[DÚVIDA] - "Folga" na direção. O que pode ser?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - "Folga" na direção. O que pode ser?

Mensagem por Su em Ter Out 29 2013, 08:44

Gente, coloquei entre aspas porque não entendo muito bem e não sei se o que vou descrever é folga mesmo.
De um tempo pra cá reparei que preciso girar mais o volante que de costume para realizar as mesmas curvas de sempre. Às vezes quando em linha reta simulo uma "sambadinha" com o volante para reparar como se desloca o carro e noto que o zig zag do carro é bem mais discreto que o executado com o volante. Ele está desalinhado puxando bem pouco pra direita por isso já pretendo levar para fazer alinhamento/balanceamento, essa "folga" que tô percebendo teria a ver com o fato de estar desalinhado?
Também tenho sentido a direção ligeiramente mais leve, tô achando leve demais, pensei que pudesse ser necessária uma cambagem, eu ando muito, escaceteio muito o carro e tem mais de 16000km em 9 meses.

P.S. 1 sempre mantenho os pneus calibrados.
P.S. 2 já troquei a ponteira uma vez porque passei num buracão de madrugada, amassei a roda etc. O cara colocou uma Nakata e teve que regular a caixa de direção.

Quem soube e puder me ajudar, tô agradecendo. Não gosto de chegar em oficina boiando.rabbit

Última edição por Su em Ter Out 29 2013, 12:41, editado 1 vez(es)

Su
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 30
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Branco
Código de Opcionais : KPO3

Re: [DÚVIDA] - "Folga" na direção. O que pode ser?

Mensagem por Danilo em Ter Out 29 2013, 11:37

Su,

Se ele está realmente puxando para um lado, provavelmente ele está desalinhado. Bem, leve pra fazer alinhamento e veja se continua o problema. Alinhamento está na casa dos R$20/R$30, então compensa tentar e se informar direito por lá.

Abrç! Boa sorte!
Danilo
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4617
Cidade/Estado : Arujá - SP
Motorização/Cor : 1.0L - Vermelho
Código de Opcionais : KBP3

Mensagem por Su em Ter Out 29 2013, 12:49

Danilo escreveu:Su,

Se ele está realmente puxando para um lado, provavelmente ele está desalinhado. Bem, leve pra fazer alinhamento e veja se continua o problema. Alinhamento está na casa dos R$20/R$30, então compensa tentar e se informar direito por lá.

Abrç! Boa sorte!
Danilo, obrigada pela resposta, mas eu escrevi mal, até editei, eu quis perguntar se essa "folga" poderia ser reflexo do desalinhamento. Smile
Eu tinha pensado que poderia ser o fluido da direção que estava baixo, mas nem tá... coisa estranha essa.

Su

Mensagem por wagnerconserta em Qui Nov 07 2013, 19:00

pode ser a articulação da coluna de direção, faz barulho de metal com metal embaixo do painel, fica bem evidente em estrada de chão.
Ela é uma cruzeta que liga a barra de direção na caixa de direção, dá uma olhada nela.

wagnerconserta
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 86
Cidade/Estado : cuiaba/mt
Motorização/Cor : 1.0 cinza
Código de Opcionais : street

Mensagem por Su em Sex Nov 08 2013, 19:18

wagnerconserta escreveu:pode ser a articulação da coluna de direção, faz barulho de metal com metal embaixo do painel, fica bem evidente em estrada de chão.
Ela é uma cruzeta que liga a barra de direção na caixa de direção, dá uma olhada nela.
Hum... tendi, mas acho que não é isso porque não faz barulho algum. Mas fica a dica, é sempre bom saber. Smile

Su

Mensagem por wagnerconserta em Sex Nov 08 2013, 21:34

pode ser que vc não ouça o barulho por causa da coifa, veste uma roupa "sujavel" deita em cima do motor e acessa a cruzeta indo pelo lado do hidrovacuo ou do cabeçote, o que vc achar mais facil, segura a cruzeta e pede pra alguem mexer no volante, dar uns toquinhos de um lado para o outro pouca coisa, não é pra virar ele , somente pra sentir a folga.
O meu tava com uma folga de cinco dedos no volante causados por causa de uma folguinha que parece que não dá nada mas , quando chega no volante vira uma baita folga.
Se nao for isso só se for as ponteiras ou caixa de direção.

Testa ai e posta o resultado.

wagnerconserta
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Su em Sab Nov 09 2013, 12:21

wagnerconserta escreveu:pode ser que vc não ouça o barulho por causa da coifa, veste uma roupa "sujavel"  deita em cima do motor e acessa a cruzeta indo pelo lado do hidrovacuo ou do cabeçote, o que vc achar mais facil, segura a cruzeta e pede pra alguem mexer no volante, dar uns toquinhos de um lado para o outro  pouca coisa, não é pra virar ele , somente pra sentir a folga.
O meu tava com uma folga de cinco dedos no volante causados por causa de uma folguinha que parece que não dá nada mas , quando chega no volante vira uma baita folga.
Se nao for isso só se for as ponteiras ou caixa de direção.

Testa ai e posta o resultado.
Vish, não sei qual seria o "lado do hidrovacuo ou do cabeçote", pode me explicar?
Eu aposto mais na ponteira, já troquei uma vez quando amassei a roda num buraco.
Vou levar pra alinhar e balancear e ver ser fica bom, depois posto o resultado.

Thanks a lot! Smile

Su

Mensagem por PacoMed em Sab Nov 09 2013, 12:42

Cara, já fez alinhamento? o Old da minha mae estava com essa mesma "folga", direçao leve em linha reta, mais dura pra pra fazer curvas fechadas, resolvi fazendo alinhamento e pronto... zero bala...
PacoMed
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 673
Cidade/Estado : Araguaina / Porto Nacional - TO
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Verde
Código de Opcionais : Class: Roda, Ar, Direção, Alarme e Vidros.

Mensagem por Su em Sab Nov 09 2013, 14:33

PacoMed escreveu:Cara, já fez alinhamento? o Old da minha mae estava com essa mesma "folga", direçao leve em linha reta, mais dura pra  pra fazer curvas fechadas, resolvi fazendo alinhamento e pronto... zero bala...
Fiz não porque tô meio sem tempo, já tô até me acostumando a fazer movimentos mais bruscos para desvios simples, mas no máximo em 2 semanas eu vou fazer sim.Wink 

Su

Mensagem por wagnerconserta em Dom Nov 10 2013, 20:22

hidrovacuo é aquela peça redonda aonde vai o cilindro mestre e uma mangueira que vem do cabeçote, é ele que te ajuda a frear o carro quando o motor está ligado, entre ele e o motor tem um espaço que dá pra enfiar o braço e acessar a cruzeta, bom, pelo menos no meu que é endura dá, agora reparei que o seu ka deve ser zetec mas , acho que deve ser parecido.
Meu ká tá com a direção dura tb por que o ******* anterior colocou pneu 185/60 r14 em um carro 1.0 sem DH, quando trocar vou colocar 175/65 no máximo.

wagnerconserta
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Su em Ter Dez 17 2013, 23:22

Voltando para dar um feedback.
Fiz rodízio, alinhamento e balanceamento ontem. O cara disse que os coxins estavam com problema, achei estranho porque esta me parece uma peça que por mais que eu exija do carro, não estraga tão fácil. Enfim, tava com pressa não dava pra levar em outro lugar, uso o carro pra trabalhar e vou viajar no fim de semana, não daria tempo, autorizei a troca, mas pedi os originais. A olho nu não vi nenhuma avaria, questionei e ele veio com um papo de que estava dilatado, enfim, continuei achando que estava perfeito.
Dei uma volta rápida com o carro no fim do dia, a folga melhorou 90%, eu tava sentindo a direção bem mais leve, um leve incomum e isso melhorou, mas ao passar em qualquer desnivelamento discreto o volante também dá uma viradinha discreta para a direita.

Su

Mensagem por wagnerconserta em Qua Dez 18 2013, 00:18

eu ainda aposto na cruzeta:

ela fica entre a coluna e a caixa da direção.

wagnerconserta
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Su em Qua Dez 18 2013, 01:20

wagnerconserta escreveu:eu ainda aposto na cruzeta:

ela fica entre a coluna e a caixa da direção.

Mas como seria o esquema, alguém segura a cruzeta e alguém gira o volante, simples assim? e se sim, ajustar também é simples?

Outra coisa, coxim dilatado aos 19000 km (1 ano) pode realmente ser? existe algum lacre que se rompa ou algum indicativo do tipo para eu saber?

Su

Mensagem por wagnerconserta em Qua Dez 18 2013, 02:08

Sim é simples, nao precisa girar, vc segura a cruzeta e só de pegar nela vc será capaz de sentir a folga, vc será capaz fazer o volante dar umas "balançadas" para os lados, coisa pouca, como as rodas estarão bem firmes e o volante solto vc vai perceber. Se tiver ajuda peça para a pessoa dar toques de um lado para o outro enquanto vc segura a cruzeta.
Se for a cruzeta tem que trocar, em relação ao coxim eu não sei informar, pode ser que vc acertou algum buraco daqueles que prejudicou a peça

wagnerconserta
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: