Amaciamento

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: Amaciamento

Mensagem por marcelo em Qua Jan 21 2009, 21:44

Enquanto não vier um engenheiro da Ford, ou um comunicado oficial da fábrica, ou algo parecido, muita coisa que se fala sobre amaciamento será mito. Quem tem que falar a forma certa de amaciar é quem projeta e fabrica, o resto é tudo tentativa-e-erro, isso é o máximo que vamos conseguir.

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 259
Cidade/Estado : Belo Horizonte - MG
Motorização/Cor : 1.0 Flex - Vermelho Bari
Código de Opcionais : KBC9-S

http://www.coposujo.net

Mensagem por Boni em Qui Jan 22 2009, 01:36

OK, de acordo

O LeonardoHB já citou em outros posts que tem um conhecido na Ford. Então, LeonardoHB, você tem como consultar ele e conseguir qualquer tipo de infromação a respeito?

Teorias existem muitas e sempre vào existir. Mas talvez com uma resposta da alguém da fábrica possamos chegar a conclusões melhores.

Boni
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 223
Cidade/Estado : Porto Alegre - RS
Motorização/Cor : 2.0 Branco
Código de Opcionais : Astra

Mensagem por LeonardoHB em Qui Jan 22 2009, 09:43

Oq ele me disse é "Hoje em dia... com o processo de usinagem mais avançado é desnecessário qualquer tipo de amaciamento... vc não imagina oq os caras fazem com os carros na linha de montagem... já vi carro sendo retirado da linha e levado até o pátio só pelo motor de arranque do carro... com aqueles trancos quando se liga o carro engatado sem pisar ma embreagem... então não se preocupa, só liga e seja feliz."

Falows!!

Última edição por LeonardoHB em Qui Jan 22 2009, 13:52, editado 1 vez(es)

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Número de Mensagens : 3700
Cidade/Estado : São Paulo SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho
Código de Opcionais : KPG9

Mensagem por igordmb em Qui Jan 22 2009, 13:46

caraca bicho, que doidera

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1135
Cidade/Estado : Vila Velha ES
Motorização/Cor : 1.0 preto
Código de Opcionais : kba09

Mensagem por LeonardoHB em Qui Jan 22 2009, 13:55

É cara... ele disse tbein q antigamente sobrava mta rebarba dentro do motor e por isso que eles pediam pra vc maneirar até desgastar todas as rebarbas... mas hoje o processo é muito mais bem feito e quase não sobram rebarbas... então não precisa se esquentar... e ainda falou do combustível.. disse que os carros flex nada mais são que carros com motor alcool adaptados para receber gasoba... por isso que normalmente ele rende mais no alcool do que na gasoba (se fizer a conta no papel mesmo) Não estou falando de um tanque de alcool render mais do que um tanque de gasoba e sim a proporção dos dois...

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por marcelo em Seg Jan 26 2009, 00:21

LeonardoHB escreveu:Oq ele me disse é "Hoje em dia... com o processo de usinagem mais avançado é desnecessário qualquer tipo de amaciamento... vc não imagina oq os caras fazem com os carros na linha de montagem... já vi carro sendo retirado da linha e levado até o pátio só pelo motor de arranque do carro... com aqueles trancos quando se liga o carro engatado sem pisar ma embreagem... então não se preocupa, só liga e seja feliz."

Falows!!

Ou seja: voltamos, de novo, pro ponto da discussão onde o pessoal discute se amaciamente é necessário ou não...
Estaca zero de novo, ou conclusão definitiva??

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por igordmb em Seg Jan 26 2009, 00:32

enquanto nao vem um engeinheiro aqui a gente vai sentando o pau no carro... to zuando, mas eu acho que andar numa boa nao tem problema, so se deve dar pau no carro quando for ultrapassar algum carro, ai sim, principalmente se for 1.0, tem que pisar fundo, tirando isso andar de boa nao tem problema

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por LeonardoHB em Seg Jan 26 2009, 09:50

Igor... meu contato lá dentro é um engenheiro... e foi ele quem me disse isso...

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por cr.soares em Seg Jan 26 2009, 10:41

Certa vez li na "quatro rodas" sobre a história do amaciamento e que, de certa forma, foi de encontro às informações do Leonardo. No entanto, afirmaram que o carro que é amaciado na porrada (claro que não foi nesses termos) teoricamente tem seu desempenho melhorado, mas que só o dinamômetro provaria...
Vou ver se digitalizo essa bagaça e posto aqui....

cr.soares
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 101
Cidade/Estado : Brasilia - DF
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : KPD9

Mensagem por LeonardoHB em Seg Jan 26 2009, 11:30

Demorou cr.soares... na espera!

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por cr.soares em Seg Jan 26 2009, 15:42

Segue o anexo:

cr.soares
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por marcelo em Seg Jan 26 2009, 20:05

Hum... bacana...
Então, quer dizer que o amaciamento "não existe, mas existe"...
Então vou ter que tocar o pau no meu carro!

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por LeonardoHB em Ter Jan 27 2009, 10:02

É... foi oq eu disse em forma mais técnica... se vc senta o pé não é que ele amacia... e sim que ele chega a um ponto mais "solto" mto mais rápido... e se vc não senta o pé ele fica mais "justo" e com isso anda menos... não é questão de amaciamento que o pessoal falava "tem que amaciar no começo senão vc fundi o motor" e sim questão de desempenho do carro...

É como eu sempre digo... "Com cuspe e com jeito... não tem ** estreito!"

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por marcelo em Ter Jan 27 2009, 22:30

hehehe!
Mas, vem cá... e o consumo?
Com o carro mais solto, ele não consome mais? (afinal ele está andando mais...)

marcelo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Boni em Ter Jan 27 2009, 23:13

marcelo escreveu:hehehe!
Mas, vem cá... e o consumo?
Com o carro mais solto, ele não consome mais? (afinal ele está andando mais...)

Não necessariamente. eu poderia dar uma explicação teórica, mas é só comparar o teste que a 4 rodas faz no longa duração. Nos 60000km o carro acelera mais e bebe menos que no começo do teste.

Abraço!

Boni
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por igordmb em Qua Jan 28 2009, 01:40

na verdade ele bebe mais no começo porque o motor ta com as peças justas, ai tem que pisar mais um pouquinho pra obter o desempenho, quando as peças ficarem mais folgadas ai vai poder acelerar menos pra obter o mesmo desempenho, vai acabar economizando combustivel em relaçao ao começo... acho que e isso

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por LeonardoHB em Qua Jan 28 2009, 09:47

É isso ar igor!

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por igordmb em Qui Jan 29 2009, 00:34

geralmente eu ando igual uma lesma, mas tem uma ponte que liga minha cidade à cidade vizinha que e mais alta que a rio niteroi. pra subir ela eu passo a quarta e subo pisando fundo, so pra dar uma acordada no motor.

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Gleison em Dom Fev 15 2009, 19:57

Haides Powder escreveu:Olá eu sou novo por aqui, mas não pude deixar de dá minha opinião sobre esse asunto tão controverso que é o amaciamento de motores.
durante a faculdade, tive uma disciplina sobre motores de combustão interna, onde o assunto amaciamento foi levado em pauta durante a aula. O estudo diz que o amaciamento era necessário (passado) porque o processo de usinagem dos pistões eram feitos manualmente, portanto sugeito a imperfeções que causavam atrito e muito calor nos motores durante o início de sua vida útil. Hoje, os processos autômaticos diminuem este problema. No entanto, ao comprar um carro novo, suas peças ainda não estão perfeitamente acomodadas, e por isso em um uso normal, depois de 3000 a 7000 Km, o motor apresenta uma melhora de desenpenho, não confunda esta acomodação com amaciamento, pois solicitar muito do motor em qulquer período, sobretudo no início, pode comprometer a durabilidade de alguns componetes, como válvulas e segmentos e principalmente a corrente de comando.

Isso sim é uma opinião coerente. Assim como o amigo ai, eu também sou novo na comunidade e receberei meu KA daqui a 3 dias. Precisava ver um comentário técnico desses. Concordo plenamente que se forçar muito, principalmente no começo, ele pode apresentar problemas. Acho que o motor tem q ser tratado como uma mulher. No começo vc tem q ter paciencia mas depois vc pode apimentar a sua relação e ai é so alegria rsrsrsrs cyclops

Gleison
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 47
Cidade/Estado : São Luis - Ma
Motorização/Cor : 1.0 - Pretão
Código de Opcionais : não sei nenhum código, mas é o basico!

Mensagem por duche em Dom Fev 15 2009, 21:48

eu sempre taquei o pau no meu carro desde zero... meti ele numa pista de arrancada com 5 mil km...sempre viajo passando a marcha la pra 5 mil giros...e posso falar 1 coisa...agora que ele tem 18 mil km tem BEM + folego que antes

duche
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 796
Cidade/Estado : São Luís
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : KPI9

Mensagem por igordmb em Seg Fev 16 2009, 00:19

Haides Powder escreveu:Olá eu sou novo por aqui, mas não pude deixar de dá minha opinião sobre esse asunto tão controverso que é o amaciamento de motores.
durante a faculdade, tive uma disciplina sobre motores de combustão interna, onde o assunto amaciamento foi levado em pauta durante a aula. O estudo diz que o amaciamento era necessário (passado) porque o processo de usinagem dos pistões eram feitos manualmente, portanto sugeito a imperfeções que causavam atrito e muito calor nos motores durante o início de sua vida útil. Hoje, os processos autômaticos diminuem este problema. No entanto, ao comprar um carro novo, suas peças ainda não estão perfeitamente acomodadas, e por isso em um uso normal, depois de 3000 a 7000 Km, o motor apresenta uma melhora de desenpenho, não confunda esta acomodação com amaciamento, pois solicitar muito do motor em qulquer período, sobretudo no início, pode comprometer a durabilidade de alguns componetes, como válvulas e segmentos e principalmente a corrente de comando.

rapaz... nao tinha visto seu comentario nao. gostei de ver... falo tudo
o que mais me intriga e que os engenheiros fabricam esses motores todo dia e nao fazem teste nenhum pra acabar com a duvida logo... e se fazem nao falam nada...
eu tava pensando tambem. o motor sem amaciar aparece menos cv de potencia e amaciado com pau aparece mais cv de potencia que o especificado... como sera que os engenheiros fazem a conta da potencia do motor? sera que e so estimativa ou e feita em condiçoes ideias de funcionamento e tambem e feita depois de tantos km que o "motor andou"?

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Tar em Seg Fev 16 2009, 00:58

igor, os caras nem devem fazer esse calculo de potencia na pratica, deve ser tudo por meio de contas, pois tipo, eles ja sabem o tamanho dos pistões, taxa de compressão, o tanto de ar que entra e o tanto de combustivel, logo ja sabem a força da explosão, ja sabem aquelas paradas de angulos das válvulas, dai dicerto ja da pra saber a "velocidade" e "facilidade" com que o ar vai entrar e sair, ja sabem o tamanho de tudo, então para saber a potencia que o motor vai gerar não deve ser muito dificil não... (eu sei que é meio louca essa minha teoria...) hauahuahuaha

Ta, é claro que não deve ser feito somente por contas, faz de conta, qndo eles fizeram esse motor do ka, pelas contas dava 72,5 cv dai botaram no dinamometro e deu 72,8 cv, e pra midia falam que é 73 cv

Tar
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 2023
Cidade/Estado : Umuarama / PR
Motorização/Cor : 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : Kit Pulse

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3374566508786

Mensagem por Boni em Seg Fev 16 2009, 06:36

Como já citei antes, trabalho em uma fábrica de motores à diesel que fornece motores para a própria Ford, e posso ajudar nessa história da potência.
Em primeiro lugar quero reafirmar minha posição de que motores devem sim ser amaciados. Quanto ao cálculo da potência, ele é feito a partir do torque e da rotação do motor. Os motores são testados na fábrica em dinamômetros, onde (vejam só) logo de cara são levados ao limite para testar os componentes. Todos os parâmetros, incluindo a potência e o torque, têm janelas de aprovação, conforme especificações de engenharia.
Mantenho minha posição em relação ao amaciamento pelo que vejo na prática na fábrica. Quando um motor é rejeitado no banco de teste por qualquer motivo (vazamento, quebra de componente) e necessita um segundo teste, em 100% dos casos o motor apresenta um maior torque e consequentemente potência do que antes. Isto em alguns casos leva o torque a superar o limite superior especificado, ou seja, o motor fica "potente demais". Nestes casos alguns ajustes tem de ser feitos para trazer os parâmetros de volta ao especificado.

Abraço!

Boni
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por AndEnd em Seg Fev 16 2009, 17:39

Pullin escreveu:Matéria retirada do site Best Cars

"Lenda - Amaciar o motor

Realidade - Um velho mito sobre motores envolve o amaciamento. Não são poucos os que ainda dispensam ao carro novo cuidados exigidos décadas atrás, como não impor longos percursos nem atingir altos giros durante 3.000 ou 5.000 km. Hoje a regra é outra: basta não atingir altas rotações (acima de 3.000 rpm) por 100 ou 200 km iniciais. Depois, pode-se explorar todo o regime de giros, o que ajuda até a não "amarrar" o motor. "

Acho que está tudo ai em cima. Não tem segredo. Essa historia de q o carro vem amaciado de fábrica é em parte verdadeira. Significa que o "destino" do motor hoje está "menos dependente" do amaciamento imposto pelo motorista, mas não que seja completamente desnecessário. Ou seja, se um completo leigo pega o carro e sai dando 5000 rpm desde o incio, o amaciamento de fábrica reduz bastantes as chances de dar problema no motor, do que se essa mesma atitude ocorresse com carros de anos atrás.

Palavras do mecãnico chefe da concessionária onde peguei o carro: "EVITE passar dos 3500 rpm antes dos primeiros 500km. Por mais amaciado q venha de fábrica, é sempre bom você dar um tempo pro motor pegar alguma folgas, sujar alguns lugares de óleo pra criar uma camada protetora, etc..."

antigamente esse tempo de amaciamento era bem maior. Mas acho que 500km está bom né... motor 1.0 com 3500rpm da 100km/h certinho na reta. A partir daí pode puxar mais... estou com 443km...já estou chegando na hora de pisar fundo...ehhe..

Abraços,

André.

AndEnd
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 12
Cidade/Estado : Rio de Janeiro - RJ
Motorização/Cor : Ford KA 2009 / Preto
Código de Opcionais : KPM9

Mensagem por LeonardoHB em Seg Fev 16 2009, 17:48

Piso fundo desde minha saída da concessionária... e tá bala... nada de errado com o carango... hehehe

Falows!

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por cr.soares em Ter Fev 17 2009, 17:10

Eu tinha um corsa 4p 1.0 mpfi, foi amaciado na marra, mecânica elogiável. Com o KAZão não foi diferente, sempre com giro alto, agora que ando meio na moralzinha na tentativa de conter um pouco seu consumo.

cr.soares
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por igordmb em Qui Fev 19 2009, 01:52

LeonardoHB escreveu:Piso fundo desde minha saída da concessionária... e tá bala... nada de errado com o carango... hehehe

Falows!

ate porque se for dar problema vai ser mais pro futuro... tipo desgaste prematudo do motor, mas isso la pros nao sei quantos mil km. o esquema e nao exigir demais pra nao começar a sair fumaça branca da descarga, se sair e problema na certa

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por LeonardoHB em Qui Fev 19 2009, 09:54

Até lá eu já passei o chapolim pra outro... hehehe

Garagem --> Meu Chapolin

LeonardoHB
Sócio Fundador
Sócio Fundador

Mensagem por duche em Qui Fev 19 2009, 11:43

LeonardoHB escreveu:Até lá eu já passei o chapolim pra outro... hehehe
somos 2

duche
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 796
Cidade/Estado : São Luís
Motorização/Cor : 1.6 preto
Código de Opcionais : KPI9

Mensagem por karioka em Qui Mar 05 2009, 16:30

Eu normalmente dou umas esticadas. O meu possante está bem solto ele coloca 120 fácil de 4ª marcha. isso é ótimo... principalmente quando preciso de mais potência em caso de ultrapassagens.

karioka
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 192
Cidade/Estado : Macaé RJ
Motorização/Cor : Ford KA Prata
Código de Opcionais : KFC9, calhas nos vidros, Frizos laterais, lanterna fumê, soleira nas portas.

http://www.oskamigos.wordpress.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 18:17

Conteúdo patrocinado

Página 3 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: