Troca dos amortecedores

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Troca dos amortecedores

Mensagem por BillyBH em Seg Jan 14 2013, 13:51

Boa tarde amigos!

Tenho um Ka 2005 completo, e tô com uma dúvida sobre o intervalo de troca dos amortecedores. Tô pra fazer uma geral qualquer hora,e por garantia, gostaria de incluir ao menos os amortecedores dianteiros no pacote, de maneira preventiva. Alguém sabe de qtos em qtos km a troca é recomendada pelo fabricante?

Muito obrigado!

BillyBH
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : Igarapé/MG
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Completo

Re: Troca dos amortecedores

Mensagem por Reginaldo em Seg Jan 14 2013, 14:05

Billy, acredito que a hora correta para a troca, é quando o amortecedor não segura mais o peso. Eu realizo a inspeção assim, com o carro parado dou faço pressão no lado de cada amortecedor, se balançar e não parar rapidamente, já está em fase de troca-lo. Geralmente faço isso ou faço uma curva com pouco de velocidade, dá uma balançada maior, fica estabilidade ruim.
A questão dos amortecedores, acredito que ideal não é ser medido pela kilometragem e sim pela forma de uso, se carrega muito peso, se anda frenquentemente em estradas com buracos, isso tudo influência no desgaste. O ka 2008/09 daqui, com 46.000km rodados e pouco mais de 4 anos de uso, ainda com os amortecedores originais de fábrica. Porem, acredito que mais uns meses terei que trocar, já está começando apresentar uma leve mudança.

Última edição por Reginaldo em Seg Jan 14 2013, 14:06, editado 1 vez(es) (Razão : erro)

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 825
Cidade/Estado : Rio Grande do Norte
Motorização/Cor : --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais : #FAIL

Mensagem por BillyBH em Seg Jan 14 2013, 14:50

Na última revisão, o mecânico avaliou e disse que os amortecedores ainda estavam em perfeito estado, não apresentavam vazamentos, nem sinais de "fadiga", isso aos 80.000km. Também, uso o carro só pra duas pessoas (no máximo), e evito transportar qualquer carga mais pesada.
Na próxima revisão, trocarei por precaução.

Muito obrigado!

BillyBH
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 5
Cidade/Estado : Igarapé/MG
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Victor Motta em Ter Jan 29 2013, 16:38

EU troquei meu carro virou outro...
EU pensando que estavam bons aindas, mais quando coloquei um zero, melhorou demais...

No mais eh conferir se tem vazamento de oleo nos amortecedores e por ai vai...

E dica meu velho, compra coisa boa! Cofap, Monroe e por ai vai...

Eu tenho 4 Monroe encostados, rodei 2.000km com eles so.. pq o meu agora ta baixo! Aparece ai em BH um dia!

Victor Motta
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 4611
Cidade/Estado : Belo Horizonte / MG
Motorização/Cor : 1.0 - Prata
Código de Opcionais : :D Em breve...

Mensagem por Alvaro Nunes em Qua Jan 30 2013, 11:33

Não se esqueça de verificar as molas, pois molas cansadas também atrapalham na estabilidade/conforto.

Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE

Mensagem por Reginaldo em Qua Jan 30 2013, 16:30

MANUTENÇÃO DE AMORTECEDORES

Os amortecedores são um elemento de ligação entre a suspensão e a carroceria que controlam as molas de suspensão. São essenciais para a estabilidade e boa digiribilidade, mesmo em obstáculos e solos irregulares.

A perda de eficácia desse item proporciona prejuízos maiores para o motorista, já que as trepidadas (“pulos” do veículo) sobrecarregam e desgastam rapidamente outras peças como rolamento, terminais de direção, pastilhas e disco de freio, entre outras, além de tornar a viagem incômoda.

Os fabricantes recomendam que se faça a manutenção preventiva a cada 10.000 km (não significa que a troca será necessária). Se as condições de uso do automóvel forem boas, eles poderão durar até 40.000 km.

Balançar um dos cantos do veículo, dianteiro ou traseiro, para verificar se o veículo balança mais de uma vez, é uma maneira comum de verificar a eficácia de seus amortecedores, mas existem outros sintomas de desgaste:

• Pouca resposta de direção, rigidez ou ruído ao dirigir;
• Verifique se nenhum fluído (do amortecedor ou da estrutura da suspensão) está vazando;
• Verifique se não existe nenhum amassado ou dano na suspensão;
• Desgaste irregular nos pneus;
• Balanço ou inclinação ao entrar com seu veículo em curvas;
• “Mergulho do nariz”, ou seja, o peso do carro irá se deslocar dos pneus traseiros para os pneus dianteiros durante a frenagem, diminuindo assim, a adesão dos pneus ao solo;
• Aumento da distância de frenagem do veículo;
• Aquaplanagem. Com o amortecedor já desgastado o contato com o solo não será mais garantido, podendo ser criada uma camada de água entre o pneu e o solo;
• Balanços e trepidações excessivas, tornando as manobras mais difíceis para os motoristas.
FONTE: Jocar

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 825
Cidade/Estado : Rio Grande do Norte
Motorização/Cor : --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais : #FAIL

Mensagem por Hound Dog em Dom Fev 17 2013, 20:42

BillyBH escreveu:Boa tarde amigos!

Tenho um Ka 2005 completo, e tô com uma dúvida sobre o intervalo de troca dos amortecedores. Tô pra fazer uma geral qualquer hora,e por garantia, gostaria de incluir ao menos os amortecedores dianteiros no pacote, de maneira preventiva. Alguém sabe de qtos em qtos km a troca é recomendada pelo fabricante?

Muito obrigado!

Na maioria dos Manual existe uma quilometragem recomendada para a troca, mas é algo que não tem como seguir a risca, depende muito por onde o veiculo anda. Imagina dois veiculo, um que rode por pista com buracos e outro o inverso, ambos chegam aos 40.000km, qual deles irá estar em melhores condições?

O meu chegou um pouco mais que 60.000KM, aos 40.000Km fui na DPASCHOAL e lá eles tem uma politica de não trocar o que não precisa, me disseram que não era preciso, foi feito o teste e estava ok!! Aos 50.000km novamente, fui na DPASCHOAL e continuava bom!!!Só troquei um pouco mais que 60.000km.

Hound Dog
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 134
Cidade/Estado : CAMPINAS(SP)
Motorização/Cor : 1.0 CINZA
Código de Opcionais : COMPLETO

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:31

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares