Ajuda importante... sub engolir voz

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Ajuda importante... sub engolir voz

Mensagem por spnSpawn em Qui Nov 29 2012, 14:15

Boa tarde amigos! Bom... eu estou com um problema um pouco sério. Tenho um pioneer DEH-1580UB tocando 2 pares de coaxiais, ambos de 50wRMS ou inferior (nem lembro ao certo... mas o aparelho manda 23w por canal @4Ohms). Certo... meu projeto era por um 309 sendo tocado por um SD400.1D desses novos, em nanotecnologia. Ouvi falar que mesmo sendo de 400w ele consome pouca bateria... mas será mesmo? Tenho uma Moura 60Ah, com uns 2 anos de uso. Mas a bateria é boa... bem cuidada, nunca zerou a carga nem nada. Alternador redondinho... a "luz" dela sempre se manteve verdinha e o carro nunca teve problemas de baixar a tensão ou corrente dela ao ligar algum outro equipamento (inclusive nem o próprio aparelho de som desliga ao ligar o carro com o aparelho ligado).

Mas estou com medo que esse set de sub aí engula todo o som em volumes baixos já... que ele vai engolir eu sei, mas será que em que quantidade de volume será? Porque 14w x 4 (vamos considerar isso (75% de volume) pra não haver distorção) contra ~350w do sub é uma boa diferença heim... rs.

Se o 309 for engolir tudo e não der pra notar os outros instrumentos e a voz e só BUUUUM, BUUUM, BUMMMM perto dos 75% de volume tá bom, mas eu tenho medo que isso já aconteça perto dos 30%. E convenhamos... ter um set desse pra daí ir lá e deixar o ganho no mínimo não adianta nada ¬¬

Então pensei que um SD250.1D com um Selenium Bass por exemplo poderia me satisfazer... sei lá. Vocês que manjam bem ou têm/tiveram sets parecidos me ajudem aí por favor Razz

OBS: fora de cogitação usar módulo nos coaxiais.

Obrigado!

spnSpawn
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 76
Cidade/Estado : Paraná
Motorização/Cor : Branco
Código de Opcionais : Completo

Re: Ajuda importante... sub engolir voz

Mensagem por Rafael Matos em Qui Nov 29 2012, 15:15

acho que não vai engolir,eu to com um UXP power e meu ka só tem falante na frente,o traseiro não tem,e só começa a engolir quando eu to ouvindo musica que foi muito mal gravada,e quando to com o volume muito alto,que ai os falante começa a chiar tbm rsrsrs

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 590
Cidade/Estado : Mogi das Cruzes / SP
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Vidro e Trava

Mensagem por spnSpawn em Qui Nov 29 2012, 15:55

Rafael Matos escreveu:acho que não vai engolir,eu to com um UXP power e meu ka só tem falante na frente,o traseiro não tem,e só começa a engolir quando eu to ouvindo musica que foi muito mal gravada,e quando to com o volume muito alto,que ai os falante começa a chiar tbm rsrsrs

Seu qual é o seu módulo amigo? E qual o ganho? Não está no mínimo né?

spnSpawn
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Rafael Matos em Qui Nov 29 2012, 16:14

taramps t500,sub de 500wrms e ganho no máximo

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por spnSpawn em Qui Nov 29 2012, 16:22

Nossa... e não engole?! Shocked Um par de falantes... quais seriam esses falantes? 2 vias? Coaxial? triaxial? Parece que meu projeto vai ficar bom então Razz

EDIT: que bateria você usa? Aguenta quanto tempo tocando FIRME? (volume em 50% sem perder potência por queda de tensão na bateria)

spnSpawn
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Rafael Matos em Qui Nov 29 2012, 16:44

mais veja bem,eu disse que depende muito da musica para engolir ou n,se eu coloco um funk ele não engole,agora ja um pagode ele engole no 60% +-,e musica com gravação ruim,vixi engole nos 30% hehe os falantes veio junto no carro,nem sei qual é,acho que é coaxial,eu uso a bateria original do ka.
com carro desligado eu nunca tentei,só coloco no talo com o carro ligado,sei que quando chega a uns 55% do volume ela ja começa a da umas piscadas,nunca tentei colocar no volume maximo pra não fritar meus falantes frontais kkkkkkk mas ja cheguei a uns 32(meu radio vai até 40) mais as batidas da caixa começa a doer no ouvido ai não tem como,meia hora ouvindo nesse volume eu fico surdo.

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Guh87 em Qui Nov 29 2012, 23:25

Spnspawn.. Já que vc vai investir uma graninha pra
Comprar um sub e um módulo..
Eu acho que seria bom vc comprar um módulo pro stereo..
Não precisa nem trocar os falantes..
50wrms é uma potência legal..
Se vc não quiser gastar muito..
Pode comprar um módulo mono/stereo e ligar tudo junto..

Guh87
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 513
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 - vermelho
Código de Opcionais : Vidro, Trava, Limpador e Desembaçador Traseiro, Alarme, Lâmpada Phillips Diamond Vision, Pingo Led, DVD Pioneer Retratil, Falantes Pioneer e Bravox, Corneta e Super Twitter Selenium Pro, Sub Bravox E2K, 2 Módulos Banda Digital, Mega Capacitor, Bateria Optima Yellow, No Calotas...

Mensagem por Luquinha em Seg Dez 10 2012, 16:56

Concordo, se vc colocar os triax + sub, nao vai engolir, mas nao vai ficar bom também, o interessante ser voce colocar um Amplificador para os coaxiais.
Mais pra ser sincero, eu ODEIO triaxiais! acho que só fazem "chiadeiros"
Eu tenho em meu ka, 1 sub e 1 kit 2 vias, e te garanto, que a qualidade esta sensacional!!! assim eu te indico, um kit 2 vias para as portas, e um 309 para o grave!! e você pode até usar um amplificador de 4 canais, 2 voce joga para o kit, e 2 você transforma em bridge para o SUB!!

Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1368
Cidade/Estado : Penápolis - SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto
Código de Opcionais : 0

Mensagem por Guh87 em Seg Dez 10 2012, 19:22

Luquinha escreveu:Concordo, se vc colocar os triax + sub, nao vai engolir, mas nao vai ficar bom também, o interessante ser voce colocar um Amplificador para os coaxiais.
Mais pra ser sincero, eu ODEIO triaxiais! acho que só fazem "chiadeiros"
Eu tenho em meu ka, 1 sub e 1 kit 2 vias, e te garanto, que a qualidade esta sensacional!!! assim eu te indico, um kit 2 vias para as portas, e um 309 para o grave!! e você pode até usar um amplificador de 4 canais, 2 voce joga para o kit, e 2 você transforma em bridge para o SUB!!

Ótima sugestão.. Se pa um SD 400.4D da conta do recado..

Guh87
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Código de Opcionais : Vidro, Trava, Limpador e Desembaçador Traseiro, Alarme, Lâmpada Phillips Diamond Vision, Pingo Led, DVD Pioneer Retratil, Falantes Pioneer e Bravox, Corneta e Super Twitter Selenium Pro, Sub Bravox E2K, 2 Módulos Banda Digital, Mega Capacitor, Bateria Optima Yellow, No Calotas...

Mensagem por Luquinha em Ter Dez 11 2012, 11:10

ah da sim! http://www.soundigital.com.br/produtos/amplificadores/sd400-4d/

a especificação dele em bridge é ótima 200 e 200 rms!! o pau da pra cume solto! hahahahahahahha

Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Guh87 em Ter Dez 11 2012, 11:55

Certeza que da pra fazer um barulho

Guh87
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por spnSpawn em Qua Dez 12 2012, 12:19

Alimentar um 309 de 400w com 200w? Isso seria loucura galera, desculpa.

Vejam bem... esse negócio de que "você deve alimentar seu falante com menos potência do que ele tem pra não queimar" é TOTALMENTE MENTIRA.

Segundo a fabricação dos amplificadores, sejam eles digitais ou mosfets (transistorados) o aparelho trabalha com um THD de distorção de aprox. 0,01% até chegar nuns 75% ou 80% da potência máxima, depois essa distorção só vai aumentando numa escala logarítmica, cada vez mais e mais, o amplificador vai saturando e no fim você tem um som totalmente zuado e está prejudicando seus falantes. Por isso que sempre que você compra um amplificador ou vai analisar ele, o mais certo e coerente é você considerar apenas ~75% da potência máxima dele. Logo, 75% de 200w é apenas 150w. Você estará mandando menos de 2,5x a potência que o sub pode tocar.

O ideal mesmo é você regular o ganho do amplificador da seguinte forma: colocar o volume do player em 70% (calcular esse valor), e ir aumentando o ganho até que o grave (nesse caso desse post) se iguale com os médios e agudos, procurando nunca passar dos 75~80% do módulo. Depois disso você NUNCA deve passar daquele volume que você usou pra configurar o ganho (os 70% que eu disse). Assim você vai garantir que nem o player e nem o amplificador estão mandando distorção pro falante. Você poderá até por alguns ganhos como bass boost em volumes menores e tudo mais sem distorção ou qualquer outra dor de cabeça.

É por isso que é super comum você ter um falante de 500w por exemplo e alimentar ele com um módulo de 700w. Acontece que: você regula o player no volume ideal (70%) e ajusta o ganho pra fazer o falante excursionar o que você acredita ser o máximo, e o restante de ganho fica "sem uso". Sabemos que aparelhos elétricos/eletrônicos só consomem a quantidade de corrente elétrica proporcional ao trabalho que estão realizando. Logo, você estará gastando menos bateria do que o manual rotula como "consumo máximo", estará entregando ao falante a potência pura e livre de distorções que ele precisa (afinal essa distorção começaria muito além no ajuste de ganho, oque faria com que o amplificador já estivesse enviando mais potência e prejudicando o falante. Como vocês não estarão fazendo isso... o consumo não é máximo e não há distorção.)

Por esse motivo que o meu player tem apenas 23w em cada canal, eu considerei perto de 15w, que seria o limite de volume que eu posso usar.

Vejam esse vídeo... são dois 309 que somam 800w e estão sendo alimentados por um amplificador que a 12v já manda 2000w. Ou seja: distorção zero... por isso o volume está tão talado e os subs não estão fedendo nem nada.

http://www.youtube.com/watch?v=TnVvkcIRJik

Deve ser insuportável ficar dentro desse celtinha hahahaha apesar que a caixa é feita quase que totalmente pra subgrave...

spnSpawn
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Luquinha em Qui Dez 13 2012, 17:37

entao man, nao é por nada, mas os subwoofer 309 aguenta até 600 RMS sussa!!
isso é uma questão que todos nós sabemos.
Qualquer subwoofer tem que receber no minimo 25% a mais da potencia dele.
Porque assim temos a relação, AMPLIFICADOR > SUBWOOFER trabalhando bem.
Os Amplificadores precisam ser pelo menos 30% mais fortes que os subwoofer, para nao ter superaquecimento, Sobre carga, e queimar!
Nós so falamos do SD 400.4 por causa do valor e da acessibilidade, pratico barato e funcional, mesmo q esteje mandando só 200 rms , e esteje "guardando" 200 rms no subwoofer.
Pois você só estara usando 1 modulo, mas se a questão é extrema excursão,
Man, vai de SD 400.1D e SD 250.2D (você usará 2 amplificadores) ou então algo gringo que ai voce pode relaxar tipo um JBL GTO5355 , ele é so 350rms em mono, porém é 350rms GRINGOS! que são absurdamentes de qualidade.
Até porque o 309 se diz 400RMS, porém nos testes que a galera fez, ele nao chegou no 350RMS REAIS!
Nós so falamos isso, pq é muitoo dificil achar algum amplificador acima de 3 canais com potencia de BRIDGE ou MONO boa.. quando passa de 300 rms a galera ja coloca 2 amplificadores!
Meu subwoofer por exemplo é 250 rms, e meu amplificador é 3 canais, e no mono ele só manda 180 rms, ta sobrando rms no sub, e ta forçando demais o modulo, mas é questão de praticidade, e gastos (nao tenho grana pra isso =// hahahahahaha)!!

Valeeeu

Luquinha
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 13:58

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo