[DÚVIDA] - Ford Ka 2011 - Problemas encontrados. O que fazer?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Ford Ka 2011 - Problemas encontrados. O que fazer?

Mensagem por andrestrindade em Qui Ago 22 2013, 21:09

Boa Noite!
Este é meu primeiro post aqui no fórum, porém eu li muito.
Como motorista iniciante, pesquisei muito antes de comprar meu primeiro carro.
Acabei optando por um Ford Ka 2011, completinho! Comprei há 3 meses atrás.
Levei em um amigo de minha família que entende de carro e ele disse que estava tudo OK (O carro foi erguido, visto motor e etc).

Eu nunca tinha dirigido fora da auto-escola, e o carro sofreu um pouco nas minhas mãos, com buracos e "tartarugas" nas primeiras semanas Twisted Evil 
Na segunda semana quando a velocidade aumentava eu ouvia um barulho muito chato, e acabei descobrindo que era problema no rolamento. =/
Será que isso foi culpa minha ? Andar "errado" pode causar isso?
Acabei arrumando e ainda tive que trocar dois pneus, o amigo não viu que estavam carecas.. Que por sinal, o Goodyear que veio no Ka custa em média R$ 270,00.

Feito tudo isso, pensei que o carro tinha ficado 100%, porque ele estava muito bom... Passou um mês e meio e pasmem! affraid 
Fui sair do estacionamento, em uma terça-feira a noite com muito frio e escutei um estouro. O carro ficava com a rotação alta e estourando.
Tive que chamar o seguro e fui guinchado. Evil or Very Mad 
Levei no mecânico que disse que trincou o COLETOR DE ADMISSÃO, e que NUNCA TINHA VISTO ISSO. Este problema é normal? Alguém já viu? Ele me mostrou a peça (gigante) toda quebrada... Mais R$ 400,00 de prejuizo!!! Mad 

Ok, daí pensei: acontece... E semana passada foi a bateria... Eu não uso o carro todos os dias, às vezes fica 3 dias parado. Tive que fazer uma chupeta, duas... Daí acabei comprando uma bateria nova pale 

Será que eu peguei um problema, ou é "normal" isso!?
O carro está com 50000 km e tem comprovante de todas revisões. Pelo que o mecânico e o amigo da família falaram, a mecânica está ótima. =/
Fico me questionando, isso é azar ou o Ford Ka é uma bomba bom ?

Particularmente eu adorei o carro, anda bem, é forte, confortável... O ar-condicionado é bom e a direção super leve. =/
Mas como não entendo muito ainda, anda bem desconfiado

andrestrindade
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 8
Cidade/Estado : Florianópolis/SC
Motorização/Cor : 1.0 - Preto
Código de Opcionais : Não sei xD

Re: [DÚVIDA] - Ford Ka 2011 - Problemas encontrados. O que fazer?

Mensagem por sousaman em Qui Ago 22 2013, 22:20

Cara,

Desgastes naturais para um carro de 50000km

Rolamento estraga mesmo, coisas do uso.
Pneus tem que ficar de olho a cada 10000km e fazer rodízios periódicos. Fora a conferência da Geometria tb.
Bateria tem vida útil de 2 a 3 anos a depender do uso.

Somente o coletor de admissão que achei um desgaste prematuro, mas já fez agora é rodar.

Se os mecânicos já aprovaram seu carro o negócio é andar.

E não se chateie, vc comprou um carro usado por uma pessoa então os desgastes aparecerão naturalmente, afinal o carro é usado e essa pessoa resolveu trocá-lo para não passar por essas revisões.

Mas logo, logo vc troca um um carro mais novo e isso tudo acaba.

Continue em frente.

Abraços!

http://www.clubedonovoka.com/t8196-fotos-nossa-historia-kalistica-do-old-ka-98-ao-new-ka-2015-sousaman#172471
Acelerar é Terapia!

[EVENTO] - Encontro - PACAEMBÚ - SPhttp://www.clubedonovoka.com/t11144-evento-encontro-oficial-sp-pacaembu-16-10-2016#206380

[VENDO] - Adesivos do Ka G1 / G2 / G3 - Identifique seu KA
http://www.clubedonovoka.com/t10518-vendo-adesivos-do-ka-g1-g2-g3[/b]

sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1151
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo

http://www.uol.com.br

Mensagem por Eulalio em Sex Ago 23 2013, 09:02

Quando você comprou olhou os estados dos pneus? A maioria dos pneus (Pirelli, Good Year, Firestone, Bridgestone) rodam entre 30.000 e 50.000km no máximo, apenas alguns pneus especiais ultrapassam os 60.000km, ou a depender das condições da pista.

O meu carro já está com mais de 100.000km e ainda não precisei trocar os rolamentos. O coletor trincou?

Meu caro, a mecânica pode estar muito boa, mas aconselho você levar o veículo em algum lugar de alinhamento e ou funilaria para averiguar se o seu carro já sofreu alguma batida. Dá para notar na qualidade e diferença da pintura entre peças.

A depender da batida o carro pode ter sofrido algum desalinhamento de chassis ou até mesmo entre os eixos. Digo isso por que tenho um colega e meu pai também, que possuem carros que foram batidos e após isso os rolamentos passaram a "roncar" e serem substituídos prematuramente. Isso se deve ao fato de existir um desalinhamento entre os eixos e exigir mais de um rolamento das rodas.

Com relação a bateria, ela chegou no fim da vida útil e é normal mesmo.

Eulalio
Administrador
Administrador

Número de Mensagens : 2490
Cidade/Estado : Salvador, Bahia, Brasil
Motorização/Cor : 1.0/Prata
Código de Opcionais : Básico

Mensagem por R_Toyo em Sex Ago 23 2013, 09:09

Então Andre,
Tenho um Ka 1.6 2011. Peguei usado no começo do ano passado e tava com 3.000 km. Agora ele tá com quase 32.000 km e, até agora, nenhum problema... Nada mesmo, a não ser manutenção normal (óleo e filtros).
Concordo com o sousaman... Particularmente acho que um carro 2011, 2 anos de uso, mas com 50.000km tá muito rodado... Ainda mais sem conhecer o antigo dono... Acho um pouco arriscado.
Essas coisinhas chateiam mesmo, mas tenha certeza que tem um bom carro.
Boa sorte com seu Ka!
Abraços

R_Toyo
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 35
Cidade/Estado : Diadema / SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho Bari
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Eulalio em Sex Ago 23 2013, 09:15

R_Toyo

Meu carro rodou em 2 anos praticamente 60.000km e não tive os mesmos problemas relatados...

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por sousaman em Sex Ago 23 2013, 09:20

Eulálio,

Existem donos e "donos".

Eulalio escreveu:R_Toyo

Meu carro rodou em 2 anos praticamente 60.000km e não tive os mesmos problemas relatados...
Nem sempre cuidam como nós aqui.

Viaja e trabalha bastante com seu Ka?

Abraços!

http://www.clubedonovoka.com/t8196-fotos-nossa-historia-kalistica-do-old-ka-98-ao-new-ka-2015-sousaman#172471
Acelerar é Terapia!

[EVENTO] - Encontro - PACAEMBÚ - SPhttp://www.clubedonovoka.com/t11144-evento-encontro-oficial-sp-pacaembu-16-10-2016#206380

[VENDO] - Adesivos do Ka G1 / G2 / G3 - Identifique seu KA
http://www.clubedonovoka.com/t10518-vendo-adesivos-do-ka-g1-g2-g3[/b]

sousaman
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1151
Cidade/Estado : Guarulhos - SP
Motorização/Cor : 1.5 - Branco
Código de Opcionais : SEL Completo

http://www.uol.com.br

Mensagem por cellos em Sex Ago 23 2013, 09:31

Com 50000 km qualquer carro começa a dar os primeiros sinais de desgaste. Conforme o capricho do dono, um pouco antes ou um pouco depois. Um automóvel é um dispositivo eletromecânico muito complexo com, talvez milhares de componentes que devem trabalhar sincronizados. Estes componentes sofrem desgaste por uso e até pelo próprio tempo de vida.
Então é revisar com bons mecânicos e manter as manutenções em dia. Realmente o primeiro carro sofre mais simplesmente porque se está aprendendo uma série de conceitos automobilísticos. Dirigir é apenas o primeiro desses conceitos.
Não esquenta. Todos nós sabemos que nossos KArros vão estragar um dia. A briga é para adiar esta data o máximo possível.
OBS- meu KA com 3 semanas e 350 km já visitou a concessionária.

cellos
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 132
Cidade/Estado : Porto Alegre/RS
Motorização/Cor : 1.0/vermelho arizona
Código de Opcionais : kpf3

Mensagem por Eulalio em Sex Ago 23 2013, 09:31

souzaman,

Meu KA é o meu primeiro carro, quando recém habilitado, que está comigo há cinco anos. Nunca fui um motorista cuidadoso com ele, sempre que ia fazer alinhamento e balanceamento, tinha que trocar um terminal de direção que estava com folga. Já viajei 230km com a válvula termostática travada e o carro esquentando. Já enfiei literalmente ele na lama de forma que a ventoinha do radiador quando acionava o carro estremecia e parecia um trator, além de esquentar também, por que ele estava coberto de lama até próximo do meio da porta quando saiu do lameiro e tive que pagar uma lavagem geral.

Que me lembre de manutenção que me fez pensar que foi "excepcional" foi a substituição do reservatório de expansão com 10.000km e depois mais duas vezes. Depois disso foram manutenções que, conversando com alguns outros motoristas, são consideradas "normais", tais como: bomba d'água por volta dos 44.000km (do Fiesta já foi trocado também), válvula termostática com mais 80.000km, bateria com 2 anos e meio, embreagem aos 77.000km, etc...

Ah! Teve uma vez que passei por uma buraqueira de tal forma que o condensador do ar-condicionado foi para o espaço e tive que trocá-lo.

Última edição por Eulalio em Sex Ago 23 2013, 09:34, editado 1 vez(es)

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Eulalio em Sex Ago 23 2013, 09:33

cellos escreveu:Com 50000 km qualquer carro começa a dar os primeiros sinais de desgaste. Conforme o capricho do dono, um pouco antes ou um pouco depois. Um automóvel é um dispositivo eletromecânico muito complexo com, talvez milhares de componentes que devem trabalhar sincronizados. Estes componentes sofrem desgaste por uso e até pelo próprio tempo de vida.
Então é revisar com bons mecânicos e manter as manutenções em dia. Realmente o primeiro carro sofre mais simplesmente porque se está aprendendo uma série de conceitos automobilísticos. Dirigir é apenas o primeiro desses conceitos.
Não esquenta. Todos nós sabemos que nossos KArros vão estragar um dia. A briga é para adiar esta data o máximo possível.
OBS- meu KA com 3 semanas e 350 km já visitou a concessionária.
Cellos, ele comprou o carro com todas as manutenções carimbadas no manual, ou seja, foram feitas em dia. Minha suspeita é que o veículo possa ter sofrido algum sinistro nesse meio tempo antes de ser vendido e ter apresentado algumas coisas fora do comum como o coletor e rolamento da roda.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por R_Toyo em Sex Ago 23 2013, 09:35

Eulalio,
Exatamente como o Sousaman disse...
O que eu quis dizer é que, em média, um carro roda 12.000 km por ano... Em média...
No meu caso, pra eu comprar um carro com 2 anos de uso e 50.000 km, preciso conhecer bem o antigo proprietário, caso contrário não compro.
Claro que existem carros com baixa quilometragem, mas que estão piores que outros mais rodados...

Abraços

R_Toyo

Número de Mensagens : 35
Cidade/Estado : Diadema / SP
Motorização/Cor : 1.6 / Vermelho Bari
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por cellos em Sex Ago 23 2013, 09:44

Pois é. Com as revisões em dia essa trincada no coletor fica suspeita. Agora bateria e pneus são ítens que realmente desgastam a olhos vistos. Uma coisa que acontece na revisão é que te avisam sobre um desgaste de componente mas não obrigam o sujeito a substituir. Nesse caso me ocorreu até a dúvida, a concessionária libera o selo OK ?

cellos
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 132
Cidade/Estado : Porto Alegre/RS
Motorização/Cor : 1.0/vermelho arizona
Código de Opcionais : kpf3

Mensagem por Eulalio em Sex Ago 23 2013, 09:55

cellos escreveu:Pois é. Com as revisões em dia essa trincada no coletor fica suspeita. Agora bateria e pneus são ítens que realmente desgastam a olhos vistos. Uma coisa que acontece na revisão é que te avisam sobre um desgaste de componente mas não obrigam o sujeito a substituir. Nesse caso me ocorreu até a dúvida, a concessionária libera o selo OK ?
Sim,

No meu caso estou com a caixa do filtro de ar sem os parafusos, por que eles travaram e tive que cortá-los, agora a caixa fica presa com fita de nylon. Além disso, o mecânico havia condenado a coluna por estar apresentando uns estalos. Nas duas situações não ofereciam riscos de acidente, apenas desgaste das peças. Só que no caso da coluna de direção o estalo era proveniente da ponteira da caixa de direção, após trocada, os estalos desapareceram... E mesmo com algumas revisões não feitas na concessionária, aquelas que você faz eles carimbam no manual.

Eulalio
Administrador
Administrador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 01:05

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: