[DÚVIDA] - Como fazer uma boa revisão do Ford KA 2009 1.6?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Como fazer uma boa revisão do Ford KA 2009 1.6?

Mensagem por Adriano David em Sex Jan 24 2014, 12:34

Pessoal, bom dia.

Gostaria de tirar algumas dúvidas, pois acabei de comprar meu primeiro carro na semana passada e já percebi algumas coisas que me deixaram preocupado. Comprei o carro em uma loja e era de uma única dona. Porém este carro veio com alguns probleminhas que pouco a pouco vão aparecendo. O carro é 2009, 1.6 e possui 44500 km.

Problemas:
- Não veio nem com manual, nem chave reserva. Fui na Ford aqui em João Pessoa e a chave, somente ela custa 500,00. O manual acho quase que impossível encontrar. Na mesma loja perguntei sobre o histórico do carro. A dona simplesmente fez primeira revisão lá e após isso nunca mais. Então a dúvida: quero fazer uma revisão geral. Que possa observar tudo no carro e verificar onde há ou não problemas.

- A luz da seta da direita, que encontra-se no painel acende uma vez ou outra.

- Quando tiro o pé da embreagem ele fica "morrendo" para sair e olhe que trata-se de um carro 1.6. Só hoje "morreu" três vezes.

- A coifa da marcha está rasgada. Uma nova custa 123,00 original.

- As luzes dos faróis da frente estão baixíssimas. A luz baixa quase não acende e a luz alta está fraca.

- Há apenas um amassado, bem pequeno. De resto o carro está apresentável.

Por fim, gostaria de uma opinião: vocês acham interessante que eu leve na primeira vez para a revisão em uma oficina oficial da Ford ou levo para uma boa oficina que não seja tão cara quanto a Ford? Segundo, com estes problemas relatados deve haver algum problema com a parte elétrica do carro? Por favor, gostaria que ajudasse, pois é um situação horrível comprar o primeiro carro e se ver obrigado a gasta mais do que achava que iria.

Abraço e muito obrigado.

Adriano David
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 3
Cidade/Estado : João Pessoa/Paraíba
Motorização/Cor : Ka 1.6 FLEX - 2009/Preto
Código de Opcionais : xxxxxxxxxxxxxxxx

Re: [DÚVIDA] - Como fazer uma boa revisão do Ford KA 2009 1.6?

Mensagem por Dragoniten em Sex Jan 24 2014, 14:20

Como respondi em privado:

Boa tarde! Very Happy

Vamos por partes:

- Também comprei o meu de única dona, 2009 1.6 com 50 mil rodados na época (Abril 2012), praticamente o mesmo carro que o seu e também tive algumas dores de cabeça.
- Acostume com a ideia de que você nunca vai comprar nada em concessionária. O preço é absurdo.
- Meu carro veio com manual, mas a dona perdeu a chave reserva. Na ccs ela custa o que você falou, mas se você for num bom chaveiro, consegue por uns 200 reais tudo. No meu caso foi 100 da chave + chip codificador, 80 do controle e 10 da chave do tanque. PS.: Só fiz a reserva mais de 1 ano depois que estava com o carro, rs.
- Manual em papel é mais dor de cabeça do que o pdf que eu te mandei. Raramente pego o meu em mãos, só pra guardar e pegar o documento do carro quando preciso.
- Revisão geral: quando comprei o carro gastei 1400 reais fazendo uma revisão geral. Foi incluso troca de velas, cabos de velas, líquido e reservatório do sistema de arrefecimento (que trinca com facilidade), verificado discos e pastilhas, trocados cilindros dos freios traseiros, bla bla bla. Leve num mecânico seu de confiança e peça pra fazer uma geral no carro e ver o que precisa ser trocado com urgência. Sem falar no básico: óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível. Esses 4 itens devem ser trocados assim que você pega o carro, pois nunca se sabe a quanto tempo a criatura não faz essas trocas. PS.: Peguei o meu com apenas 2 revisões na concessionária. Carro usado é isso aí, tem que separar uns 2k pra manutenção geral assim que você pega o carro.
- Seta no painel: Eu não me preocuparia se o problema é só no painel, desde que a seta ainda funcione na parte externa. Esse é um problema complicado, pois o painel é uma peça frágil. Pra comprar outro na concessionária vai ser um estupro no seu bolso, mas dá pra ver se alguma auto-elétrica se arrisca a fazer.
- Com gasolina, mesmo o 1.6, morre com certa facilidade quando o motor já está quente. Quando está frio a rotação fica 1200~1300, então fica muito fácil fazer meia-embreagem, mas quando está quente, especificamente com gasolina, ele é meio anêmico até uns 1100 rpm. Eu sinto MUITA diferença nas arrancadas em baixa rotação da gasolina pro etanol. Em rotações médias/altas nem dá pra sentir aquele 0,8~1kgfm de torque a mais no etanol, mas na arrancada em baixíssima rotação os dois combustíveis se comportam de forma muito diferente, devido à alta taxa de compressão do Rocam, que faz com que ele trabalhe MUITO melhor com etanol.
- Coifa rasgada: Meu comando elétrico do lado esquerdo do motorista queimou uma lâmpada de fundo, mas é a vida, carro popular é isso aí. Veja em lojas de peças na sua cidade se eles tem alguma peça paralela ou alguma outra diferente que lhe agrade, se for colocar a original vai ser isso aí mesmo.
-Luz fraca: verifique se é impressão sua por causa de insulfilm ou algo do tipo, ou realmente está fraca. Isso pode ser lâmpadas que estão com defeito, bateria muito ruim ou alternador com problema (o que acho muito difícil pra um carro com 44 mil rodados).

Não recomendo levar na concessionária, eles vão querer te empurrar mil serviços desnecessários, fora o fato de que os serviços necessários custarão 2~4 vezes mais caro que em uma boa oficina.
Meu Ka também foi (e é) meu primeiro carro, estou muito contente com ele pelo prazer ao dirigir, facilidade e tals, mas já cheguei ao ponto de querer vender ele em alguns momentos por conta da dor de cabeça com alguns detalhes, mas esses 5 minutos passam, rs.

Dica: Quando puder, coloque uma rodinha 15 e um pneu 195 de largura. Faz uma diferença, nas arrancadas e aquelas cantadinhas de pneu bobas quando você arranca um pouco mais forte, que você não tem ideia, rs.

Espero ter ajudado, quaisquer dúvidas só perguntar. Abração!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Mensagem por Robson M. em Sab Jan 25 2014, 00:00

Também te aconselho a tirar da sua cabeça as revisões nas concessionárias Ford. Se o carro não está mais na garantia, eu prefiro levar num mecânico de confiança.
- Motor morrendo: já poderia mencionar isso para seu mecânico. Pode ser algo simples como troca das velas, limpeza dos bicos injetores, qualidade do combustível....Só torça para não ser algo complexo ($$$) como reconfiguração do módulo do motor.
- Coifa: vai num tapeceiro e manda fazer uma nova. Dá até pra fazer com a costura personalizada, e vai sair menos de R$ 80,00.
- Faróis fracos: já coloca lâmpadas super brancas ou xenon...hehe

Robson M.
Carteira Provisória
Carteira Provisória

Número de Mensagens : 604
Cidade/Estado : Taubaté/SP
Motorização/Cor : 1.6L VENOM
Código de Opcionais : +Veloz +Furioso!

Mensagem por Cassianno em Sex Maio 02 2014, 08:31

A respeito dos faróis e da seta, eu não duvido nada que seja algum problema no comando de seta, que é recorrente e comum no Ka. Procura um eletricista e pede pra ele abrir e verificar se está tudo nos conformes. A troca das lâmpadas como sugeriram é uma boa também.
Sobre o carro morrer, o problema não poderia ser a embreagem do Ka que é alta demais e você não está acostumado? O meu é 1.0 apenas, mas tem anos que não morre... pode até tentar (aquela tremida conhecida...) mas não deixo Razz
Sobre a coifa e etc, uma sugestão é buscar um desmanche/ferro-velho e ver não acha nenhuma por lá, pode sair mais barato que o tapeceiro.

Cassianno
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 18
Cidade/Estado : Salvador / Bahia
Motorização/Cor : 1.0 / Vermelho
Código de Opcionais : Itens de série

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 05:45

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: