[DÚVIDA] - O QUE É ISSO NA BATERIA? TO EM DUVIDA NA DE 50 OU 60 AH?

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[DÚVIDA] - O QUE É ISSO NA BATERIA? TO EM DUVIDA NA DE 50 OU 60 AH?

Mensagem por osmar 1987 em Dom Set 22 2013, 00:41

nao sei o que isso RC 25: 100 min  60Ah
HCA 25ºC: 450  


e na de 48 ah
RC 25: 75 min
HCA 25ºC: 550:affraid: 

ALGUEM SABE O QUE É ?

QUERO UM FAROL MELHOR MAS TO EM DUVIDA NA DE 50 OU 60 AH

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Re: [DÚVIDA] - O QUE É ISSO NA BATERIA? TO EM DUVIDA NA DE 50 OU 60 AH?

Mensagem por Magri em Qui Out 03 2013, 10:54

Bem, os valores "HCA" são os valores das correntes de partida de cada bateria. Ou seja, a corrente de pico que ela pode fornecer, durante alguns segundos, na temperatura especificada. Para sua informação, este valor é o que melhor dá ideia da qualidade de uma bateria, pois quanto melhor e mais puro seu material interno, maior será a corrente de partida.

Quanto aos farois, a simples instalação de uma bateria maior - que aliás não tem como fazer caber no espaço destinado à bateria no capô (lá só cabe a de 45Ah) - não irá fazer seus farois ficarem mais fortes ou melhores. Isto porque depois que o motor entra em funcionamento, quem fornece energia para todo o sistema elétrico é o alternador, cuja capacidade de geração é muito maior do que a da bateria - no Ka sem ar-condicionado o alternador fornece 75A e, nos modelos com ar, 90A.

Esse alternador maior é necessário para alimentar suficientemente o sistema de modo a deixar a bateria "de lado", ou seja, apenas recebendo carga. Se isto não acontecesse, ou seja, se o alternador fosse insuficiente para alimentar com folga o sistema elétrico do carro, a bateria continuaria a ter a energia drenada enquanto o motor estivesse em funcionamento - até o momento que atingiria o esgotamento e pararia o motor.

Por incrível que pareça, esse defeito é comum em carros cujo ar-condicionado foi instalado fora da fábrica: as instaladoras menos qualificadas preocupam-se em instalar o ar em si, mas esquecem do incremento de energia. Aí você usa o carro com ar, faróis, limpadores etc tudo ligado e, de repente, o carro para...

Voltando aos farois, se você acha que estão fracos, dê uma olhada nesses itens, na ordem:

1) Lâmpadas. Podem estar no fim da vida ou serem de baixa qualidade;
2) Conexões da lâmpada. Sujeira, mal contato ou terminais estragados podem criar resistência à passagem da corrente elétrica, diminuindo a quantidade de energia que chega na lâmpada e deixando-a fraca;
3) Cabo de massa e sua conexão. O cabo de massa é o cabo "negativo" da bateria, que sai dela e é ligado a um ponto próximo na estrutura do carro. Se este cabo estiver danificado ou suas conexões frouxas ou sujas, também haverá resistência elétrica e menos energia estará disponível para o sistema todo. De quebra, dê uma conferida no estado das conexões da bateria.

4) Se tudo isso estiver ok ou não for a causa do problema, verifique a fiação, especialmente se o sistema elétrico do carro foi modificado para instalação de som, alarme etc.

5) Se a intenção é instalar farois adicionais, o ideal é projetar um sistema paralelo, constituído de botão de acionamento, relé e fiação. Neste caso, cuide para que o relé exceda em sua capacidade nominal a corrente que os farois irão necessitar. O mesmo vale para a fiação (bitola do cabo).

Espero ter ajudado.

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