Amaciamento

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Amaciamento

Mensagem por Admin em Sab Abr 26 2008, 20:53

Falam que hoje em dia os novos automóveis não precisam mais de amaciamento. Dizem que o único cuidado necessário é não esticar as marchas. Alguém sabe dar uma informação certa sobre isso?

Admin
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 241
Cidade/Estado : Vitória, ES

http://www.clubedonovoka.com

Re: Amaciamento

Mensagem por Túlio em Sab Abr 26 2008, 23:18

Não sei e acho que isso deve ser uma das coisas mais importantes de se saber. Devemos procurar nos informar a respeito.
Qualquer informação certeira é de muita valia.
Estou aguardando algumas.

Limpador e desembaçador trazeiro
Vidros elétricos

Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 844
Cidade/Estado : Nova Serrana - MG
Motorização/Cor : 1.0 / Preto (Base + Kit Fly)
Código de Opcionais : KFB9

Mensagem por Eulalio em Dom Abr 27 2008, 22:28

Bem, eu estiquei um pouco as altas rotações, mas apenas nas arrancadas, depois seguia normal. Deu pra notar que o kazin melhorou o desempenho.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Tiago Medeiros em Seg Abr 28 2008, 10:38

Olha, eu jpa li várias coisas sobre amaciamento, a informação que eu segui é:
- Não elevera a rotação nos primeiros 100 a 200km.
- Passado este início, pode esticar ao máximo para "soltar" o motor.

Posso dizer que, fazendo isso, o Kazinho, que no iníco estava bem amarrado, está bem mais "nervoso".

Tiago Medeiros
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 49
Cidade/Estado : Brasília
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFF9

Mensagem por Eulalio em Seg Abr 28 2008, 10:52

Eu acho que foi o Geraldo que postou no orkut ou foi no teste. Quando utilizamos alguma técnica de amaciamento no motor, na realidade estamos acelerando o processo natural dele, ou, por consequência, reduzindo o tempo de vida útil do mesmo.

De fato, pelo que tenho lido e perguntado sobre o assunto esse lance é verdadeiro.

Conversando com um colega que é piloto de arrancada, ele me deu umas dicas que não consegui fazer e desisti e ele também comentou sobre isso.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Tiago Medeiros em Seg Abr 28 2008, 11:48

Eulalio escreveu:...reduzindo o tempo de vida útil do mesmo.

Eu não tenho a menor pretensão de ficar com o Karro até os 300mil km, logo, a vida útil dele, mesmo sendo reduzida um pouco devido ao amaciamento, está de bom tamanho para o que eu desejo.

Tiago Medeiros

Número de Mensagens : 49
Cidade/Estado : Brasília
Motorização/Cor : 1.0 / Preto
Código de Opcionais : KFF9

Mensagem por Admin em Seg Abr 28 2008, 13:01

Bom, a média que fico com os carros é em torno de 4 anos ou 50.000 Km. Depois disso o carro passa a demandar manutenções demais e o preço de mercado diminuir. Entao essa redução da vida útil nao é fator determinante se o fato de amaciá-lo fará ficar mais econômico e menos "preso". Pra quem for ficar mais tempo que isso, ai talvez deva colocar na balança e ver se vale a pena experimentar o processo de amaciamento.

Admin
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 241
Cidade/Estado : Vitória, ES

http://www.clubedonovoka.com

Mensagem por Geraldo em Seg Abr 28 2008, 17:30

Conversando com um colega que é piloto de arrancada, ele me deu umas dicas que não consegui fazer e desisti e ele também comentou sobre isso.

que dicas foram estas?

Postei no teste que procurando no google sobre "amaciar carro zero" aparecem varios sites dizendo q isso nao é mais utilizado. Mas sei la, cada um diz uma coisa

Estou vendendo o KAzinho pra comprar um carro maior! Interessados mandem MP

Geraldo
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 440
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0 - Vermelho
Código de Opcionais : KFC 9 (KA Neo)

Mensagem por Eulalio em Ter Abr 29 2008, 08:49

Geraldo,

Só vale pra carro tirado da loja mesmo, quando passa dos 1.000km já era. O meu já tinha passado e por isso ficou mais difícil amaciá-lo como ele recomendou e por isso nem arrisquei.

A proposta era amaciar para ter bom rendimento nas retomadas. Muitos dizem que isso é um ajuste eletrônico, será?

Alguns falam em amaciar em altas rotações, no entanto, dessa forma o carro só terá rendimento em altas rotações.

No caso que esse colega me recomendou, o amaciamento era feito em baixas rotações, fazendo com que a 2ª, 3ª e 4ª marchas funcionassem bem e tivessem uma retomada melhor. Então ele pedia para sair com o carro na primeira e passar a terceira, ou quando estiver na segunda passar a quarta, ou melhor, engatar a primeira e mal o carro sair engatar a segunda. O carro dá uma chacoalhada por conta da baixa rotação, da mesma forma quando desaceleramos e não reduzimos a marcha. Depois ele se acostuma.

Mas digo, eu não fiz isso por falta de experiência e por já ter passado os 1.000km rodados.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Túlio em Ter Abr 29 2008, 09:03

Eulálio,

Não sei se eu peguei o bonde andando, mas não entendi nada do assunto amaciamento! (rs)

Será que você consegue ser mais claro e explicar a história desde o começo?

Abs

Vidros elétricos

Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Eulalio em Ter Abr 29 2008, 09:15

Túlio,

Amaciamento, de uma forma genérica é acelerar o rendimento do motor, ou condicioná-lo para um determinado uso.

Isso só vale para um motor novo. Dizem que uma pessoa que usa o carro de forma "simples",sem forçá-lo, com todo o cuidado do mundo não conseguirá acelerar bem, ficará digamos, "travado" quando quiser uma resposta rápida.

Li em algum site que numa determinada época, algumas equipes de corrida colocavam motores novos para trabalharem em kombis que trabalhavam carregadas, dessa forma o motor era levado ao uso extremo de carga e conseguiam ótimos rendimentos nas corridas.

Claro que no nosso carro, sobrecarregá-lo estaremos afetando direção, suspensão, etc.

Então, uma forma de amaciamento foi utilizando as altas rotações, ou seja, usar o carro com o pé fundo no acelerador. Mas dessa forma pra ter um bom rendimento na pista será necessário reduzir pra alcançar uma determinada velocidade.

A outra forma é utilizando as baixas rotações, na qual o motor não está acostumado a trabalhar. Achei mais difícil essa.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Túlio em Ter Abr 29 2008, 09:31

Deixa eu ver se entendi (nunca tive carro, espero que me enteda, e eu acho esta uma questão importante, pois daqui à pouco eu vou querer acelerar e se deixar passar o momento não vai ter mais jeito):

Fazer o motor trabalhar em baixa rotação, tipo, "colocando uma marcha muito fraca", ou então em altas, deixando o motor gritar a cada marcha.

É uma destas opções realmente?
Caso seja, até quando eu posso fazer isso? 1.000 km? Depois disso não tem mais jeito?

Abs e obrigado pela ajuda (e paciência!).

Vidros elétricos

Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Eulalio em Ter Abr 29 2008, 09:45

Cara, comecei do zero também, pesquisei muito no google, mas não tenho explicações ou argumentos técnicos suficientes.

Se realmente for "amaciar" o carro, sim, é uma dessas opções. A segunda (de baixa rotação) achei muito complicado.

No meu caso eu fazia o seguinte: dentro das condições de segurança da pista (sem pedestre atravessando, tampouco veículos na pista) eu arrancava o carro (sem cantar o pneu) na primeira marcha e dava uma esticada na alta rotação, colocava a segunda, dava outra esticada na alta rotação e assim até alcançar a quarta marcha e a velocidade máxima da via (60km/h por exemplo). Essa esticada na alta rotação não era muito prolongada.

O que acontece é que se for fazer isso após os 1.000km rodados, o carro não terá o mesmo rendimento. Pelo menos é o que dizem.

Talvez essa questão de amaciamento seja mais um mito da atualidade e que as impressões de melhoria são mesmo apenas impressões.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Túlio em Ter Abr 29 2008, 10:12

Valeu Eulálio! Obrigado mesmo!

Agora que sei o que fazer, falta só separar a ficção da realidade né? rs

Abs!

Vidros elétricos

Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por LeonardoHB em Ter Abr 29 2008, 10:14

Separar não... simplesmente por em prática as aulas teóricas... rsrs

Bom... não tinha entrado nessa discussão de amaciamento... mas vamos lá na minha opinião... eu acho q tem q dar umas esticadas na saída... mas não forçar o motor o tempo todo... mas tentar manter a rotação dele sempre acima dos 3.000 giros... porque se dirigir sempre abaixo disso com o motor novo ele acaba "viciando" nessa rotação e daí fica amarrado... minha opinião...

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Azeredo em Ter Maio 20 2008, 23:44

Eu credito que tudo isso seja mito,cada um tem um jeito de dirigir e o motor vai se adequar a cada peso do pé.Antigamente carros com carburador os manuais informavam para esquentar o motor antes de sair com o carro,agora com injeção dizem que é para dar a partida e sair acelerando com moderação e que o motor já vem amaciado;por tanto vai de cada um.Já comprei um Polo 1.6 e um Celta 1.4 ambos de mulher um com 5.000 e outro com 7.000 km e estavam travados,com o passar dos 13.000 e minha forma de dirigir os mesmos andavam que era uma beleza.Sendo assim acho que tudo isso é mito!!!!

Azeredo

Número de Mensagens : 36
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Novo FORD KA 1.6 completo Prata Geada
Código de Opcionais : KPH9

Mensagem por Fabio em Qua Maio 21 2008, 10:32

Eu nunca esperei passar os 1000km pra poder pisar forte, nunca deu problema nenhum meus carros (Kas por sinal hehehe).

Fabio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 1241
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Arizona

Mensagem por Haides Powder em Qui Jun 05 2008, 10:09

Olá eu sou novo por aqui, mas não pude deixar de dá minha opinião sobre esse asunto tão controverso que é o amaciamento de motores.
durante a faculdade, tive uma disciplina sobre motores de combustão interna, onde o assunto amaciamento foi levado em pauta durante a aula. O estudo diz que o amaciamento era necessário (passado) porque o processo de usinagem dos pistões eram feitos manualmente, portanto sugeito a imperfeções que causavam atrito e muito calor nos motores durante o início de sua vida útil. Hoje, os processos autômaticos diminuem este problema. No entanto, ao comprar um carro novo, suas peças ainda não estão perfeitamente acomodadas, e por isso em um uso normal, depois de 3000 a 7000 Km, o motor apresenta uma melhora de desenpenho, não confunda esta acomodação com amaciamento, pois solicitar muito do motor em qulquer período, sobretudo no início, pode comprometer a durabilidade de alguns componetes, como válvulas e segmentos e principalmente a corrente de comando.

Haides Powder
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 6
Motorização/Cor : 1.0 prata
Código de Opcionais : kpd9

Mensagem por Túlio em Qui Jul 03 2008, 18:17

Galera,

Meu carro está com 3400.
Agora eu não sei se é isso mesmo, ou se é cisma minha, mas eu tô achando o motor mais barulhento que antes.

Digo que pode ser cima pq é o meu primeiro carro, e pode ser que quando eu o peguei eu achasse a 8ª maravilha do mundo.
Agora que estou me acostumando com ele, conhecendo a máquina etc e tal, estou começando a notar isso.
Agora noto o barulho invandindo a cabine...

Vale lembrar que não tem escapamento solto, não tem perda de rendimento, nenhuma alteração.

Então eu pergunto:
Alguém já notou isso, de o motor ter começado silencioso e depois passar a fazer um barulho, ou coisa parecida?
Ou o barulho era esse mesmo desde o início mas eu não havia notado?

Vidros elétricos

Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por LeonardoHB em Sex Jul 04 2008, 09:37

O barulho é o mesmo Túlio... aliás... o barulho do motor tem diferença quando está com alcool e qdo está com gasoba... com alcool ele fica mais arisco... mais barulhento q com gasolina...

Falows!!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Fernando FMGJ em Sex Jul 04 2008, 10:34

Túlio, em virtude do tópico de nível de óleo baixo e sobre sua observação ao aumento do nível de ruído do motor, vale dar uma conferida no nível do óleo! Com o nível baixo o motor fica com um som assim meio que mais áspero. Se não for o nível de óleo, abasteça em outro posto da próxima vez, pode ser álcool com muita água.
ABçs

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9

http://www.rcrio.net

Mensagem por Túlio em Sex Jul 04 2008, 11:43

Pois é, eu realmente acho que é neurose minha.
Hj fui à concessionaria onde comprei para ver a questão da bomba (e vou postar como foi lá no tópico correto) e aí já achei o barulho normal.

Quando eu postei a dúvida, eu já achava que era neurose... (rs)

fmgj, vou até olhar o nível do óleo sim. Mas eu creio que não seja isso, pq eu olho sempre sempre, não falho de jeito nenhum, até pq foi recomendação do gerente da loja quando eu fui retirar o Ka.
Mas obrigado msm assim. E so por isso vou ali na garagem olhar daqui à pouco, pra tirar a cisma (e eu sou cismadão com as coisas - rs)

Vidros elétricos

Túlio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Baléro em Dom Jul 27 2008, 12:53

Pelo que ouvi falar tem de amaciar senão o motor fica "Brocha" e com o tempo e ele fica redondido. Mas mudando de pano pra manga, e a gasolina Podium da Petrobras.... será é muita diferença para o motor, almenta o rendimento... Pq no preço nem se fala. E será que é bom também colocar no compartimento de gasolina para partida?? Ja quie o manual recomenda gasolina aditivada?!

Baléro

Número de Mensagens : 29
Cidade/Estado : Rio Verde - MS
Motorização/Cor : 1.0 Prata
Código de Opcionais : básico

Mensagem por Felinto Sérgio em Ter Jul 29 2008, 09:53

Não acredito que um motor que não foi pisado no começo não possa ficar arisco no futuro. Falo por experiência própria. Tenho uma twister que não gostava muito de correr, pois eu não esticava muito. Com o passar do tempo fui pegando mais confiança e apertando mais. No começo ela estava dando só 130Km com uns dois meses de pau direto ela tava dando 155km. E a moto ja tinha mais de 25000Km rodados. Com isso chego a conclusão que basta vc querer pisar mais que seu motor fica um pouco mais esperto a qualquer hora. Pode até não ser verdade, mas aconteceu comigo.

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 804
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por jdeiro em Ter Jul 29 2008, 12:04

Baléro escreveu:Pelo que ouvi falar tem de amaciar senão o motor fica "Brocha" e com o tempo e ele fica redondido. Mas mudando de pano pra manga, e a gasolina Podium da Petrobras.... será é muita diferença para o motor, almenta o rendimento... Pq no preço nem se fala. E será que é bom também colocar no compartimento de gasolina para partida?? Ja quie o manual recomenda gasolina aditivada?!

A vantagem da Podium no compartimento de partida é que ela tem durabilidade de um ano, contra seis meses das aditivadas comuns...

jdeiro
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 82
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Sandero Privilege 1.6 8V / Vermelho Fogo
Código de Opcionais : No hay!

Mensagem por Bovolini em Qua Ago 06 2008, 17:42

Admin escreveu:Falam que hoje em dia os novos automóveis não precisam mais de amaciamento. Dizem que o único cuidado necessário é não esticar as marchas. Alguém sabe dar uma informação certa sobre isso?

Amaciar o motor é coisa da década de 70 ou 80. Eu peguei meu Ka zero e saí normalmente. Só achei que gastou muito nos primeiros quilometros.

Bovolini
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 299
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0, preto

Mensagem por AdvNeto em Qua Ago 20 2008, 02:08

Olha até onde sei amaciamento era usado nos carros antigos e o que meu pai conta e que diziam que melhorava muito o motor. Contudo, outro dia achei perdido em casa um manual muito antigo do fusca e na parte de amaciamento a recomendação era não acelerar demais até mais ou menos os 10000km, pois poderia causar o desgaste prematuro do motor (isto é, amaciamento na verdade é o período natural de acomodação das peças do veículo em seu curso de movimentação e não qualquer técnica especial de aceleração ou de rodar em baixa rotação. Sendo que hoje em dia esse período reduziu e praticamente não existe, pois as peças ja tem um fabricação mais perfeita). Ou seja, para mim, prefiro não acelerar muito, mesmo porquê além de acelerar o desgaste do motor (isso é óbvio), também acelera o processo natural de desgaste de outras parte do carro e também acelera o surgimento daqueles barulhinhos chatos (não sou mecânico, mas acho que essa é uma conclusão lógica, já que tudo que se usa demais dura menos), mesmo porquê o carro é um sistema e acelerar o motor também é exigir mais do sistema todo (câmbio, freios, suspensão, pneus, chassi, lataria, etc).
Agora para quem esta afim de enfrentar esses incovenientes acredito que acelerações mais altas realmente aumentam o desempenho, pelo menos nos veículos antigos, isso digo por experiência própria, pois quando tirei carteira (isso tem uns 5anos) comecei a dirigir o carro do meu pai que é um Ford Corcel 76/77 Luxo e quando peguei o carro não puxava muito e mal passava dos 110km na estrada, mas não mais que uns 6 meses dirigindo ele o carro ficou espertão e, acredite quem quiser, cheguei perto dos 150km na estrada e na reta(detalhe esse carro so tem 4 marchas) e acho que se forçasse mais chegava nos 160 (tá passei do limite, mas que nunca passou uma vez na vida que atire a primeira pedra). E isso aconteceu porquê até pegar meu Kazão novo (hehehehe) sempre tive o costume de acelerar forte, sabe, sem passar do limite de velocidade, mas entre uma marcha e outro pisar até o fundo no acelerador e meu pai sempre foi o contrário, ele mal encosta no acelerador. Mas tem que ir devagar, por exemplo, no caso do Corcel quando chegava perto dos 110km o câmbio começava fazer um barulhão daí eu soltava o carro e espera voltar nos 100km, depois ia acelerando de novo e devagar foi subindo.
Além disso, é verdade que o Kazão e todos os carros mais novos são todos controlados eletronicamente, o processo de fabricação das peças são muito mais modernos, mas o princípio da mecânica do funcionamento é o mesmo e a meu ver o amaciamento com essa aceleração nada mais faz do que desgastar mais rapidamente as peças e por consequência elas ficam com mais folga e pode ser que por isso facilite ate certo ponto seu deslocamento no respectivo curso e daí acho que cria essa sensação de agilidade.
Todo caso, não recomendaria a ninguém fazer isso com carro algum e principalmente com carros novos, pois quem já comparou um motor antigo com um novo (para falar só do motor) ja deve ter reparado o quanto são frágeis os novos (claro que não falo de carros esportivos ou de grande porte), a estrutura é claramente mais leve (verdade isso é muito melhor em segurança, desempenho e tudo mais, mas não venha falar que é mais resistente), e não dúvido muito que acelerações fortes com frêquencia acabem causando a quebra em curto prazo (curto mesmo) de peças essências do motor.
Essa é minha opinião. king

P.S.: O corcel roda bem até hoje e nem queima óleo Very Happy .

AdvNeto
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : Piracicaba
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Bari
Código de Opcionais : KFC9

Matéria Best Cars

Mensagem por Pullin em Seg Set 15 2008, 14:14

Matéria retirada do site Best Cars

"Lenda - Amaciar o motor

Realidade - Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento. Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km. Hoje a regra é outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm) por 100 ou 200 km iniciais. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor. "

Pullin

Número de Mensagens : 22
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.6 Flex / Preto Ebony
Código de Opcionais : KPI9

Mensagem por Fernando FMGJ em Seg Set 15 2008, 14:29

Cheguei a comentar sobre altas rotações nos primeiros quilômetros nesse tópico:
http://www.clubedonovoka.com/velocidade-aceleracao-e-retomada-f14/o-ka-gritou-quando-passou-dos-100km-h-t297-30.htm
Realmente chega a ser perigoso em todos os sentidos.

OBS: Valeu Pullin, mas sempre é bom colocar o link de sua fonte de pesquisas.

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9

http://www.rcrio.net

Mensagem por Pullin em Seg Set 15 2008, 14:44

Fernando, grato pela dica. Corrigino a tempo, segue abaixo o link de onde foi retirado o texto:

http://www2.uol.com.br/bestcars/lendas.htm

Abraços,

Pullin

Número de Mensagens : 22
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.6 Flex / Preto Ebony
Código de Opcionais : KPI9

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 10:41

Conteúdo patrocinado