscado ligar tudo em paralelo (+/- 1.3 em 2 ohms)... meu modulo manda potencia maxima em 4 ohms em bridge, vou ver se faço o seguinte... como sao 6 pentaxiais ao todo, vou ligar 3 em serie, ( 4+4+4 = 12 ohms) em paralelo com outras 3 em series (12+12 = 6 ohms finais) como o modulo manda potencia maxima em 4 ohms, acho que colocando em 6 ohms via ser o mais proximo que vou conseguir...

To vendo ainda a possibilidade de vender esse modulo e comprar um SSL EV4000.4, estou muito satisfeito com meu SSL EV1500, se o de 4000 seguir com a mesma qualidade nao vou me arrepender. Mais isso nao vai mudar em nada as ligações.

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por OnTheMind em Sex Out 19 2012, 09:40

Você só têm um bridge livre? Poderia ligar também um par em cada canal. e sobraria ainda um canal p/ ligar os drivers.

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por PacoMed em Sex Out 19 2012, 21:05

OnTheMind escreveu:Você só têm um bridge livre? Poderia ligar também um par em cada canal. e sobraria ainda um canal p/ ligar os drivers.

So tenho 2 canais livres (1 bridge)... nos outros 2 canais tenho ligado 4 drives e 2 tweeteres.

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por OnTheMind em Dom Out 21 2012, 20:54

PacoMed, detalhe melhor como está o estério do seu som ... dei uma passada lá na garagem do Kascão mas não entendi bem.

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por PacoMed em Dom Out 21 2012, 23:32

do som sai 2 canais direto pro crossover (booster 4000 acho), dai divide em 4 pares, 1 par pra grave, 1 para medios, 1 para agudos e 1 par full (nao uso). Nos de grave tenho ligado um SSL EV1500 mono tocando 2 upgrade. o par de medios ligo nos canais 1 e 2 do meu 2° modulo (booster ba 2100) que toca as 4 pentaxiais, (2 em cada canal, colocarei + 2 mes que vem, ja abri o topico pra ja saber quando colocar, assim nao fico com elas paradas) e o par de agudo uso nos canais 3 e 4 do 2° modulo tocando 4 cornetas e 2 tweeters. (2 corneta + 1 tweeter por canal, usando corte de 1000 hz passa alta no crossover + capacitores de 22 uf nos drive e 4 uf nas tweeters)

Tentei ser o mais claro possível..

Os upgrades sao de 4+4 ohms cada.
Os drives e os tweeter sao de 8 ohms cada.
Os pentaxiais sao de 4 ohms cada.
Ta tudo ligado em paralelo menos os upg, que estao ligados em paralelo cada, e depois em serie, resultando em 4 ohms finais.

PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por OnTheMind em Seg Out 22 2012, 00:44

PacoMed escreveu:do som sai 2 canais direto pro crossover (booster 4000 acho), dai divide em 4 pares, 1 par pra grave, 1 para medios, 1 para agudos e 1 par full (nao uso). Nos de grave tenho ligado um SSL EV1500 mono tocando 2 upgrade. o par de medios ligo nos canais 1 e 2 do meu 2° modulo (booster ba 2100) que toca as 4 pentaxiais, (2 em cada canal, colocarei + 2 mes que vem, ja abri o topico pra ja saber quando colocar, assim nao fico com elas paradas) e o par de agudo uso nos canais 3 e 4 do 2° modulo tocando 4 cornetas e 2 tweeters. (2 corneta + 1 tweeter por canal, usando corte de 1000 hz passa alta no crossover + capacitores de 22 uf nos drive e 4 uf nas tweeters)

Tentei ser o mais claro possível..

Os upgrades sao de 4+4 ohms cada.
Os drives e os tweeter sao de 8 ohms cada.
Os pentaxiais sao de 4 ohms cada.
Ta tudo ligado em paralelo menos os upg, que estao ligados em paralelo cada, e depois em serie, resultando em 4 ohms finais.

Blz, ficou bem claro sim.

Vamos considerar o seguinte: As frequências mais "importantes" do som são as baixas e as médio-altas, enquanto as médio-baixas têm a função principal de completar o "buraco" e dar mais qualidade ao conjunto. Até aqui acho que há o que se discordar. Seguindo esse raciocínio, então o mais correto seria fazer o que você falou mesmo, dois conjuntos de 3 em série e depois em paralelo, resultando em 6Ohms. Não é o ideal, mas fazendo assim você não sacrifica os Drivers + STs, mas pode não ter um ganho tão considerável na faixa de MG, pois quando aumenta a impedância dos falantes, reduz a potência do módulo, ainda mais que aumentando a quantidade de falantes a divisão de potência entre eles acaba resultando em menos para cada um, em contrapartida, há maior área de cone então o resultado final deve ser quase o mesmo com tendência a ser ligeiramente melhor.

Uma outra possibilidade seria ligar o novo par de pentaxiais no canal 3, alterando sua entrada também para a faixa dos médios com um cabo Y, claro, e ligar as quatro cornetas + os dois STs, tudo em paralelo e os STs com seus devidos capacitores, apenas no canal 4. Isso daria maior rendimento na faixa MG (e também na médio-aguda já que são pentaxiais, porque não?) e sacrificaria um pouco a faixa de médio-agudo dos drivers. Se o módulo não mentir muito na sua potência real, essa poderia ser a melhor configuração, pois no manual ele diz que manda 440RMS a 2Ohms por canal, que seria suficiente para alimentar os 4 drivers + 2 STs tranquilamente, o problema é que eu não acredito que mande tudo isso, portanto a primeira idéia (sua) é melhor na minha opinião.

Valews Bebemorar

OnTheMind
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:59

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: