Aro 16 ou 17 ?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Aro 16 ou 17 ?

Mensagem por philippesr em Ter Maio 14 2013, 23:57

Galera, estou com um ka a +/- 8 meses e já estou na agonia pra mecher nele!! A princípio já estou para comprar minha molas esportivas da Macaulay e breve botarei as rodas. Fui numa loja daqui e o cara me disse que como meu carro é 1.0, a roda de aro 17 iria pesar, diminuindo o rendimento. Comecei a estudar a possibilidade de por então rodas de aro 16, mas esta bem difícil achar variedade aqui em Salvador! A única esperança que eu tenho de por rodas de aro 17 é se eu pegar o do Peugeot 308 : produto.mercadolivre.com.br/MLB-482541467-roda-peugeot-308-aro-17-_JM (essa roda deve ficar insana no Ka). Só não sei se o offset dela é compatível com o ford ka. E se eu for botar realmente aro 16 queria um pneu com perfil menor.. Então galera, oq vc indicam?

Ah e outra coisa, ñ tem problema por as molas esportivas com as rodas originais né?

philippesr
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 35
Cidade/Estado : Salvador / BA
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : KFC9

Re: Aro 16 ou 17 ?

Mensagem por Danilo em Qua Maio 15 2013, 00:17

philippesr escreveu:Galera, estou com um ka a +/- 8 meses e já estou na agonia pra mecher nele!! A princípio já estou para comprar minha molas esportivas da Macaulay e breve botarei as rodas. Fui numa loja daqui e o cara me disse que como meu carro é 1.0, a roda de aro 17 iria pesar, diminuindo o rendimento. Comecei a estudar a possibilidade de por então rodas de aro 16, mas esta bem difícil achar variedade aqui em Salvador! A única esperança que eu tenho de por rodas de aro 17 é se eu pegar o do Peugeot 308 : produto.mercadolivre.com.br/MLB-482541467-roda-peugeot-308-aro-17-_JM (essa roda deve ficar insana no Ka). Só não sei se o offset dela é compatível com o ford ka. E se eu for botar realmente aro 16 queria um pneu com perfil menor.. Então galera, oq vc indicam?

Ah e outra coisa, ñ tem problema por as molas esportivas com as rodas originais né?

Fala parceiro, blz ???

Então cara, a verdade é q qualquer tamanho de roda q vc colocar no seu Ka ele ficará "pesado"

Vc só "sairá" do peso com as rodas originais (13'' ou 14'', no máximo as 15'')

Eu vejo a galera aki do fórum colocando roda 17'' e rebatendo paralama, cortando isso, aquilo, etc...

Vai do gosto da pessoa... se vc achar melhor colocar uma maior ou uma menor é questão de gosto...

Qnt as molas, pode colocar tranquilamente nas rodas originais... eu msm vou comprar uma Red Coil

e colocar nas rodas de ferro original 13''... o bom q qnt menor a roda mais baixo fica o carro...

No meu vai ficar uns 3 dedos pneu do paralama...

Abrç... Boa sorte!!!

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Insulfilm Verde Natural
[x] Farol de Milha
[x] Xenon 8000k (Farol de Milha)
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs
[x] Luz de Placa 2 LEDs (Cada)
[x] Luz de Cortesia 6 LEDs
[x] DVD Automotivo Pioneer Tela 3"
[x] Alto-Falantes 5" Pioneer
[x] Alto-Falantes 6" Pioneer
[x] Capas Cromadas para Parafuso de Roda
[x] Adesivo do Clube do Novo Ka

Danilo
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4617
Cidade/Estado : Arujá - SP
Motorização/Cor : 1.0L - Vermelho
Código de Opcionais : KBP3

Mensagem por Dragoniten em Qua Maio 15 2013, 01:00

philippesr escreveu:Galera, estou com um ka a +/- 8 meses e já estou na agonia pra mecher nele!! A princípio já estou para comprar minha molas esportivas da Macaulay e breve botarei as rodas. Fui numa loja daqui e o cara me disse que como meu carro é 1.0, a roda de aro 17 iria pesar, diminuindo o rendimento. Comecei a estudar a possibilidade de por então rodas de aro 16, mas esta bem difícil achar variedade aqui em Salvador! A única esperança que eu tenho de por rodas de aro 17 é se eu pegar o do Peugeot 308 : produto.mercadolivre.com.br/MLB-482541467-roda-peugeot-308-aro-17-_JM (essa roda deve ficar insana no Ka). Só não sei se o offset dela é compatível com o ford ka. E se eu for botar realmente aro 16 queria um pneu com perfil menor.. Então galera, oq vc indicam?

Vamos por partes, rs.

1) Roda 17 não pesa. Não existe "pesa" em física e não faz sentido nenhum dizer que "pesa" só por causa da roda grande. O que influencia no carro, que parece deixar ele mais pesado, é o diâmetro externo do PNEU utilizado. Se você tem uma roda aro 17 com um pneu 205/30 R17, o carro vai ficar mais "leve" pra acelerar do que com pneus 175/70 R13, pois o diâmetro externo é menor, diminuindo assim a alavanca de esforço que o motor tem que fazer do eixo em relação ao solo. Só que como é um pneu impossível de se achar entre outros problemas de suspensão, etc, o pessoal coloca pneu 205/40 R17, que tem um diâmetro de 595,8mm num carro que originalmente tem um pneu 165/70 R13 com apenas 561,2mm de diâmetro, uma diferença de 5,8% aí. Ou seja, você perde 5,8% de torque que tinha antes, por causa do pneu.

Tem um site muito legal pra te ajudar a ver pneus equivalentes pra você saber o que comprar sem afetar o desempenho do carro, pra não sofrer muito por ser 1.0
http://www.abcpneus.com.br/tabela_conversao.asp

Neste caso, um pneu interessante pra roda 16, sem comprometer o desempenho, seria o 195/40 R16, que seria apenas 0,2% maior no diâmetro em relação à medida original.
Mas aí também tem a questão estética. Com este pneu você ficaria com uma roda legal, mas com uma banda de pneu bem pequena ao redor da roda, e talvez não te dê o resultado desejado. Aí você tem que pesar suas prioridades, estética x funcionalidade.

Eu comprei esse final de semana rodas 15 que estou esperando chegar. A medida original do meu Ka era 175/65 R14, mas coloquei a mesma medida do Ka Sport que é 195/55 R15. O pneu 195/55 tem um diâmetro 2,1%, que vai deixar o carro "mais manco", mas como ele é 1.6, não vou sentir tanto quanto o pessoal do 1.0.

2) A roda que você mostrou da Peugeot tem um offset muito pequeno. Quanto menor o offset da roda, mais ela fica pra fora. O ideal pro Ka é algo na casa dos 36~42, dependendo da tala da roda. 25 eu tenho 99% de certeza, e o pessoal aqui do fórum pode confirmar a informação, de que vai ficar pra fora se você não der um passe na roda, mas isso compromete a resistência da mesma, então acho que não vale o risco. Qualquer coisa vá numa loja de rodas, peça pra colocar uma roda da Peugeot com um offset próximo desse aí e veja como fica. Se te agradar, coloque, mas lembre também que legalmente a roda não pode passar pra fora do paralamas, então isso também vai te arranjar briga com a polícia, dependendo de como for aí na sua cidade.

3) Quanto às molas eu não tenho muito conhecimento, mas acredito que com a roda original não vá atrapalhar em nada o funcionamento do carro ao rebaixar um pouquinho.

Abraços!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por philippesr em Qua Maio 15 2013, 01:21

Po, valeu rapaziada... Já tava ficando com receio de por as rodas 17' pois o cara da loja passou a informação equivocada de que perdia muito o rendimento do carro. O fato de eu não usar som no fundo do carro deve ajudar também.. Vou dar uma pesquisada agora nessa questão dos pneus!

philippesr

Número de Mensagens : 35
Cidade/Estado : Salvador / BA
Motorização/Cor : 1.0 / Branco
Código de Opcionais : KFC9

Mensagem por Danilo em Ter Jul 30 2013, 11:13

Tópico movido de "Acessórios externos" para "Rodas, pneus, suspensão e amortecedores"

UPs:

[x] Suspensão de Rosca
[x] Bi-xenon 8000k
[x] Insulfilm Verde Natural
[x] Farol de Milha
[x] Xenon 8000k (Farol de Milha)
[x] Black Piano no teto
[x] BlackOut Black Piano
[x] Lâmpada Pingo 8 LEDs
[x] Luz de Ré 12 LEDs
[x] Luz de Placa 2 LEDs (Cada)
[x] Luz de Cortesia 6 LEDs