[DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Ir em baixo

[DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por NINJA em Seg 17 Fev 2014 - 13:45

Comprei meu ford Ka 2013, e até os 8.000 Km sempre usei como combustivel a gasolina, Porem qual foi a minha surpresa ? que ao colocar como combustivel somente alcool o carro ao ligar faz barulho de  estar batendo tucho, e assim persiste até a distancia de 1,5 Km do ponto de partida, voltando o motor a funcionar silenciosamente. Apos verificar com alguns mecânicos, estes me falaram que para isto naõ acontecer deveria sempre colocar o alcool misturado com a gasolina ( Mas o carro é flex, não é para usar qualqer combustivel do padrão ? ). Fiz isto e o mesmo melhorou o dito ruido, mas não terminou. então eu voltei para a gasolina e o mesmo terminou o bendito ruido, tanto ao ligar como na distancia acima descrita. O carro agora esta com 9.600 Km e esta prestes a fazer a revisão de 12 meses.
Pergunta ? - Isto pode ser o mapeamento errado da centralina?, Digo isto porque o carro e flex e parece estar para somente gasolina.
               - Alguem tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
               - Estou com receio de bater maquina por estar forçando o motor.
OBS : Já fiz uma revisão de 6 meses,

Agradeço desde ja´a compreenção de todos.
Abraços,
Antonio.
avatar
NINJA
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : RIO DE JANEIRO RJ
Motorização/Cor : 1.0 Pulse e 1.0 Preto
Código de Opcionais : PULSE e CLASS
Data de inscrição : 03/06/2009

http://www.clubesomnium.org/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por Dragoniten em Seg 17 Fev 2014 - 16:54

A central eletrônica tem um mapeamento padrão e se adapta de acordo com a mistura de combustível, não tem como estar com mapeamento errado ou com mapeamento só pra gasolina. Forçando o motor eu acho difícil, se isso ocorre só quando o motor está esquentando e não há nenhum outro sintoma, é o famoso grilinho que o Rocam 1.0 faz. É algo, infelizmente, comum.
avatar
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 26
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por Alvaro Nunes em Seg 17 Fev 2014 - 20:41

NINJA escreveu:Comprei meu ford Ka 2013, e até os 8.000 Km sempre usei como combustivel a gasolina, Porem qual foi a minha surpresa ? que ao colocar como combustivel somente alcool o carro ao ligar faz barulho de  estar batendo tucho, e assim persiste até a distancia de 1,5 Km do ponto de partida, voltando o motor a funcionar silenciosamente. Apos verificar com alguns mecânicos, estes me falaram que para isto naõ acontecer deveria sempre colocar o alcool misturado com a gasolina ( Mas o carro é flex, não é para usar qualqer combustivel do padrão ? ). Fiz isto e o mesmo melhorou o dito ruido, mas não terminou. então eu voltei para a gasolina e o mesmo terminou o bendito ruido, tanto ao ligar como na distancia acima descrita. O carro agora esta com 9.600 Km e esta prestes a fazer a revisão de 12 meses.
Pergunta ? - Isto pode ser o mapeamento errado da centralina?, Digo isto porque o carro e flex e parece estar para somente gasolina.
               - Alguem tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
               - Estou com receio de bater maquina por estar forçando o motor.
OBS : Já fiz uma revisão de 6 meses,

Agradeço desde ja´a compreenção de todos.
Abraços,
Antonio.


Ninja.... BEM VINDO AO "MUNDO MODERNO DO CARRO FLEX"....KKKKK
Amigo, pelo que você descreveu, é o famoso "grilo" como o colega acima citou. Muito comum em carros flex (TODOS), sabe porque? Porque na verdade você tem um carro a alcool adaptado a gasolina, isto é, um carro que varia a posição do ponto de ignição do motor dependendo do combustível. Ficou com dúvidas? Tá difícil de engolir essa? Então veja a taxa de compressão dos carros a gasolina e dos carros flex... Pesquise também como os carros flex dão muito mais manutenção do que os carros só a gasolina... Enfim... isso é só aqui no Brasil amigão... relaxa, você não é o único. Então, quando você abastecer com alcool e o carro começar a grilar... misture um pouco de gasolina, se bem que carro flex geralmente grila na gasolina pura e não no alcool. De qualquer forma, boa sorte com o kA que é maravilhoso. Abraços.
avatar
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 38
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por Dragoniten em Seg 17 Fev 2014 - 21:41

Alvaro, não me referi à esse tipo de grilo, estava me referindo ao barulhinho que o Rocam tende a fazer quando está frio e é dada a primeira partida do dia.

Esse tipo de grilho é pré-detonação e nunca ocorre no etanol, só se seu carro estiver completamente desregulado.
avatar
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 26
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por Alvaro Nunes em Ter 18 Fev 2014 - 11:06

Dragoniten escreveu:Alvaro, não me referi à esse tipo de grilo, estava me referindo ao barulhinho que o Rocam tende a fazer quando está frio e é dada a primeira partida do dia.

Esse tipo de grilho é pré-detonação e nunca ocorre no etanol, só se seu carro estiver completamente desregulado.

Vixi... então me confundi...kkkkk
Mas meu KA é a gasolina, não dá barulho de pré-detonação...hahahahaha tá reguladíssimo e super econômico. Eu sei qual é esse barulho que você tá falando... parece muito com barulho de tucho. O seu KA já e dos mais novos, ele grila?
avatar
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 38
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por NINJA em Ter 18 Fev 2014 - 13:14

bom meus amigos, obrigado por postarem,mas o barulho não é o de bater pinos, mas se acemelha ao barulho do motor "cerrando", isto é que esta me deixando confuso, porque a luz do oleo se apaga rapido, mas o ruido é forte e amplamente ouvido com ocombustivel alcool, cessando com o combustivel gasolina. Não sei se pode ser algum sensor que não esta ajudando como deveria a centralina, ou o mapeamento não esta adquado. Desculpem se não estou conseguindo ser mais preciso. Continuo a pedir a ajuda de todos, até para não ouvir coisas da autorizada que não fazem sentido.
Abraços.
avatar
NINJA
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : RIO DE JANEIRO RJ
Motorização/Cor : 1.0 Pulse e 1.0 Preto
Código de Opcionais : PULSE e CLASS
Data de inscrição : 03/06/2009

http://www.clubesomnium.org/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por Alvaro Nunes em Ter 18 Fev 2014 - 14:13

NINJA escreveu:bom meus amigos, obrigado por postarem,mas o barulho não é o de bater pinos, mas se acemelha ao barulho do motor "cerrando", isto é que esta me deixando confuso, porque a luz do oleo se apaga rapido, mas o ruido é forte e amplamente ouvido com ocombustivel alcool, cessando com o combustivel gasolina. Não sei se pode ser algum sensor que não esta ajudando como deveria a centralina, ou o mapeamento não esta adquado. Desculpem se não estou conseguindo ser mais preciso. Continuo a pedir a ajuda de todos, até para não ouvir coisas da autorizada que não fazem sentido.
Abraços.

Geralmente, quando fico uma semana sem ligar o meu carro e quando vou dar a partida, dá um barulhinho metálico após a partida mas que some imediatamente. Um amigo que é preparador de motores me disse que é normal pelo fato do veículo ter fiado muito tempo parado e com isso há uma pequena deficiência de lubrificação. Ele acrescentou que é normal acontecer isso qdo os veículos ficam muito tempo parado. Mas não é nada para se preocupar. Não sei se é o seu caso, mas procure um bom mecânico que entenda bem de diagnóstico.
avatar
Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Idade : 38
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE
Data de inscrição : 26/09/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por Dragoniten em Ter 18 Fev 2014 - 14:55

Alvaro Nunes escreveu:
Dragoniten escreveu:Alvaro, não me referi à esse tipo de grilo, estava me referindo ao barulhinho que o Rocam tende a fazer quando está frio e é dada a primeira partida do dia.

Esse tipo de grilho é pré-detonação e nunca ocorre no etanol, só se seu carro estiver completamente desregulado.

Vixi... então me confundi...kkkkk
Mas meu KA é a gasolina, não dá barulho de pré-detonação...hahahahaha tá reguladíssimo e super econômico. Eu sei qual é esse barulho que você tá falando... parece muito com barulho de tucho. O seu KA já e dos mais novos, ele grila?
Então, os carros da Ford dificilmente grilam, pois nosso motor tem 4 sensores de detonação, um pra cada cilindro, enquanto que as outras marcas como Fiat, VW, tem apenas 1 pro bloco inteiro. Por isso é mais fácil ver um Gol/Novo Uno/Fox grilando que um Ka/Fiesta. O meu quando andava com gasolina, grilava só se você arrancasse como retardado, subindo a rotação lá em cima e soltando a embreagem de forma rápida, mas sem cantar pneu. Atualmente só ando com etanol, a diferença de performance abaixo de 1200rpm é bem perceptível.

NINJA escreveu:bom meus amigos, obrigado por postarem,mas o barulho não é o de bater pinos, mas se acemelha ao barulho do motor "cerrando", isto é que esta me deixando confuso, porque a luz do oleo se apaga rapido, mas o ruido é forte e amplamente ouvido com ocombustivel alcool, cessando com o combustivel gasolina. Não sei se pode ser algum sensor que não esta ajudando como deveria a centralina, ou o mapeamento não esta adquado. Desculpem se não estou conseguindo ser mais preciso. Continuo a pedir a ajuda de todos, até para não ouvir coisas da autorizada que não fazem sentido.
Abraços.

Infelizmente é muito difícil fazer o diagnóstico por palavras, ainda mais se tratando de um som. Acredito que seja o barulho de tucho mal lubrificado por conta do óleo que desceu porque o carro ficou parado. Acontece todo dia de manhã com o Fiesta do meu irmão, mas ele é 2006 e monocombustível, e como o seu só acontece no etanol, é bem estranho.

Recomendo você levar num mecânico ou tentar gravar o som de manhã com uma câmera boa (evitar celular por causa do microfone) e ver se ele passa quando anda com o carro ou quando o carro esquenta (pois são duas coisas diferentes).

Abração.
avatar
Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 26
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum