Hodômetro alterado/Evolução - Aliado contra fraudes

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Hodômetro alterado/Evolução - Aliado contra fraudes

Mensagem por Brvita em Sab Jan 17 2009, 12:15

Evolução - Aliado contra fraudes

Pedro Cerqueira - Estado de Minas
Matéria do site Vrum



Apesar de não garantir hodômetro infalsificável, fabricantes nacionais de veículos afirmam que, com aparelhos de diagnóstico, conseguem aferir quilometragem original

Newton Franca/Especial para o EM - 23/3/07
Redução da distância percorrida é prática comum no mercado de carros usados


É fato a prática de alguns proprietários procurarem oficinas que não trabalham com seriedade e ética para reduzir a quilometragem original marcada pelo hodômetro de seus carros no intuito de, no momento da venda, passar a impressão de pouco rodado e consequentemente valorizar o produto. Em alguns modelos de automóveis, geralmente pertencentes a segmentos mais luxuosos, como Audi, BMW e Mercedes-Benz, as concessionárias já têm como descobrir a farsa e ainda revelar sua quilometragem real, caso esteja alterada. Dos principais fabricantes do país, apenas alguns estão aptos a descobrir a verdadeira quilometragem do carro.

Volkswagen
Os veículos da VW guardam a quilometragem verdadeira, mas também não há como alterar novamente no hodômetro os números corretos.

Chevrolet
Da GM, apenas os modelos mais sofisticados, como o Ômega e a Captiva, em que a quilometragem é marcada na caixa de marcha, é possível revelar a quilometragem real.

Ford
Se tiverem o hodômetroalterado, os modelos da Ford não conseguem recuperar os números originais. Porém, de acordo com o fabricante, caso alguém tente interferir no hodômetro por qualquer motivo, o carro não funcionará porque o módulo do veículo perceberá que houve alguma alteração e passa a não mais aceitar a codificação original. Neste caso, o proprietário terá que levar o veículo a um distribuidor Ford para que uma nova codificação seja feita.


Citroën
Nos carros da fabricante francesa, a gravação da quilometragem sempre é feita em mais de um ponto. Segundo a Citroën, a interface dos módulos eletrônicos do veículo, que entre outras informações guardam a gravação da quilometragem, garante a integridade do sistema e, se houver qualquer tentativa de alteração da quilometragem no hodômetro, esta interface automaticamente se corrige, mantendo a quilometragem maior. Foi a mesma informação encontrada na concessionária Chamonix, que confirmou que a memória fica guardada em três componentes e que a troca de todos não tornaria a operação economicamente vantajosa.

Fiat
De acordo com a fábrica italiana, em todos os seus modelos que são fabricados atualmente há como aferir qual é a quilometragem real usando um aparelho de diagnóstico. Porém, uma vez alterada, a quilometragem dos veículos não retorna à marcação original. Quando as concessionárias foram consultadas sobre o assunto, a informação dada pela Automax, Strada e Sinal foi que a quilometragem ficava guardada num aparelho chamado BC (Body Computer) mas que este não estaria equipando modelos mais simples, como o Uno, nem a linha Fire do Palio e do Siena. Na Roma, a informação dada foi a mesma, porém se a alteração também fosse feita no BC não haveria jeito de recuperar a quilometragem original.

Peugeot
Nos veículos Peugeot a quilometragem fica memorizada no quadro de instrumentos e no computador central. Mesmo o sistema estando programado para adotar o maior valor, os falsificadores atuam nas duas memórias e, de acordo com a fábrica francesa, não há como recuperar a quilometragem original.

Renault
Se houver alguma alteração nos carros da marca, não há nenhum aparelho para constatá-la porque a quilometragem falsa ficará escrita sobre a verdadeira na
memória. Se o carro tiver qualquer problema no hodômetro e este tenha que ser trocado, a concessionária registra a quilometragem em seu sistema porque os números serão zerados.

_________________

Sou eu no South Park!

"Se um dia disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se: a Arca de Noé foi construída por
amadores; profissionais construíram o Titanic..."

Novo KA 1.0 - Preto Ebony

Brvita
Administrador
Administrador

Número de Mensagens: 503
Idade: 34
Cidade/Estado: João Pessoa/PB
Motorização/Cor: 1.0/Black - Preto Ebony
Código de Opcionais: SOMMA - KBB9
Data de inscrição: 03/09/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hodômetro alterado/Evolução - Aliado contra fraudes

Mensagem por Alessandro em Sab Jan 17 2009, 16:46

É uma boa isso, mostra como está as técnologia contra fraude e tambem quando for compra-lo como usada perceber os desgastes das peças e acabamentos.. e tambem levar o carro na concessionaria pra ver se está correto a Km. jà a Ford a melhor nisso pois ela na minha opnião é fera.

Alessandro
Moderador
Moderador

Número de Mensagens: 4899
Idade: 25
Cidade/Estado: Campinas/SP
Motorização/Cor: Ka 1.0 / Prata Geada
Código de Opcionais: KFF9 (Kit Fly+Kit Class) Completo
Data de inscrição: 08/08/2008

http://www.configurador.ford.com.br/novo_configurador/drtc_show_

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Hodômetro alterado/Evolução - Aliado contra fraudes

Mensagem por igordmb em Sab Jan 17 2009, 23:59

muito bom esse negocio

igordmb
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens: 1145
Cidade/Estado: Vila Velha ES
Motorização/Cor: 1.0 preto
Código de Opcionais: kba09
Data de inscrição: 08/11/2008

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum