[DICA] - Filtro Esportivo (Inflow) - Informações técnicas, nada de achismos.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DICA] - Filtro Esportivo (Inflow) - Informações técnicas, nada de achismos.

Mensagem por Dragoniten em Ter Mar 26 2013, 19:15

Estou preparando este tópico há um tempo, espero que não fique cansativo, rs. Quem tiver tempo de ler ele inteiro e gostar pode comentar abaixo. Penso em futuramente contribuir com outros tópicos tão completos quanto esse se o retorno for positivo. Lá vai.

Então galera, estava precisando trocar meu filtro de ar que já estava com 9,5 mil km rodados e estava pensando se um filtro "esportivo" não restringiria menos o ar que entra no motor, já que o Rocam 1.6 é bem violentinho (quem já colocou a mão na boca da borboleta e abriu 100% sabe do que eu estou falando, rs), mas também não queria nada que prejudicasse a vida útil do motor, pois já soube que o próprio K&N tem um nível de filtragem relativamente ruim.
Pesquisando mais um pouco achei esses filtros de "espuma" que garantiam restringir menos ar, sem prejudicar a filtragem da admissão. O famoso teste da bolinha de isopor num tubo com as fans pra mostrar que o filtro restringe menos, só que isso não provava que o filtro não deixava passar partículas maiores de sujeira, até achar um tópico no fórum do NissanClube que me tirou várias dúvidas.

Filtro Velho
Antes de escrever sobre o filtro, vou postar algumas fotos que demonstram o estado do meu filtro antigo. Como é possível observar nas 5 primeiras fotos abaixo, o filtro era um Bosch e estava bem sujo. Não sei a utilidade da espuma que fica colada no filtro, mas retirei ela pra analisar a sujeira ali também. Aquelas manchas na espuma foram causadas pela espuminha do respiro do óleo que fica logo abaixo do filtro.

Nas próximas fotos vai ser possível perceber o quanto o filtro estava deformado, provavelmente por causa da umidade. Mesmo que a caixa de filtro original seja projetada de forma a puxar o ar de baixo pra cima, evitando assim puxar água ou barro, a umidade do ar prejudica muito o filtro de papel.  Na última foto eu empurro de leve a borda do filtro para baixo, mas dá pra ver que  o sistema não vedava mais direito, pois quando a borda do filtro é empurrada, ela tende a escorregar, possibilitando a entrada de ar não filtrado no motor.

Nas próximas fotos eu mostro como chegou o Filtro Inflow. Veio bem embalado em umas sacolas plásticas uma dentro da outra, bem seladas por causa da vaselina (óleo mineral). O filtro vem bem ensopado, muito mais do que eu achei que fosse e tem uma borda de borracha bem rígida, obviamente que pra evitar deformações e poder durar os seus 2 anos de vida útil.

Experiência até o momento
Não tive muita oportunidade de andar com o carro ainda, já que só pude pegar o filtro agora na sexta. (minha namorada trouxe de Curitiba pra mim, essa é pra casar hein, rs.). Tentei realizar um teste de 0-100 pelo aplicativo Torque no celular, que pega as informações, como a velocidade real, por um adaptador bluetooth conectado na porta OBD2 do carro (muitos aqui sabem do que estou falando). Consegui um tempo de 9.1s, mas eu acredito que houve algum erro, pois é um número muito baixo considerando que havia duas pessoas no carro (com o outro filtro poucos dias antes fiz várias puxadas na mesma rua e no mesmo ponto de partida e todas foram na casa dos 9.6~9.7s, porém percebi que cheguei aos 100 antes do normal, pois quando chego nos 100 sempre tenho que freiar bem forte, no limite dos meus Goodyear GPS3 175/65 R14 (que por sinal eu odeio), porque a rua mais pra frente é de paralelepípedo, e fico na estica pra entrar numa quadra pra direita, porém dessa vez sobrou uma quantidade maior de pista pra fazer a curva, mesmo com 2 pessoas no carro (minha namorada é levinha, mas mesmo assim são 52kg a mais no carro). Pode ser que eu tenha arrancado de forma melhor, não sei ainda, tenho que dar mais umas puxadas pra confirmar essas melhoras.
Quanto a encher o motor antes como algumas pessoas dizem, não vou saber dizer, é o tipo de coisa que só pode ser dita com uma puxada num dinamômetro. MAS (!), monitorando a pressão absoluta no coletor pelo MAP, quando o carro está desligado, mas com a injeção ligada para que eu possa pegar as informações pelo adaptador bluetooth, a pressão absoluta (ou seja, da atmosfera) aqui em PG é de cerca de 90kPa. Com o carro ligado e puxando a segunda marcha com o pé no fundo, borboleta totalmente aberta, no fim da marcha, entre 5.5k~6.3k rpm a pressão, com o filtro de papel antigo, caía pra cerca de 85kPa e com o atual só bem no final que cai pra 87kPa. Ou seja, o filtro novo realmente está restringindo menos do que o filtro antigo em altas rotações, que já restringia a pressão pros 85kPa citados desde que era mais novo. A diferença é pequena, mas existe.

Filtros Inflow
Voltando ao fórum do NissanClube que citei anteriormente. Num tópico sobre a confiabilidade dos filtros da Inflow, um dos usuários, que trabalha com microbiologia, cismou que o filtro era pura balela e que deixava passar muito mais partículas que os filtros convencionais e por isso detonaria o motor com o tempo. O mesmo tinha um aparelho de testes para averiguar o nível de filtragem de partículas e realizou testes com diversos filtros de papel (Tec-Fil, Fram e Mann) e também testou o filtro Inflow.
Ao longo de 25 minutos com cada filtro ele obteve os seguintes resultados em particulas de 2 microns (pressões variando de 0,1 a 1atm(100kPa), condições nas quais trabalha um motor aspirado):
Fram: 5000 partículas
Mann: 5230 partículas
Tec-Fil: 6800 partículas
Inflow: 12830 partículas

E aí ficou aquela: Quer dizer que o Inflow deixa passar mais partículas? Sim! Com essa dúvida sobre a passagem de partículas que poderiam mais tarde prejudicar o motor, um dos usuários enviou um email para o Marcio, criador da Inflow, questionando sobre esses detalhes. Ele mandou uma breve história da empresa e mais tarde postou no tópico tirando as dúvidas que haviam ficado.
Pra quem quiser saber a história da empresa clique no Spoiler abaixo. É bem interessante Very Happy
Spoiler:
Entre 1999 e 2007 morei nos EUA equanto cursava doutorado e pos doutorado. Neste tempo fui bastante influenciado pela cultura automobilistica existente naquele pais. Foi entao que no ano 2000 comecei a "tunar" o meu proprio carro, Mazda protege. Obviamente, uma das primeiras alteracoes que uma pessoa realiza para deixar o carro mais "esperto" consiste em: 1) filtro de ar menos restritivo, 2) sistema de escapamento mais livre, 3) acerto no ponto de ignicao e 4) ajuste na pressao de combustivel, principalmente nas ECUs dependente de MAP e nao MAF. Portanto, no ano 2000-2001 devido ao facil acesso as partes de preparacao daquele pais e os precos acessiveis, comecei a testar em meu proprio veiculo varios sistemas de filtros de ar. Tive uns 7 tipos diferentes de K&N, Ingen, Ractive, AEM, PRM. Segundo testes em gtech RR na epoca, todos apresentaram beneficios. Alguns variavam os ganhos dependendo da regiao de RPM, mas no geral os beneficios foram observados. Foi entao que durantes estas inumeras trocas entre filtros e intakes que me deparei com uma pessima filtragem do ate entao considerado o melhor filtro de ar do mundo... O famoso K&N. Isso coincidiu com a epoca me maior poeira na cidade, que ocorre durante a colheita de milho no estado de Iowa. Eu fiquei muito decepcionado na epoca e foi entao que comecei, juntamente com curso de doutorado em poluicao atmosferica, a procurar um melhor sistema de filtragem pro meu proprio carro e que mantivesse a performance equivalente ao K&N. Depois de muitas pesquisas acabei na linha de aviacao. Imaginei que os sistemas de filtragem de Cesnas deveriam ser adequados devido a questoes obvias de seguranca que estes motores precisam e prazos de manutencao. O primeira materia prima entao foi adquirida em uma loja de aviacao, para a fabricacao de um filtro de ar proprio para o meu mazda. Lembro que o preco foi na epoca, bem amargo porque eles nao vendem pedacos de filtro desta maneira e eu fui uma excessao. Bom, preparei uma estrutura esqueletica para o filtro e segui algumas definicoes de filtragem, porosidade e fluxo do material em virtude desta mesma porosidade e espessura total do filtro. O filtro entao ficou no formato do original e foi para a caixa de ar do Mazda. Logo na primeira impressao eu gostei. O carro nao havia perdido desempenho, permanecendo como os outros tipos de filtros de alta performance que eu havia testado (os de algodao). O filtro foi observado durante varios anos para avaliar a eficiencia (visual na epoca) para determicacao da eficiencia da filtragem. Realmente o intake estava sempre limpo e isso me deixou muito feliz. Eu tinha performance e tinha filtragem no minimo adequada (ou superior ao dos outros sistemas que eu havia utilizado). Durante este tempo todo, comecei a ver tambem que filtro de espuma nao era novidade, muitas marcas e modelos existiam e vi que o negocio era ok para uso tambem em motos e carros e nao apenas avioes. Foi entao que um dia, num forum, Zetec clube, alguem me perguntou qual o filtro de ar que eu usava. Entao respondi: " O meu proprio". Isso gerou muita discussa na epoca ate que uma pessoa resolveu compar um filtro igual ao meu. E agora ???? O que faco ??? Bom, falei pra ele que poderia sim fazer o filtro, se ele me desse as dimensoes do sistema original e pgasse o material e a postagem EUA --> Brasil. Ele topou. O primeiro filtro foi entao "vendido". Este filtro foi denominado por mim de HPF (High Performance Filters). A pessoa que recebeu o filtro instalou e gostou muito dos resultados. Isso gerou mais e mais discussoes em foruns, etc e as pessoas comecaram a fazer pedidos. Assim entao comecou... Em 2007 retornei ao Brasil. Consegui 4 socios para me ajudar, e o filtro HPF tornou-se INflow devido a problemas de registro da marca HPF. Enfim, de 2000 a 2011 o filtro passou por MUITAS mudancas, adequacoes, testes laboratoriais e reais em frotas, etc. E voces, clientes e amigos, passaram a ser o motivo da nossa empresa. Por isso eu conto essa historia. Porque nao vendemos um produto. Vendemos como a nossa propria historia diz, a paixao por performance e entusiamso da comunidade que compartilha exatamente o mesmo que a gente. Tentei resumir um pouco da historia aqui pra voces. Espero que tenham gostado. Obviamente me disponho a falar mais tecnicamente. Um grande abraco. Otimo final de semana !

Depois postou no fórum:
Filtro de maior vazão gera potencia no motor ? NÃO. Filtro de ar de maior vazão apenas serve para NÃO retirar potencia de um motor, fazendo com que a eficiencia volumetrica seja maior. Com maior vazão, menor é o esforço das partes mecânicas para completar o cilindro com volume de ar. É por isso que não se utiliza filtros de ar em competiçoes. Mas como zelamos por nossos carros, não queremos andar sem filtros não é ? Isto me remete então a questão ( 1). Um filtro de ar deve responder a 3 pilares : a) Eficiencia de filtragem,  Capacidade de acumulação e c) vazão (não necessariamente nesta ordem).

Ao contrário dos filtros genéricos que voces possam achar no mercado, os filtros INflow tiveram que passar por testes, até mesmo porque antes de se tornar comercial, o filtro era utilizado em veículo pessoal e eu também zelo pelos meus veículos !

Uma das primeiras providências foi a realização de testes. O que vocês provavelmente gostaria de saber, é o da filtragem. Bom, olhei rapidamente o teste realizado de filtragem realizado por vocês mas não tenho propriedades de julgar pois desconheço a metodologia. Contudo, os nossos filtros foram analisados aqui: http://www.swri.org/4org/d03/vehsys/filtratn/facility.htm

O mesmo postou testes com 3 filtros feitos por essa instituição e os resultados foram:
Initial Eff. (Eficiência de filtragem em %)
Tecfil-5051 - 98.64
Inflow-HPF-6600 - 97.93
K&N-33-2194 - 97.26

Ou seja, o Filtro Inflow filtra melhor do que os K&N, mas filtra menos do que um filtro de papel convencional. E ele explica novamente:
Sérgio, quando as suas análises, acho que elas são bem interessantes. Eu tambem trabalho com microbiologia na EMBRAPA. Posso te afirmar com toda propriedade que partículas de 2 microns (dimensão equivalente a duas bactérias lado a lado) não causam absolutamente nenhum efeito no desgaste do motor. De fato, qualquer partícula < 5 micrometros passam por entre as folgas entre os aneis e o bloco do cilindro ficando emulsificadas no óleo e não em contato entre as partes mecânicas.

Ou seja, desde que sua troca de óleo esteja em dia, e você não ande em estradas com muita, mas muita poeira mesmo (até porque neste caso em específico não faria sentido um filtro esportivo, já que nem dá pra acelerar direito), os filtros se mostram muito eficientes, menos restritivos e com uma capacidade de armazenamento maior. Ou seja, não ficam mais restringentes com o tempo e nem se deformam por conta da umidade do ar, além de serem laváveis e 100% recicláveis. O investimento inicial no caso do nosso Ka é de 87,50(+22 de frete por sedex), mas o filtro pode ser usado, conforme recomendam, por até 60kkm, 6 lavagens (2 anos se não me engano) , ou seja, um gasto de 18,30 a cada 10 mil km, menos ou o mesmo do que seria um filtro de papel convencional.

É isso aí galera, vou tentar com o tempo ir completando o tópico com mais informações que eu vá conseguindo com o tempo como o 0-100 que vou ficar devendo no momento pra vocês, mas dentro do possível verei isso hoje de noite Smile

Abraços!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Re: [DICA] - Filtro Esportivo (Inflow) - Informações técnicas, nada de achismos.

Mensagem por Hernanny Michaello em Qua Mar 27 2013, 10:05

eu simplesmente adorei!

me esclareceu muitas duvidas, o filtro vem com instruções de como usar e tals?
ele é colocado no lugar cheio de oleo mineral mesmo??

tenho algumas duvidas, mas assim que melhorar a $$ vou colcar um inflow com certeza.

Hernanny Michaello
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 29
Cidade/Estado : Recife-PE
Motorização/Cor : 1.0/ prata
Código de Opcionais : al,tv

Re: [DICA] - Filtro Esportivo (Inflow) - Informações técnicas, nada de achismos.

Mensagem por Dragoniten em Qua Mar 27 2013, 12:28

Hernanny Michaello escreveu:eu simplesmente adorei!

me esclareceu muitas duvidas, o filtro vem com instruções de como usar e tals?
ele é colocado no lugar cheio de oleo mineral mesmo??

tenho algumas duvidas, mas assim que melhorar a $$ vou colcar um inflow com certeza.
Obrigado! Todo retorno é bem-vindo! Very Happy

Não tem segredo pra usar, como ele é feito pra caber na caixa original do Ka é só tirar do plástico do filtro novo, abrir a caixa e colocar ele no lugar do filtro de papel antigo.
Eles também vendem filtros em outros formatos, que você pode utilizar se não quiser manter a caixa original do Ka, mas eu prefiro deixar a maior parte do carro original por enquanto.

Exemplo de modelo diferenciado:
http://www.filtrosinflow.com.br/loja?page=shop.product_details&product_id=102&flypage=flypage.tpl&pop=0

Ele é colocado com uma quantidade certa de óleo mineral, não tem como ir nada pro motor, já que a quantidade não é tão alta e o motor suga ar de baixo pra cima. O óleo mineral serve pra segurar as partículas pequenas que somente a espuma não conseguiria segurar.

Qualquer dúvida é só perguntar. Smile

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por cesar.suguro em Qui Maio 09 2013, 18:15

eae man, esse tipo de filtro muda o ronco do motor igual aos esportivos? ou num tem nada a ver.

abrs

cesar.suguro
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 58
Cidade/Estado : São Paulo
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : VE+TE

Mensagem por Macedo em Qui Maio 09 2013, 20:32

por isso que eu só compro o tecfil.

mais adm de ar num 1.0, pra que? pra ganahar 0,25 cv...

pra mim, não serve.

Macedo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 263
Cidade/Estado : Rio - RJ
Motorização/Cor : 2.0 16v AT - Prata
Código de Opcionais : Ghia+ couro+ My conection

Mensagem por Dragoniten em Sex Maio 10 2013, 00:43

cesar.suguro escreveu:eae man, esse tipo de filtro muda o ronco do motor igual aos esportivos? ou num tem nada a ver.

abrs
Não senti mudança no ronco. Acredito que não haja mudança.

Macedo escreveu:por isso que eu só compro o tecfil.

pra mim, não serve.

Ah, desculpa aí, mas o meu é 1.6, como falei ali em cima, hahaha.
A diferença foi pequena, mas perceptível, ao sensor de MAP pelo menos.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por saly200 em Sex Maio 10 2013, 07:36

Galera e quanto ao consumo com esse Filtro? como está...

saly200
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 312
Cidade/Estado : natal/rn
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : AR,TR,AL

Mensagem por Danilo em Sex Maio 10 2013, 12:56

Ia fazer a mesma pergunta que o Saly...

Como ficou o consumo ???

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Insulfilm Verde Natural
[x] Farol de Milha
[x] Xenon 8000k (Farol de Milha)
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs
[x] Luz de Placa 2 LEDs (Cada)
[x] Luz de Cortesia 6 LEDs
[x] DVD Automotivo Pioneer Tela 3"
[x] Alto-Falantes 5" Pioneer
[x] Alto-Falantes 6" Pioneer
[x] Capas Cromadas para Parafuso de Roda
[x] Adesivo do Clube do Novo Ka

Danilo
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4617
Cidade/Estado : Arujá - SP
Motorização/Cor : 1.0L - Vermelho
Código de Opcionais : KBP3

Mensagem por Macedo em Sex Maio 10 2013, 18:18

Dragoniten escreveu:
cesar.suguro escreveu:eae man, esse tipo de filtro muda o ronco do motor igual aos esportivos? ou num tem nada a ver.

abrs
Não senti mudança no ronco. Acredito que não haja mudança.

Macedo escreveu:por isso que eu só compro o tecfil.

pra mim, não serve.

Ah, desculpa aí, mas o meu é 1.6, como falei ali em cima, hahaha.
A diferença foi pequena, mas perceptível, ao sensor de MAP pelo menos.

ahahahahhahahhah

verdade, mas eu tb disse "EU"... eu só compro tecfil... 1.0 é o meu e não o seu (vi que é 1.6), até pq eu compro filtro para o MEU carro, não para o seu. ahahahahahahaahahhahah

agora a minha curiosidade é a seginte...

esse tal excesso de óleo que vc falou, não pode sujar a TBI ou ir parar dentro dos sensores?

será que não vai formar aquela "laminha" com o passar do tempo?

Macedo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Wagner Silva em Qua Maio 22 2013, 01:32

é to nessa duvida, acho q nao é valido pra carro 1.0...

apesar q eu fiz aquela gambiarra do Cold Air Intake jogando uma mangueira de vacuo-ar la na grade pra pegar mais ar frio e tal , sera q colocando esse filtro melhora algo,

nao sei se é impressão minha mas senti diferença andando acima de 100km/h com esse gatilho rs

acho q vou colocar o inflow pra ver oq acontece hahaha

Wagner Silva
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 207
Cidade/Estado : Rio de Janeiro
Motorização/Cor : 1.0 8v Preto Ebony
Código de Opcionais : Ar Condicionado,Vidro eletrico,Trava Eletrica,Alarme,Mala Eletrica,Subwoofer Pioneer 12'' 309D4,Módulo Taramps T500D,Lampada 15 Led's no farol,Lampada 5 Led's na luz interna,placa,Camera de ré,Abafador CLA 3,5''

Mensagem por Dragoniten em Qua Maio 22 2013, 07:40

Não sei dizer, não sei como fica a pressão do 1.0 em altas rotações, se o filtro de papel limita ou não quando o motor está perto do corte, que seria o único momento em que você precisaria de muito mais fluxo.

Quanto ao consumo eu não vou mentir que senti muita diferença de quando o filtro estava limpo quando meu carro ainda tinha 50kkm (atualmente está com 63), mas como o outro filtro estava muito mais sujo as médias andavam péssimas, andando na estrada muito de boa mal conseguia chegar em 10,5km/l no que antes eu fazia 11km/l em 110~120km/h. (etanol)

Depois que troquei e reiniciei a central consegui fazer 12km/l numa viagem andando mais ou menos nessa velocidade que citei acima.

PS.: O cara que testou os filtros de papel lá no site do nissanclube disse que o Tecfil é o pior filtro, que filtra "de menos" e deforma de forma absurda quando há umidade (que ocorre sempre que chove, não é só a água diretamente no filtro) e que com o tempo sequer veda direito na caixa de filtro, deixando entrar muitas partículas no motor. Os testes confirmam, pois dos filtros de papel foi um dos que deixou passar maior quantidade de partículas e fluxo de ar. Bom e ruim. Pra um filtro de papel eu diria que é ruim deixar passar tantas partículas.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Macedo em Qua Maio 22 2013, 23:29

no meu aqui, tecfil, abri a tampa pra verificar e tá limpíssimo, sem poeira e nenhuma oleosidade na parte onde o ar deve entrar limpo.
TBI impecável de tão limpa.

Macedo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Qua Maio 22 2013, 23:53

Macedo escreveu:no meu aqui, tecfil, abri a tampa pra verificar e tá limpíssimo, sem poeira e nenhuma oleosidade na parte onde o ar deve entrar limpo.
TBI impecável de tão limpa.

Então de boas Smile

Depende muito de onde você roda também. Aqui em PG quando fica muito tempo sem chover, sobe uma poeira do capeta. Óleo trocado a cada 7~8kkm e olhe lá, hahaha.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Macedo em Qui Maio 23 2013, 11:18

verdade. aquela poeira de estrada "de chão", não tem.

Macedo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Badolato em Qua Maio 29 2013, 14:51

Muito legal esse filtro, está na lista da minha próxima aquisição, rs
É o mesmo tipo de filtro que uso no meu carrinho de explosão, mas sempre eu tenho que colocar óleo nele.

A cada lavagem do filtro tem que colocar oleo, certo? Ele vem com oleo reserva para aplicação?

Badolato
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 52
Cidade/Estado : São Paulo/ SP
Motorização/Cor : 1.6 / Laranja
Código de Opcionais : Ka Sport

Mensagem por Etinho em Qui Maio 30 2013, 16:08

Aew galera,
meu Ka é 1.0 2011, qual filtro devo comprar, HPF 2050 ou 2350?

Etinho
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 56
Cidade/Estado : Recife/Pe
Motorização/Cor : 1.0/BrancoFosco
Código de Opcionais : AR,TE, AL,

http://wellingtoncesarg@gmail.com

Mensagem por Dragoniten em Sex Maio 31 2013, 16:31

Badolato escreveu:Muito legal esse filtro, está na lista da minha próxima aquisição, rs
É o mesmo tipo de filtro que uso no meu carrinho de explosão, mas sempre eu tenho que colocar óleo nele.

A cada lavagem do filtro tem que colocar oleo, certo? Ele vem com oleo reserva para aplicação?

Sim, a cada lavagem tem que colocar o óleo novamente. O meu não veio com óleo pra aplicação, mas é vaselina líquida/óleo mineral transparente, não precisa comprar o óleo deles, pode comprar em outro lugar.

As instruções de manutenção do filtro se encontram aqui: http://www.filtrosinflow.com.br/manutencao

Etinho escreveu:Aew galera,
meu Ka é 1.0 2011, qual filtro devo comprar, HPF 2050 ou 2350?

Entra no site da inflow e coloca o modelo do seu carro que ele te indica o modelo certo. Como eu sou um cara bonzinho: HPF2050, rs.

Abraços.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por jdaniel231 em Qui Nov 14 2013, 16:37

Vale a pena comprar filtro inflow?! muda alguma coisa?!

jdaniel231

Número de Mensagens : 32
Cidade/Estado : Fortaleza/CE
Motorização/Cor : 1.0/ PRETO
Código de Opcionais : COMPLETO

Mensagem por Dragoniten em Qui Nov 14 2013, 21:41

As diferenças estão todas descritas no texto. Abçs.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Vinicius de Oliveira Preu em Qui Fev 27 2014, 02:30

Olá

teve alguma folguinha no encaixe da tampa da caixa quando instalado o filtro?

Tive um problema com um parafuso que girava em falso mas consegui fechar bem no lado da frente, onde parafusamos a peça. Porém no lado dos encaixes, na parte de trás, ficou com uma fenda bem pequena. Será que a tampa empenou?

Vinicius de Oliveira Preu
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 13
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0/Azul noronha
Código de Opcionais : Fly

http://www.aulasdeteclado.com

Mensagem por Dragoniten em Qui Fev 27 2014, 22:56

Vinicius, encaixou certinho no meu. Essa caixa da Ford é muito vagabunda, meus parafusos espanaram com muita facilidade na caixa original também. Coloquei até umas arruelas pra cabeça dos parafusos pararem de arregaçar o plástico da tampa.

Acho que sua tampa está com algum defeito mesmo. Veja se consegue uma caixa funcional num ferro velho ou algo do tipo. Comprar uma zero na concessionária vai sair bem caro.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Vinicius de Oliveira Preu em Sex Fev 28 2014, 05:23

Aqui estão as fotos do problema da folga no encaixe... abaixo tem um anúncio de uma caixa a venda que encontrei que aparentemente tem a mesma folga

Visão Geral

Problema no encaixe da parte de trás

Curiosidade... anúncio da caixa aparentemente com a mesma fenda
http://sp.quebarato.com.br/sao-paulo/caixa-c-filtro-ar-ford-ecosport-fiesta-zetec-rocan__8CD4FE.html

Vinicius de Oliveira Preu
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 13
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0/Azul noronha
Código de Opcionais : Fly

http://www.aulasdeteclado.com

Mensagem por Dragoniten em Sex Fev 28 2014, 21:53

Aahhh, não é folga não, é assim mesmo. O desenho é diferente pra borda ficar levemente pra fora e vedar melhor as bordas.

Pode ficar tranquilo, achei que a caixa não estava fechando direito mesmo.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Cleber Lusvordes em Seg Mar 03 2014, 10:47

Dragon bom dia, gostaria de saber se seu app é o free ou é o pago, pois o free não achei aonde tem esse recurso de 0 a 100KM/H.
Tenho filtro também mas acho que não ficou melhor, somente o barulho que ficou show.
Acho que o certo é reprogramar pois ouvi falar inclusive no autoesporte que carro original com filtro de ar as vezes anda até menos, devido a grande quantidade de ar mas a injeção não consegue acertar a mistura necessitando de reprogramação.
O meu percebi que perdeu torque em baixa.
Aí gostaria de testar com filtro original e K&N antes de reprogramar a injeção e provavelmente fazer algo no escapamento desde que o preparador me prove no dinamômetro que rendeu mais alguns cavalos.

Cleber Lusvordes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 183
Cidade/Estado : Americana/SP
Motorização/Cor : 1.6/Branco
Código de Opcionais : KSC2

http://www.lyncissistemas.com.br

Mensagem por Cleber Lusvordes em Seg Mar 03 2014, 10:54

Dragon outra pergunta como resetou o modulo de injeção????
Notou diferença depois desse procedimento.

Cleber Lusvordes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Ter Mar 04 2014, 15:13

App: Tenho o pago e o 0-100 acho que só tem no Pro mesmo. O Torque Pro é muito mais fácil de mexer, personalizar e tal. A gente vive saindo e gastando 15~20 pila num barzinho, por que não gastar 10 num aplicativo sensacional como este? rs.

Reprogramação e injeção: A reprogramação pode sim te dar um resultado melhor, mas a tendência é que a própria central sinta as diferenças e vá se adaptando. Se entra mais ar, a tendência é que ele injete mais combustível, mas sempre com base no mapeamento original de fábrica.
Isso fica bem claro se você para pra pensar em situações práticas como: Eu moro em Curitiba. A pressão atmosférica aqui é de cerca de 90kPa (de acordo com o sensor de pressão do meu coletor de admissão que a gente acompanha pelo Torque). Ao nível do mar a pressão é de 100kPa. Quer dizer que se eu colocar um filtro que restrinja menos, seria a mesma coisa que (obviamente que não na mesma intensidade) descer ao nível do mar. Então cada vez que eu for pra praia, devo reprogramar minha injeção? Acho que não, né? rs.
Uma reprogramação pro Ka numa boa empresa aqui em Curitiba fica aí na casa dos 450 reais. Acho que pro 1.6 compensa, especialmente porque essas reprogramações geralmente nos dão bastante torque a mais em baixa, melhorando razoavelmente o consumo na cidade.

O meu é tipo inbox, na caixa original, então ele não perde muita coisa e nem muda o barulho. Imagino que o seu seja cônico, seria mais interessante reprogramar nesse seu caso. Sobre trocar o escape: Sem um catalisador, você pode acabar perdendo muito torque em baixa e pra conseguir realmente aproveitar algo em alta, só se tivesse um fluxo muito maior de gás (leia-se turbo ou aumentar a rotação máxima). Pra você ter ideia da diferença: Vamos supor que o escape original tenha 1,5" de diâmetro e você vá colocar 2". Teoricamente você está aumentando "apenas 0,5" ", certo? Mas você deve pensar sempre na área da secção do escape, que será o quanto você poderá aumentar o fluxo. Então o que parece um aumento de apenas 33% (2 / 1,5) é na verdade um aumento de 11,4cm² (área do escape de 1,5") para 20,3cm² (área do escape de 2"), que em seria em porcentagem um aumento de 78% na área da secção.

Pra resetar a injeção é só desligar o cabo de bateria e deixar uns 5 minutos desligado. Ela vai resetar todos os parâmetros de curto prazo que estão armazenados e irá "reaprender" com o combustível atual no seu carro. Recomendo só fazer isso se você tiver apenas 1 combustível no tanque, sem misturas e ao ligar a bateria novamente, deixe o carro ligado por uns 10 minutos para que ele consiga se adaptar bem ao combustível, ajustar marcha lenta certinho e tal.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Cleber Lusvordes em Qua Mar 05 2014, 09:06

Li no altarpm que tinha um Palio ele tirou somente o abafador no final do escapamento e no dinamômetro deu uma diferença grande.
Da uma lida nessa matéria, estava imaginando fazer isso no meu carro e remapear o chip, será que consigo chegar a 140CV. Lembrando que já tenho o filtro K&N cônico, freios maiores e fluidos de competição.

http://altarpm.net/2013/09/09/palito-original-e-entediante-de-volta/

Cleber Lusvordes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Qua Mar 05 2014, 12:38

Cleber, cada carro é um carro, não dá pra ler uma matéria de um Palio e achar que no Ka vai ser igual. 140cv aspirados você vai precisar refazer o escape em 2", provavelmente trocar TBI, coletor de admissão, comando um pouco mais agressivo e aumentar a rotação de corte do motor. Normalmente com um motor aspirado você não consegue aumentar o torque, mas consegue aumentar o fôlego do carro para que ele tenha o torque disponível em rotações mais altas, aumentando assim a potência. O investimento num motor aspirado é muito alto pra pouco retorno, mas eu prefiro aspirado/supercharger do que turbo.

Eu tenho o exemplo perfeito pra você. No site da Dastek, fabricante do Unichip, tem dezenas (se não centenas) de gráficos de torque e potência de diversos carros que eles passam nas lojas credenciadas para a instalação do Unichip. Grande parte tem o "antes e depois", facilitando ver o quanto melhora cada carro.
Temos dois ótimos exemplos aqui pra te mostrar essa parte de mudar um carro aspirado pra obter melhor potência.

Um deles o cara trocou o escape e comando e perdeu bastante torque em baixa, mas ganhou em alta, enquanto que o outro aumentou a rotação máxima, mas o sistema de admissão e escape provavelmente é original, fazendo com que o motor não consiga sugar ar o suficiente em altas rotações e perca torque, mas ainda assim o ganho de potência nos últimos 200rpm é visível, como você pode na imagem a seguir.

Em verde é o carro original com o corte em 7k rpm, azul é o original com unichip e vermelho é o carro com unichip + comando + escape. Como você pode ver, trocando o escape você perde muito torque me baixa e só consegue recuperar lá pra cima de 5k rpm, e só mudando o corte de rpm sem mudar nada, o torque fica muito baixo em altas rotações, apesar de que a potência ainda fica boa. Se você abrir o pdf abaixo vai perceber isso.

http://www.dastek.com.br/img/graficos/KA%201.6%20ID%20P.pdf

Acho que é isso. Tentei juntar as imagens pra facilitar a visualização aí. O que eu recomendo: Faça a reprogramação. Se você achar que vale a pena uma mudança maior, invista no Unichip e faça a troca dos outros componentes.

PS.: Troca de filtro de ar só serve pra restringir menos a entrada de ar, mas não necessariamente vai aumentar a potência.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Cleber Lusvordes em Qua Mar 05 2014, 12:59

Dragon eu cheguei a ver alguns gráfico desses na Dastek mas não tinha visto esse, mas tenho um dúvida o que é UNICHIP+"ID" gostaria de saber o que é ID.
No pdf será que somente com a reprogramação do chip consigo chegar aso 134CV obtidos???.
Já ficaria bem contente com isso hein.

Cleber Lusvordes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Qua Mar 05 2014, 18:00

O Unichip+ se não me engano é alguns drivers a mais que ele tem. Não tenho certeza, seria mais fácil você dar uma ligada pro representante da sua região pra ver essas diferenças.

Acredito que se você for colocar o Unichip, seria interessante aumentar o corte do giro dos atuais 6300 para uns 7000 como vimos que foi feito com um dos Kas ali. Mas também, novamente, seria interessante perguntar o que o programador do chip acha da ideia.

No caso da reprogramação, eu não tenho certeza se é possível mudar o corte de giro, aí você teria que trabalhar trocando mais peças além do filtro pra alcançar a cavalaria desejada.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 23:55

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: