[DICA] - CAI (cold air intake)

Novo Tópico   Responder ao tópico

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Re: [DICA] - CAI (cold air intake)

Mensagem por caioval14 em Qui Abr 03 2014, 10:48

Dragoniten escreveu:O limite de pressão absoluta no seu coletor é a medida dada pelo sensor de pressão do coletor de admissão no OBD2 quando o carro está desligado mas com a chave virada no estágio II (ignição). No caso de nós, aqui em Curitiba, é cerca de 90kPa dependendo da altitude do bairro. 101kPa seria nível do mar. No corte de rpm minha pressão cai de 90 pra cerca de 88kPa (6300~6400rpm). Se eu fizer um CAI bem feito, uma mudança de 88 pra 89kPa no corte já seria muito.

Edit---

Lembrando do Rocam do Fiesta do meu irmão (1.0 monocombustível) tem 91kPa na leitura aqui na garagem de casa e os mesmos 91kPa em corte de rotação (6600rpm), provando que não existe restrição no caso desse sistema de admissão.

Ta certo!! E a altitude piora mais nossa situação. Mesmo que não mude nada, quero melhorar a CAI isolando-a, pra reduzir a temperatura.

caioval14
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 20
Cidade/Estado : Curitiba-PR
Motorização/Cor : 1.0ZR/azul
Código de Opcionais : KFD9

Mensagem por caioval14 em Seg Abr 14 2014, 21:24

Retomando o assunto por aqui...isolei o tubo entre TBI e filtro do meu ka, não tive tempo nem uma câmera para tirar fotos e postar aqui, mas de qualquer forma eu achei que parece mais uma gambiarra, não ficou bonito principalmente pelos materiais que usei(manta térmica de telhado), mas tenho certeza que fez diferença pois senti que o kasinho ficou um pouco mas esperto...portanto ainda tenho de terminar o isolamento do filtro e acoplar um tubo curvado para entrada do filtro.

Espero ter ajudado.

caioval14

Mensagem por Dragoniten em Seg Abr 14 2014, 23:38

Fiz um CAI também, assim que tiver tempo faço um tópico mostrando como ficou. Ainda pretendo trocar o sensor de temperatura de ar de posição.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Temperatura com o CAI

Mensagem por mbmontel em Seg Abr 21 2014, 12:05

Segue uma imagem do DashCommander com o CAI instalado no Ka, a temperatura ambiente estava em torno de 28 graus e a de admissão era de 30 graus, muito melhor do que com a orelha do Shrek que ficavam em uns 40, 50 graus !!
A boca do tubo esta instalado bem na grade recebendo o ar mais frio, percebi uma melhora nas respostas do carro em dias mais frios ou anoite !

mbmontel
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 107
Cidade/Estado : Tatui. SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 - Preto Ebony
Código de Opcionais : KFN1-Kit Prestige: DH, Vidro Eletrico

Mensagem por Dragoniten em Seg Abr 21 2014, 12:42

Deixe o carro 30~40min parado pra você ver, rs. A temperatura do sensor IAT vai subir drasticamente (em dias de calor, chega a 58~60ºC) e pra ela baixar novamente pra uns 38~40ºC, precisa de muito fluxo de ar, ou seja, sem trânsito, em ruas retas, ou na estrada. O sensor de temperatura de ar deveria ficar o mais longe o possível do bloco, bem na entrada de ar, mas infelizmente ele fica depois do corpo de borboleta, fazendo com que marque uma temperatura que não corresponde à temperatura de admissão.

O CAI que eu fiz pega ar direto da frente e, teoricamente, não esquenta tanto o filtro de ar. Eu uma viagem que fiz o sensor ficou a 25~26ºC (num dia que a temperatura estava 22ºC), considero um bom resultado. O próximo passo é trocar o sensor IAT pro tubo utilizado pra segurar o filtro cilíndrico.

Ainda pretendo postar fotos passo a passo, mas segue uma ideia de como ficou:

Até o dono do local de escapes que fui pra fazer cano de aço elogiou o projeto, rs. A primeira vez que cheguei lá ele disse que não dava pra fazer no Ka por conta da falta de espaço no cofre e que em qualquer lugar pegaria ar quente. Depois que fiz a caixa, fui lá e ele disse "é exatamente essa a ideia, pegar só ar da frente do carro". Pretendo fechar a caixa por cima também e mais pra frente trocar de material.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por mbmontel em Seg Abr 21 2014, 13:43

Dragoniten escreveu:Deixe o carro 30~40min parado pra você ver, rs. A temperatura do sensor IAT vai subir drasticamente (em dias de calor, chega a 58~60ºC) e pra ela baixar novamente pra uns 38~40ºC, precisa de muito fluxo de ar, ou seja, sem trânsito, em ruas retas, ou na estrada. O sensor de temperatura de ar deveria ficar o mais longe o possível do bloco, bem na entrada de ar, mas infelizmente ele fica depois do corpo de borboleta, fazendo com que marque uma temperatura que não corresponde à temperatura de admissão.

O CAI que eu fiz pega ar direto da frente e, teoricamente, não esquenta tanto o filtro de ar. Eu uma viagem que fiz o sensor ficou a 25~26ºC (num dia que a temperatura estava 22ºC), considero um bom resultado. O próximo passo é trocar o sensor IAT pro tubo utilizado pra segurar o filtro cilíndrico.

Ainda pretendo postar fotos passo a passo, mas segue uma ideia de como ficou:

Até o dono do local de escapes que fui pra fazer cano de aço elogiou o projeto, rs. A primeira vez que cheguei lá ele disse que não dava pra fazer no Ka por conta da falta de espaço no cofre e que em qualquer lugar pegaria ar quente. Depois que fiz a caixa, fui lá e ele disse "é exatamente essa a ideia, pegar só ar da frente do carro". Pretendo fechar a caixa por cima também e mais pra frente trocar de material.

Ficou bem legal seu projeto !! ainda mais com o filtro com menos restrição !! O meu CAI tbm pega o ar direto da grade onde é mais frio do que no cofre do motor !
Só uma duvida, vc não teve problema com agua no filtro ?

Eu estava na estrada a uns 100 km/h entao o fluxo de ar era grande, mas na cidade a temperatura chega nos 40, 50 mesmo !!
Acho que trocando o sensor de temp. de local vc ira enganar a CPU do carro que pensara estar "respirando" um ar mais frio e na verdade a temperatura real de admissão é outra mais alta !

mbmontel
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Ter Abr 22 2014, 02:00

mbmontel escreveu:
Ficou bem legal seu projeto !! ainda mais com o filtro com menos restrição !! O meu CAI tbm pega o ar direto da grade onde é mais frio do que no cofre do motor !

Eu estava na estrada a uns 100 km/h entao o fluxo de ar era grande, mas na cidade a temperatura chega nos 40, 50 mesmo !!
Acho que trocando o sensor de temp. de local vc ira enganar a CPU do carro que pensara estar "respirando" um ar mais frio e na verdade a temperatura real de admissão é outra mais alta !

Então, eu também temia muito chuva com esse filtro exposto, mas fds passado peguei a pior chuva da minha vida (em 3 anos de carteira) na estrada. Aquela coisa de ver só manchas na estrada. O filtro deu uma molhada bem leve na frente, na parte de cima, provavelmente logo abaixo do capô pelo fato da caixa ainda não estar fechada por cima, , mas a espuma é bem densa e o motor continuou funcionando 100% durante a viagem sem falhas nem nada, então acredito que a água não tenha nem conseguido penetrar pelo filtro. Se pegando tudo aquilo de chuva não deu nada, te garanto que na cidade é que não vai dar problema, rs. A parte de baixo da caixa se estende até o condensador do AC, que fica à frente do radiador, garantindo também que não pegue nenhum ar quente do radiador. Não dá pra ver nessa foto, mas a caixa tem uma boa inclinação pra evitar água.

A ECU vai achar que a temperatura está na temperatura que ela está. Se isso fosse prejudicial, não poderíamos pegar a estrada, que aí o intenso fluxo de ar faz sempre com que o sensor fique próximo da temperatura externa, não concorda? Só estarei colocando esta situação de temperatura "baixa" também na cidade, que é onde somos prejudicados pelo excesso de temperatura dentro do motor, que "engana" o sensor.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por mbmontel em Dom Maio 18 2014, 20:01

E ai Dragoniten, mexeu mais no seu CAI ?
Ainda não tive tempo, mas quero isolar a caixa de ar do motor pra reduzir mais a temperatura.

Dragoniten escreveu:
mbmontel escreveu:

Então, eu também temia muito chuva com esse filtro exposto, mas fds passado peguei a pior chuva da minha vida (em 3 anos de carteira) na estrada. Aquela coisa de ver só manchas na estrada. O filtro deu uma molhada bem leve na frente, na parte de cima, provavelmente logo abaixo do capô pelo fato da caixa ainda não estar fechada por cima, , mas a espuma é bem densa e o motor continuou funcionando 100% durante a viagem sem falhas nem nada, então acredito que a água não tenha nem conseguido penetrar pelo filtro. Se pegando tudo aquilo de chuva não deu nada, te garanto que na cidade é que não vai dar problema, rs. A parte de baixo da caixa se estende até o condensador do AC, que fica à frente do radiador, garantindo também que não pegue nenhum ar quente do radiador. Não dá pra ver nessa foto, mas a caixa tem uma boa inclinação pra evitar água.

A ECU vai achar que a temperatura está na temperatura que ela está. Se isso fosse prejudicial, não poderíamos pegar a estrada, que aí o intenso fluxo de ar faz sempre com que o sensor fique próximo da temperatura externa, não concorda? Só estarei colocando esta situação de temperatura "baixa" também na cidade, que é onde somos prejudicados pelo excesso de temperatura dentro do motor, que "engana" o sensor.

mbmontel
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Dom Maio 18 2014, 22:23

Ainda estou com a caixa provisória de madeira, mas não fiz nenhuma outra alteração. Já conversei com meu tio e ele tem umas chapas de alumínio que sobraram do reparo do ultraleve dele e pretendo utilizar as medidas desta caixa pra fazer a de alumínio, mas pra durar um pouco mais, rs. A de madeira já começou a empenar um pouco por conta da alta temperatura dentro do cofre do motor e acredito que não esteja mais desempenhando o papel tão bem, porque uma das "paredes" também descolou um pouco.

Assim que tiver novidades eu posto aqui, inclusive com as medidas que utilizei pra fazer o meu.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por caioval14 em Ter Ago 26 2014, 20:38

Após alguns meses sem mexer na CAI do meu, resolvi isolar a parte de baixo da caixa de filtro, mas isolei internamente para que o material não apareça.
Na cidade ele manteve o fluxo com temperatura boa por mais tempo que antes(não peguei estrada ainda) e percebi que silenciou um pouco o som do motor e do fluxo, mais agradável.
Tampei os furos, que servem para escorrer a água, e não tive problema algum com a chuva também.
Senti que ele ficou um pouco mais experto, mas muda quando a caixa esquenta de vez em um transito mais intenso.

caioval14

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 22:00

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo