[DÚVIDA] - Ka 2013 com embreagem dura. Como melhorar isso?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Ka 2013 com embreagem dura. Como melhorar isso?

Mensagem por maidana em Dom Set 22 2013, 21:51

Olá Pessoal, sou novo aqui no fórum e esta é a minha primeira mensagem. Tenho um ford ka 2013 com um pouco mais de 5000 km e estou com alguns probleminhas que eu gostaria da opinião de vocês.
Tudo começou após a revisão dos 6 meses do carro. Além da revisão habitual, a concessionária atualizou a injeção eletrônica. Pois bem, logo após retirar o carro da concessionária (após a revisão), senti que a embreagem estava mais dura que o habitual e os pedais também estavam mais altos. A alguns dias atrás, também senti que o carro estava meio estranho. A injeção não está mais desligando o ar condicionado quando exijo bastante do carro (em subidas por exemplo). Além disso, algumas vezes, ao chegar aos 3000rpm o carro meio que dispara (pouco, mas perceptível).
Já levei o carro na concessionária duas vezes para ver principalmente o problema da embreagem. Na primeira vez me falaram que não podiam fazer nada, já que a embreagem não podia ser regulada. Na segunda vez, eles fizeram a sangria do óleo da embreagem. Isto resolveu um pouco o problema, mas além da embreagem não estar tão macia como quando retirei o carro, algumas vezes ela fica ainda mais dura do já está.
Gostaria de saber de vocês o seguinte:
1) Alguém tem ideia o que pode ser este problema nos pedais (principalmente embreagem), até para ter o que argumentar com o pessoal da concessionaria?
2) O problema com a injeção tem relação com o problema da embreagem.

Desde já agradeço a todos que ajudarem.

maidana
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7
Cidade/Estado : Porto Alegre/RS
Motorização/Cor : 1.0/Preto
Código de Opcionais : kit class
Data de inscrição : 30/07/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Ka 2013 com embreagem dura. Como melhorar isso?

Mensagem por Magri em Qui Out 03 2013, 11:03

Bem, vou tentar:

1) A embreagem dos Ka (e acho que de todos os Ford) tem acionamento hidráulico, ou seja, não usa cabo. O fluido é o mesmo do freio. Se a "dureza" é inconstante, é bem provável que haja ar no sistema. Neste caso, uma sangria - bem feita - resolve o problema. A questão é que o cilindro da embreagem fica num lugar de difícil acesso e os mecânicos - especialmente os de concessionária - não tem muita boa vontade em se esforçar.

2) O compressor do A/C tende a desligar por 30 segundos quando a centralina (o computador do carro) percebe que um incremento de potência é necessário num dado momento - como uma subida ou uma ultrapassagem. Mas para funcionar, é preciso que seja detectada a abertura total da borboleta do acelerador. Trocando em miúdos, o compressor só é desligado se o acelerador for pressionado a fundo, encostando no assoalho. Se mesmo assim não acontecer, é provável que haja algum problema com o sensor de posição da borboleta ou até mesmo com o cabo do acelerador, que pode não estar justo o suficiente para promover a abertura total da borboleta.

A questão da sangria da embreagem pode ser resolvida por um mecânico de sua confiança, se você quiser, sem medo de perder a garantia.

Já a questão da borboleta também dá pra ver em casa: retire a mangueira de admissão de ar (uma mangueira grossa que sai do local onde fica o filtro). Removida a mangueira você verá uma peça de metal com a tal borboleta. Com cuidado para não deixar cair nada ali - nem sujeira - peça par alguém pisar no acelerador até o fim com o motor desligado mesmo, e observe se a borboleta abre totalmente.

Se não estiver abrindo, volte na concessionária e explique que o cabo está mal tensionado ou que deve haver algum problema com o sensor de posição da borboleta.

Espero ter ajudado.

Boa sorte.

Magri
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 192
Idade : 37
Cidade/Estado : São Paulo/SP
Motorização/Cor : 2009, 1.6 Performer, preto
Código de Opcionais : ?
Data de inscrição : 18/07/2011

http://twitter.com/a_magri

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Ka 2013 com embreagem dura. Como melhorar isso?

Mensagem por cellos em Qui Out 03 2013, 11:45

Ótimas dicas. Valeu Magri !

cellos
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 132
Idade : 52
Cidade/Estado : Porto Alegre/RS
Motorização/Cor : 1.0/vermelho arizona
Código de Opcionais : kpf3
Data de inscrição : 27/07/2013

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - Ka 2013 com embreagem dura. Como melhorar isso?

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 16:10


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum