[DÚVIDA] - A Suspensão do Ford Ka é dura mesmo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - A Suspensão do Ford Ka é dura mesmo?

Mensagem por rodrigo.griggio em Sab 9 Nov 2013 - 11:52

Bom pessoal, moro no interior, estrada de chão e bem esburacada, mais todos os carros que conheço a suspensão parece decipar bem os buracos, já o meu KA desde que eu comprei (faz um ano), não tenho tido uma experiencia agradável e não estou muito contente com o mesmo. Queria saber de vcs se ele é meio duro mesmo ao se passar em buracos, já troquei todos os 4 amortecedores, todos originais, kit batente, onde parecia ter amenizado um pouco, mas agora começo perceber que o problema volta, sei que em região de muito buraco não tem como um carro não bater, mas como disse todos os carros que andei nenhum da uma pancada seca ao passar em buracos, deveria ser um amortecimento suave... Começo pensar que essa suspensão dura, seca é normal do Ka, o que vcs tem a me dizer?

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 302
Cidade/Estado : Itaituba
Motorização/Cor : 1.0/Vermelho
Código de Opcionais : KFC9

Re: [DÚVIDA] - A Suspensão do Ford Ka é dura mesmo?

Mensagem por Dragoniten em Sab 9 Nov 2013 - 14:06

O Ka é conhecido por ter uma suspensão mais durinha mesmo. Todo mundo aqui em casa que já dirigiu ele fala a mesma coisa, mesmo antes de eu colocar os pneus com perfil fino, quando ainda tinha pneus de marca, modelo e medida originais (Goodyear GPS3 175/65 R14), sempre disseram que é um carro mais durinho. Isso melhora muito a estabilidade dele, mas na estrada de chão isso só incomoda.

Uma solução que pode amenizar o problema é trocar os pneus por pneus com um perfil maior. Sua roda é 13 ou 14? Eu sei que pra 13 existe 185/70 R13, que em relação ao 165/70 R13 aumenta consideravelmente o perfil, melhorando o conforto. E um pneu mais largo também tende a ser mais confortável, por ter uma área maior pra se "apoiar" no chão, passando um pouco menos das irregularidades.

PS.: Morei quase 2 anos em Ponta Grossa (interior do PR) e sei o quando é incômodo o Ka em ruas esburacadas e tal, sem falar no número ABSURDO de lombadas que tinha no meu caminho até a faculdade. Agora que voltei pra Curitiba que estou mais tranquilo, mas antes disso era um sofrimento. Cheguei a cogitar a possibilidade de colocar os pneus originais por causa do incômodo no conforto, mas como eu viajava com ele todo final de semana, precisava de uma estabilidade boa na estrada por segurança.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por rodrigo.griggio em Sab 9 Nov 2013 - 18:51

Obrigado pela resposta muito bem explicada, não tinha pensado ainda nessa hipótese de trocar os pneus, meu ka é aro 13, pneus estreitos, originais ainda, vc acha então que se colocar pneus mais largos tende a melhorar?

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Dom 10 Nov 2013 - 1:01

Meu irmão tem um Fiesta, rodas 13 com pneus 175/70. Utilizei as rodas + pneus do carro dele por alguns poucos meses e posso te dizer que o modelo K715 da Hankook é EXTREMAMENTE confortável. Pra passar em lombadas e tal, você se sente em outro carro. Falo isso comparando com o antigo GPS3, que está na lista de piores pneus que já tive o desprazer de experimentar, especialmente na chuva.
Este é outro ponto que eu gostaria de expôr é a performance na chuva: O Hankook tem uma performance MUITO superior ao Goodyear na chuva.

Segue o link do modelo que eu te falo na medida 185/70 R13 (que provavelmente deixa o carro ainda mais confortável que o 175/70 R13).

http://www.pneusfacil.com.br/pneu_perfil.php?marca=Hankook&modelo=Optimo%20K715&tire_id=6255

O único ponto negativo que conheço deste pneu é o ruído elevado em relação ao GPS3 pra quando se pega estrada acima de 100km/h. Já com um isolamento acústico precário, nosso Kazinho passa bastante som para o interior do carro.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por igorlopezz em Seg 25 Nov 2013 - 11:58

Deixa eu entrar na conversa rsrs
Também percebi isso que o Rodrigo falou, quando meu Ka passa em buracos, sai de baixo!! Na maioria das vezes eu passo tãooo devagar pelos buracos que até parece que tenho carro rebaixado + rodas aros 20 kkk (carro "100%" original) Até os outros motoristas ficam me olhando.
Outra coisa que me incomoda muito é a acústica dele. Então lá vai a pergunta:
Tem um pneu que eu possa usar, mais largo, com aro maior que 13 e que não aumente esse problema de ruídos?
Sei que é difícil porque quanto maior o contato maior o atrito :/
igorlopezz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Número de Mensagens : 50
Cidade/Estado : Salvador/BA
Motorização/Cor : FordKa/Preto
Código de Opcionais : Piloto de Fuga

Mensagem por Dragoniten em Seg 25 Nov 2013 - 14:56

O ruído produzido pelo pneu não é necessariamente maior quando se aumenta a largura do pneu, o que define o ruído produzido é o composto do pneu, que muda muito de marca para marca, ou até mesmo entre modelos da mesma marca.

Exemplo: Os Hankook K715 na medida 175/70 R13 são extremamente confortáveis, mas muito ruidosos. Enquanto que os meus atuais Maxxis Victra Z4S 195/55 R15 são mais silenciosos, porém não tão confortáveis.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por igorlopezz em Seg 25 Nov 2013 - 17:57

Eita, que parece que a relação conforto x ruído é inversamente proporcional. To frito!!! rsrs
igorlopezz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Seg 25 Nov 2013 - 22:04

Não necessariamente, é apenas uma coincidência neste caso. O meu antigo Goodyear GPS3 175/65 R14 era um meio termo em questão de ruído e conforto, mas antes eu tinha um perfil 65 e um conforto igual ao meu pneu atual que tem perfil 55, mas o pneu atual é mais silencioso que o GPS3.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por igorlopezz em Ter 26 Nov 2013 - 9:52

humm... bom saber.
Minha quilometragem está chegando a 35.000 e os pneus estão mais um pouco que meia vida. Acho que eles vão durar mais uns 8 meses ou uns 10 km ainda. Por isso eu já estou começando a pesquisar para quando for fazer a aquisição trocar por um realmente bom !!
Porque honestamente esse que veio no KA é simplesmente horrível, não tem estabilidade, muiiiito desconfortável e ressoa muito no carro. Enfim detestei. (Opinião minha)
igorlopezz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Ter 26 Nov 2013 - 13:28

Se você não pega muita estrada, eu realmente recomendo o K715 da Hankook. Meu irmão tem no Fiesta dele e era uma delícia andar com aquele pneuzinho. O ruído ficava alto acima de uns 80km/h, também por causa do isolamento acústico precário do Ka. Atualmente o que mais me incomoda na estrada a uns 110 é o barulho do vento.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por igorlopezz em Ter 26 Nov 2013 - 15:07

Os da goodyear tem fama que duram muito, isso é verdade? Tem algum que seja similar a esse K715 da Hankook ou eu posso confiar em comprar o K715 mesmo?
Ex.: o atual vai durar uns 45 mil km.
igorlopezz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Ter 26 Nov 2013 - 23:57

Olha, os K715 já rodaram uns 15 mil km, 9 mil km num Fiesta Street 1.0 2006 andando no pau (meu irmão "tem pressa" o tempo todo, rs) e 6 mil km no meu Ka 1.6 andando fortinho. Foi feito o rodízio esses dias e o par que estava na frente chegou meia vida. Como os que vão pra trás não desgastam praticamente nada, vai durar aí pelo menos 30 mil km pra deixar meia vida os 4 pneus. Se andar mais tranquilo deve durar mais, rs.

Valeu a pena este modelo pois foi pago apenas 139 reais em cada um numa promoção aqui. Recomendo que você veja o que você encontra aí num preço interessante e, se quiser opinião, poste aqui para nós os modelos de pneu com o preço pra analisarmos o que pode ser o melhor custo benefício. Smile

Quanto aos Goodyear: Eu acho que pneu não foi feito pra durar, pneu foi feito pra deixar as idas e voltas confortáveis e seguras. Se tem um modelo que eu nunca mais quero ver na minha frente é o GPS3, por mais que dure. Talvez no 1.0 dure, mas no meu carro, 1.6, os dianteiros chegaram em meia vida com menos de 10 mil km, medida 175/65 R14, muito fino, não dava conta do 1.6.

Abração.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por igorlopezz em Qua 27 Nov 2013 - 9:27

Me convenceu! rsrs que adianta rodar mais com desconforto né? No quesito durabilidade nota 10 (média de 45 mil km), mas conforto nota 0 !!
Como eu te falei ainda faltam uns 10 mil km pra minha troca, então acho que será da metade pro final do próximo ano rsrs. Mas sou precavido e vou ficar de olho em promoções pra pegar um num preço bom!!.
Pode ficar tranquilo que posto aqui os preços que consegui e o link pra vcs me ajudarem rsrs (opnião e ajuda são sempre bem vindas!)
igorlopezz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Qua 27 Nov 2013 - 10:18

Hahahaha, exatamente! Pneu é algo que você vai ter que conviver a cada segundo que estiver no carro, então acho que não é só um gasto, é um investimento no seu bem-estar.

O bom é ficar de olho, todo mês dar uma olhadinha e tals. Os meus pneus eu paguei 236 cada, sendo o preço original 279. Peguei uma promoção muito boa na BS Colway, mas foram quase 3 meses de pesquisa. O negócio é ter calma.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por igorlopezz em Qui 28 Nov 2013 - 9:43

É isso mesmo, minha estratégia vai ser a calma, vou pesquisar bastante antes da compra. Só queria, juntamente com o pneu, botar um aro maior e de liga leve para dar mais estabilidade ao carro, no máximo aro15 eu acho. (o meu é 13 rsrs) Acha que eu encontro esse pneu para aro 14 ou 15? E se eu botar 15 tenho que cortar as molas? (pq n posso deixar o carro baixo, por causa do estacionamento daqui)
igorlopezz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Qui 28 Nov 2013 - 16:56

Eu tenho 15 com pneus 195/55 e digo que o conforto é até que bom. Obviamente que nosso carro é mais durinho, então não fica exatamente um Rolls-Royce, rs.

Se quiser dar uma olhada, veja como ficou o meu:
http://www.clubedonovoka.com/t8964-fotos-ka-16-tecno-2009-rodas-15-hr-gsw-355-dragoniten

Acho que pra valer a pena roda de liga, 15 é o tamanho mínimo, mas pra manter o conforto, também podemos dizer que é o máximo, rs.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por igorlopezz em Seg 2 Dez 2013 - 10:48

POww ficou linda a roda!!! Quero ver uma assim pra mim, pra aumentar o conforto/beleza do meu Kazin.
Quanto custou tudo? Pneu + roda + instalação?
igorlopezz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por Dragoniten em Seg 2 Dez 2013 - 22:00

Paguei 1000 na roda + 238 de cada pneu + uns quebrados por alinhamento, balanceamento e tals.

Deu uns 2k mais ou menos.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por igorlopezz em Qua 4 Dez 2013 - 9:47

Vou pensar seriamente!
Se eu pudesse já tinha colocado a muito tempo. Só me falta tempo (R$) rsrs
igorlopezz
Piloto de Kart
Piloto de Kart

Mensagem por rodrigo.griggio em Sex 13 Dez 2013 - 5:32

Aproveitando o meu tópico, já que tem bons entendedores de pneus aqui.. Os meus pneus são originais perfil 165/70 aro 13, estou precisando trocar 2 deles, e um amigo tem 2 novos e quer me vender barato, porem os pneus dele são aro 13 175/70, estava pensando em deixar esses dois pneus 175/70 atras e os 165/70 na frente, vcs acham que terei algum problema por usar pneus de perfil diferente?

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Sex 13 Dez 2013 - 11:48

Rodrigo, o bom é nunca utilizar sequer pneus de modelos diferentes, medidas diferentes complicam um pouco mais a situação, rs.

Se você só roda na cidade não é tãão ruim, mas o ideal é rodar com 4 pneus iguais em medidas iguais. Você está conduzindo um carro que deve valor pelo menos uns 16 mil reais, uma economia de 600 reais parece meio besta, não concorda?

Caso você insista na ideia, para sua segurança, coloque os pneus que tem melhor resistência à aquaplanagem na traseira (não necessariamente é o mais largo ou mais fino, depende muito do desenho e escoamento dos pneus) e os outros na frente.
Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por rodrigo.griggio em Sex 13 Dez 2013 - 19:04

Acabei colocando os 2 pneus na traseira do veiculo, ficou ótimo, não percebe-se diferença nenhuma, tanto na estética quanto na direção do veiculo. Mas é só por alguns meses, em breve comprarei um jogo com 4 pneus, com perfil maior e mais largo.

rodrigo.griggio
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por P.R.Designer em Sex 13 Dez 2013 - 23:41

e eu achava a suspensão original do ka uma manteiga de tão molenga o.O
P.R.Designer
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 853
Cidade/Estado : Porto Alegre / RS
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho Bari
Código de Opcionais : BBS 15X7 + Suspensão preparada + xenon nos milhas.

Mensagem por dpsom em Sex 31 Jan 2014 - 20:56

P.R.Designer escreveu:e eu achava a suspensão original do ka uma manteiga de tão molenga o.O

Tu nunca deve ter tido um palio, g2 principalmente kkkk, aquilo eh pior q S10, parece q vai meter o parachoque no chão a cada freiada, e no asfalta cada ultrapassagem balança kkkk

dpsom
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 15
Cidade/Estado : Dom Pedrito / RS
Motorização/Cor : Ford Courier
Código de Opcionais : XL TOP (AB2 e tudo) :P

http://gabrielseverogarcia711@gmail.com

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: