Cabo de velas (Old Ka Action 1.6)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cabo de velas (Old Ka Action 1.6)

Mensagem por ssilva.anderson em Seg Nov 19 2012, 11:30

Pessoa, estou p/ comprar algumas coisinhas para o motor do meu Kazin, e queria comprar uns cabos de silicone pra ele. Queria saber qual é a medida do cabo é 7mm, 8mm ou outro?

Caso precise, é p/ um Ka Action Rocam 2003

Obrigado pela ajuda galera!

ssilva.anderson
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 61
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Action 1.6 / Prata
Código de Opcionais : AR, DH, TE, LT,

Re: Cabo de velas (Old Ka Action 1.6)

Mensagem por spnSpawn em Seg Nov 19 2012, 23:07

Sou mecânico. Primeiro me diz, qual motivo te leva a trocar eles heim, amigo? Seja ele qual for, vou te dar uns conselhos aqui...

- Os cabos originais são de 6mm e geralmente saem de fábrica sendo da marca Bosch (uma EXCELENTE marca pra esse tipo de coisa por sinal). Estes por sua vez são feitos sob os melhores padrões dentro dessa classe de produtos (carros brasileiro de pouco desempenho e baixo custo, etc). E a propósito, esses cabos já atendem uma demanda de qualidade superior a que o motor vai trabalhar. Em outras palavras, há uma margem de segurança.

- Cabos de maior performance são apenas pra quando você troca a sua bobina, afinal com uma tensão maior (a original do Ka eu não sei, mas gira em torno de 40mil volts) você precisa de um cabo melhor. A bobina por sua vez só adianta trocar quando você tem um motor preparado e precisa de uma centelha maior na câmara de combustão pra garantir a queima completa. Logo, os cabos devem ter bitola maior pra consequentemente ter um isolamento elétrico melhor e não permitir fugas de corrente, além de conduzir melhor essa corrente melhorada.

- Se você está ouvindo falar por aí que o seu motor vai puxar mais, vai render mais e etc. e está acreditando, pare de desacreditar desde agora. Isso só acontece caso os seus cabos estejam deixando escapar corrente, com o resistor interno (cabos supressivos) queimados ou coisa parecida. Se o seu carro está com a bobina em perfeito estado de funcionamento e não apresenta falha alguma de ignição, não há necessidade de troca (até há... caso você os teste com um multímetro e a resistência deles estiver alta demais).

- Se for trocar os cabos, dê preferência pra marcas consagradas. Eu recomendo a Bosch, que é linha de montagem de inúmeras fábricas e só de ver o cabo e pegar na mão você nota a qualidade. Sim, são caros. Um jogo de cabos aqui na oficina custa de R$80,00 a R$150,00 bem acima do preço desses sem marca por aí.

- O que vai dar diferença pro seu carro andar são as velas. Essa sim você deve fazer a troca preventiva. O limite de vide de um jogo de velas de boa marca é 20.000Km (recomendo NGK ou Bosch apenas, que também são super caras se comparadas a essas vagabundas). Meu pai troca no carro dele a cada 15.000Km. Então fique atento com a kilometragem das suas. Um jogo de velas novo vai melhorar consideravelmente a autonomia do motor (nada além do original) e vai proporcionar uma queima mais homogênea, consequentemente um rendimento melhor (sim, ele vai puxar melhor, mas nada além do original também).

Acho que é isso. Qualquer dúvida... tamo aí!

spnSpawn
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 76
Cidade/Estado : Paraná
Motorização/Cor : Branco
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por DaniDamaris em Ter Nov 20 2012, 11:57

e essas velas, qto custa para trocar?

DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não

Mensagem por spnSpawn em Ter Nov 20 2012, 17:52

O jogo com as 4 da Bosch deve estar em torno de R$60,00 não sei ao certo (sou do setor mecânico e não de peças kkk) e o da NGK um pouco mais.

spnSpawn
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por DaniDamaris em Ter Nov 20 2012, 21:26

hum, ate barato comparado custo - beneficio ne??
e pra colocação?

DaniDamaris
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 65
Cidade/Estado : Americana São Paulo
Motorização/Cor : GL 1.0 / Prata - 2005 (oldKá)
Código de Opcionais : não

Mensagem por ssilva.anderson em Qua Nov 21 2012, 11:46

spnSpawn escreveu:Sou mecânico. Primeiro me diz, qual motivo te leva a trocar eles heim, amigo? Seja ele qual for, vou te dar uns conselhos aqui...

- Os cabos originais são de 6mm e geralmente saem de fábrica sendo da marca Bosch (uma EXCELENTE marca pra esse tipo de coisa por sinal). Estes por sua vez são feitos sob os melhores padrões dentro dessa classe de produtos (carros brasileiro de pouco desempenho e baixo custo, etc). E a propósito, esses cabos já atendem uma demanda de qualidade superior a que o motor vai trabalhar. Em outras palavras, há uma margem de segurança.

- Cabos de maior performance são apenas pra quando você troca a sua bobina, afinal com uma tensão maior (a original do Ka eu não sei, mas gira em torno de 40mil volts) você precisa de um cabo melhor. A bobina por sua vez só adianta trocar quando você tem um motor preparado e precisa de uma centelha maior na câmara de combustão pra garantir a queima completa. Logo, os cabos devem ter bitola maior pra consequentemente ter um isolamento elétrico melhor e não permitir fugas de corrente, além de conduzir melhor essa corrente melhorada.

- Se você está ouvindo falar por aí que o seu motor vai puxar mais, vai render mais e etc. e está acreditando, pare de desacreditar desde agora. Isso só acontece caso os seus cabos estejam deixando escapar corrente, com o resistor interno (cabos supressivos) queimados ou coisa parecida. Se o seu carro está com a bobina em perfeito estado de funcionamento e não apresenta falha alguma de ignição, não há necessidade de troca (até há... caso você os teste com um multímetro e a resistência deles estiver alta demais).

- Se for trocar os cabos, dê preferência pra marcas consagradas. Eu recomendo a Bosch, que é linha de montagem de inúmeras fábricas e só de ver o cabo e pegar na mão você nota a qualidade. Sim, são caros. Um jogo de cabos aqui na oficina custa de R$80,00 a R$150,00 bem acima do preço desses sem marca por aí.

- O que vai dar diferença pro seu carro andar são as velas. Essa sim você deve fazer a troca preventiva. O limite de vide de um jogo de velas de boa marca é 20.000Km (recomendo NGK ou Bosch apenas, que também são super caras se comparadas a essas vagabundas). Meu pai troca no carro dele a cada 15.000Km. Então fique atento com a kilometragem das suas. Um jogo de velas novo vai melhorar consideravelmente a autonomia do motor (nada além do original) e vai proporcionar uma queima mais homogênea, consequentemente um rendimento melhor (sim, ele vai puxar melhor, mas nada além do original também).

Acho que é isso. Qualquer dúvida... tamo aí!

Spawn, muitíssimo obrigado pelas explicações.

Perguntei pois pretendo fazer alguns upgrades no motor e me deparei com essa dúvida pois me recomendaram trocar o cabo de velas também (junto com as velas) mas não encontrava a informação sobre as dimensões. Pretendo comprar da marca MSD (me falaram muito bem delas).

ssilva.anderson
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 61
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : Action 1.6 / Prata
Código de Opcionais : AR, DH, TE, LT,

Mensagem por spnSpawn em Qui Nov 22 2012, 11:54

DaniDamaris escreveu:hum, ate barato comparado custo - beneficio ne??
e pra colocação?

Amigo, na maioria das oficinas já é este o preço instalado. Não sei se em todas, mas aqui é assim.

ssilva.anderson escreveu:
Spawn, muitíssimo obrigado pelas explicações.

Perguntei pois pretendo fazer alguns upgrades no motor e me deparei com essa dúvida pois me recomendaram trocar o cabo de velas também (junto com as velas) mas não encontrava a informação sobre as dimensões. Pretendo comprar da marca MSD (me falaram muito bem delas).

Sim, MSD é uma boa marca, fabrica peças "pra preparação". Porém como eu disse meu amigo, eu não vejo necessidade de trocar os cabos caso eles não estejam apresentando problema ou mesmo assim, colocar um mais caro... visto que seu motor não é preparado e a bobina é original. Usando os cabos originais Bosch você obteria o mesmo resultado.

spnSpawn
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:09

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares