[DICA] - Aditivo no sistema de arrefecimento - Produtos sem anti-congelante

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

[DICA] - Aditivo no sistema de arrefecimento - Produtos sem anti-congelante

Mensagem por Dragoniten em Sex Mar 14 2014, 13:29

Li muita gente em uns tópicos falando que usa o "maravilhoso Radiex azul" porque é muito bom e é um dos melhores e blá blá blá.

Vou deixar o vídeo pra vocês tirarem suas próprias conclusões

Resumindo: Radiex é KiSuco. Aguinha com corante. A embalagem diz que é um produto concentrado, mas ele nem aumenta o ponto de ebulição e muito menos diminui o ponto de congelamento.
Ou seja: Pode ser que até previna a corrosão do sistema de arrefecimento (talvez nem isso), mas se você mora numa região fria como eu, que as vezes faz -1 ~ -2ºC no pior dos invernos, o líquido pode congelar e estourar o sistema de arrefecimento. Não estou exagerando, isso realmente acontece.

O aparelho utilizado pela pessoa é um termodensímetro, coisa de 80~90 reais.

Fica a dica.

Última edição por Dragoniten em Sab Maio 31 2014, 21:34, editado 1 vez(es)

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)

Re: [DICA] - Aditivo no sistema de arrefecimento - Produtos sem anti-congelante

Mensagem por alex63 em Sex Mar 14 2014, 15:47

Tem alguns anos, que saiu uma reportagem do INMETRO e diversas marcas eram comprovadamente água de torneira com corante. So dois foram aprovados, um foi o Paraflu e o outro eu não me lembro.

abcs

Última edição por alex63 em Qui Mar 20 2014, 08:08, editado 1 vez(es)

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo

Mensagem por Dragoniten em Qua Mar 19 2014, 19:54

Atualização deste tópico:

Estou muito surpreso com a atitude da empresa. Aguardo a conclusão deste teste pra saber se este aditivo realmente é Tang ou não.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por rgiovani em Dom Mar 23 2014, 12:17

Galera comprei meu Old Ka e logo me apaixonei pelo mesmo assim como todos aqui (risos), porém comprei ele de uma mulher, logo se nota que a mesma apenas o conservou, assim como grande parte das mulheres só dava partida e andava. Quando olhei o arrefecimento do meu Ka dava nojo cara de tanta ferrugem no reservatório, logo troquei o mesmo fiz a limpeza a sangria e fui na ford buscar o aditivo ideal, paguei 40 reais e não tenho do que reclamar, coisa de 25 reais de diferença para o radiex mas não entrei em barca furada. Fica minha experiência e exemplo.

rgiovani
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 4
Cidade/Estado : Alvares Machado /São Paulo
Motorização/Cor : Zetec Rocan 1.0/Azul
Código de Opcionais : Trava Elétrica, Dvd Retratil Pioneer, Leds Internos , Meia Luz , Luz de Ré , Sensor de Estacionamento , Camera de Ré infra Vermelho

http://www.globalcompras.com

Mensagem por Dragoniten em Dom Mar 23 2014, 23:42

Pois é, giovani. Sempre que falam "carro de mulher" dizem que é mais fácil de vender, mas eu vejo com outros olhos, justamente pela falta de prática com manutenção automotiva e só "ligar e andar". Só vão resolver algo no motor quando a coisa explodir. Aditivo é economia porca, assim como troca de óleo. Você vai economizar agora, mas se for ficar com o carro por 5 anos, pode ter que refazer o motor pelo excesso de ferrugem e falta de lubrificação.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Hound Dog em Sab Maio 31 2014, 18:40

O inmetro testou 16 marcas e postou na Internet, tinha marca que sua composição havia 98% de água. Procurei e vi que foi retirado do site de busca, mas eu aprofundei e consegui achar.

Segue as marcas aprovadas e reprovadas, leiam com atenção.

https://www.dropbox.com/s/op6fwglq2iy2f95/youblisher.com-693070-Teste_INMETRO_aditivos_para_radiador.pdf

Hound Dog
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 134
Cidade/Estado : CAMPINAS(SP)
Motorização/Cor : 1.0 CINZA
Código de Opcionais : COMPLETO

Mensagem por Dragoniten em Sab Maio 31 2014, 21:34

Eu pesquisei mais sobre o assunto. A marca tem produtos com e sem etilenoglicol. No caso deste teste do Inmetro, a Radiex se pronunciou sobre o assunto dizendo que esse produto realmente não está de acordo com as normas testadas, pois é um produto diferente com a tecnologia (por eles chamada de) polímeros. Ele previne contra a corrosão, principalmente, mas não tem anti-congelante como outros aditivos a base de etilenoglicol (ou monoetilenoglicol).

Eu, como moro aqui no Sul, nunca arriscaria um produto sem anti-congelante, pois inverno passado tivemos temperaturas de -3ºC em Curitiba, suficiente pra congelar a água do radiador e ferrar com todo o sistema de arrefecimento, estourando mangueiras, reservatório e radiador. É difícil? Sim! Mas eu prefiro não correr o risco.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Hound Dog em Seg Jun 02 2014, 17:39

Dragoniten escreveu:Eu pesquisei mais sobre o assunto. A marca tem produtos com e sem etilenoglicol. No caso deste teste do Inmetro, a Radiex se pronunciou sobre o assunto dizendo que esse produto realmente não está de acordo com as normas testadas, pois é um produto diferente com a tecnologia (por eles chamada de) polímeros. Ele previne contra a corrosão, principalmente, mas não tem anti-congelante como outros aditivos a base de etilenoglicol (ou monoetilenoglicol).

Eu, como moro aqui no Sul, nunca arriscaria um produto sem anti-congelante, pois inverno passado tivemos temperaturas de -3ºC em Curitiba, suficiente pra congelar a água do radiador e ferrar com todo o sistema de arrefecimento, estourando mangueiras, reservatório e radiador. É difícil? Sim! Mas eu prefiro não correr o risco.

Na verdade isso é uma tremenda enganação, a empresa colocar um produto a venda em todo o Brasil , se esquecendo que o consumidor pode morar no Sul, com temperaturas baixas, e não colocar Monoetilenoglicol.Essas empresas fazem uma enorme festa aqui no Brasil, aonde não tem uma punição severa para esses pilantras. Tinha que ser tudo com monoetilenoglicol, até mesmo se o cliente muda de cidade, como fica?Será que não se pensa nesse tipo de situação?E se o carro é de empresa que roda o Brasil, como fica?

Depois que vi o resultado a Radiex caiu no meu conceito.Agora só uso aquelas que foram aprovadas em todos quesitos pelo Inmetro.

Hound Dog
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 134
Cidade/Estado : CAMPINAS(SP)
Motorização/Cor : 1.0 CINZA
Código de Opcionais : COMPLETO

Mensagem por Dragoniten em Ter Jun 03 2014, 04:11

Também acho muito complicado. Mas como falei, eles também tem produtos com monoetilenoglicol, que são muito bons por sinal. Eu preferi gastar um dinheirinho a mais e comprar um aditivo Motul (80 reais do aditivo + 10 da água desmineralizada). É proteção pro motor, não existe motivo pra economizar.

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por jackline em Qui Ago 13 2015, 14:10

Estou literalmente bege com o preconceito que impera em relação às mulheres, e pela constatação de que isso acontece em todos os lugares.
Talvez se os Srs. sabetudo das oficinas por exemplo, machos que são, tivessem um pouco mais de honestidade no trabalho e não partissem do pressuposto de que todo mundo nasce obrigatoriamente sabendo de tudo, e que nem eles sabem tudo, muitas mulheres se interessariam e entenderiam um pouco mais sobre o que acontece com os carros, que convenhamos não raras vezes é complexo mesmo.
Sorte minha que sempre lidei e gostei de entender de carros e não sou facilmente enganada pelos que se acham melhores e tentam passar a perna na hora da manutenção, e ainda soube encontrar Srs.mecânicos que não querem me colocar o narigão vermelho.(risos o tempo todo)

Concordo com o fato de que a maioria das mulheres não se importa, mas não generalizem amigos.
Compartilho experiência recente: peguei há duas semanas meu Ka/09 de um HOMEM que sequer tinha a preocupação de manter o carro limpo, quem dirá o funcionamento e até, pasmem, a calibragem dos pneus...água do radiador, do esguicho, aspecto de todo o conjunto do motor...puro minério, pneus (os 5) gastos de maneira irregular, extintor de incêndio vazio, tapetes todos rasgados embora aparentemente novos, dentre outros pontos.
Enfim, sobrava carro ali, mas faltava dono.
Claro que chorei o desconto em vista do que vou gastar né, mas o carro amigos....era de homem.

Abraços!

jackline
Piloto de Arcade
Piloto de Arcade

Número de Mensagens : 16
Cidade/Estado : Betim/MG
Motorização/Cor : 1.0 Flex/Prata
Código de Opcionais : 01

Mensagem por Dragoniten em Qui Ago 13 2015, 15:20

Jackline, não falei com o intuito de ofender ninguém, não disse que nenhuma mulher entende de nada, mas em sua maioria as mulheres tem menos interesse em aprender sobre carros, isto é um fato. Você sabe que você é uma exceção, rs.

Conheço sim muitos homens que não se importam com a manutenção de seus carros, ou se importam, mas com as coisas erradas, não disse em momento algum que todo homem cuida bem/entende de carro/dirige bem, apenas que se for fazer um estatística sobre o conhecimento automotivo básico, os homens saem um pouco na frente das mulheres sim, em quantidade, não sei sobre qualidade do conhecimento, rsrs.

Peço desculpas se ofendi no meu comentário, espero ter esclarecido que eu não generalizei todas as mulheres, mas quis dizer que em sua maioria não tem conhecimento e muito menos interesse em aprender. Levam na oficina 1 vez por ano e fazem o que o mecânico acha que tem que fazer, assim como tem homens que SABEM que tem que fazer manutenção preventiva mas pensam "ah, mas ano que vem vou vender o carro, o próximo dono que se vire", que pra mim é uma atitude 1000 vezes pior.

Abraço!

Dragoniten
Moderador
Moderador

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 09:55

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo