Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

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Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por Crozatti em Sab Jan 05 2013, 14:35

Fala galera,

Esses dias andei pesquisando pela limpeza e equalização do bico injetor do Ford Novo KA, já que ele esta quase beirando os 60mil km.

Bom, pra começar, me espanta que quase nenhum mexanico sabe direito o que é a equalização, beleza. Explicado o que é, alguns deles fazem.

Segundo, em uma das oficinas, queriam me cobrar um kit filtro para os bicos injetores, que constituem o que parece ser uma "peneira" e os o-rings novos.
Alguem ja ouviu falar nisso? Sera que realmente precisa colocar isso?
Nunca havia ouvido falar sobre... Me espantei, sendo que eu vivo na internet vendo sobre essas coisas.

Existe um kit original para isso?

Abraços

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por alex63 em Sab Jan 05 2013, 15:45

Crozatti,

Sim este kit existe e é composto por 8 O-rings ( 2 para cada bico) , mais uma "tela" ou " peneira" que nada mais é do que um filtro de entrada no próprio bico injetor. E ésta tela é chatinha de trocar se não tiver a ferramenta certa.

Desconheço este kit como peça vendida pela Ford. Mais é existente no mercado e não é muito fácil de achar, os O-rings se acha com facilidade, bem como o jogo de juntas do TBI.

A equalização que você menciona, é extremamente importante, pois nela deve ser verificada, não só a quantidade de líquido injetada em determinado tempo, bem como a " abertura do leque " injetado. Algumas poucas máquinas de limpeza, possuem uma luz especial para verificar isto outras não. E a grande maioria dos mecânicos só se importam com o volume injetado e estanqueidade dos bicos, deixando de lado a abertura do leque " o que faz uma diferença danada em performance e consequentemente consumo.

De qualquer forma, os bicos injetores, são autolimpantes , e fora algum problema e em " teoria" não precisariam ser limpos.

O correto, é seguir os seguintes passos:

1 - Colocar na máquina e verificar quantidade injetada, e diferença entre os bicos até 10% de diferença é normal.

2 - Ainda na máquina, verificar estanqueidade e abertura do leque. Se também não houver grandes diferenças não faça nada, troque só os o-rings e volte-os a seus locais.

Caso seja encontrada diferença acima de 10% ou falta de vedação ( estanqueidade) e diferença no leque. Só ae sim os bicos devem ser >>> Retro-lavados <<<<< se com a retro-lavagem não resolver ( tem de testar novamente na máquina) , os mesmos deverão ser submetidos a limpeza em cuba de ultrassom.

Existe uma linha de pensamento, a qual compartilho, que o ultrassom pode vir a danificar o bico injetor. Eu particularmente já presenciei um caso deste onde os bicos estavam quase bons e após o ultrassom, dois deles se danificaram de forma irreversível!

E atenção, tem muita falsificação de bico no mercado e muito bico sendo vendido como novo sem ser. É importante anotar o número do bico e a cor do mesmo, pois não pode haver diferença !

Se tiver de trocar, de preferência a bicos novos ou BOSCH ou Magnetti Marelli. Mais antes de instalar devem ser testados também !

Agora como ilustração ( e eu costumo fazer desta forma que é a retro-lavagem) segue alguns videos do youtube. O produto a ser usado é o CARB-80 ou qualquer outro limpador de carburador ou descarbonizante de injeção eletrônica.

1 - http://www.youtube.com/watch?v=7aT4S1lIBAY

2 - http://www.youtube.com/watch?v=hyZwmMV8gz0

3 - http://www.youtube.com/watch?v=iQCgHMiX5ek

Tudo feito com os bicos fora do carro !!!!


Limpeza com máquina e mostra as " peneiras"

http://www.youtube.com/watch?v=l18Bw0RQN8A

Importante fazer também a limpeza do TBI.

1- http://www.youtube.com/watch?v=04gBxLTn-fE

2 -http://www.youtube.com/watch?v=lGPgaUM5b_E ( boa explicação)

Espero que seja útil.

Abcs


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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por Crozatti em Seg Jan 07 2013, 14:22

Muito obrigado alex63, ainda to vendo onde vou mandar. Mas tirando alto consumo, meu carro não esta com nenhum problema. Mas já esta beirando o 60mil.

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por alex63 em Seg Jan 07 2013, 20:37

Olha,

Alto consumo pode ser um monte de outras coisas, como:

1 velas gastas ou com abertura dos eletrodos incorreta
2 cabos de vela velhos
3 filtro de ar sujo
4 direção desalinhada
5 pneus gastos ou mau calibrados. Pneus de medidas muito diferente dos originais
6 agora o vilão aquele acessório que existe entre o volante e o assento, ou seja o " mautorista"

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por Crozatti em Seg Jan 07 2013, 21:52

As velas foram trocadas com 40mil km se não me falha minha memória.
Os cabos eu estava planejando trocar agora, com 60mil mesmo.
O filtro de ar também foi trocado com 50mil km.
Os pneus realmente estão bem gastos, mas são os de medida original, aro 14.
Quanto ao mautorista, vou perguntar ao meu pai de 55 anos se ele é porra louca em uma cidade com 40mil habitantes e 110km2 de extensão kkkkk. Só uso o carro em finais de semana, mas mesmo assim, valeu as dicas.

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por Hugo_Victor em Seg Jan 07 2013, 22:11

Alex63 é o monstro do fórum!!! (no bom sentido) haha

Parabéns, cara! Não só pelo seu conhecimento, mas o interesse em também compartilhar!

Não sabia nem metade do que ele escreveu... Vivendo e Aprendendo! =)

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por alex63 em Ter Jan 08 2013, 07:21

Crozatti Bom dia ,

Me desculpe sobre o " mautorista " ok ?

Mais pelo que vc me disse, já tem um tempinho que as velas foram trocadas,e os cabos de vela não foram. Troque as velas, use a medida entre eletrodos de 0,90mm ( velas só NGK ) e cabos use NGK ou Bosch. O filtro de ar merece uma olhada, pois dependendo onde vc anda com 10Mil Km esta sujo.
Outra coisa importante que esqueci de mencionar, o óleo do motor é importante e diminui o consumo. Se for ZETEC ROCAm , vai de Motorcraft 5W30 100% sintético ou Castrol Magnatec A5 ( são o mesmo óleo) o Motorcraft costuma ser mais barato.

Agora os pneus tem muita culpa ae no seu caso....

Abcs

Crozatti escreveu:As velas foram trocadas com 40mil km se não me falha minha memória.
Os cabos eu estava planejando trocar agora, com 60mil mesmo.
O filtro de ar também foi trocado com 50mil km.
Os pneus realmente estão bem gastos, mas são os de medida original, aro 14.
Quanto ao mautorista, vou perguntar ao meu pai de 55 anos se ele é porra louca em uma cidade com 40mil habitantes e 110km2 de extensão kkkkk. Só uso o carro em finais de semana, mas mesmo assim, valeu as dicas.

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por alex63 em Ter Jan 08 2013, 07:23

Hugo Bom dia,

Que nada , estou sempre aprendendo.

Abcs

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por Crozatti em Ter Jan 08 2013, 21:50

Tranquilo alex63, levei na esportividade, rs.

Vou dar uma revisada, mas tranquilo que sempre usei óleo motorcraft, mesmo pagando uma cacetada por eles. Velas sempre NGK tambem.
Mas vou verificar todos estes item novamente. Obrigado pela força.

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por alex63 em Ter Jan 08 2013, 21:53

Cara da uma olhada na concessionaria e em lojas de auto peças pois o Motorcraft 5w30 100% sintético tem estado em média de R$27,00.

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

Mensagem por Crozatti em Ter Jan 08 2013, 21:59

Hum, ultima vez paguei R$35,00 em cada litro...Só se abaixou novamente.

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Re: Limpeza bico injetor + Kit filtro do bico injetor (??)

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