[OPINIÃO] - Usando álcool o Ka virou outro carro!

Página 2 de 11 Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [OPINIÃO] - Usando álcool o Ka virou outro carro!

Mensagem por Alessandro em Seg Mar 25 2013, 11:02

Ih galera com o etanol fica bom msm, pq a taxa de compressão é maior pra ter a melhor queima, isso é com todos os carros q aceitam esse combustivel. Muda a potencia e o comportamento do carro. E outra o 1.6 com o etanol fica do mau.. E Robson o teu tá tenso heim, caraca 9km/l msm com o escape redimencionado. Cheguei a fazer 14km/l isso no computador de bordo do painel com o etanol.. Very Happy

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por valeria xavier em Seg Mar 25 2013, 13:29

Só abastecemos nosso Ka com gasolina... estamos querendo experimentar alcool. Ele tá com quase meio tanque de gasolina aditivada, o ideal é esperar abaixar mais para abastecer com alcool ou completo assim mesmo? Para chegar na minha casa tem uma ladeira e tanto, tô querendo sentir a tal diferença de combustível...rs. rabbit

valeria xavier
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 77
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 Preto/Flex/Class - DH - VE - TE - ME - AC - Al
Código de Opcionais : Night Breaker Plus, Led Lanterna, Farol Neblina, Led Placa, Led Mala, Calhas Ford, Soleiras Ford, Rede Mala Ford, Ponteira Alion, Sony Mp3/CD/Aux, AF Bomber, GPS, Câmera de Ré...

Mensagem por alex63 em Seg Mar 25 2013, 13:55

Valéria, seu carro é flex, pode abastecer com álcool a qualquer mom,ento, não precisa esperar nada! De preferencia a alcool aditivado. Ideal é o Shell V-power.

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por valeria xavier em Seg Mar 25 2013, 17:15

alex63 escreveu:Valéria, seu carro é flex, pode abastecer com álcool a qualquer mom,ento, não precisa esperar nada! De preferencia a alcool aditivado. Ideal é o Shell V-power.

Abcs

Valeu, Alex63!
Posto Shell aqui não tem... só BR ou Ipiranga. Aditivado, com certeza! Very Happy
Abçs,

valeria xavier
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Código de Opcionais : Night Breaker Plus, Led Lanterna, Farol Neblina, Led Placa, Led Mala, Calhas Ford, Soleiras Ford, Rede Mala Ford, Ponteira Alion, Sony Mp3/CD/Aux, AF Bomber, GPS, Câmera de Ré...

Mensagem por Dragoniten em Seg Mar 25 2013, 20:53

valeria xavier escreveu:
alex63 escreveu:Valéria, seu carro é flex, pode abastecer com álcool a qualquer mom,ento, não precisa esperar nada! De preferencia a alcool aditivado. Ideal é o Shell V-power.

Abcs

Valeu, Alex63!
Posto Shell aqui não tem... só BR ou Ipiranga. Aditivado, com certeza! Very Happy
Abçs,

Uma pena, pois só Shell tem etanol aditivado, BR e Ipiranga não, rs.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por alex63 em Seg Mar 25 2013, 21:44

Valeria,

Vc e de que cidade do RJ ?

Abc
valeria xavier escreveu:

Abcs

Valeu, Alex63!
Abçs,

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por valeria xavier em Seg Mar 25 2013, 22:59

[quote="Dragoniten"]
valeria xavier escreveu:

Abcs

Valeu, Alex63!
Abçs,

Uma pena, pois só Shell tem etanol aditivado, BR e Ipiranga não, rs.[/quote

Rsrs, cara, não?... Ferrou!!! Rs

valeria xavier
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por valeria xavier em Seg Mar 25 2013, 23:09

Moro em Bom Jesus do Itabapoana, norte fluminense, faz divisa com estado do ES.
Já ouviu falar?

alex63 escreveu:Valeria,

Abc
valeria xavier escreveu:

Abcs

Valeu, Alex63!
Abçs,

valeria xavier
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Aloncio em Ter Mar 26 2013, 12:55

Alex63... ta custando qnt o etanol aditivado ??? to colocando so gasolina aditivada R$ 3,10... acho q se tiver mais de R$ 0,80 a diferenca nem compensa ne ?

sou do RJ...

Aloncio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 115
Cidade/Estado : Rio de janeiro / RJ
Motorização/Cor : 1.0 Flex Zetec Rocam / Preto

Mensagem por saly200 em Ter Mar 26 2013, 13:20

Axo que aqui em Natal/RN nem tem esse alcool

saly200
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 312
Cidade/Estado : natal/rn
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : AR,TR,AL

Mensagem por Dragoniten em Ter Mar 26 2013, 13:31

Aloncio escreveu:Alex63... ta custando qnt o etanol aditivado ??? to colocando so gasolina aditivada R$ 3,10... acho q se tiver mais de R$ 0,80 a diferenca nem compensa ne ?

sou do RJ...

Você já experimentou etanol no seu carro? Sabe quanto precisa estar a diferença de preço pra compensar pra você e pro seu carro especificamente, sem seguir aquela balela de 70%?

Leia o último post que eu fiz neste tópico: http://www.clubedonovoka.com/t8567-consumo-com-e-sem-cut-off

Ou clique no botão Spoiler a seguir:
Spoiler:
É que no Etanol os números enganam muito justamente por ser mais barato.
Uma dica pra você entender o quanto tá valendo a pena, baseado no preço:

Divida o preço do Etanol pelo preço da Gasolina. Neste caso 2,29/2,95=0,776
Você tem já a relação de preço, agora pegue o consumo no etanol e divida por esse número que você encontrou, pra saber o quanto você deveria rodar na gasolina pra valer a pena: 13/0,776=16,75km/l

Ou seja, você precisa que o carro faça pelo menos 16,75km/l na gasolina pra valer a pena encher o tanque do Kazin com gasosa.
Obviamente que esses são cálculos visando apenas a economia de dinheiro, ainda tem a vantagem de quando estar no etanol o bichinho ficar um pouco mais esperto e tal.

De acordo com a regra dos 70% que a gente vê na TV e tal, não valeria a pena pra você abastecer com álcool, pois a relação de preço do etanol pra gasolina, como a gente calculou lá em cima, é de 77,6%.

Mas então como que pode compensar utilizar o etanol?
Quando eles criam aquelas matérias na televisão ou vídeos na internet, consideram apenas o fato do etanol ter um poder calorífico de 31% (o pessoal arredonda pra 30) menor que a gasolina, ou seja, quando você queima o etanol, ele produz 69% da energia que produziria a gasolina.
Até aí a regra dos 70% é válida, mas eles esquecem de considerar um outro detalhe: cada motor tem uma eficiência diferente com cada tipo de combustível.

Se a regra dos 70% fosse tão simples, todos os carros 1.0 teriam o mesmo consumo, já que todos tem a mesma eficiência, seja Rocam ou AP. E convenhamos, essa é a maior babaquice que alguém pode falar. Desenho do cabeçote e pistões, número de válvulas, tipo de vela, taxa de compressão, acerto da injeção, entre vários outros fatores influenciam em como cada motor queima cada tipo de combustível. No caso dos nossos Rocam, é muito difícil (até hoje não encontrei) alguém que tenha dito que o consumo com a gasolina rende mais que o consumo com o etanol.

Veja o seu caso, tem um motor que rende 81,25% na relação etanol/gasolina (13/15,5), não somente os 70% divulgados por aí. A taxa de compressão alta do Rocam ajuda bastante a ter uma melhor eficiência com o etanol. Na verdade a taxa de compressão ajuda a melhorar a eficiência de qualquer combustível, mas como a nossa gasolina tem uma octanagem baixíssima, o rendimento fica um lixo, além dos grilos quando vamos arrancar com o tanque cheio de gasosa, rs.
O certo é sempre testar os dois combustíveis em trajetos similares com pelo menos 3 tanques de cada pra decidir qual realmente compensa mais.

Explica bastante sobre quando compensa ou não colocar etanol.

Abraços.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por alex63 em Ter Mar 26 2013, 14:20

Oi Valéria Já sim,

já passei por ae algumas vezes.

Abcs
valeria xavier escreveu:Moro em Bom Jesus do Itabapoana, norte fluminense, faz divisa com estado do ES.
Já ouviu falar?

alex63 escreveu:Valeria,

Abc
valeria xavier escreveu:

Abcs

Valeu, Alex63!
Abçs,

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Aloncio em Ter Mar 26 2013, 20:57

Dragoniten escreveu:
Aloncio escreveu:Alex63... ta custando qnt o etanol aditivado ??? to colocando so gasolina aditivada R$ 3,10... acho q se tiver mais de R$ 0,80 a diferenca nem compensa ne ?

sou do RJ...

Você já experimentou etanol no seu carro? Sabe quanto precisa estar a diferença de preço pra compensar pra você e pro seu carro especificamente, sem seguir aquela balela de 70%?

Leia o último post que eu fiz neste tópico: http://www.clubedonovoka.com/t8567-consumo-com-e-sem-cut-off

Ou clique no botão Spoiler a seguir:
Spoiler:
É que no Etanol os números enganam muito justamente por ser mais barato.
Uma dica pra você entender o quanto tá valendo a pena, baseado no preço:

Divida o preço do Etanol pelo preço da Gasolina. Neste caso 2,29/2,95=0,776
Você tem já a relação de preço, agora pegue o consumo no etanol e divida por esse número que você encontrou, pra saber o quanto você deveria rodar na gasolina pra valer a pena: 13/0,776=16,75km/l

Ou seja, você precisa que o carro faça pelo menos 16,75km/l na gasolina pra valer a pena encher o tanque do Kazin com gasosa.
Obviamente que esses são cálculos visando apenas a economia de dinheiro, ainda tem a vantagem de quando estar no etanol o bichinho ficar um pouco mais esperto e tal.

De acordo com a regra dos 70% que a gente vê na TV e tal, não valeria a pena pra você abastecer com álcool, pois a relação de preço do etanol pra gasolina, como a gente calculou lá em cima, é de 77,6%.

Mas então como que pode compensar utilizar o etanol?
Quando eles criam aquelas matérias na televisão ou vídeos na internet, consideram apenas o fato do etanol ter um poder calorífico de 31% (o pessoal arredonda pra 30) menor que a gasolina, ou seja, quando você queima o etanol, ele produz 69% da energia que produziria a gasolina.
Até aí a regra dos 70% é válida, mas eles esquecem de considerar um outro detalhe: cada motor tem uma eficiência diferente com cada tipo de combustível.

Se a regra dos 70% fosse tão simples, todos os carros 1.0 teriam o mesmo consumo, já que todos tem a mesma eficiência, seja Rocam ou AP. E convenhamos, essa é a maior babaquice que alguém pode falar. Desenho do cabeçote e pistões, número de válvulas, tipo de vela, taxa de compressão, acerto da injeção, entre vários outros fatores influenciam em como cada motor queima cada tipo de combustível. No caso dos nossos Rocam, é muito difícil (até hoje não encontrei) alguém que tenha dito que o consumo com a gasolina rende mais que o consumo com o etanol.

Veja o seu caso, tem um motor que rende 81,25% na relação etanol/gasolina (13/15,5), não somente os 70% divulgados por aí. A taxa de compressão alta do Rocam ajuda bastante a ter uma melhor eficiência com o etanol. Na verdade a taxa de compressão ajuda a melhorar a eficiência de qualquer combustível, mas como a nossa gasolina tem uma octanagem baixíssima, o rendimento fica um lixo, além dos grilos quando vamos arrancar com o tanque cheio de gasosa, rs.
O certo é sempre testar os dois combustíveis em trajetos similares com pelo menos 3 tanques de cada pra decidir qual realmente compensa mais.

Explica bastante sobre quando compensa ou não colocar etanol.

Abraços.

entendi...

bom, aki o etanol shell aditivdado ta saindo a R$ 2,55... gasolina aditivada R$3,10...

nao sei qnt faz no alcool, mas vamos supor 8km/lt
como so rodo com gasolina aditivada e faco 10km/lt no transito do RJ... com essa regra que vc me passou, teria q fazer na gasolina 9,73km/lt... entao compensa eu colocar gasolina msm....

so compensaria se fizesse no alcool 9km/lt... diferenca de 1km/lt a gasolina... seria impossivel.

acho que é isso.

Aloncio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Ter Mar 26 2013, 22:19

Aloncio escreveu:
entendi...

bom, aki o etanol shell aditivdado ta saindo a R$ 2,55... gasolina aditivada R$3,10...

como so rodo com gasolina aditivada e faco 10km/lt no transito do RJ... com essa regra que vc me passou, teria q fazer na gasolina 9,73km/lt... entao compensa eu colocar gasolina msm....

so compensaria se fizesse no alcool 9km/lt... diferenca de 1km/lt a gasolina... seria impossivel.

acho que é isso.

Exatamente. No seu caso que roda com gasolina, podemos fazer o processo inverso.
(Preço do etanol / preço da gasolina) * consumo na gasolina = consumo no etanol pra valer a pena

No caso:
(2,55/3,1)*10=8,22km/l
Você precisa fazer 8,22km/l no etanol pra compensar a utilização do mesmo nesse preço. Só que não se esqueça que não é só o consumo, o carro também desenvolve um pouco mais de torque, deixando a condução mais agradável.

Espere chegar bem no final desse seu tanque e encha com etanol aditivado, depois termine esse outro tanque e complete novamente com etanol aditivado. Já li vários relatos de que o Etanol Aditivado V-Power melhora um pouco a média em relação ao etanol comum, então ainda tem isso.

Só testando mesmo pra te dizer qual a melhor opção. Veja se a diferença de preço é realmente grande, ou se vale o pouquinho de potência a mais no motor. Abraços!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Danilo em Ter Mar 26 2013, 22:38

O meu fez 10.9 km na cidade (com gasolina)

No Etanol ele faz 9.2 km na cidade..... aki em Arujá a gasosa é cara....

R$ 2.89 Gasosa e R$ 1.99 o Etanol..... eu tô colocando gasosa.... nawn senti

muita diferença na potência do motor.... continua subindo de 3ª e ando muito......

Hj um Corsa Hatch 1.4 nawn aguentou o Kazinho na subida... pediu arrego... kkkkkk

Abrç......

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Insulfilm Verde Natural
[x] Farol de Milha
[x] Xenon 8000k (Farol de Milha)
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs
[x] Luz de Placa 2 LEDs (Cada)
[x] Luz de Cortesia 6 LEDs
[x] DVD Automotivo Pioneer Tela 3"
[x] Alto-Falantes 5" Pioneer
[x] Alto-Falantes 6" Pioneer
[x] Capas Cromadas para Parafuso de Roda
[x] Adesivo do Clube do Novo Ka

Danilo
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4617
Cidade/Estado : Arujá - SP
Motorização/Cor : 1.0L - Vermelho
Código de Opcionais : KBP3

Mensagem por Aloncio em Ter Mar 26 2013, 22:54

Dragoniten escreveu:
Aloncio escreveu:
entendi...

acho que é isso.

Exatamente. No seu caso que roda com gasolina, podemos fazer o processo inverso.
(Preço do etanol / preço da gasolina) * consumo na gasolina = consumo no etanol pra valer a pena

No caso:
(2,55/3,1)*10=8,22km/l
Você precisa fazer 8,22km/l no etanol pra compensar a utilização do mesmo nesse preço. Só que não se esqueça que não é só o consumo, o carro também desenvolve um pouco mais de torque, deixando a condução mais agradável.

Espere chegar bem no final desse seu tanque e encha com etanol aditivado, depois termine esse outro tanque e complete novamente com etanol aditivado. Já li vários relatos de que o Etanol Aditivado V-Power melhora um pouco a média em relação ao etanol comum, então ainda tem isso.

Só testando mesmo pra te dizer qual a melhor opção. Veja se a diferença de preço é realmente grande, ou se vale o pouquinho de potência a mais no motor. Abraços!

ok... entendi.

ja vi que em custo... a gasolina aditivada é mais lucro.. porem sou muito leigo no assunto e vejo essa parada q alcool ferra mais rapido o motor. como ficaria isso ??

pra vc ver q tenho preocupacao, que so coloco aditivada... antes eu so colocava podium.. mas com esse aumento ficou inviavel.

derrepente coloque pra ver o desempenho... contanto q nao ferre meu motor. kkkkkkkkkk

Aloncio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Aloncio em Ter Mar 26 2013, 22:55

Danilo09 escreveu:O meu fez 10.9 km na cidade (com gasolina)

muita diferença na potência do motor.... continua subindo de 3ª e ando muito......

Hj um Corsa Hatch 1.4 nawn aguentou o Kazinho na subida... pediu arrego... kkkkkk

Abrç......

cara ? aki so coloco gasolina aditivada a R$ 3,10 as vezes acho aditivada por R$ 3,05 (shell, BR, Ipiranga).

ja o alcool aditivado sai a R$ 2,55...

bom saber que vc nao sentiu diferenca de desempenho.

Aloncio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Danilo em Ter Mar 26 2013, 23:18

Aloncio escreveu:

Abrç......

cara ? aki so coloco gasolina aditivada a R$ 3,10 as vezes acho aditivada por R$ 3,05 (shell, BR, Ipiranga).

Nossa!!!!!! Tá carinho aí tbm....

Então... a diferença de arranque e velocidade nawn achei diferença alguma.... o carro continua

silencioso e andando muito.... só o meu consumo q nawn é dos melhores... tem Kazinho fazendo

13.7 km na gasosa na cidade.... eu ando de boa... eu acho q nawn to sabendo dirigir direito.. kkkkkkk

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Farol de Milha
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs

Danilo
Moderador
Moderador

Mensagem por Dragoniten em Ter Mar 26 2013, 23:25

Abrç......
Nossa cara, diferença de preço de 68,8% e diferença de 84,4% no consumo. Você economiza 19,5% (68,8/84,4) rodando no etanol, a diferença de preço e consumo no seu caso é gritante, hein?

Aloncio escreveu:
ok... entendi.
ja vi que em custo... a gasolina aditivada é mais lucro.. porem sou muito leigo no assunto e vejo essa parada q alcool ferra mais rapido o motor. como ficaria isso ??
pra vc ver q tenho preocupacao, que so coloco aditivada... antes eu so colocava podium.. mas com esse aumento ficou inviavel.
derrepente coloque pra ver o desempenho... contanto q nao ferre meu motor. kkkkkkkkkk
Eu sempre tive preconceito contra o etanol e sempre utilizei gasolina nos primeiros 6 meses com o meu carro. Faço Engenharia Mecânica e pretendo fazer especialização na área automotiva, então você imagina o quanto eu sou chato com o meu carro, principalmente parte mecânica, rs.
Só que já tava cansado do motor grilando eu decidi tentar o etanol. Quando vi a diferença de consumo, quase caí pra trás. Na cidade pisando pra valer com o meu 1.6, eu consigo médias de 7,5km/l e com os preços daqui, só compensa se eu fizer 10,2km/l com gasolina, média que só consigo se andar bem de boa e sozinho (vivo dando carona pra várias pessoas).
Esse problema de corrosão do etanol era coisa de 1900 e lá vai pedrada. A bomba de combustível era a que mais sofria, mas atualmente as bombas tem todo um tratamento especial para que esse tipo de corrosão não ocorra. Já li relatos de muitas pessoas que já passaram da casa dos 6 dígitos nos seus Flex utilizando somente etanol, e o motor está intacto. Se acontecer algo com o seu motor, não vai ser por culpa do etanol, então quanto à isso pode ficar muito sossegado. Pra carro flex não existe isso de "ferrar mais o motor". Coisa de gente ignorante que não tem embasamento técnico nenhum ou que acha que os componentes de um motor estão no mesmo nível dos utilizados há décadas atrás.

Aloncio escreveu:cara ? aki so coloco gasolina aditivada a R$ 3,10 as vezes acho aditivada por R$ 3,05 (shell, BR, Ipiranga).
Vai de cada um, topografia da cidade, pé do condutor, etc.

Abraços!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Danilo em Ter Mar 26 2013, 23:51

Então brother.... com esse seu cálculo compensa mais eu andar com Etanol ???

Me ensina a fazer tbm ?????

Abrç....

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Farol de Milha
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs

Danilo
Moderador
Moderador

Mensagem por Dragoniten em Qua Mar 27 2013, 00:52

Danilo09 escreveu:Então brother.... com esse seu cálculo compensa mais eu andar com Etanol ???
Abrç....

O cálculo é basicamente o seguinte:

CE/CG = PE/PG
Consumo da Gasolina/Etanol e Preço Gasolina/Etanol.

Substituindo ali com os valores dá pra ter noção do que compensa mais, por exemplo:
Sabemos que o consumo do seu carro na gasolina é de 10,9km/l, logo CG = 10,9
E que o consumo do etanol é de 9,2km/l, logo CE = 9,2
Nisso temos a relação do consumo entre gasolina e etanol que é de aproximadamente 9,2/10,9 = 84,4%, ou seja, seu carro rende em km/l 84,4% no etanol em relação à gasolina. Isso quer dizer que ele consome mais no etanol, obviamente, mas então vamos analisar os preços.
O PE (preço do etanol) que você me passou é de 1,99 e o PG é 2,89, logo conseguimos a relação de preço de etanol/gasolina de 68,86%.
Mas o que é esse número? Quer dizer que você precisa que o etanol renda em km/l PELO MENOS 68,86% do que rende a gasolina.

No seu caso, a relação do consumo está em 84,4%, logo, bem acima dos 68,86% da relação do preço, então compensa bem mais a utilização do etanol.

Qualquer dúvida pergunta aí! Abraços!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Aloncio em Qua Mar 27 2013, 07:15

Danilo09 escreveu:
Aloncio escreveu:

Abrç......

Então... a diferença de arranque e velocidade nawn achei diferença alguma.... o carro continua

silencioso e andando muito.... só o meu consumo q nawn é dos melhores... tem Kazinho fazendo

13.7 km na gasosa na cidade.... eu ando de boa... eu acho q nawn to sabendo dirigir direito.. kkkkkkk

entao somos 2... pq ando devagar msm na cidade e nao passa de 10km/lt na cidade com gasolina aditivada... ja resetei a IE e continuo msm coisa. hj carro com 20mil KM... todos os filtros existente trocados e oleo novo....

unica coisa que nao troquei ainda foi as Velas... ainda continuam originais... 20K ta na hora de trocar ??? os cabos eu sei que trocam la pelas 40K "qnd nao dao problemas prematuros"

Aloncio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por saly200 em Qua Mar 27 2013, 07:55

Aloncio escreveu:
Danilo09 escreveu:
Aloncio escreveu:

Abrç......

entao somos 2... pq ando devagar msm na cidade e nao passa de 10km/lt na cidade com gasolina aditivada... ja resetei a IE e continuo msm coisa. hj carro com 20mil KM... todos os filtros existente trocados e oleo novo....

unica coisa que nao troquei ainda foi as Velas... ainda continuam originais... 20K ta na hora de trocar ??? os cabos eu sei que trocam la pelas 40K "qnd nao dao problemas prematuros"

Pois é cara eu tb ando nas manhas ar desligado, e Nao passa nem dos 9 na gasosa aditivada, e meu ka so tem 28 Mil km E todo revisado, oleo novo, filtro velas e cabos, tudo original....

saly200
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 312
Cidade/Estado : natal/rn
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : AR,TR,AL

Mensagem por Danilo em Qua Mar 27 2013, 09:29

Dragoniten escreveu:
Danilo09 escreveu:Então brother.... com esse seu cálculo compensa mais eu andar com Etanol ???
Abrç....

O cálculo é basicamente o seguinte:

CE/CG = PE/PG
Consumo da Gasolina/Etanol e Preço Gasolina/Etanol.

Substituindo ali com os valores dá pra ter noção do que compensa mais, por exemplo:
Sabemos que o consumo do seu carro na gasolina é de 10,9km/l, logo CG = 10,9
E que o consumo do etanol é de 9,2km/l, logo CE = 9,2
Nisso temos a relação do consumo entre gasolina e etanol que é de aproximadamente 9,2/10,9 = 84,4%, ou seja, seu carro rende em km/l 84,4% no etanol em relação à gasolina. Isso quer dizer que ele consome mais no etanol, obviamente, mas então vamos analisar os preços.
O PE (preço do etanol) que você me passou é de 1,99 e o PG é 2,89, logo conseguimos a relação de preço de etanol/gasolina de 68,86%.
Mas o que é esse número? Quer dizer que você precisa que o etanol renda em km/l PELO MENOS 68,86% do que rende a gasolina.

No seu caso, a relação do consumo está em 84,4%, logo, bem acima dos 68,86% da relação do preço, então compensa bem mais a utilização do etanol.

Qualquer dúvida pergunta aí! Abraços!

Vlw Dragoniten.... obrigado pela explicação desse cálculo... agora sempre vou fazer ele para saber se compensa

msm o combustivel dependendo do valor....

Precisando estamos aí brother!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mudando de assunto:

Eu fico mais cabreiro com isso pq tinha a fé de q ele iria amaciar ao longo do tempo (meu Ka tá com 4.867 km)

Muita gente me fala q qnd passar dos 10 mil km ele vai melhorar.... nawn é isso q a galera do clube está falando

Eu acho q estamos com um carro 1.0 com consumo de 1.8.... kkkkkkkkkkkkkkkkk

Mais msm assim nawn tiro os méritos desse carrinho maravilhoso!!!!!!!!!

Hj tenho q abastecer de novo.... vai ser me 3º tanque de gasosa.... sempre coloco no BR ou Shell......

Ipiranga aki é caro igual petróleo..... Obs: O combustivel aki em Arujá é o mais caro da região, por causa

dos condomínios q existem aki dentro da cidade.....

Vou abastecer hj com Gasosa Shell e ver se o consumo melhora.... vou fazer o calculo desse taque de agora

e torcer para melhorar na gasosa.....

Abrç galera...

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Farol de Milha
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs

Danilo
Moderador
Moderador

Mensagem por Aloncio em Qua Mar 27 2013, 10:20

Dragoniten escreveu:
Abrç......
Nossa cara, diferença de preço de 68,8% e diferença de 84,4% no consumo. Você economiza 19,5% (68,8/84,4) rodando no etanol, a diferença de preço e consumo no seu caso é gritante, hein?

Aloncio escreveu:
ok... entendi.
Eu sempre tive preconceito contra o etanol e sempre utilizei gasolina nos primeiros 6 meses com o meu carro. Faço Engenharia Mecânica e pretendo fazer especialização na área automotiva, então você imagina o quanto eu sou chato com o meu carro, principalmente parte mecânica, rs.
Só que já tava cansado do motor grilando eu decidi tentar o etanol. Quando vi a diferença de consumo, quase caí pra trás. Na cidade pisando pra valer com o meu 1.6, eu consigo médias de 7,5km/l e com os preços daqui, só compensa se eu fizer 10,2km/l com gasolina, média que só consigo se andar bem de boa e sozinho (vivo dando carona pra várias pessoas).
Esse problema de corrosão do etanol era coisa de 1900 e lá vai pedrada. A bomba de combustível era a que mais sofria, mas atualmente as bombas tem todo um tratamento especial para que esse tipo de corrosão não ocorra. Já li relatos de muitas pessoas que já passaram da casa dos 6 dígitos nos seus Flex utilizando somente etanol, e o motor está intacto. Se acontecer algo com o seu motor, não vai ser por culpa do etanol, então quanto à isso pode ficar muito sossegado. Pra carro flex não existe isso de "ferrar mais o motor". Coisa de gente ignorante que não tem embasamento técnico nenhum ou que acha que os componentes de um motor estão no mesmo nível dos utilizados há décadas atrás.

Aloncio escreveu:cara ? aki so coloco gasolina aditivada a R$ 3,10 as vezes acho aditivada por R$ 3,05 (shell, BR, Ipiranga).
Vai de cada um, topografia da cidade, pé do condutor, etc.

Abraços!

entendi... realmente nao vivemos mais em 1900 kkkkkkk

Mas eu ainda preferia que nao fosse flex.... pois pra mim carro flex é igual a pato: nao voa bem igual uma ave e nem nada bem igual um peixe.... logo é uma porcaria para os 2 combustiveis. rsrsrsr

Aloncio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Henrique em Qua Mar 27 2013, 10:29

O que o Aloncio falou é verdade, motor flex é o típico "em cima do muro" onde vc opta por melhor consumo ou melhor desempenho, mas raramente conseguirá as duas situações ao mesmo tempo. Lembrando que em motores 1.0 litro isto se torna mais evidente.

Henrique
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 47
Cidade/Estado : Sete Lagoas/MG
Motorização/Cor : 1.0 Vermelho
Código de Opcionais : ?

Mensagem por Danilo em Qua Mar 27 2013, 12:09

Se for pensar é vdd.... eles colocam o carro Flex pra desempenho ou consumo.....

Daí o condutor irá escolher o melhor.... eu particularmente, prefiro consumo... kkkkk

Desempenho pra mim nem é importante.... andando tá ótimo!!!

Abrç.....

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Farol de Milha
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs

Danilo
Moderador
Moderador

Mensagem por Dragoniten em Qua Mar 27 2013, 12:22

Aloncio escreveu:

Mas eu ainda preferia que nao fosse flex.... pois pra mim carro flex é igual a pato: nao voa bem igual uma ave e nem nada bem igual um peixe.... logo é uma porcaria para os 2 combustiveis. rsrsrsr
Hahahaha, infelizmente é verdade. Temos no Brasil atualmente 3 montadoras que estão trabalhando em um motor Flex Turbo. Ou seja, um sistema que controle eletronicamente o turbo, variando assim a taxa de compressão dinâmica do carro. Basicamente teremos um motor que se ajustará à mistura etanol/gasolina, escolhendo assim a melhor taxa de compressão praquela mistura e tendo alta eficiência. Smile
Danilo09 escreveu:Se for pensar é vdd.... eles colocam o carro Flex pra desempenho ou consumo.....
Daí o condutor irá escolher o melhor.... eu particularmente, prefiro consumo... kkkkk
Abrç.....
Na verdade as montadoras são "espertas".
Fazem de tudo pra tirar cada pônei a mais de um 1.0, sem prejudicar a durabilidade, e dizem que é o motor mais potente da categoria. De que adianta? Quem compra 1.0 não quer desempenho, quer economia! Se quisesse desempenho tinha pego alguma opção 1.4 pelo menos, 1.6.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Danilo em Qua Mar 27 2013, 13:13

Dragoniten escreveu:
Aloncio escreveu:

Hahahaha, infelizmente é verdade. Temos no Brasil atualmente 3 montadoras que estão trabalhando em um motor Flex Turbo. Ou seja, um sistema que controle eletronicamente o turbo, variando assim a taxa de compressão dinâmica do carro. Basicamente teremos um motor que se ajustará à mistura etanol/gasolina, escolhendo assim a melhor taxa de compressão praquela mistura e tendo alta eficiência. Smile
Danilo09 escreveu:Se for pensar é vdd.... eles colocam o carro Flex pra desempenho ou consumo.....
Abrç.....
Na verdade as montadoras são "espertas".
Fazem de tudo pra tirar cada pônei a mais de um 1.0, sem prejudicar a durabilidade, e dizem que é o motor mais potente da categoria. De que adianta? Quem compra 1.0 não quer desempenho, quer economia! Se quisesse desempenho tinha pego alguma opção 1.4 pelo menos, 1.6.

Boa Dragon..... chegou num estágio completamente verdadeiro!!!!

Se eu comprei um Ka 1.0 é por causa da econômia.... se quisesse carro pra "voar" compraria um Corsa Hatch 1.4 ou um Gol G6 1.6, por exemplo....

Fiquei em duvida de comprar o Kazinho ou o Celta.... me "levaram" pro lado da Ford por vários fatores....

Ka 1.0 KBP3 (Básico) = R$ 21.240

Celta VHC-E 1.0 (Básico) = R$ 22.120

Isso jáh mostra q o Ka é, óbviamente, mais barato..... outro fator importante foi o estilo e os "acessórios" dele....

Máscara Negra, Farol Translucido traseiro, "Carenagens" pretas no parachoque dianteiro e traseiro, estilo da porta q nawn é totalmente

plástico, fica partes de ferro da cor do veículo (do lado de dentro) Entradas de Ar gigantes e bem desenhadas, volante pequeno e reto

(fiquei sabendo q o do Celta é torto) Câmbio com passadas curtas e bem estiloso (pra deixar no ponto-morto fica meio q na 2ª "nos demais câmbios")

E ele é MUITOOOO maior q o Celta (do lado de dentro) sem contar q o porta-malas é 5 litros maior.......

Traduzindo: Nawn me arrependo nem um pouco de ter adquirido esse carrinho MARAVILHOSO e lindo da Ford!!!!!!!!

Abrç.......

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Farol de Milha
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs

Danilo
Moderador
Moderador

Mensagem por Wagner Silva em Sab Mar 30 2013, 13:05

Fala galera

Abasteci hj rodei 322km com 35,7 litros de alcool = 9km/l isso sapecando hahahha

to tentando andar no sapato pra ver se consigo fazer 10km/l mas ta dificil coloquei abafador inox e CAI ta foda de manerar o pé

Wagner Silva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 207
Motorização/Cor : 1.0 8v Preto Ebony
Código de Opcionais : Ar Condicionado,Vidro eletrico,Trava Eletrica,Alarme,Mala Eletrica,Subwoofer Pioneer 12'' 309D4,Módulo Taramps T500D,Lampada 15 Led's no farol,Lampada 5 Led's na luz interna,placa,Camera de ré,Abafador CLA 3,5''

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 06:27

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 11 Anterior  1, 2, 3, ... 9, 10, 11  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: