[DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

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[DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Qui Jan 24 2013, 08:27

Oi, gente, me ensinem a dirigir de um modo mais "inteligente" utilizando o conta giros?

Qual a melhor rotação para trocas de marcha quando se busca:
1) Economia de combustível;
2) Aceleração (retomada);
3) Velocidade (velocidade final);

Normalmente eu troco de marcha baseada na velocidade ou quando o carro grita mesmo. Sou recém-habilitada e tô comendo meu Ka zero todinho, coitado. Bato pino pra caramba, dou mole e jogo o giro lá em cima na hora de sair... ajudem aí.

Wink

Su
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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por metanyus em Qui Jan 24 2013, 10:59

Olá Su!
Se você quer economia de combustível então tente andar com a marcha mais alta e rotação mais baixa possível, tipo 4ª marcha à 2000 rpm. Na cidade raramente passo de 2500 rpm.
Evite arrancadas bruscas, assim que o carro sair da inércia já coloca 2ª e assim por diante, o KA tem relações curtas o que privilegia o torque em baixa rotação.

Quanto retomada e final vai depender da situação, se você não tem pressa pra chegar ao destino ande na faixa de 110~120 km/h, nessa velocidade o tacômetro fica próximo de 4000~4500 rpm fazendo com que as médias de consumo sejam muito boas.

No mais é praticar que o tempo você acostuma.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por submazol em Qui Jan 24 2013, 11:37

Troque marcha sempre com 3000 rpm. inluindo da primeira pra segunda
Nao adianta vc andar com baixo giro mas ter que pisar mais fundo no acelerador para o carro manter a velocidade
na estrada se vc andar no maximo ate 100 seu carro sera capaz de fazer ate 20 km/l. com toques leves no acelerador apenas para manter velocidade
e sempre puder pratique cut off.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Qui Jan 24 2013, 18:18

Hum, entendi.
Obrigada aos dois pelas dicas.
Very Happy

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por alex moreira em Dom Abr 21 2013, 21:57

submazol escreveu:Troque marcha sempre com 3000 rpm. inluindo da primeira pra segunda
Nao adianta vc andar com baixo giro mas ter que pisar mais fundo no acelerador para o carro manter a velocidade
na estrada se vc andar no maximo ate 100 seu carro sera capaz de fazer ate 20 km/l. com toques leves no acelerador apenas para manter velocidade
e sempre puder pratique cut off.


20 km\l???? seria o maior milagre depois da multiplicação dos pães.... francamente na estrada andando entre 80 e 90 pra manter o tacometro no 3 sem exceder fiz no ka 2013 1.0 8 v media de 15 km\l... mais do que isso nunca ouvi falar.. caso tenha conseguido me ensina esse milagre

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Alvaro Nunes em Dom Abr 21 2013, 22:48

Com meu old faço 14 na cidade, 11 com ar ligado 18 na estrada e 15 a 16 com ar na estrada.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por tirakowski em Seg Abr 22 2013, 00:59

Meu ex Gol 97 1.6 MI fazia 19 na estrada.
Cansei de ir a praia e voltar com 50 reais de gasolina.

Rodava 350km com 18,19 litros de gasolina aditivada.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por drezerbini em Seg Abr 22 2013, 07:54

Nossa fiz 15 com o meu na gasosa na pista e já fiquei feliz =D
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu nunca sei quando deve trocar a marcha no KA.
Ultimamente to vendo que o certo mesmo é vc trocar entre 2500 a 3000 .. mas não adianta correr pra ficar nessa rotação. TEm que subir devagar...

E Cut Off eu acho que é lenda.. não vi melhoras =/

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Seg Abr 22 2013, 09:15

Pois é, drezerbini, também reparei isso (trocar entre 2,5 k e 3k). Dirijo quase 450km/semana em trânsito pesado e tô fazendo, em média, 10 km/l ou perto disso. Gasto um tanque por semana, praticamente. =/

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Danilo em Seg Abr 22 2013, 09:54

Troca as marchas sempre em 3000 rpm... irá economizar e o carro

nawn esguela tbm....

Abrç......

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Dragoniten em Seg Abr 22 2013, 10:32

drezerbini escreveu:Nossa fiz 15 com o meu na gasosa na pista e já fiquei feliz =D
kkkkkkkkkkkkkkkkk

Eu nunca sei quando deve trocar a marcha no KA.
Ultimamente to vendo que o certo mesmo é vc trocar entre 2500 a 3000 .. mas não adianta correr pra ficar nessa rotação. TEm que subir devagar...

E Cut Off eu acho que é lenda.. não vi melhoras =/

Cut-off também depende do jeito que você dirige. Se você acelera até a última quadra sendo que o sinal lá na frente está fechado, de nada vai adiantar fazer cut-off durante 5 segundos.

Cut-off além de economizar combustível também poupa seu sistema de freios.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Ter Abr 23 2013, 15:31

Alvaro Nunes escreveu:Com meu old faço 14 na cidade, 11 com ar ligado 18 na estrada e 15 a 16 com ar na estrada.

Ca-ra-ca...

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Ter Abr 23 2013, 15:36

E tem mais outra dúvida, como eu já disse, dirijo na cidade em tráfego pesado. Muito para, anda, 1ª, 2ª, 3ª, para, 1ª... enfim... Tem vezes que tô de 4ª ou 5ª e vejo que lá na frente vou precisar parar porque o trânsito parou do nada. O que costumo fazer é pisar na embreagem, colocar em ponto morto e ir freiando gradualmente até parar, ultimamente só faço isso quando tô andando mais e preciso parar. Isso desgasta mais meu disco de freio, né? é melhor eu ir reduzindo de marcha normalmente?

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por HalissonZanardi em Ter Abr 23 2013, 19:21

vai reduzindo na marcha Su, desgasta bem menos o carro. Só não vai meter uma segunda a 60kmph, vai reduzindo mas não forçando muito o motor acima de 4mil rpm, para não dar aqueles socos.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Dragoniten em Ter Abr 23 2013, 21:29

Su escreveu:E tem mais outra dúvida, como eu já disse, dirijo na cidade em tráfego pesado. Muito para, anda, 1ª, 2ª, 3ª, para, 1ª... enfim... Tem vezes que tô de 4ª ou 5ª e vejo que lá na frente vou precisar parar porque o trânsito parou do nada. O que costumo fazer é pisar na embreagem, colocar em ponto morto e ir freiando gradualmente até parar, ultimamente só faço isso quando tô andando mais e preciso parar. Isso desgasta mais meu disco de freio, né? é melhor eu ir reduzindo de marcha normalmente?

Colocar no ponto-morto pra freiar desgasta muito mais o sistema de freios do que ir reduzindo as marchas, sem falar que consome mais combustível, pois você enquanto está com uma marcha engatada com rpm acima do ponto morto sem pisar no acelerador, o carro não está consumindo nada de combustível, porém quando você coloca no ponto morto, o a injeção tem que injetar combustível pra poder manter o motor girando, consumindo mais combustível.

Se você está em 4ª ~ 5ª imagino que esteja aí a pelo menos uns 40km/h, que não é uma velocidade alta, mas utilizando somente o sistema de freios do carro vai desgastar muito mais as pastilhas de freio.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por marcelolimajr em Ter Abr 23 2013, 23:50

eu sempre puxo até 3.000rpm nunca gastou mt =D

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Danilo em Qua Abr 24 2013, 00:28

Eu vou reduzindo pelas marchas msm....

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Qui Abr 25 2013, 16:21

Dragoniten escreveu:Colocar no ponto-morto pra freiar desgasta muito mais o sistema de freios do que ir reduzindo as marchas, sem falar que consome mais combustível, pois você enquanto está com uma marcha engatada com rpm acima do ponto morto sem pisar no acelerador, o carro não está consumindo nada de combustível, porém quando você coloca no ponto morto, o a injeção tem que injetar combustível pra poder manter o motor girando, consumindo mais combustível.

Huuumm.. Então, é que me falta a paciência pra ir reduzindo, mas parei. Não adianta economizar embreagem e desgastar freio, né, gente?

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Dragoniten em Qui Abr 25 2013, 21:34

Su escreveu:
Dragoniten escreveu:Colocar no ponto-morto pra freiar desgasta muito mais o sistema de freios do que ir reduzindo as marchas, sem falar que consome mais combustível, pois você enquanto está com uma marcha engatada com rpm acima do ponto morto sem pisar no acelerador, o carro não está consumindo nada de combustível, porém quando você coloca no ponto morto, o a injeção tem que injetar combustível pra poder manter o motor girando, consumindo mais combustível.

Huuumm.. Então, é que me falta a paciência pra ir reduzindo, mas parei. Não adianta economizar embreagem e desgastar freio, né, gente?

O desgaste da embreagem com trocas de marcha a reduções é menor do que a maioria das pessoas pensa, quase inexistente. Já vi muitos carros aí com mais de 100 mil km rodados e embreagem original.

Coisas que mais gastam a embreagem: segurar o carro em subida só na embreagem, ou ficar fazendo meia embreagem o tempo todo (como nos ensinam na auto-escola, mas infelizmente é algo errado), "fritar" embreagem pra arrancar fazendo com que suba muito a rotação do motor enquanto você está parado e ir soltando devagarzinho com a rotação lá em cima.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Qui Abr 25 2013, 21:47

Dragoniten escreveu:O desgaste da embreagem com trocas de marcha a reduções é menor do que a maioria das pessoas pensa, quase inexistente. Já vi muitos carros aí com mais de 100 mil km rodados e embreagem original.

Coisas que mais gastam a embreagem: segurar o carro em subida só na embreagem, ou ficar fazendo meia embreagem o tempo todo (como nos ensinam na auto-escola, mas infelizmente é algo errado), "fritar" embreagem pra arrancar fazendo com que suba muito a rotação do motor enquanto você está parado e ir soltando devagarzinho com a rotação lá em cima.

Não sabia. Pra mim desgastava muito assim também e eu tenho um dó danado de queimar embreagem, economizo o tanto que posso, não faço nada disso que você falou aí em cima, assim, meia embreagem eu faço com uma certa frequência na iminência de o sinal abrir. =B

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Dragoniten em Qui Abr 25 2013, 22:12

Su escreveu:
Dragoniten escreveu:O desgaste da embreagem com trocas de marcha a reduções é menor do que a maioria das pessoas pensa, quase inexistente. Já vi muitos carros aí com mais de 100 mil km rodados e embreagem original.

Coisas que mais gastam a embreagem: segurar o carro em subida só na embreagem, ou ficar fazendo meia embreagem o tempo todo (como nos ensinam na auto-escola, mas infelizmente é algo errado), "fritar" embreagem pra arrancar fazendo com que suba muito a rotação do motor enquanto você está parado e ir soltando devagarzinho com a rotação lá em cima.

Não sabia. Pra mim desgastava muito assim também e eu tenho um dó danado de queimar embreagem, economizo o tanto que posso, não faço nada disso que você falou aí em cima, assim, meia embreagem eu faço com uma certa frequência na iminência de o sinal abrir. =B

O que mais desgasta a embreagem é quando ela superaquece, mas utilizando o carro normalmente e sempre evitando a meia-embreagem, dá pra ficar bem sossegado Smile
Não esquecer de nunca apoiar o pé no pedal da embreagem. É pra isso que serve o apoio do lado esquerdo. Alguns carros tem uma pedaleira pra apoiar o pé, outros, como o Ka, é no carpete mesmo.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por HalissonZanardi em Sex Abr 26 2013, 00:06

Su escreveu:
Dragoniten escreveu:O desgaste da embreagem com trocas de marcha a reduções é menor do que a maioria das pessoas pensa, quase inexistente. Já vi muitos carros aí com mais de 100 mil km rodados e embreagem original.

Coisas que mais gastam a embreagem: segurar o carro em subida só na embreagem, ou ficar fazendo meia embreagem o tempo todo (como nos ensinam na auto-escola, mas infelizmente é algo errado), "fritar" embreagem pra arrancar fazendo com que suba muito a rotação do motor enquanto você está parado e ir soltando devagarzinho com a rotação lá em cima.

Não sabia. Pra mim desgastava muito assim também e eu tenho um dó danado de queimar embreagem, economizo o tanto que posso, não faço nada disso que você falou aí em cima, assim, meia embreagem eu faço com uma certa frequência na iminência de o sinal abrir. =B

meu pai vendeu o corsa dele com 160 mil km e nunca mexeu na embreagem, essas ideias foram ótimas pois é assim mesmo.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Sab Abr 27 2013, 09:21

Gente, outra coisa, às vezes na hora de manobrar quando vou dar ré, o carro faz um barulho tipo de... de pato. Vocês vão dizer: "a ré não entrou", mas não é isso, piso até o fim da embreagem e engato a ré direitinho, mas é assim, tô indo pra frente, preciso ir pra trás, freio, piso fundo, engato certinho (tudo rápido) e quaaack... dá vergonha, cara, o povo olha logo.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Dragoniten em Sab Abr 27 2013, 10:58

Su escreveu:Gente, outra coisa, às vezes na hora de manobrar quando vou dar ré, o carro faz um barulho tipo de... de pato. Vocês vão dizer: "a ré não entrou", mas não é isso, piso até o fim da embreagem e engato a ré direitinho, mas é assim, tô indo pra frente, preciso ir pra trás, freio, piso fundo, engato certinho (tudo rápido) e quaaack... dá vergonha, cara, o povo olha logo.

Então... O sincronizador do câmbio do Ka (mesmo do Fiesta) tem um sério problema quando vamos tentar engatar rápido a ré, rs.

Conforme o manual:
"Para engatar a marcha à ré, pressione totalmente o pedal da embreagem, aguarde por 3 segundos, leve a alavanca de câmbio em ponto morto" pra depois engatar a ré.

"3 segundos? Quem tem 3 segundos pra gastar a cada engatada de marcha ré?" Pois é. Com o tempo você acostuma. Não precisa ficar os 3 segundos, mas só coloque na neutra, pisando lá no fundo da embreagem e quando for descer a alavanca de câmbio pra ré, tente levar ela com calma pra baixo, sem forçar muito, geralmente ela entra fazendo um barulhinho bem menor, algumas vezes nem faz nada, mas isso infelizmente é uma característica do Ka. Neutral

Outra dica: Se a ré não estiver engatando, se você estiver pisando no freio e na embreagem e a ré parece que não tá entrando, faltando descer um pouco a alavanca do câmbio, solte de leve o freio pro carro se movimentar bem pouquinho, depois pode pisar de novo, enquanto isso tente forçar de leve a alavanca pra baixo e a ré vai entrar. Só uma movimentaçãozinha nas rodas é suficiente pra conseguir engatar.

Acho que é isso, quaisquer dúvidas é só perguntar.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Sab Abr 27 2013, 15:47

Dragoniten escreveu:Então... O sincronizador do câmbio do Ka (mesmo do Fiesta) tem um sério problema quando vamos tentar engatar rápido a ré, rs.

Conforme o manual:
"Para engatar a marcha à ré, pressione totalmente o pedal da embreagem, aguarde por 3 segundos, leve a alavanca de câmbio em ponto morto" pra depois engatar a ré.

"3 segundos? Quem tem 3 segundos pra gastar a cada engatada de marcha ré?" Pois é. Com o tempo você acostuma. Não precisa ficar os 3 segundos, mas só coloque na neutra, pisando lá no fundo da embreagem e quando for descer a alavanca de câmbio pra ré, tente levar ela com calma pra baixo, sem forçar muito, geralmente ela entra fazendo um barulhinho bem menor, algumas vezes nem faz nada, mas isso infelizmente é uma característica do Ka. Neutral

Outra dica: Se a ré não estiver engatando, se você estiver pisando no freio e na embreagem e a ré parece que não tá entrando, faltando descer um pouco a alavanca do câmbio, solte de leve o freio pro carro se movimentar bem pouquinho, depois pode pisar de novo, enquanto isso tente forçar de leve a alavanca pra baixo e a ré vai entrar. Só uma movimentaçãozinha nas rodas é suficiente pra conseguir engatar.

Acho que é isso, quaisquer dúvidas é só perguntar.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Alexmarlon em Qua Maio 08 2013, 00:06

Passe aos 3.800rpm. Tipo, vai até 20km d primeira e sempre passe as marchas na faixa de velocidade do velocímetro. 20km passa pra 2°. 40km 3°. 60km 4°, 80km 5° e vai até onde você quiser e a estrada der. No inicio você pensa que vai estourar o motor, mas verá que é a forma correta de mudar as marchas. Economiza e desenvolve bem o carro. Eu mudava com 3000rpm e depois de muitos tanques desperdiçados, fiz o cálculos e com a orientação do mecânico da ford, passei a economizar mudando as marchas em rotação mas alta. Mas mude sempre na faixa correta de troca da marcha. Esse motor é muito bom e anda d +.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Qua Maio 08 2013, 22:15

Alexmarlon escreveu:Passe aos 3.800rpm. Tipo, vai até 20km d primeira e sempre passe as marchas na faixa de velocidade do velocímetro. 20km passa pra 2°. 40km 3°. 60km 4°, 80km 5° e vai até onde você quiser e a estrada der. No inicio você pensa que vai estourar o motor, mas verá que é a forma correta de mudar as marchas. Economiza e desenvolve bem o carro. Eu mudava com 3000rpm e depois de muitos tanques desperdiçados, fiz o cálculos e com a orientação do mecânico da ford, passei a economizar mudando as marchas em rotação mas alta. Mas mude sempre na faixa correta de troca da marcha. Esse motor é muito bom e anda d +.


Sério mesmo? porque vamos combinar que o escândalo é muito. Eu ando em trânsito pesado, toda hora mudo de marcha, muito engarrafamento, trânsito lento, não sei se aguento esgoelar o motor toda hora não. Você saberia me explicar por que isso economizaria?

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Danilo em Qui Maio 09 2013, 00:31

Eu acredito q o correto seja 3.000 mesmo....

passou disso o carro chia demais!!!!!!

Coitado do motor....

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Su em Qui Maio 09 2013, 21:24

Danilo09 escreveu:Eu acredito q o correto seja 3.000 mesmo....

passou disso o carro chia demais!!!!!!

Coitado do motor....

Então, particularmente, no meu carro eu sinto as passagens entre 2,5k e 3k suaves e sem esganiçar o motor. Agora, eu realmente queria saber a orientação do mecânico da Ford que o Alexmarlon falou e por que poderia ser mais econômico.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

Mensagem por Dragoniten em Sex Maio 10 2013, 00:40

Su escreveu:
Danilo09 escreveu:Eu acredito q o correto seja 3.000 mesmo....

passou disso o carro chia demais!!!!!!

Coitado do motor....

Então, particularmente, no meu carro eu sinto as passagens entre 2,5k e 3k suaves e sem esganiçar o motor. Agora, eu realmente queria saber a orientação do mecânico da Ford que o Alexmarlon falou e por que poderia ser mais econômico.

É certo o pensamento "quanto maior a rotação maior a quantidade de combustível injetado". Só que também é maior a potência produzida. Ou seja, não necessariamente uma troca de marcha a 2000 rpm vai ser mais econômica que uma troca a 2500 rpm, pois também depende da eficiência do motor em cada faixa de rotação. Pra motores 1.0 o ideal é dar uma boa esticadinha até uns 3k rpm como o pessoal falou, pois de nada adianta trocar a marcha muito cedo, em rotações muito baixas, se você pretende ganhar velocidade, pois aí você vai ter que pisar mais no acelerador e no fim vai ser "elas por elas", fora a paciência que você vai precisar ter pra aguentar o carrinho embalando vagarosamente em baixas rotações, rs.

Resumindo: Troca boa é em torno de 3000 rpm pros 1.0, sem afundar o pé no acelerador, de preferência. Uns podem trocar um pouco mais cedo, outros um pouco mais tarde, mas a diferença de consumo não vai ter muito grande, provavelmente aí são outros fatores que afetam o consumo, como trânsito, relevo da cidade, cut-off, etc.

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Re: [DÚVIDA] - Como usar corretamente o conta giros - Ka 1.0?

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