[DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por NINJA em Seg Fev 17 2014, 13:45

Comprei meu ford Ka 2013, e até os 8.000 Km sempre usei como combustivel a gasolina, Porem qual foi a minha surpresa ? que ao colocar como combustivel somente alcool o carro ao ligar faz barulho de  estar batendo tucho, e assim persiste até a distancia de 1,5 Km do ponto de partida, voltando o motor a funcionar silenciosamente. Apos verificar com alguns mecânicos, estes me falaram que para isto naõ acontecer deveria sempre colocar o alcool misturado com a gasolina ( Mas o carro é flex, não é para usar qualqer combustivel do padrão ? ). Fiz isto e o mesmo melhorou o dito ruido, mas não terminou. então eu voltei para a gasolina e o mesmo terminou o bendito ruido, tanto ao ligar como na distancia acima descrita. O carro agora esta com 9.600 Km e esta prestes a fazer a revisão de 12 meses.
Pergunta ? - Isto pode ser o mapeamento errado da centralina?, Digo isto porque o carro e flex e parece estar para somente gasolina.
               - Alguem tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
               - Estou com receio de bater maquina por estar forçando o motor.
OBS : Já fiz uma revisão de 6 meses,

Agradeço desde ja´a compreenção de todos.
Abraços,
Antonio.

NINJA
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : RIO DE JANEIRO RJ
Motorização/Cor : 1.0 Pulse e 1.0 Preto
Código de Opcionais : PULSE e CLASS

http://www.clubesomnium.org/

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por Dragoniten em Seg Fev 17 2014, 16:54

A central eletrônica tem um mapeamento padrão e se adapta de acordo com a mistura de combustível, não tem como estar com mapeamento errado ou com mapeamento só pra gasolina. Forçando o motor eu acho difícil, se isso ocorre só quando o motor está esquentando e não há nenhum outro sintoma, é o famoso grilinho que o Rocam 1.0 faz. É algo, infelizmente, comum.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Re: [DÚVIDA] - O q é ruído (tipo falta de óleo nos tuchos, durante aproximadamente 1,5 Km no combustivel alcool)?

Mensagem por Alvaro Nunes em Seg Fev 17 2014, 20:41

NINJA escreveu:Comprei meu ford Ka 2013, e até os 8.000 Km sempre usei como combustivel a gasolina, Porem qual foi a minha surpresa ? que ao colocar como combustivel somente alcool o carro ao ligar faz barulho de  estar batendo tucho, e assim persiste até a distancia de 1,5 Km do ponto de partida, voltando o motor a funcionar silenciosamente. Apos verificar com alguns mecânicos, estes me falaram que para isto naõ acontecer deveria sempre colocar o alcool misturado com a gasolina ( Mas o carro é flex, não é para usar qualqer combustivel do padrão ? ). Fiz isto e o mesmo melhorou o dito ruido, mas não terminou. então eu voltei para a gasolina e o mesmo terminou o bendito ruido, tanto ao ligar como na distancia acima descrita. O carro agora esta com 9.600 Km e esta prestes a fazer a revisão de 12 meses.
Pergunta ? - Isto pode ser o mapeamento errado da centralina?, Digo isto porque o carro e flex e parece estar para somente gasolina.
               - Alguem tem alguma ideia do que possa estar acontecendo?
               - Estou com receio de bater maquina por estar forçando o motor.
OBS : Já fiz uma revisão de 6 meses,

Agradeço desde ja´a compreenção de todos.
Abraços,
Antonio.

Ninja.... BEM VINDO AO "MUNDO MODERNO DO CARRO FLEX"....KKKKK
Amigo, pelo que você descreveu, é o famoso "grilo" como o colega acima citou. Muito comum em carros flex (TODOS), sabe porque? Porque na verdade você tem um carro a alcool adaptado a gasolina, isto é, um carro que varia a posição do ponto de ignição do motor dependendo do combustível. Ficou com dúvidas? Tá difícil de engolir essa? Então veja a taxa de compressão dos carros a gasolina e dos carros flex... Pesquise também como os carros flex dão muito mais manutenção do que os carros só a gasolina... Enfim... isso é só aqui no Brasil amigão... relaxa, você não é o único. Então, quando você abastecer com alcool e o carro começar a grilar... misture um pouco de gasolina, se bem que carro flex geralmente grila na gasolina pura e não no alcool. De qualquer forma, boa sorte com o kA que é maravilhoso. Abraços.

Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 165
Cidade/Estado : Belo Horizonte, Brazil
Motorização/Cor : 1.0 GL
Código de Opcionais : AR/DIR/VE/TE

Mensagem por Dragoniten em Seg Fev 17 2014, 21:41

Alvaro, não me referi à esse tipo de grilo, estava me referindo ao barulhinho que o Rocam tende a fazer quando está frio e é dada a primeira partida do dia.

Esse tipo de grilho é pré-detonação e nunca ocorre no etanol, só se seu carro estiver completamente desregulado.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Alvaro Nunes em Ter Fev 18 2014, 11:06

Dragoniten escreveu:Alvaro, não me referi à esse tipo de grilo, estava me referindo ao barulhinho que o Rocam tende a fazer quando está frio e é dada a primeira partida do dia.

Esse tipo de grilho é pré-detonação e nunca ocorre no etanol, só se seu carro estiver completamente desregulado.

Vixi... então me confundi...kkkkk
Mas meu KA é a gasolina, não dá barulho de pré-detonação...hahahahaha tá reguladíssimo e super econômico. Eu sei qual é esse barulho que você tá falando... parece muito com barulho de tucho. O seu KA já e dos mais novos, ele grila?

Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por NINJA em Ter Fev 18 2014, 13:14

bom meus amigos, obrigado por postarem,mas o barulho não é o de bater pinos, mas se acemelha ao barulho do motor "cerrando", isto é que esta me deixando confuso, porque a luz do oleo se apaga rapido, mas o ruido é forte e amplamente ouvido com ocombustivel alcool, cessando com o combustivel gasolina. Não sei se pode ser algum sensor que não esta ajudando como deveria a centralina, ou o mapeamento não esta adquado. Desculpem se não estou conseguindo ser mais preciso. Continuo a pedir a ajuda de todos, até para não ouvir coisas da autorizada que não fazem sentido.
Abraços.

NINJA

Número de Mensagens : 24
Cidade/Estado : RIO DE JANEIRO RJ
Motorização/Cor : 1.0 Pulse e 1.0 Preto
Código de Opcionais : PULSE e CLASS

http://www.clubesomnium.org/

Mensagem por Alvaro Nunes em Ter Fev 18 2014, 14:13

NINJA escreveu:bom meus amigos, obrigado por postarem,mas o barulho não é o de bater pinos, mas se acemelha ao barulho do motor "cerrando", isto é que esta me deixando confuso, porque a luz do oleo se apaga rapido, mas o ruido é forte e amplamente ouvido com ocombustivel alcool, cessando com o combustivel gasolina. Não sei se pode ser algum sensor que não esta ajudando como deveria a centralina, ou o mapeamento não esta adquado. Desculpem se não estou conseguindo ser mais preciso. Continuo a pedir a ajuda de todos, até para não ouvir coisas da autorizada que não fazem sentido.
Abraços.

Geralmente, quando fico uma semana sem ligar o meu carro e quando vou dar a partida, dá um barulhinho metálico após a partida mas que some imediatamente. Um amigo que é preparador de motores me disse que é normal pelo fato do veículo ter fiado muito tempo parado e com isso há uma pequena deficiência de lubrificação. Ele acrescentou que é normal acontecer isso qdo os veículos ficam muito tempo parado. Mas não é nada para se preocupar. Não sei se é o seu caso, mas procure um bom mecânico que entenda bem de diagnóstico.

Alvaro Nunes
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Mensagem por Dragoniten em Ter Fev 18 2014, 14:55

Alvaro Nunes escreveu:
Dragoniten escreveu:Alvaro, não me referi à esse tipo de grilo, estava me referindo ao barulhinho que o Rocam tende a fazer quando está frio e é dada a primeira partida do dia.

Vixi... então me confundi...kkkkk
Mas meu KA é a gasolina, não dá barulho de pré-detonação...hahahahaha tá reguladíssimo e super econômico. Eu sei qual é esse barulho que você tá falando... parece muito com barulho de tucho. O seu KA já e dos mais novos, ele grila?
Então, os carros da Ford dificilmente grilam, pois nosso motor tem 4 sensores de detonação, um pra cada cilindro, enquanto que as outras marcas como Fiat, VW, tem apenas 1 pro bloco inteiro. Por isso é mais fácil ver um Gol/Novo Uno/Fox grilando que um Ka/Fiesta. O meu quando andava com gasolina, grilava só se você arrancasse como retardado, subindo a rotação lá em cima e soltando a embreagem de forma rápida, mas sem cantar pneu. Atualmente só ando com etanol, a diferença de performance abaixo de 1200rpm é bem perceptível.

NINJA escreveu:bom meus amigos, obrigado por postarem,mas o barulho não é o de bater pinos, mas se acemelha ao barulho do motor "cerrando", isto é que esta me deixando confuso, porque a luz do oleo se apaga rapido, mas o ruido é forte e amplamente ouvido com ocombustivel alcool, cessando com o combustivel gasolina. Não sei se pode ser algum sensor que não esta ajudando como deveria a centralina, ou o mapeamento não esta adquado. Desculpem se não estou conseguindo ser mais preciso. Continuo a pedir a ajuda de todos, até para não ouvir coisas da autorizada que não fazem sentido.
Abraços.

Infelizmente é muito difícil fazer o diagnóstico por palavras, ainda mais se tratando de um som. Acredito que seja o barulho de tucho mal lubrificado por conta do óleo que desceu porque o carro ficou parado. Acontece todo dia de manhã com o Fiesta do meu irmão, mas ele é 2006 e monocombustível, e como o seu só acontece no etanol, é bem estranho.

Recomendo você levar num mecânico ou tentar gravar o som de manhã com uma câmera boa (evitar celular por causa do microfone) e ver se ele passa quando anda com o carro ou quando o carro esquenta (pois são duas coisas diferentes).

Abração.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 14:36

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

Permissão deste fórum: