[SOLUÇÃO] - CONSUMO BAIXO COM MUDANÇA DE HABITO KA 2012/13

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[SOLUÇÃO] - CONSUMO BAIXO COM MUDANÇA DE HABITO KA 2012/13

Mensagem por kawdeyra em Qui Ago 15 2013, 08:26

TINHA UM GOL QUADRADO 1.8 E RESOLVI PEGAR UM KA 1.0 .ADQUIRI UM A 1 ANO ATRÁS, A PRINCIPIO FIQUEI DESILUDIDO COM O CONSUMO DO MEU MORCEGÃO,COMECEI A FAZER UMAS PESQUISAS E PEGUEI ALGUMAS DICAS QUE FORAM DE MUITA VALIA,DE MANEIRA QUE O CONSUMO MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE,COM ALGUMAS MUDANÇAS DE HABITO,COMO:PISAR DE LEVE NO ACELERADOR DEIXANDO O CARRO ADQUIRIR VELOCIDADE PROGRESSIVAMENTE,CALIBRAR OS PNEUS CONFORME MANUAL,EVITAR USAR FREIO,E ANDAR COM MARCHA ENGRENADA SEM PISAR NO ACELERADOR QUANDO NAS DESCIDAS E POR AI VAI,MAS ATÉ AI ERA DICAS DE TERCEIROS RESOLVI LER NO MANUAL E REALMENTE A RECOMENDAÇÃO PRA ESSE MODELO É ANDAR COM BAIXA ROTAÇÃO E EM MARCHA ALTA SEMPRE QUE POSSÍVEL,ALGUM COLEGA AQUI DO CLUBE TEVE ESSA EXPERIENCIA?NÃO CITEI NÚMEROS DE CONSUMO PQ NÃO FIZ UMA AVERIGUAÇÃO MAIS EXATA,MAS SEMPRE DE OLHO NAS REFERENCIAS DO MARCADOR DE COMBUSTÍVEL,PERCEBI UMA GRANDE DIFERENÇA.ABRAÇO

kawdeyra
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 50
Cidade/Estado : brasilia df
Motorização/Cor : zetec preto
Código de Opcionais : 2558

Re: [SOLUÇÃO] - CONSUMO BAIXO COM MUDANÇA DE HABITO KA 2012/13

Mensagem por Badolato em Qui Ago 15 2013, 09:47

O consumo depende muito da peça entre o motor e o volante.. hehehe

Tudo o que vc citou está correto, além de manter a manutenção do carro sempre correta (filtros, oleo, limpeza de tbi e etc...)
Use a rotação indicada no manual para as trocas de marchas (entre 2500 - 3000 rpm).

Medi o consumo com o Torque, e o ka é um chupim quando vc afunda o pé no acelerador (indica 3 km/l). Quando acelera moderadamente indica 6km/l em arrancadas (1-2 marcha) e de 10 a 13 Km/l em quarta-quinta marchas.

Tenho um 1.6 e o consumo médio fica entre 8,5 a 10,5 Km/l no etanol.
No meu falecido 1.0 fazia media de 10,5 a 12 km/l no etanol.

Ando variando entre modo formula 1, e tiozão hahaha

Badolato
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 52
Cidade/Estado : São Paulo/ SP
Motorização/Cor : 1.6 / Laranja
Código de Opcionais : Ka Sport

Mensagem por kawdeyra em Qui Ago 15 2013, 21:14

kkk muito bom..mas me diga ai badolato,,vc usa mais etanol do que gasolina?me disseram que esse motor zetec foi desenvolvido preferencialmente para combustível etanol?abraço valeu ai a resposta

kawdeyra
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Qui Ago 15 2013, 21:34

Badolato, ando exatamente como você. Momentos fórmula 1 e tiozão separados por poucos segundos num mesmo trajeto, hahahaha.

Kawdeyra, o Rocam por ter uma taxa de compressão de 12,8:1 no 1.0 e 12,3:1 no 1.6 roda melhor com etanol por ser uma taxa de compressão mais próxima à motores movidos somente à etanol. Eu andando na cidade com pé leve consegui no máximo 11km/l com gasolina, enquanto com etanol eu consigo 9km/l. Com o pé pesado a média cai pra 8,5~9km/l na gasolina e 7~7,5km/l no etanol, compensando muito mais o etanol, mas também tem que ver o preço aí na sua região.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por kawdeyra em Sex Ago 16 2013, 22:16

Dragoniten escreveu:Badolato, ando exatamente como você. Momentos fórmula 1 e tiozão separados por poucos segundos num mesmo trajeto, hahahaha.

Kawdeyra, o Rocam por ter uma taxa de compressão de 12,8:1 no 1.0 e 12,3:1 no 1.6 roda melhor com etanol por ser uma taxa de compressão mais próxima à motores movidos somente à etanol. Eu andando na cidade com pé leve consegui no máximo 11km/l com gasolina, enquanto com etanol eu consigo 9km/l. Com o pé pesado a média cai pra 8,5~9km/l na gasolina e 7~7,5km/l no etanol, compensando muito mais o etanol, mas também tem que ver o preço aí na sua região.
bom saber desses detalhes..eu de uns dias pra cá tenho andado somente como o tiozão..acho que alguns colegas que vão de carro comigo pro trabalho ja estão P vida comigo kkk mas ja to me policiando..e olha que tem la as vantagens,,andar no transito vendo os carros ultrapassando a gente e manter a calma,,é como se fosse uma ioga,,ou um monge tibetano em pleno carnaval rsrsrs,,abração valeu as dicas ai

kawdeyra
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Douglas DK em Sab Ago 17 2013, 01:51

Amigo Kawdeyra, seu New tá fazendo quanto nesse trânsito aqui da nossa Brasólia?

O meu tá fazendo 10,5 km/l no álcool, é um New Ka 1.0 10/11.

Douglas DK
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 231
Cidade/Estado : Brasília/DF
Motorização/Cor : Zetec RoCam/ Prata Angra
Código de Opcionais : Que Opcional??? Haha

https://www.facebook.com/Douglas.OliveiraKA

Mensagem por kawdeyra em Sab Ago 17 2013, 16:32

Douglas eu ainda não fiz um teste bem especifico da coisa,,,comparei os pontos no marcador e vi a diferença do antes e do depois,,,mas me diga amigo,,qual a melhor maneira de fazer um teste mais especifico?vc tem alguma dica boa?se o meu estiver na mesma marca que o seu ja fico feliz rsrsrs abraço

kawdeyra
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Sab Ago 17 2013, 19:29

kawdeyra escreveu:Douglas eu ainda não fiz um teste bem especifico da coisa,,,comparei os pontos no marcador e vi a diferença do antes e do depois,,,mas me diga amigo,,qual a melhor maneira de fazer um teste mais especifico?vc tem alguma dica boa?se o meu estiver na mesma marca que o seu ja fico feliz rsrsrs abraço
- Encha o tanque até o primeiro estalo da bomba do posto, sem arredondar aqueles reais finais, que por sinal nunca devem ser feitas porque pode detonar outros componentes do carro. (se quiser ler mais: http://salaodocarro.com.br/dicas/abastecer-o-tanque-ate-a-boca.html)
- Ande com o carro normalmente até precisar encher novamente.
- Encha de novo, preferencialmente na mesma bomba, pois as vezes dá diferença de quando a bomba para de encher no automático mesmo entre bombas até de um mesmo posto.
- Divida o valor do odômetro parcial pelo número de litros que entrou no seu tanque, lembrando que o nosso odômetro tem um problema com o anda-e-para da cidade, geralmente marcando menos. Fazendo a média desse jeito, pode saber que seu consumo vai ser o resultado da divisão pra cima, rs.

Só chegar pro frentista e falar "completa etanol no automático". Se ele arredondar você dá um Hadouken nele, rs.

Abraços!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por kawdeyra em Qui Ago 29 2013, 20:02

Dragoniten escreveu:
kawdeyra escreveu:Douglas eu ainda não fiz um teste bem especifico da coisa,,,comparei os pontos no marcador e vi a diferença do antes e do depois,,,mas me diga amigo,,qual a melhor maneira de fazer um teste mais especifico?vc tem alguma dica boa?se o meu estiver na mesma marca que o seu ja fico feliz rsrsrs abraço
- Encha o tanque até o primeiro estalo da bomba do posto, sem arredondar aqueles reais finais, que por sinal nunca devem ser feitas porque pode detonar outros componentes do carro. (se quiser ler mais: http://salaodocarro.com.br/dicas/abastecer-o-tanque-ate-a-boca.html)
- Ande com o carro normalmente até precisar encher novamente.
- Encha de novo, preferencialmente na mesma bomba, pois as vezes dá diferença de quando a bomba para de encher no automático mesmo entre bombas até de um mesmo posto.
- Divida o valor do odômetro parcial pelo número de litros que entrou no seu tanque, lembrando que o nosso odômetro tem um problema com o anda-e-para da cidade, geralmente marcando menos. Fazendo a média desse jeito, pode saber que seu consumo vai ser o resultado da divisão pra cima, rs.

Só chegar pro frentista e falar "completa etanol no automático". Se ele arredondar você dá um Hadouken nele, rs.

Abraços!
18 KM/L????então Douglas olha só eu consegui em meu primeiro teste um resultado que eu achei meio que maluco,pelo calculo o meu ka ta fazendo 18 com litro de gasolina..eu não sei mas achei meio que demais, alguns colegas me disseram que é isso mesmo,mas eu desconfiei e vou fazer novamente o teste,da primeira vez pedi pro frentista completar e zerei o marcador, quando ele completou,eu acho que ele colocou além de maneira que ele encheu até a boca ,nisso o marcador foi acima do potinho limite, então eu rodei 420 km até chegar no meio tanque,como meio tanque tem 22,5 litros, o resultado foi de 18,6 km/Lmas fiz novamente o tira teima deixei o tanque no meio e pedi pro frentista colocar exatos 22,5 litros que seria a metade do tanque, imaginava com isso que o ponteiro iria ficar exato no limite do marcador mas novamente ele foi alem e a historia se repetiu,então devo acreditar que realmente meu ka 2012/13,nas condições que eu tenho usado tem feito exatamente os 18 km/L rodo praticamente 90 km por dia desses 20 é na cidade,como havia dito ando em marcha alta e baixa rotação,banguelas desço engrenado e tido o pe do acelerador,calibro toda semana e por ai vai...caso vc ache o resultado meio maluco me diga ai alguma coisa que talves eu tenha feito errado,,abração mano fica com Deus

kawdeyra
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Qui Ago 29 2013, 22:03

O certo é nunca pensar "chegou no metade do ponteiro, foi X litros", porque os marcadores de combustível nunca são lineares, por conta do formato não-convencional do tanque de combustível. Mas se você encheu o tanque, rodou 420km, encheu novamente e o ponteiro de combustível foi parar "no mesmo lugar" quando o tanque estava cheio, é meio que isso aí.

Tem que pedir pro frentista encher o tanque só no automático, como eu já falei. Quando a bomba desarma e dá aquele estalo, é porque já chegou no máximo do tanque, se eles colocarem mais você corre o risco de danificar o filtro do cânister, então recomendo ficar sempre de olho se eles não deram aquela arredondada, que também prejudica os cálculos de média.

Quanto ao consumo: Brasília + Rodovia + Modelo 2013 + Cut-off e dirigir com calma, é isso aí mesmo, rs. O meu andando de boa a 70~80km/h na estrada dá pra fazer até 12km/l, isso que é o 1.6, o 1.0 a partir de 2012 ou 2013 ganhou um mapeamento novo que deixou ele muito mais econômico do que os modelos anteriores. Pena a Ford ter demorado tanto pra atualizar isso.

Teste uns 3 tanques seguidos com etanol, mas tente esvaziar o máximo o possível o tanque. Não tenha medo de deixar chegar no 0. No marcador do Ka, quando o ponteiro chega no último risquinho, na verdade só foram 40 litros dos 45, tendo ainda uma boa reserva.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por kawdeyra em Qui Ago 29 2013, 22:10

Dragoniten escreveu:O certo é nunca pensar "chegou no metade do ponteiro, foi X litros", porque os marcadores de combustível nunca são lineares, por conta do formato não-convencional do tanque de combustível. Mas se você encheu o tanque, rodou 420km, encheu novamente e o ponteiro de combustível foi parar "no mesmo lugar" quando o tanque estava cheio, é meio que isso aí.

Tem que pedir pro frentista encher o tanque só no automático, como eu já falei. Quando a bomba desarma e dá aquele estalo, é porque já chegou no máximo do tanque, se eles colocarem mais você corre o risco de danificar o filtro do cânister, então recomendo ficar sempre de olho se eles não deram aquela arredondada, que também prejudica os cálculos de média.

Quanto ao consumo: Brasília + Rodovia + Modelo 2013 + Cut-off e dirigir com calma, é isso aí mesmo, rs. O meu andando de boa a 70~80km/h na estrada dá pra fazer até 12km/l, isso que é o 1.6, o 1.0 a partir de 2012 ou 2013 ganhou um mapeamento novo que deixou ele muito mais econômico do que os modelos anteriores. Pena a Ford ter demorado tanto pra atualizar isso.

Teste uns 3 tanques seguidos com etanol, mas tente esvaziar o máximo o possível o tanque. Não tenha medo de deixar chegar no 0. No marcador do Ka, quando o ponteiro chega no último risquinho, na verdade só foram 40 litros dos 45, tendo ainda uma boa reserva.
blz dougas vc ja me deixou mais aliviado kkk ja tinha até receio de comentar uma marca dessa ai e me expor ao ridículo com os amigos,mas já uns 2 me confirmaram a mesma coisa,,me diga... os modelos anteriores não tem esse sistema cut off?eu ja tava espalhando pra galera que os 1.0 ja vinham com esse sistema..se souber me avisa ai pra eu me corrigir com o pessoal,,se não vou ser linchado kkk douglas,,valeu ai as instruções, vou fazer o teste com o etanol conforme vc disse ai,,abraço

kawdeyra
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 00:00

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares