Amaciamento

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Amaciamento

Mensagem por Bazilio em Qua Out 01 2008, 05:38

Amigos,

Peguei meu Ka na ultima sexta dia 26/09/08. Ainda não passou dos 500Km, nem acabou o primeiro tanque de alcool. Pelo sim, pelo não esperei passar dos 250 Km e na médida do possivel em vias planas, largas e longas, dei umas esticadas até que fortes, algumas vezes até cortar a aceleração. (exemplo: 2 marcha a 60Km/h +ou-). Vamos ver qq rola. Garantia de 12 meses é pra isso néh. É claro que não vamos esticar e amaciar a todo momento. Mas não dando problemas nos primeiros meses, o resto a garantia cobre :-P

Antes de finalizar compartilho uma experiência anterior.
Adquiri meu antigo carro em 2006. O carro era 2002 e estava com meros 89000Km rodados. Um pouco Rodado não. O antigo dono dever ter pego muita estrada com ele. Lataria impecavel, suspensão em ordem e disco de freio 50% de vida utíl. A correa dentada não exitei e troquei, oleo trocado. Agora sim, pronto para rodar. minha mulher mais rodava com o carro do que eu. Ai eu pegava e rodava por uns 2 dias. Depois que ela pegava novamente dizia que o carro estava estranho.
- "Estranho como"? eu perguntava.
- "É estranho, parece que está correndo mais, mais solto, mais esperto"!

Então minha impressão, pelo menos com os motores fire da Fiat de 55cv é que não importa se você amacia antes ou depois dos 1000Km. O carro acostuma com o pé do motorista. E acaba andando mais. Da mesma forma que um carro no patio da concessionária ou agência de autos parado por mais de 1 ou 2 semanas estará mais "preso,travado,engripado" que os que estão rodando e sendo esticados uma vez ou outra. Sei lá néh opinião pessoal.

Bazilio
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : SP/SP
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : KFB9

http://www.zibordi.net

Mensagem por Eulalio em Qua Out 01 2008, 09:25

É o que muitos estão dizendo sobre os novos motores Bazilio, que não importa a forma como eles serão amaciados, eles se adaptam ao perfil do motorista.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Fernando FMGJ em Qua Out 01 2008, 09:35

Eu acho que ficar levando motor ao corte não traz benefício nenhum.

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9

http://www.rcrio.net

Mensagem por Felinto Sérgio em Qua Out 01 2008, 09:49

o meu corta na segunda com 80km/h.

- Rodas 15 Vaska (195/55/15)
- Molas esportivas Macaulay

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 804
Cidade/Estado : Fortaleza-CE
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por LeonardoHB em Qua Out 01 2008, 12:04

Felinto... num tem como o seu cortar a 80Km/h de segunda... o meu é 1.6 e corta a segunda a uns 90Km/h....

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por Felinto Sérgio em Qua Out 01 2008, 12:15

pois fiz esse teste umas duas vezes. Corta de 1ª com 40km/h e 2ª com 80km/h. Qual o normal que vc acharia para um 1.0? O meu foi para autorizada fazer uns serviços na injeção. Se ele voltar do mesmo jeito posso fazer um vídeo e colocar no youtube.

Quanto ao amaciamento tb não sei se isso que estou fazendo é bom. Meu carro agora que tem 2500km rodados.

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Chokitao em Sab Out 04 2008, 00:06

Pessoal, dê uma olhada no manual de minha moto de 2005...

Embora a tecnologia tenha avançado bastante nos últimos tempos, sou ainda um pouco conservador sobre o tema. Os motores de hoje em dia não requerem tanto cuidado assim, afinal se fossem tão sensíveis assim a primeira troca de óleo seria mais curta e não com 10.000km.

Gosto de acelerar forte mas me segurei nos primeiros 150km. Acho mais prudente fazer o motor se soltar aos poucos e variando a aceleração constantemente para ele se "acostumar" com diferentes situações de uso.

https://i48.servimg.com/u/f48/13/08/87/03/amacia12.jpg

Chokitao
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 375
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : 1.6/Azul Iporanga - 195/55 R15 Dragon-Pirelli - Impacto

Mensagem por Boni em Dom Out 05 2008, 21:23

O amaciamento de motores ajuda sim no futuro desempenho do carro, e diminui seu consumo em regime normal de operação. Via de regra quanto mais alta a marcha, melhor é o resultado do amaciamento... Agora, SOB HIPÓTESE NENHUMA, chegue ao ponto de corte do motor... isso não ajuda no amaciamento e o "solavanco" causado pela repentins parada no giro diminui a vida útil das peças.

Boni
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 223
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Motorização/Cor : 2.0 Branco
Código de Opcionais : Astra

Mensagem por Felinto Sérgio em Seg Out 06 2008, 09:28

Boni, acho que um melhor desempenho pode ser alcançado a qualquer hora, se isso for possível ao carro. Eu tenho uma moto que não gosto muito de corro. Um certo dia tentei esticar até o máximo para ver o que dava. É uma 250 e só deu 130km/h. Muito pouco né!!! Fui apertando, apertando e agora ela já tá dando 150km/h. Acredito que o motor possa ficar descolado a qualquer momento, basta o motorista querer.

PS: Minha moto já tinha mais de 20mil km rodados.

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por jefer em Seg Out 06 2008, 15:32

eu tenho dado umas esticadinhas na estrada com meu ka
pra ver se solta ele e cmeça a fazer media
pq por enquanto ta um v8 no consumo

jefer
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 866
Cidade/Estado : Toledo - PR
Motorização/Cor : 1.0 - Preto
Código de Opcionais : neo

http://www.inf.ufpr.br/jbdorr

Mensagem por Boni em Seg Out 06 2008, 17:36

Felinto Sérgio escreveu:Boni, acho que um melhor desempenho pode ser alcançado a qualquer hora, se isso for possível ao carro. Eu tenho uma moto que não gosto muito de corro. Um certo dia tentei esticar até o máximo para ver o que dava. É uma 250 e só deu 130km/h. Muito pouco né!!! Fui apertando, apertando e agora ela já tá dando 150km/h. Acredito que o motor possa ficar descolado a qualquer momento, basta o motorista querer.

PS: Minha moto já tinha mais de 20mil km rodados.

Pois foi isso que eu quis dizer... Amaciamento ajuda sim, mas amaciamento não quer dizer só com o motor novo. Agora o que não ajuda é cortar RPM.

Boni
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Felinto Sérgio em Ter Out 07 2008, 09:18

Entendi. Tb acho que pisar até cortat não é saudavel para o motor. Fiz uma vez no meu carro pq tava puto com ele.

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Fernando FMGJ em Ter Out 07 2008, 09:29

KKKkkkkkkk, coitado do Kazim. Espero que ele tenha aprendido a lição e não precise tomar outro corte de giro. rsrsrs

Fernando FMGJ
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 734
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : 1.0 Prata Geada
Código de Opcionais : KPE9

http://www.rcrio.net

Mensagem por jefer em Ter Out 07 2008, 09:43

o meu cortei rpm ainda
so um dia q saiu puto da vida de uma festa q sia com ele frio ainda ate meio falhando no alccol q sai acelerando muito
mas no mais bem cuidadinho pra ver se isto eh ou nao um carro economico ehehehe

jefer
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 866
Cidade/Estado : Toledo - PR
Motorização/Cor : 1.0 - Preto
Código de Opcionais : neo

http://www.inf.ufpr.br/jbdorr

Mensagem por Eulalio em Ter Out 07 2008, 10:35

Que me lembre, ainda não fiz um corte de rpm.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por LeonardoHB em Ter Out 07 2008, 14:24

Cortei de primeira e segunda marchas.... ele bateu 90Km/h de segunda marcha qdo começou a cortar...

Foi só um teste... o bichin anda mto bem... hehehehe

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho

Mensagem por Felinto Sérgio em Ter Out 07 2008, 16:16

Na realizade já pisei até cortar duas vezes. Acho meu a minha injeção veio com uma programação esporte. Ele entra bastante na zona vermelha sem cortar. Como já disse antes, ele chega a 80km/h de segunda.

Felinto Sérgio
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por Boni em Ter Out 07 2008, 18:02

Cheguei em 70km/h no meu em segunda por volta de 6000rpm, acho que se for entrar na faixa vermelha chega sim em 80 na segunda.

Boni
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por denisdias em Sex Out 31 2008, 00:27

eu tb. mas sozinho(sou magreeeelo) e com os pneus bem cheios. o meu é 1.0 hehe

denisdias
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 101
Cidade/Estado : Maringá/PR
Motorização/Cor : 1.0/preto

Mensagem por igordmb em Ter Nov 18 2008, 00:42

felinto sergio, o seu chegou a uma boa parte da parte vermelha porque na rotaçao do motor a maxima do ka 1.0 e 6900 rpm e no ka 1.6 e 6450 rpm, pelo menos e o que ta escrito no manual

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por gricwb em Sab Dez 20 2008, 14:35

Bovolini escreveu:
Admin escreveu:Falam que hoje em dia os novos automóveis não precisam mais de amaciamento. Dizem que o único cuidado necessário é não esticar as marchas. Alguém sabe dar uma informação certa sobre isso?

Amaciar o motor é coisa da década de 70 ou 80. Eu peguei meu Ka zero e saí normalmente. Só achei que gastou muito nos primeiros quilometros.

Bom, amaciar não é coisa de 70 ou 80, ainda existe sim, embora de forma diferente de decadas atrás. Não precisa ser um expert em mecânica para entender o principio da coisa toda, mas fica mais fácil para quem tem algum conhecimento. Só vou dar um exemplo, quando mandamos retificar um motor (quando os componentes móveis já apresentam muita folga, como pistões/cilindro, bronzinas/mancal), as novas peças são montadas com uma folga realmente pequena (sim, tem que ter folga!), a olho nu é imperceptível, da mesma forma que um motor zero km. Componentes móveis como pistões, são de metal e ficam em atrito com outras peças de metal, no caso dos pistões, se atritam nas paredes do cilindo, e no pistão por sua vez temos o pino de pistão, que é fixado na biela e assim por diante. Então temos peças de metal se movendo e em contato com outras peças de metal. A unica coisa que impede o metal de se atritar com outra peça de metal diretamente é o Óleo, que faz a librificação, por isso se diz que o motor "fundi" se rodar sem Óleo, pois assim o metal irá atritar com outra peça de metal, aquecendo, e assim ocorrendo a fundição dos 2 metais.
Quando pegamos um motor recém retificado, ou zero km, a folga existente entre os componentes móveis é tão pequena, está tudo tão justo que o motor fica um pouco "travado", segundo fabricantes o período de amaciamento é de 5mil KM. Se não me engano no manual do próprio Ka diz que o consumo se normaliza após os 5 mil km rodados, ou seja, após o motor amaciado. Neste período o motor consome mais combustível.
Existem teorias sim, de que a forma como amaciamos o motor muda seu comportamento. Um motor que é amaciado em baixas rotações teria um desempenho menor do que oque foi amaciado em regimes mais altos de rotação. Na minha humilde opinião, isso faz todo sentido. Extamente porque, eu não sei, talvez esta "folga" entre as peças se forme de uma maneira diferente quando amaciamos em usando regimes mais altos. Só sei por experiência própia, carros que amaciados em regimes de giro mais altos, ficam com motor mais esperto.

gricwb
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 169
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.0L/Preto
Código de Opcionais : KFL9

Mensagem por Lu Brandão em Sab Dez 20 2008, 21:36

Eu só amacio meu carro qdo to nervosa.. piso q é uma beleza!!! ahahahaha

Smile

Encontro dos KAzeiros em 06/02/2009 em SP - EU FUIII!!! KAusamos!!!
Encontro dos KAzeiros em 18/04/2009 em SP - EU FUIII!!! KAusamostravez!!!
Encontro dos KAzeiros em 20/06/2009 em SP - EU FUIII!!! KAusamosgeralllllll!!!

"Senhor, que eu seja sempre prudente no trânsito!"

POR FAVOR NÃO CRIEM TOPICOS REPETIDOS!!!!!!!!!

Lu Brandão
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 975
Cidade/Estado : São Paulo - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : KFC9, atual KFB9

Mensagem por igordmb em Dom Dez 21 2008, 06:15

pelo que vc falou da pra recuperar a esperteza... acho o seguinte, independente de como vc ande, seja com rotaçao alta ou baixa, vai folgar o motor do mesmo jeito por que folga e folga... tanto que tem um relato de uma esposa que fala o seguinte... "quando o meu marido pega o carro final de semana pra dirigir e depois do final de semana eu pego o carro na segunda eu sinto que ele esta mais rapido"... na verdade e tudo uma questao de como se dirige... acho que se alguma coisa se adapta de acordo como o carro e dirigido e a injeçao eletronica, de resto e tudo ferro que ta ali, e quanto mais for usado, mais vai folgar, e so isso que acontece... se alguem tiver uma explicaçao melhor por favor nos agracie com ela

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Renato F. em Dom Dez 21 2008, 06:45

Concordo com o Igor.

A questão do carro ficar mais esperto ocorre em função da injeção eletrônica que se adapta ao modo que o motorista dirige. Já o amaciamento a altas rotações, não deixa o carro mais esperto não. O amaciamento em giro mais alto ocorre mais rápido, já que o motorista induz o motor rodar mais. Só que há um problema em amaciar dessa maneira. A geração de particulas de metal resultado do atrito entre metal é maior. Essas particulas acabam "riscando" (abrasão) a camisa do cilindro. Por isso que a ordem é não exigir muito do motor nesse periodo.

A questão é: Como está a questão das folgas atualmente? A tecnologia de usinagem avançou muito nos ultimos anos fazendo com que as tolerancias sejam cada vez menores, ou seja, folgas cada vez mais precisas, conforme definido em projeto. Ou seja, o carro já sai de fábrica praticamente com a mesma folga que é considerada ideal para o dia a dia.
Mas quanto menores elas estão? Eu, embora engenheiro mecânico, não sei dizer como está esta questão. Com certeza o amaciamento é diferente de anos atrás como disse o gricwb.
Mas será que ele ainda existe? Essa é minha dúvida também. Se eu tivesse que dar um chute, diria que não, mas é um mero palpite.

Abs,

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto

Mensagem por Boni em Dom Dez 21 2008, 17:21

Renato F. escreveu:Concordo com o Igor.

A questão do carro ficar mais esperto ocorre em função da injeção eletrônica que se adapta ao modo que o motorista dirige. Já o amaciamento a altas rotações, não deixa o carro mais esperto não. O amaciamento em giro mais alto ocorre mais rápido, já que o motorista induz o motor rodar mais. Só que há um problema em amaciar dessa maneira. A geração de particulas de metal resultado do atrito entre metal é maior. Essas particulas acabam "riscando" (abrasão) a camisa do cilindro. Por isso que a ordem é não exigir muito do motor nesse periodo.

A questão é: Como está a questão das folgas atualmente? A tecnologia de usinagem avançou muito nos ultimos anos fazendo com que as tolerancias sejam cada vez menores, ou seja, folgas cada vez mais precisas, conforme definido em projeto. Ou seja, o carro já sai de fábrica praticamente com a mesma folga que é considerada ideal para o dia a dia.
Mas quanto menores elas estão? Eu, embora engenheiro mecânico, não sei dizer como está esta questão. Com certeza o amaciamento é diferente de anos atrás como disse o gricwb.
Mas será que ele ainda existe? Essa é minha dúvida também. Se eu tivesse que dar um chute, diria que não, mas é um mero palpite.

Abs,

Como já disse antes, não posso afirmar com certeza para motores a gasolina, mas trabalho em uma fábrica de motores à diesel, e mesmo com folgas menores eles são amaciados sim. E o amaciamento é feito afundando o pé no acelerador. Com relação a motores à gasolina, a definição de todos que trabalham na engenharia comigo é de que eles devem sim ser amaciados.

Abraço!

Boni
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Renato F. em Dom Dez 21 2008, 18:42

OPA!!! Ahh informação é quente, direto da fábrica.. Se pra Diesel existe amaciamento eu imagino que gasolina (ou flex) também existe sim.
Valeu Boni.

Renato F.
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 225
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 1.0 Preto

Mensagem por igordmb em Dom Dez 21 2008, 20:31

nao, que deve ser amaciado blz, mesmo que seja por uns 300 quilometros, mas como eu disse folga e folga, vai haver folga pisando fundo ou pisando leve, em alta rotaçao ou baixa rotaçao, e isso que o renatof falou ta certo, deixar o motor girando alto com um monte de particula de ferro no motor deve ser bem ruim pro carro

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por J Ramos em Qua Jan 21 2009, 09:23

O que eu sei sobre amaciamento, aprendi do meu pai, que corria qndo tinha minha idade.
Como ele viaja muito, ateh os 5 mil Km ele anda sem passar dos 80 a 100 Km/h, e sem esticar muito as marchas.
O que ele me falou eh q esses primeiros Kms servem muito para lubrificar o motor do carro, a ideia de andar com baixa rotacao e a baixa velocidade eh de um funcionamento mais suave do motor, forcando-o muito, de inicio, pode fazer arranhoes entre a camisa do pistao e o pistao, visto q o motor ainda n esta devidamente lubrificado, e esses arranhoes fazem com q o motor perca sua compressao original.
N sei se eh a forma correta, mas so sei q da certo.
O ultimo carro q meu pai comprou foi uma L200 Triton, ele fez isso nos primeiros 5 mil Km, e o carro hj esta correndo d+.

J Ramos
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Sorocaba/SP
Código de Opcionais : Basico

Mensagem por igordmb em Qua Jan 21 2009, 18:02

eu acho que a lubrificaçao e imediata se nao o carro bichava o motor no 1º quilometro, tanto que alguns carros tem apresentado o problema do barulho de metal arrastando no outro quando liga, mais quando o oleo começa a lubrificar o motor o barulho passa... mas a questao dos arranhoes podem acontecer por ter limalha de ferro no motor, nao tenho certeza mais pode acontecer

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Boni em Qua Jan 21 2009, 19:31

Exato

Na verdade dependendo do motor, da quantidade de cilindros e do tempo que o carro esteve parado pode levar alguns segundos para o óleo chegar até o cilindro. O Celta tem um problema do tipo bem conhecido. A recomendação para todos os carros é não pisar fundo no acelerador logo de cara, como se estivesse tentando fazer o carro ligar. O tempo de colocar o cinto após ligar o carro em geral é suficiente para deixar o motor pronto para funcionar.
Nunca ouvi histórias sobre não passar de velocidade tal para evitar problemas de lubrificação.

abraço!

Boni
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:08

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte