[DÚVIDA] - Radiador - manutenção, marca, preços etc. Os valores estão adequados?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - Radiador - manutenção, marca, preços etc. Os valores estão adequados?

Mensagem por bedot em Ter Jan 28 2014, 11:38

Fiz uma manutenção de 500 pratas no sistema de arrefecimento, com troca de reservatório, tampa, limpeza do sistema e, de quebra, substituí cabos e velas. Um mês e dois retornos por superaquecimento depois (ou seja, o serviço foi ineficiente), os fdps descobriram um furo no radiador e me apresentarem um novo orçamento (sem descontar as 500 pratas anteriores) com a bagatela de R$ 1.500,00 (!!!) prá substituir o radiador do carro. Achei revoltante. Sequer me disseram a marca da peça (falaram genericamente em "original Ford", bullshit). Dúvidas:

- este preço é aceitável? Vi anúncios de radiadores no ML e outros locais na faixa de 250 a 350 reais.

- quais são as marcas de radiadores com que a Ford trabalha?

- qual seria um valor aceitável prá esse serviço?

- devo dar porrada no mecânico?

Agradeço de antemão pelas respostas.

bedot
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 7

Re: [DÚVIDA] - Radiador - manutenção, marca, preços etc. Os valores estão adequados?

Mensagem por Dragoniten em Ter Jan 28 2014, 12:33

Meu carro desde os 50 mil km (2 anos e meio) quando eu comprei tem problema com a ventoinha gritando quase que o tempo todo (estágio 2). Minha válvula termostática ficou cagada desde lá até os 75 mil km, quando descobriram que realmente era ela que fazia com que não circulasse quase nada de água pelo radiador.

500 pila pra troca de reservatório tampa e limpeza é MUITO caro. O reservatório custa 40~50 reais, mais uns 40 de líquido NO MÁXIMO! Mesmo com troca de vela e cabo de vela, enfiaram a faca pra realizar esse serviço pra você.

O serviço não necessariamente foi ineficiente, mas mexeram onde não estava o problema. Você disse "um mês e dois retornos por superaquecimento". Chegou a acender a luz do painel ou a ventoinha disparava e ficava ligada direto? O líquido de arrefecimento foi saindo até acabar? Se antes deles realizarem o serviço não havia vazamento e após a realização apareceu um furo, existem duas possibilidades:
1) Seu carro estava rodando só na água, ou na proporção incorreta de água+aditivo, por muito tempo criando pontos de ferrugem dentro do radiador. Assim que foi feito uma limpeza, esses pontos de ferrugem foram saindo, deixando furos onde estava o metal corroído.
2) Fizeram besteira, esbarraram, ou algo do tipo, e furaram seu radiador.

Se levar pra alguém de confiança, dá pra pedir pra fazerem um laudo sobre qual foi a causa do furo. Se foi o primeiro caso, aí você vai ter que arcar com os custos, mas se foi o segundo, você pode exigir deles um radiador novo, afinal, foram eles que causaram o problema.

R$1500,00 num radiador parece um preço razoável pra uma peça original (comprada em concessionária). Não é "bullshit" nenhuma, ligue para uma concessionária Ford da sua cidade e pergunte quanto sai o radiador para o Ford Ka modelo tal, ano tal. Tenho certeza que não vai ficar longe disso. Obviamente que existem peças paralelas.
-Se for realizar a troca por sua conta, se o furo foi causado por ferrugem como eu falei, compre um paralelo, vai funcionar tão bem quanto o original (só não tenho sugestões de marca porque nunca precisei mexer nessa parte).
-Se eles que causaram o problema e tiverem que arcar com os gastos de reparo do seu carro, exija o original, pois foi o original que eles danificaram e quanto mais peça original no seu carro, melhor pra revenda posteriormente.

Essas são todas as informações que tenho conhecimento. Não tenho ideia de preços e tal, mas acho que já te dei ideia de como lidar com a situação.

Qualquer dúvida só perguntar. Abração!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Re: [DÚVIDA] - Radiador - manutenção, marca, preços etc. Os valores estão adequados?

Mensagem por bedot em Ter Jan 28 2014, 13:03

Fala, Dragoniten.

O féla falou em R$ 1.200,00 pela peça "original Ford" e mais R$ 300,00 de mão-de-obra. A bullshit é no sentido dele não me dizer a marca da peça. Falar apenas em "original Ford" não diz muita coisa - não sei se ele cotou em concessionária, mas não importa. Ele teria que ter dito a marca prá que eu pudesse correr atrás de uma avaliação mais precisa, ainda mais por se tratar de um serviço em retorno.

Procurei no mercado livre e encontrei marcas paralelas por cerca de R$ 290,00. Na Jocar, a peça da marca "Visconde" p/ Ka 1.6 c/ ar sai por R$ 490,00. Qualquer coisa está muito abaixo dos 1,5k que o fdp quer me cobrar. O absurdo do valor não é apenas o número em si, nem a falta de informação sobre a marca da peça, mas o fato de se tratar de um retorno após serviço anterior que não resolveu o problema. Na pior das hipóteses, eu deveria receber um desconto referente ao que paguei anteriormente. Isso prá não falar na nova mão-de-obra que, num país honesto, deveria sair "na faixa" em virtude do serviço ineficiente anterior.

Não tenho como provar se eles causaram o problema. Provavelmente não. Mas o fato é que fizeram teste de pressão + 'flush' duas vezes antes e não encontraram os vazamentos. Ai dessa vez foram direto no radiador (a válvula termostática, por exemplo, eles garantem que está boa, mas vai saber?). Fica difícil ter confiança. Vai que daqui a pouco o problema volta, aí culpam a válvula, as mangueiras, abraçadeiras, sei lá. O fato é que eu tô muito puto.

Ao que interessa, o preço: se eu tivesse CERTEZA que é uma peça original, os R$ 1.500,00 estariam dentro da realidade, certo? Mas aí fica a dúvida: será que há problema em recorrer a essas peças menos caras que existem por aí?

bedot
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Dragoniten em Ter Jan 28 2014, 15:07

Então, se o cara for cobrar os 1200 reais pela peça, que conforme ele é "original", você pode cobrar a nota fiscal da concessionária que ele vai comprar, pois pessoa jurídica (no caso a oficina) tem desconto na compra da peça quando é de concessionária.

Eu sinceramente não acho que valha a pena comprar o radiador original, considerando a diferença de preço. Existem peças no mercado paralelo que as vezes são até melhores que as originais (como o reservatório de arrefecimento).

Vou perguntar novamente:
O líquido de arrefecimento foi saindo até acabar ou o nível só baixou um pouco?
O furo só apareceu depois do serviço ser realizado?

Veja bem, você disse que fez a MANUTENÇÃO do sistema de arrefecimento, então não entendi a parte em que você disse "o fato de se tratar de um retorno após serviço anterior que não resolveu o problema".
Quer dizer que havia um problema quando você levou pela primeira vez ao mecânico?

Não estou questionando sua história nem duvidando de você, só estou tentando entender os fatos para poder te ajudar com a situação.

Abraços!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por bedot em Ter Jan 28 2014, 15:43

Quer dizer que havia um problema quando você levou pela primeira vez ao mecânico?

R: Sim, havia. Superaquecimento com aviso no painel. Na 1ª visita foi diagnosticada trinca no reservatório. Então foi feita a troca do reservatório e da tampa (barato) e mais o 'flush' do sistema, com teste de pressão para encontrar outras eventuais fontes de vazamento. Foi esta manutenção, feita no dia 23/12, que custou mais de 500 pilas e que incluiu a troca de velas e cabos. Nesta ocasião, não foram encontrados outros pontos de vazamento. Mangueiras, radiador, válvula termostática e abraçadeiras foram dados como em ordem.

O líquido de arrefecimento foi saindo até acabar ou o nível só baixou um pouco?
O furo só apareceu depois do serviço ser realizado?

R: O líquido foi baixando bem aos poucos, sem que eu percebesse. Tanto que eu não notei poças embaixo do carro (o calor do RJ deve contribuir prá rápida evaporação). Até que a luz no painel acusou novamente o problema. Levei novamente na oficina prá rever o serviço, já que estava em garantia. Foi nesta nova verificação, a 3ª (segundo retorno) após o serviço do dia 23/12), que eles constataram o furo no radiador. Aliás, prá ser bem sincero, não froam eles que constataram. Quando puseram o carro no elevador, eu mesmo notei 3 pinga-pinga, dois bem acentuados (eram no compressor do ar condicionado, o que é normal) e um bem lento na junção da mangueira com o radiador. Meti a mão nessa 3ª goteira, notei o líquido avermelhado do arrefecimento e mostrei pro mecânico. Aì que o radiador passou a ser suspeito. Deixei o carro prá testes de pressão com o motor quente (recomendação minha) e mais tarde recebi a ligação do consultor com o diagnóstico de radiador furado e o tal orçamento de 1,5k.

Na vera, na vera, não dá sequer prá ter 100% de certeza que é furo mesmo no radiador. Nada impede que possa ser na mangueira que faz a conexão. O lance é que eu perdi a confiança nos fdps. E ainda achei mais escroto porque fui lá agora negociar o preço e eles insistiram em não me dizer qual é a tal marca "original Ford". Respondem que "isso é lá com o fornecedor". Ora, vai que a marca é a mesma Visconde que a Jocar vende por R$ 490,00 e parece ser muito boa? Achei que faltou transparência e sobrou intransigência, ainda mais prá quem estava retornando de um serviço já feito lá anteriormente.

Estou pensando em encomendar uma dessas peças pela internet. Aí levo em outro mecânico que conheço e orço só a mão-de-obra. Certamente vou gastar bem menos. A dúvida agora é saber se existem outras peças necessárias à instalação do componente ou se encomendar simplesmente um "radiador" já é suficiente.

Vou te dizer uma coisa, Dragoniten: é impressionante como quem mexe com carro no Brasil é pilantra. Do flanelinha ao presidente da montadora. Os honestos e competentes são a exceção da exceção. Isso dá um desânimo do caraio.

bedot
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Mensagem por Dragoniten em Qua Jan 29 2014, 02:05

Ó, na real, eu se fosse você procurava outra oficina. Se eles deixaram passaram um vazamento no radiador, é algo meio grave, já que você pediu uma geral, se deixaram passar um vazamento em mangueira, mil vezes pior, pois é algo que dá pra fazer até em casa. Pode ser que seja na mangueira como você falou, que sai muito mais barato, pois nunca vi radiador furando assim por motivo nenhum.

Recomendação minha: não compre peças pela internet assim na louca. Faça o orçamento em outras oficinas.
Por quê?: Caso você tenha qualquer problema com a peça nova, VOCÊ terá que se virar com a garantia e com a loja. Caso você compre a peça na oficina em que será realizado o serviço, em caso de defeito, eles se responsabilizam pela peça instalada. Se ela estiver defeituosa, eles se viram com o fabricante/fornecedor e são obrigados a instalar uma peça nova e 100% funcional, pois foi por isso que você pagou.

Experiência: Na minha primeira troca de disco de freio (disco empenou), o novo par de discos empenou novamente com menos de 1 semana. Levei na oficina que me vendeu os discos e eles trocaram na garantia. Sabe o que aconteceria se eu tivesse comprado os discos na internet?
Tiraria os discos, mandaria de volta pro fornecedor/fabricante, esperaria um laudo técnico pra saber se o disco realmente empenou por defeito de fabricação ou "mau uso", pra depois enviarem novamente o par novo de discos e reembolsarem o dinheiro do envio na minha conta. E desde o envio dos discos novos empenados até você receber um novo par de discos, o que acontece? Você fica com o carro parado. Não vale a dor de cabeça.
PS.: Palavras de quem compra tudo pela internet e faz de tudo pra economizar.

Resumo da ópera: leve em outra oficina pra verificar se realmente há um furo no radiador ou se é apenas problema na mangueira. Caso seja no radiador, peça pra verificarem o que causou o furo. Dependendo do que for, cobre da primeira oficina o custo de um radiador novo.

Abração.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Alessandro em Qui Jan 30 2014, 14:45

bedot escreveu:Fiz uma manutenção de 500 pratas no sistema de arrefecimento, com troca de reservatório, tampa, limpeza do sistema e, de quebra, substituí cabos e velas. Um mês e dois retornos por superaquecimento depois (ou seja, o serviço foi ineficiente), os fdps descobriram um furo no radiador e me apresentarem um novo orçamento (sem descontar as 500 pratas anteriores) com a bagatela de R$ 1.500,00 (!!!) prá substituir o radiador do carro. Achei revoltante. Sequer me disseram a marca da peça (falaram genericamente em "original Ford", bullshit). Dúvidas:

- este preço é aceitável? Vi anúncios de radiadores no ML e outros locais na faixa de 250 a 350 reais.

- quais são as marcas de radiadores com que a Ford trabalha?

- qual seria um valor aceitável prá esse serviço?

- devo dar porrada no mecânico?

Agradeço de antemão pelas respostas.

Bebot o seguinte o valor desse radiador está mto caro, eu comprei pra por no meu Karango, 2 radiadores. O primeiro comprei para os modelos sem A/C paguei R$: 196,00 no balcão de peças da CSS ORIGINAL, ai não fiquei contente fui lá e comprei para o modelo do meu dei a diferença de R$: 277,00, paguei ao todo no balcão de peças R$: 473,00. E outra o novo radiador pelo q vi é o msm da Courier, mas e ai se vc for comprar no ML o radiador e vier com algumas das aletas amassadas, ai vc vai ter o trabalho CHATO, para devolver e assim vai indo.

Tive q fazer isso pq o radiador do meu original estava furado, durou bravos 5 anos e meio, ai com o novo com coxim novo do radiador, pq o anterior estava com uma gambiarra. Fui comprando as peças aos poucos, reservatório novo do modelo 2014, paguei R$: 46,00 estava por R$:60,00 e a tampa nova pq a anterior estava rachada, preço dela era de R$: 11,30 paguei R$: 8,70, carcaça da termostática completa original paguei R$: 390,00, válvula de ar quente paguei R$:100,00. Pq ambas as peças eram da AJE (Nunca mais, a carcaça da termostática arrombou, peça mto ruim).

Tudo isso eu pedi desconto do meu CPF, isso msm pq compro a mto tempo na CSS e msm sendo de outra CSS da minha cidade, eles dão desconto, só pedir..

A marca do radiador original é da Valeo, e o sistema de arrefecimento no meu estou usando o aditivo Motul Inungel Ultra, com água de bateria na proporção correta, e o aditivo bate com o código do manual.

Very Happy 

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por Dragoniten em Qui Jan 30 2014, 14:59

/\ Isso que é cara eficiente na resposta, rs.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Alessandro em Qui Jan 30 2014, 15:08

Dragoniten escreveu:/\ Isso que é cara eficiente na resposta, rs.

Lógico ae. Very Happy

Pneus do Karango são Yokohama C.drive2 185/60R14 82H= Máx 210km/h, Foram caros mas compensa e mto o $$ neles....  Twisted Evil  Razz

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 4655
Cidade/Estado : Campinas/SP
Motorização/Cor : Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais : KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Mensagem por alex63 em Qui Jan 30 2014, 15:13

Perfeito !!!

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 05:41

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: