[DÚVIDA] - Qual o óleo certo para motor Zetec Rocam 1.0 (2006)?

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Qual o óleo certo para motor Zetec Rocam 1.0 (2006)?

Mensagem por Mephistto em Seg Jan 07 2013, 19:00

Galera, não quis reviver o outro tópico... então, eu li lá no manual que são 4L de Oleo Motorcraft SAE 5w30 ASI SJ, o mais perto q achei foi esse: Motorcraft 5W-30 SL 100% sintético
Porém ele é 100% sintético e no manual não diz se é pra usar ou não sintético... meu pai teima que 1.0 não se usa oleo sintético, alguem sabe me informar?

OBS.: Tem um kit pronto no Mercado Livre por R$134,00, to achando barato de mais pra ser verdade... alguém sabe se é quente?

VEM: 4 litros de óleo Motorcraft 5W-30 SL 100% sintético

1 filtro de óleo Motorcraft  MB9A/6714/EA/

1 filtro de combustível Motorcraft MB9A/9155/BA/

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 378
Cidade/Estado: Taquara/RS
Motorização/Cor: 1.0/Preto Fosco
Código de Opcionais: GL

Re: [DÚVIDA] - Qual o óleo certo para motor Zetec Rocam 1.0 (2006)?

Mensagem por Reginaldo em Qua Jan 09 2013, 12:05

Atendendo as especificações ford, pode usar qualquer um 5w30 100% sintético.

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens: 858
Cidade/Estado: Rio Grande do Norte
Motorização/Cor: --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais: #FAIL

Mensagem por Marcelo Armesto em Qua Jan 09 2013, 15:16

Eu uso LUBRAX VALORA, vende no posto br.
Não é ruim e não fala mal de ninguém

Marcelo Armesto
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1436
Cidade/Estado: Santos - Sp
Motorização/Cor: Vermelho 1.0
Código de Opcionais: Dvd; 48 leds na cortesia; volante esportivo shutt; rodas aro 17; suspensão fixa; xenon 8000k nos milhas, abafador esportivo; teto, grade e outros detalhes envelopados; pinças e tambores de freio em amarelo luminoso.

Mensagem por Mephistto em Qua Jan 09 2013, 15:19

Hmmm, foda mesmo eh q ja botei 2x oleo normal, meu pai teima que não vai oleo sintético em carro 1.0...

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por alex63 em Qua Jan 09 2013, 15:44

valora da PETROBRAS é excelente, mesmo nível do Motorcraft 5w30 sintético. E sim, vai óleo sintético sim nos 1.0.

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1269
Cidade/Estado: Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor: Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais: Completo

Mensagem por Reginaldo em Qua Jan 09 2013, 19:14

Mephistto escreveu:Galera, não quis reviver o outro tópico... então, eu li lá no manual que são 4L de Oleo Motorcraft SAE 5w30 ASI SJ, o mais perto q achei foi esse: Motorcraft 5W-30 SL 100% sintético
Porém ele é 100% sintético e no manual não diz se é pra usar ou não sintético... meu pai teima que 1.0 não se usa oleo sintético, alguem sabe me informar?

OBS.: Tem um kit pronto no Mercado Livre por R$134,00, to achando barato de mais pra ser verdade... alguém sabe se é quente?

1 filtro de óleo Motorcraft MB9A/6714/EA/

Você poderia passar o link desse Kit?

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por LeSimoes em Dom Jan 13 2013, 10:33

Acho que é esse kit aqui, né?!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-454720843-troca-de-oleo-e-filtro-original-ford-ka-fiesta-ecosport-_JM

Acho que não vale muito comprar pelo ML não, andei olhando no Carrefour de onde eu moro e o filtro custa 30 reais, assim como o litro do óleo. Acho que compensa mais comprar na própria cidade.

LeSimoes
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens: 21
Cidade/Estado: Juiz de Fora/MG
Motorização/Cor: KA GL 1.0/Prata
Código de Opcionais: Direção Hidráulica, Ar condicionado, Vidros e Travas elétricas, Alarme e um terço que a minha mãe pendurou no retrovisor.

Mensagem por Reginaldo em Dom Jan 13 2013, 14:16

Aqui eu gasto R$190,00, calculei no link, saiu por 182,60(valor + frete)..

Não, vale a pena mesmo, próxima troca de óleo vou tentar recorrer a outros, sem ser o Motorcraft!

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Mephistto em Dom Jan 13 2013, 16:42

Na verdade era esse

produto.mercadolivre.com.br/MLB-449675132-kit-troca-de-oleo-motorcraft-fiesta-ka-ecosport-zetec-rocam-_JM

Vem com filtro de gasolina junto...

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Oleo Correto é o 530 sempre

Mensagem por douglas.gustavo.562 em Dom Jan 20 2013, 07:42

Amigo bom dia, tenho um Fiesta Zetec Rocam 1.0 Flex, 2007\2008 sempre usei o OLEO 5\30 API SJ ou superior SM\SN quanto maior for a letra depois do S melhor, agora vem o caso do mineral e o sintético, antes dê uma assistida neste video: w w w .youtube.com/watch?v=_3GKXz-qSqI__, Agora que vc ja viu a diferença te pergunto, vc vai querer continuar usando o MINERAL, meu carro tem o motor Perfeito, esta com 125000 km rodados, e continuo usando o 5\30 entenda o motor zetec tem umas folgas minimas de algumas peças que precisam ser lubrificadas, se vc altera a viscosidade do oleo vc deixara de lubrificar estas partes que ocasionara o desgaste pre maturo do motor, pensem bem antes de usar outra especificação que NÃO seja 5\30.
E lembrem-se vc não precisa esperar ele rodar 10000km para trocar ou 6 meses caso não atinja os 10000km, troque sempre com 8000 ou a cada 5 meses. "QUEM ECONOMIZA NA FERRADURA PERDE O CAVALO" E ASSISTAM E ASSINE O CANAL DE DR CARRO, aprendi muita coisa sobre nosso querido ZETEC dicas preciosas. é o motorcraft é sintetico, oleo original ford, o mesmo usado quando vc levar para troca de oleo na autorizada
.
eu uso 5\30 Valora, Motorcraft, Mobil Eco Power, Selenia.
Mais uma dica sobre oleo, vale pra todos motores ___w w w . youtube.com/watch?v=vkeU19agT_8___

espero ter ajudado!

abraços!!!

Mephistto escreveu:Galera, não quis reviver o outro tópico... então, eu li lá no manual que são 4L de Oleo Motorcraft SAE 5w30 ASI SJ, o mais perto q achei foi esse: Motorcraft 5W-30 SL 100% sintético

1 filtro de óleo Motorcraft MB9A/6714/EA/

douglas.gustavo.562
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 1
Cidade/Estado: Salvador
Motorização/Cor: fiesta 1.0 flex
Código de Opcionais: rodas

Mensagem por Alvaro Nunes em Dom Jan 20 2013, 13:56

Só uma observação: O filtro de combustível descrito no anúncio do ML é do KA modelo novo, pois os olds usam um filtro de combustível mais "gordo"/maior.

Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 166
Cidade/Estado: Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor: 1.0 GL
Código de Opcionais: AR/DIR/VE/TE

Mensagem por Leo Ayabe em Seg Fev 04 2013, 18:41

Olá, eu tenho um Ka 04 1.0, desde que peguei ele venho usando oleo 5w30 100% sintético da AC delco, como trabalhei 5 anos em agencia GM eu compro o oleo com desconto bacana, paguei R$ 18,00 o litro no ultimo dia 25. por ai é na faixa de R$ 24 - 28 o litro.

Nunca tive problema, e ainda uso Bardhal Power Racing junto, pq não acho o Militec com preço bom aqui em campinas.

Esses oleos sintetico são para 10k KM, mas troco sempre com 5k KM e o filtro em toda troca.

Leo Ayabe
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens: 11
Cidade/Estado: campinas, SP
Motorização/Cor: Ka 04 Branco 1.0 Rocan
Código de Opcionais: KMS Pro Sound

Mensagem por Hound Dog em Qua Fev 13 2013, 16:49

Quem indica o tipo de óleo é o fabricante do veiculo.

Se ,por exemplo, ele recomenda óleo mineral, não há nenhum problema de se usar óleo sintético, sua durabilidade é bem maior que o mineral, mas mesmo assim tem que trocar respeitando o manual.Fazer o inverso não é recomendado.

Quanto ao fato do seu pai dizer que carro 1.0 não usa óleo sintético, ele esta totalmente enganado.Os motores atuais, mesmo 1.0, estão cada vez mais potentes e consequentemente mais exigidos, diferente de alguns anos atrás.Atualmente a grande maioria dos carros novos de baixa cilindrada utiliza óleos sintéticos ou semi-sintéticos e com viscosidade 5w e 10w.

O óleo que esta a venda no ML esta na média,mas o problema é o frete que se cobra,no final acaba ficando mais caro.
O Motorcraft encontrei por 25,00 e o filtro por 25,00.

O óleo Motorcraft é de boa qualidade, quem fabrica ele é a CASTROL.

Hound Dog
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 130
Cidade/Estado: CAMPINAS(SP)
Motorização/Cor: 1.0 CINZA
Código de Opcionais: COMPLETO

Mensagem por Mephistto em Qua Fev 13 2013, 16:59

"Problema" resolvido.
Vou colocar Oleo Mineral, pois além do meu Pai já ter comprado, as últimas 3 trocas foram com Oleo Mineral, então não vou mudar.. nunca deu problema dessa forma, vou continuar assim Smile

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Qua Fev 13 2013, 18:36

Mephistto escreveu:"Problema" resolvido.
Vou colocar Oleo Mineral, pois além do meu Pai já ter comprado, as últimas 3 trocas foram com Oleo Mineral, então não vou mudar.. nunca deu problema dessa forma, vou continuar assim Smile

Seu pai que paga as despesas do carro? Porque se for, eu entendo o porque ele acha que não pode usar sintético, afinal, é mais caro.
Desde que seja 5w30, não há problema, mas não esqueça de trocar no tempo certo, porque o óleo mineral é muito mais "sensível" que o óleo sintético.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 1171
Cidade/Estado: Curitiba/PR
Motorização/Cor: 1.6/Preto
Código de Opcionais: Tecno (completo)

Mensagem por Mephistto em Qua Fev 13 2013, 18:50

Pois eh, meu pai geralmente se antecipa e compra o Oleo, não tenho como reclamar kkkk
Mas ele não compra por ser mais barato, não... até pq ele compra tb junto pro Corolla dele q usa Sintético... inclusive o preço foi meio parecido, no meu ele pagou 18 o litro, no sintético pagou 22.. só q o dele vai 5,5 litros, o meu soh 4 Smile

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Qua Fev 13 2013, 18:59

Mephistto escreveu:Pois eh, meu pai geralmente se antecipa e compra o Oleo, não tenho como reclamar kkkk
Mas ele não compra por ser mais barato, não... até pq ele compra tb junto pro Corolla dele q usa Sintético... inclusive o preço foi meio parecido, no meu ele pagou 18 o litro, no sintético pagou 22.. só q o dele vai 5,5 litros, o meu soh 4 Smile

Eu acho que por uma diferença de apenas 16 reais no valor total dos 4 litros, é muuuuito mais jogo comprar o sintético, afinal, você até vai poder rodar um pouco mais com o óleo, e o custo final fica mais barato, sem falar que o sintético queima com menos facilidade como nosso colega acima mostrou o vídeo, e não perde suas propriedades com o tempo.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Mephistto em Qua Fev 13 2013, 19:02

Pois eh, mas como eu comentei lá em cima, meu carro está usando oleo mineral a 3 trocas já, e não tenho ideia se em algum dia ele usou oleo sintético.
Qualquer mecânico q eu pergunte ele diz pra continuar usando o mineral, se eu quiser trocar pro sintético vou gastar uma boa grana limpando esse motor pra adicionar o novo tipo de oleo...

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Qua Fev 13 2013, 19:12

Mephistto escreveu:Pois eh, mas como eu comentei lá em cima, meu carro está usando oleo mineral a 3 trocas já, e não tenho ideia se em algum dia ele usou oleo sintético.
Qualquer mecânico q eu pergunte ele diz pra continuar usando o mineral, se eu quiser trocar pro sintético vou gastar uma boa grana limpando esse motor pra adicionar o novo tipo de oleo...

Não há necessidade de "limpar" o motor, só não é recomendado ficar trocando de óleo sintético pra óleo mineral o tempo todo. O negócio é andar bem com o carro pra ele atingir a temperatura de funcionamento, depois parar, deixar escorrer todo o óleo velho e colocar o novo.
Sempre fica um resquício do óleo velho no motor/cárter, mas o óleo sintético e o mineral se misturam perfeitamente, pra fazer a troca uma vez de mineral pra sintético, não há problema nenhum. O que eles falam que não é bom colocar mineral e sintético é por exemplo, você ter sintético no motor e se o nível baixar, completar com mineral, entende?

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Hound Dog em Qui Fev 14 2013, 16:29

Antigamente para se limpar o motor era normal trocar o óleo e rodar apenas 1000Km e efetuar nova troca.

Muitos acreditam que ao retirar o óleo velho do carro esta resolvido, mas não!!Nas paredes do motor fica partículas do antigo óleo que acaba se misturando e contaminando o óleo novo.

Atualmente existem produtos chamados FLUSH que realiza uma limpeza profunda antes de ser colocado o novo óleo.Existem dois tipos de Flush, aquele que é adicionado junto ao óleo velho e um outro que é utilizado sem misturar com óleo.

São produtos preventivos e para quem deseja prolongar a vida do motor.

Quanto ao óleo mineral, a grande maioria dos fabricantes nem recomenda mais, sua durabilidade se comparado ao sintético é bem menor.

Hound Dog
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Alvaro Nunes em Qui Fev 14 2013, 16:44

Meu único receio são os aditivos para óleo, pois eles prometem a mesma coisa que os óleos lubrificantes e, no meu ponto de vista, alteram as características normais do óleo. Sinceramente eu não coloco, tenho lá minhas dúvidas. Pois se em motos que o motor gira 2x mais que qualquer carro e são submetidos a temperaturas extremas, os fabricantes não recomendam aditivos para o óleo... por isso fico com receio. Tem um amigo que só usa óleo sintético de moto em seu carro dentro das especificações do fabricante, pois ele é ex-piloto de moto e alega que os lubrificantes de moto são mais resistentes.

Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 166
Cidade/Estado: Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor: 1.0 GL
Código de Opcionais: AR/DIR/VE/TE

Mensagem por Mephistto em Qui Fev 14 2013, 17:12

Hound Dog escreveu:Antigamente para se limpar o motor era normal trocar o óleo e rodar apenas 1000Km e efetuar nova troca.

Muitos acreditam que ao retirar o óleo velho do carro esta resolvido, mas não!!Nas paredes do motor fica partículas do antigo óleo que acaba se misturando e contaminando o óleo novo.

Atualmente existem produtos chamados FLUSH que realiza uma limpeza profunda antes de ser colocado o novo óleo.Existem dois tipos de Flush, aquele que é adicionado junto ao óleo velho e um outro que é utilizado sem misturar com óleo.

Quanto ao óleo mineral, a grande maioria dos fabricantes nem recomenda mais, sua durabilidade se comparado ao sintético é bem menor.

Eu tb não sei se meu carro veio de Fábrica com Óleo Sintético, pois no Manual mostra o Óleo Motorcraft SAE 5w30, mas não diz se é Mineral ou não... dae fode neh...
Mas, vou continuar usando o Mineral pois eu acho que o Sintético não vai fazer milagre, e meu carro está muito bom de motor...

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Qui Fev 14 2013, 23:01

Mephistto escreveu:
Hound Dog escreveu:Antigamente para se limpar o motor era normal trocar o óleo e rodar apenas 1000Km e efetuar nova troca.
Eu tb não sei se meu carro veio de Fábrica com Óleo Sintético, pois no Manual mostra o Óleo Motorcraft SAE 5w30, mas não diz se é Mineral ou não... dae fode neh...
Mas, vou continuar usando o Mineral pois eu acho que o Sintético não vai fazer milagre, e meu carro está muito bom de motor...

Milagre só Jesus mesmo, rs.

O que estamos falando do óleo sintético, é que ele protege melhor o motor, e há um menor risco de detonar ainda mais seu motor em caso de emergência, como um super aquecimento, em que o óleo mineral irá queimar e grudar na superfície das peças do seu motor, enquanto o óleo sintético irá apenas superaquecer e ficar levemente mais escuro. Ele "queima", mas não cria resíduos, entende? Sem falar que um óleo sintético dura muito mais que um mineral. Apesar de ser mais caro na hora de comprar, você pode trocar seguramente com o dobro da quilometragem, e isso faz com que o custo no final das contas fique mais barato.

Acredito que não fale sobre ser sintético ou não no seu manual, porque há alguns anos ainda não era tão comum o óleo 100% sintético, mas não há NENHUMA desvantagem em utilizar o sintético, além do preço 20~30% mais caro, mas que compensa aquela "economia porca" que se faz as vezes na manutenção do carro pra ter um motor mais protegidinho. :p

Abs.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Hound Dog em Sex Fev 15 2013, 19:26

Disse tudo!!

Óleo sintético por ser feito em laboratório é recomendado para os motores novos que trabalham em altas pressões e temperaturas, inclusive os carros 1.0.

Nos anos 90 a maioria dos carros utilizava óleos minerais, o 20W50 era o mais comum e atendia todos os carros nacionais.

Atualmente isso tudo mudou, o preço do óleo sintético caiu muito e a diferença com o mineral não é tão alta.

Os óleos minerais têm o inconveniente de se degradarem mais rapidamente em relação aos sintéticos, precisamente porque os aditivos adicionados às bases também se degradam mais facilmente.

Hound Dog
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Hound Dog em Sex Fev 15 2013, 19:41

Alvaro Nunes escreveu:Meu único receio são os aditivos para óleo, pois eles prometem a mesma coisa que os óleos lubrificantes e, no meu ponto de vista, alteram as características normais do óleo. Sinceramente eu não coloco, tenho lá minhas dúvidas. Pois se em motos que o motor gira 2x mais que qualquer carro e são submetidos a temperaturas extremas, os fabricantes não recomendam aditivos para o óleo... por isso fico com receio. Tem um amigo que só usa óleo sintético de moto em seu carro dentro das especificações do fabricante, pois ele é ex-piloto de moto e alega que os lubrificantes de moto são mais resistentes.

Aqui no Brasil ainda não faz parte da cultura utilizar aditivo à parte junto ao óleo, mas lá fora é comum a utilização de aditivo.

O aditivo(de boa qualidade) se torna preventivo, é algo que se adiciona ao óleo e não adianta esperar milagre.A longo prazo é que você sentirá a diferença.

Hoje existem fabricantes de veículos que recomendam aditivos para óleo e aditivo para gasolina, algo que não acontecia uns anos atrás.

Eu uso e posso dizer que faz diferença.

De qualquer forma, segue uma reportagem da Abril.

http://veja.abril.com.br/240210/aditivos-carros-pode-nao-pode-p-098.shtml

Hound Dog
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por alex63 em Sex Fev 15 2013, 21:00

O óleo certo é o que esta especificado no manual do veículo, simples assim !

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1269
Cidade/Estado: Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor: Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais: Completo

Mensagem por Hound Dog em Seg Fev 18 2013, 08:08

Lembrando que:

Se o manual,por exemplo, recomenda óleo mineral e SAE:SJ, nada impede que seja substituído por um óleo mais moderno, como sintético e SAE:SM.

O que não pode é utilizar óleo abaixo do especificado, acima do especificado é até recomendado.

Hound Dog
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Mephistto em Seg Fev 18 2013, 08:22

Botei o AC-Delco SAE 5W30 API SL...

Mephistto
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por tirakowski em Seg Jul 15 2013, 14:47

Upando o tópico.

Conversando com um amigo que entende bastante de motores.
Ele me passou que o sintético gera borra no motor.

Não só ele, como o pessoal aqui no serviço tb me confirmaram que o sintético gera uma certa borra e sujeira no motor. (Isso procede?).

Eu comprei o carro a 3 meses, e certamente o carro utilizava óleo mineral.

Eu estou usando Semi-sintético Lubrax Tecno 15w40.
Mas a preferência é trocar de 5 em 5. Troca de óleo e filtro.

tirakowski
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens: 281
Cidade/Estado: Canoas/RS
Motorização/Cor: Ka GL/Preto
Código de Opcionais: 2

http://www.lastfm.com.br/user/lastfmdorafa

Mensagem por Dragoniten em Seg Jul 15 2013, 22:23

Só o que nos faltava, alguém dizer o ABSURDO que óleo 100% SINTÉTICO causa borra no motor.

A única coisa que causa isso é óleo MINERAL! Não converse com um "amigo que entende bastante de motores", nem com frentista, nem com mecânico. Converse com um Engenheiro Químico/Mecânico que realmente vai saber sobre o que está falando.

Veja em 1:29 do vídeo a diferença entre o mineral e o sintético.

Seu amigo pelo jeito não sabe tanto assim quanto diz. Pelo jeito a única coisa que ele entende é passar informações (errôneas) que ouve por aí, sem base NENHUMA.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: