Sintomas de Gasolina ou Etanol adulterado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sintomas de Gasolina ou Etanol adulterado

Mensagem por alex63 em Qui Fev 21 2013, 14:10

Amigos boa tarde,

Como cada vez mais estamos vendo assuntos relacionados a adulteração de combustível, segue uma lista de sintomas que podem ajudar a identificar se vc esta sofrendo deste mal da atualidade.

1- Motor começa a falhar derrepente e tem seu desemenho reduzido e até consumo excessivo.

2- Marcha lenta se torna irregular e motor pode apagar com frequencia.

3- Partidas a frio ou quente se tornam mais difíceis ou veículo pega e morre diversas vezes.

4- Motor bate pino (grila) com muita facilidade

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Re: Sintomas de Gasolina ou Etanol adulterado

Mensagem por Reginaldo em Qui Fev 21 2013, 14:54

Bom tópico Alex,

Já tive problemas com gasolina adulterada, minha "sorte" é que só coloquei R$10,00( R$2,82 p/ Litro). O carro falhando absurdamente, corri em outro posto de combustível e coloquei 30,00 reais de álcool, o funcionamento voltou ao normal. Um mês depois, o posto foi lacrado devido as denúncias.

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 825
Cidade/Estado : Rio Grande do Norte
Motorização/Cor : --- sem carro temporariamente --
Código de Opcionais : #FAIL

Mensagem por Danilo em Qui Fev 21 2013, 14:58

Vlw Alex.... Graças a Deus esses sintomas estão longe do meu.....

Até agora, nada de problema com o Kazinho......

Abrç.....

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Insulfilm Verde Natural
[x] Farol de Milha
[x] Xenon 8000k (Farol de Milha)
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs
[x] Luz de Placa 2 LEDs (Cada)
[x] Luz de Cortesia 6 LEDs
[x] DVD Automotivo Pioneer Tela 3"
[x] Alto-Falantes 5" Pioneer
[x] Alto-Falantes 6" Pioneer
[x] Capas Cromadas para Parafuso de Roda
[x] Adesivo do Clube do Novo Ka

Danilo
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4617
Cidade/Estado : Arujá - SP
Motorização/Cor : 1.0L - Vermelho
Código de Opcionais : KBP3

Mensagem por Rafael Matos em Qui Fev 21 2013, 15:19

este "motor bate pino" seria um trec tlec tlec que faz embaixo do carro quando força um pouco ele,por exemplo uma subida?

caraca acho que to com esses sintomas,vo levar sabadao pra ver os bicos,talvez trocar cabos de vela e velas,e procurar um posto descente,isso se existir um posto descente aqui perto pois o que eu abasteço é BR,e meu desempenho abaixou demais,e motor falhando de vez em quando,mais o estranho é que tudo isso ocorreu depois que troquei o filtro de ar,será que colocaram o filtro de ar de outro carro? pq sempre quando eu afundo o pedal ele faz um ronco mais encorpado,e se eu fico com pedal la em cima ele não faz nenhum ronco,mesmo chegando la aos seus 4000 RPM,agora com o pé la no fundo ele ronca até em baixas rotações,iae o que me dizem? o que pode ser meu problema?

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 590
Cidade/Estado : Mogi das Cruzes / SP
Motorização/Cor : Prata
Código de Opcionais : Vidro e Trava

Mensagem por jeanfm em Qui Fev 21 2013, 16:25

Rafael, relaxa quando a grilagem do motor. Li uma materia que diz que o 1.0 Zetec Rocam do Ka é um dos únicos motores que não sofrem desse problema. Com certeza esse trec trec trec dque está acontecendo no seu é outra coisa, só não me pergunte o que, rs...
O carro que mais "grila" atualmente é o 1.0 VW, mais especificamente o Gol/Voyage, etc

Vlwwww

jeanfm
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 137
Cidade/Estado : Indaiatuba - SP
Motorização/Cor : 1.0 / Branco Ártico / 2012
Código de Opcionais : Vidros Elétricos sensorizados / Travas Elétricas / Alarme Positron EX300 2013 / Chave Canivete / Câmera de ré / Antena Esportiva / Manopla de câmbio Ka Class / DVD Philips 3'' / InsulFilm / Pingos de 5 LEDs no farol / Faróis de neblina com Xenon 6000k / 12 LEDs na ré / Torpedos LED na placa...

Mensagem por Reginaldo em Qui Fev 21 2013, 16:53

Rafael Matos escreveu:este "motor bate pino" seria um trec tlec tlec que faz embaixo do carro quando força um pouco ele,por exemplo uma subida?

caraca acho que to com esses sintomas,vo levar sabadao pra ver os bicos,talvez trocar cabos de vela e velas,e procurar um posto descente,isso se existir um posto descente aqui perto pois o que eu abasteço é BR,e meu desempenho abaixou demais,e motor falhando de vez em quando,mais o estranho é que tudo isso ocorreu depois que troquei o filtro de ar,será que colocaram o filtro de ar de outro carro? pq sempre quando eu afundo o pedal ele faz um ronco mais encorpado,e se eu fico com pedal la em cima ele não faz nenhum ronco,mesmo chegando la aos seus 4000 RPM,agora com o pé la no fundo ele ronca até em baixas rotações,iae o que me dizem? o que pode ser meu problema?

Acredito que o "tec tec" é em cima, principalmente quando a pessoa está em marcha alta e velocidade baixa, a zuada é feita quando você tenta retomar a velocidade sem reduzir.

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Rafael Matos em Qui Fev 21 2013, 17:00

isso,como eu resolvo esse problema do trec trec quando eu vou retomar velocidade mais não reduzo a marcha?

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Reginaldo em Qui Fev 21 2013, 17:11

Rafael Matos escreveu:isso,como eu resolvo esse problema do trec trec quando eu vou retomar velocidade mais não reduzo a marcha?

Rafael, sinceramente não sei o que possa ser isso, mas acredito que Alex tenha alguma idéia mais ou menos do que seja.
Faça o teste se é o combustível ruim, tente gastar o que tem no tanque e abasteça em outro posto com álcool, depois pode voltar a gasolina. Se o problema persistir, envie seu carro a mecânico de confiança. Na oficina onde traballhei, já vi um KA fazendo essa zuada por causa do óleo mais denso no motor, mas não é seu caso.

Reginaldo
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por alex63 em Qui Fev 21 2013, 17:37

Rafael e demais,

Difícil explicar como é o barulho da batida de pino ou grilo. Porém nossos KA' s desde que viraram flex, padecem deste problema, pois este motor é mais para rodar com alcool do que com nossa gasolina de baixa octanagem. Tem varios videos no youtube sobre batida de pino ou grilo.
Este ruído acontece principalmente quando vc trabalha com marcha alta e giro baixo, pois na verdade vc esta desta forma forçando o motor. Em alguns casos é pior do que esticar ar marchas até o limite!

Se o carro apresenta alguns dos sintomas acima listados ou quase todos eles juntos, sim pode ser gasolina batizada ou alcool tbm batizado. Agora se so apresenta um deles e no geral anda assim já tem tempo, é sinal que precisa de manutenção!

O que pude observar, neste quase um ano e meio de fórum, e que a grande maioria aqui, sequer lê o manual do proprietário. E isto é grave!

Meu conselho, sempre tem sido para fazer a manutenção de acordo com o indicado no manual, pode ser na Ford ou na sua oficina de confiânça, ou pode ser voce mesmo. Claro se entender de mecânica, e tiver as ferramentas corretas e não se colocar em risco ou a vida de terceiros em risco!

Minha intenção com este post, foi dar dicas de como perceber os efeitos de um combustível adulterado.

E mais uma vez repito, " carro não tem ano, tem dono ! "

Manutenção neles !

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Rafael Matos em Qui Fev 21 2013, 23:16

alex,mais eu peguei o carro com 50000km rodados,e quase ctz que o antigo dono não fazia revisão,acho q vo começar a fazer,to pensando em trocar tudo cabo de velas,velas e limpar os bicos,porque meu carro ta muito fraco,ta me dando dor de cabeça ja,pior coisa do mundo é voce pisar até o talo,o carro fazer barulho(acredito que o barulho é por causa do filtro que acho que é de outro carro) e o carro praticamente não sair do lugar,ahhhh como eu queria ter um 1.6 rsrs fora que ainda não troquei o filtro de combustivel,preciso trocar urgentemente rsrs

vi na youtube um video e meu carro ta grilando mesmo =\,pra quem quer ver o video,é só escrever,grilando no youtube,é o video do Dr Macete ele faz o teste em um agile

Rafael Matos
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Mensagem por Pedro Josino em Sex Fev 22 2013, 01:19

Infelizmente essa "grilada" é algo comum nos carros flex. O motor flex é um projeto de motor movido a etanol com a taxa de compressão no meio termo, ele nem é bom no etanol, nem com gasohol (termo utilizado para gasolina com adição de álcool). A grilada geralmente ocorre quando tentamos retomar a velocidade sem diminuir as marchas ou no momento de sair da inércia com o carro mais pesado ou em uma ladeira por exemplo. Não sei se no motor do Ka existe o sensor que detecta o motor detonando e ativa uma espécie de proteção para evitar que o motor continue grilando. Esse grilo é prejudicial na forma de que se não estou enganado por vir a quebrar o pistão, se não estou enganado.

A presidenta Dilma anunciou o aumento do percentual de álcool anidro (com no máximo 1% de água) na gasolina de 20% para 25%, o benefício dessa medida é que os carros abastecidos com gasohol, podem diminuir as griladas, ou até mesmo acabar com elas, dependendo do projeto do motor. O lado ruim é que a autonomia vai diminuir, logo, o consumo irá aumentar.

A solução para os carros que detonam é utilizar etanol como combustível principal. Na maior parte dos casos resolve o problema da detonação. O lado ruim dessa medida é que nosso Etanol possui adição de 4% de água, sendo álcool hidratado, o que ocasiona a redução da durabilidade de alguns componentes do motor, como velas e sistema de exaustão. A solução para isso é a cada um ou dois tanques de etanol, adicionar ao tanque alguns litros de gasohol para dar uma lubrificada nesses componentes.

Nos estados que contam com inspeção veicular anual obrigatória, um carro com a revisão atrasada e o sistema de injeção sujo, pode vir a levar pau na inspeção. Por isso procure realizar uma vez ao ano uma revisão um pouco mais completa, com limpeza do corpo de borboletas (a popular TBI), limpeza dos bicos injetores no ultrasom (não existe bico auto limpante, mesmo que isso conste no seu manual), verifique as velas de ignição se estão gastas, caso não esteja, verifique se o GAP está dentro do padrão informado pela montadora. Verifique também os cabos de vela e bobina de ignição pra ter certeza que está tudo ok (uma vela ou cabo de vela defeituoso, pode ocasionar queima da bobina de ignição) e troque sempre os filtros de ar e combustível. Não esqueça da troca de óleo e filtro de óleo a cada 10.000Km ou 6 meses, sempre obedecendo o que ocorrer primeiro.

Como gosto de carro bem cuidado, a cada troca de óleo e filtro de óleo (faço a cada 6 meses pois nunca rodo os 10.000Km) eu faço a substituição de pelo menos o filtro de combustível.

Um carro revisado e acertadinho gera uma economia de combustível, além de poluir menos e dar menos despesa no futuro, especialmente para aqueles que planejam passar 4, 5, 6 anos com o carro. Muita gente descuida dessa manutenção pois passa no máximo 2 anos com o carro e deixa que a bomba exploda na mão do próximo dono. Infelizmente é a mentalidade de boa parte dos brasileiros.

Qualquer dúvida sobre tipo de óleo lubrificante, consulte o manual de instruções do veículo, lá consta todas as informações necessárias. Assim como no site das empresas de filtros e peças, informam as aplicações corretas para cada tipo de motor, fique atento ao ano de aplicação pois as vezes de um ano para o outro muda um componente.

Boa sorte.

Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9

Mensagem por djfernandolages em Seg Fev 25 2013, 21:23

alex63 escreveu:Amigos boa tarde,

Como cada vez mais estamos vendo assuntos relacionados a adulteração de combustível, segue uma lista de sintomas que podem ajudar a identificar se vc esta sofrendo deste mal da atualidade.

1- Motor começa a falhar derrepente e tem seu desemenho reduzido e até consumo excessivo.

2- Marcha lenta se torna irregular e motor pode apagar com frequencia.

3- Partidas a frio ou quente se tornam mais difíceis ou veículo pega e morre diversas vezes.

4- Motor bate pino (grila) com muita facilidade

Abcs

sintoma 4 já tive e foi mesmo por combustível adulterado, pq troquei de posto e nunca mais tive o problema. Falou

djfernandolages
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 428
Cidade/Estado : Lages-SC
Motorização/Cor : New KA 1.0 - Branco
Código de Opcionais : SE

http://www.djfernando.br21.com

Mensagem por Eulalio em Ter Fev 26 2013, 10:48

Rafael Matos escreveu:alex,mais eu peguei o carro com 50000km rodados,e quase ctz que o antigo dono não fazia revisão,acho q vo começar a fazer,to pensando em trocar tudo cabo de velas,velas e limpar os bicos,porque meu carro ta muito fraco,ta me dando dor de cabeça ja,pior coisa do mundo é voce pisar até o talo,o carro fazer barulho(acredito que o barulho é por causa do filtro que acho que é de outro carro) e o carro praticamente não sair do lugar,ahhhh como eu queria ter um 1.6 rsrs fora que ainda não troquei o filtro de combustivel,preciso trocar urgentemente rsrs

vi na youtube um video e meu carro ta grilando mesmo =\,pra quem quer ver o video,é só escrever,grilando no youtube,é o video do Dr Macete ele faz o teste em um agile

Você está utilizando gasolina ou álcool?

Se na gasolina, esse barulho ocorre com maior frequência e pode não estar ligado diretamente a adulteração do combustível.
Se no álcool e independe do posto, pode ser algo mecânico mesmo.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por Alvaro Nunes em Ter Fev 26 2013, 12:16

Infelizmente os motores flex têm vários sensores e, com o uso frequente de etanol, pode ocasionar acumulos de sujeiras nos bicos injetores, ocasionando uma má leitura da sonda lâmbida. Com a sonda lâmbida fazendo a leitura errada e, com o acumulo de sujeiras (goma) ocasionada pelo etanol, quando você abastece com gasolina/alcool a injeção entende que está entrando um outro tipo de combustivel e fica maluca.
Sugiro que você use aqueles aditivos de combustíveis para limpeza e observe o comportamento do motor. Creio que se você usar um aditivo desses a cada 2 abastecimentos ou o Gas tratament, regularmente, você elimina a sujeira ocasionada pelo uso constante do etanol e a sonda lâmbida trabalhará corretamente. Lembrando que ao abastecer o carro com 100% de etanol, é recomendável que rode uns 15km para a correta leitura da injeção eletrônica, o que evitará falhas ao ligar o carro no dia seguinte.

Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE

Mensagem por Juliana em Qua Fev 27 2013, 16:07

Olha a treta.

1 ano e meio com o meu carro e de uns 10 meses pra cá, só tenho usado gasolina, ora comum, ora aditivada. Mês passado fui pra SP aí completei de podium (quase o mesmo preço com esse aumento rs) e fui de boa, sem problemas.....ai completei de podium tb quando cheguei em SP...pegando estrada lá mesmo, acendeu a luz de injeção, desliguei, esperei um pouco e sumiu...o carro engasgava.

Ai na volta pra Curitiba...quando eu passava de 120...130...acendia a luz! tinha que diminuir para sumir e ele parar de não render. Com certeza foi combustível

Na concessionária me recomendaram usar apenas gasosa aditivada, a podium não.

Juliana
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 391
Cidade/Estado : Curitiba - PR
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : Kit Fly + Neo

Mensagem por Alvaro Nunes em Qua Fev 27 2013, 16:37

Juliana escreveu:Olha a treta.

1 ano e meio com o meu carro e de uns 10 meses pra cá, só tenho usado gasolina, ora comum, ora aditivada. Mês passado fui pra SP aí completei de podium (quase o mesmo preço com esse aumento rs) e fui de boa, sem problemas.....ai completei de podium tb quando cheguei em SP...pegando estrada lá mesmo, acendeu a luz de injeção, desliguei, esperei um pouco e sumiu...o carro engasgava.

Ai na volta pra Curitiba...quando eu passava de 120...130...acendia a luz! tinha que diminuir para sumir e ele parar de não render. Com certeza foi combustível

A gasolina pódium é excelente, mas ela mostra todo seu valor/potencial em veículos com taxa de compressão acima de 10:01. Abaixo disso não vale a pena. Por exemplo se eu abasteço minha moto com gasolina aditivada ou comum o rendimento dela é muito baixo, mas se coloco a podium a moto vira outra. É o mesmo caso de vocês quando abastecem com gasolinsa e depois com etanol, no etanol o carro responde bem melhor.

Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE

Mensagem por alex63 em Qua Fev 27 2013, 19:02

O problema não foi a Pódium... mais sim porque ela estava adulterada !!! Eu só uso Pódium e como segunda opção a V-power. Porém a Podium é superior.

Abcs

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Mensagem por Pedro Josino em Qui Fev 28 2013, 12:44

alex63 escreveu:O problema não foi a Pódium... mais sim porque ela estava adulterada !!! Eu só uso Pódium e como segunda opção a V-power. Porém a Podium é superior.

Abcs

Pode até ter sido caso de Podium adulterado, mas acredito que não tenha sido somente isso.

A gasolina comum não possui nenhum tipo de aditivo, que aumente a durabilidade do combustível (em termos de apodrecimento), o qual é mais comum conter impurezas no momento do abastecimento, em especial se os tanques do posto estiverem baixos. Dessa forma, suja o tanque de combustível do carro, a linha de alimentação, etc.. Ao utilizar gasolina aditivada, já cria o problema de os aditivos encontrados nesse combustível começarem a fazer uma limpeza no sistema de alimentação, podendo entupir bicos, filtros, etc.. A gasolina Podium contém beeem menos enxofre por PPM, além de aditivos mais fortes.. Talvez ai tenha surgido o problema.. Especialmente quando já depois de algum tempo de viagem, o tanque começa a secar e a bomba a puxar aquela gasolina mais suja no fundo do tanque.

Pedro Josino
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 255
Cidade/Estado : Natal - RN
Motorização/Cor : 1.0 Azul Iporanga
Código de Opcionais : KPE9

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 12:23

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares