EMPURROTERAPIA - A ORIGINALIDADE DAS CONCESSIONÁRIAS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

EMPURROTERAPIA - A ORIGINALIDADE DAS CONCESSIONÁRIAS

Mensagem por Luluka em Sex Mar 28 2014, 15:55

Lembro-me a primeira vez que, empolgada, levei o carro, adquirido Zero Km, para sua primeira revisão programada na concessionária. E, naturalmente, mesmo com o carro novo, lembro-me dos consultores ávidos por empurrar todo o tipo de bugigangas e serviços desnecessários ou paralelos, muito além do que recomenda o manual e/ou o fabricante. O tempo passou, os carros mudaram, mas a engambelação não mudou. O interessante não é a tradicional tentativa de venda desses produtos e serviços. Mas sim a originalidade com que estes são apresentados pelos consultores. Para os proprietários mais experientes e calejados são só risos. Acredito que todos nós passamos pelo menos uma vez pela experiência de uma empurroterapia. Se o seu carro é novo, está na garantia da montadora e as revisões estão em dia, a dica é: fique tranquilo e pense duas vezes quando lhe empurrarem alguma dessas maravilhas. Lembre-se: basta dizer não. Neste tópico, listo aqui a minha experência dos produtos e serviços, do que considerei mais originais, da qual até o momento deste post, tive o (des)prazer de presenciar:

KIT VISIBILIDADE
Originalidade:
Categoria: Embelezamento/Maquiagem/Limpezas in-úteis
Descrição: O preço desse serviço gira em torno de 15 à 20 litros de gasolina aditivada. Consiste basicamente em lavar o seu vidro. Isso mesmo que você leu! Lavar o seu vidro. Detalhe: não é o seu carro. É lavar só o seu vidro! A primeira vez que tive a oportunidade de me deparar com este kit, imaginei inicialmente que se tratava de um poderoso líquido mágico que era inserido no reservatório do líquido do limpador. Mas não. Nem isso! Ao questionar o consultor sobre o que especificamente se tratava, fui esclarecida que era um líquido especial para os vidros. Naturalmente, pedi mais detalhes. "Como assim? é um líquido para o reservatório?", perguntei. "Não senhora, nós limpamos o seu vidro com esse líquido", disse o consultor. "-E quando chove moço? É a prova dágua?", e o consultor: "-Não senhora. Mas o seu vidro sai daqui brilhando". Completei: "-Não carece. Muito obrigada".

KIT LUBRIFICAÇÃO
Originalidade:
Categoria: Funilaria/Lataria/Lanternagem
Descrição: Este inacreditável kit consiste basicamente em um conjunto de três maravilhosos produtos lubrificantes (graxa, WD40 e vaselina). São aplicadas nas principais dobradiças de seu veículo. Diga-se de passagem: nas maçanetas e nas dobradiças das portas e nas dobradiças do porta-malas. O consultor me esclareceu que também é aplicado nos batentes e coifas dos amortecedores (pra quê?!?) e nas juntas dos amortecedores(?!?). Se por acaso você for um proprietário de veículo com certa experiência, sugiro retirar o seu carro imediatamente da concessionária que lhe ofereceu isso e nunca mais voltar lá.

KIT FLUIDO DE LIMPADORES
Originalidade:
Categoria: Embelezamento/Maquiagem/Limpezas in-úteis
Descrição: Este kit é semelhante ao Kit Visibilidade, com a diferença de que é mais caro e você recebe realmente (em princípio) o produto informado. O kit consiste em um produto limpador mágico de vidros (que geralmente é um líquido limpa-vidros desses vendidos no mercado) que é diluído na água do reservatório do seu limpador. Vez ou outra seguido de um pequeno terror do tipo: "Isto é muito importante, pois o reservatório com qualquer líquido pode entupir os orifícios dos espirros".

KIT RODAGEM
Originalidade:
Categoria: "Mechânica"/Suspensão
Descrição: Proprietários de carros novos, cuidadosos que só andam em asfalto liso, com menos de 20mil Km são presas fáceis para este tipo de empurroterapia. Consiste no tradicional alinhamento, cambagem, caster e balanceamento dos pneus. Se o volante do seu carro não puxa para nenhum lado e não existe nenhuma vibração estranha quando você está em alta-velocidade, agradeça e recuse este tipo de serviço. Até porque, em grande parte das concessionárias você não pode ver o procedimento, nem como saber se realmente o fizeram. Se ainda desejar fazê-lo, dê preferência para oficinas especializadas, onde você pode ver ao vivo o seu carro ser alinhado e seus pneus serem balanceados

LUBRIFICAÇÃO DE AMORTECEDORES
Originalidade:
Categoria: "Mechânica"/Suspensão
Descrição: Semelhante ao Kit Lubrificação, este serviço consistia em lubrificar as coifas, batentes, coxins e juntas(?!?) dos amortecedores do seu carro novo. Se o seu carro não faz qualquer tipo de nhec nhec, na suspensão ignore gentilmente esta oferta. Até porque, se fizer, o assunto pode ser mais sério e é melhor levar em uma oficina especializada em suspensão para ver se não tem nenhum amortecedor estourado ou coxim cansado.

LIMPEZA DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO
Originalidade:
Categoria: "Mechânica"/Limpezas in-úteis
Descrição: Geralmente começa assim: durante a vistoria básica da revisão do seu veículo na concessionária, o consultor abre o capô do veículo e, sem nem inclinar a cabeça, afirma: "O líquido do reservatório de arrefecimento está um pouco baixo senhora". Mesmo sabendo que seu carro é novo e que o líquido está na altura certa e brilhando, ele aguarda a reação da presa: "É mesmo?" Sentindo que a presa está fisgada, continua: "A senhora sabe que completar o líquido de arrefecimento do veículo consta no manual, não é? É responsabilidade do proprietário". E não fala mais nada. A surpresa está na hora de apresentar os serviços. E você se depara com uma "Limpeza Completa do Sistema de Arrefecimento". Naturalmente você pergunta para quê? "Bom senhora, nós realizamos a sangria completa da água do seu veículo, lavamos com água corrente e preenchemos com líquido novo de arrefecimento XYZ Ultra-Pop-Plus recomendado pela fábrica, na proporção correta". "Não, muito obrigada". Aí vem o terrorismo: "Você sabe que o líquido evaporado e enferrujado pode danificar as tubulações e entupir o sistema de arrefecimento, até mesmo a válvula termostática senhora. E se isto acontecer por sua negligência, a garantia não cobre." Se o consultor entrar nesse assunto da válvula termostática (vulga cebolinha) e blá blá bla, ele está querendo jogar pesado, quer ver até aonde vai o seu conhecimento. Primeiro, se o seu carro é novo, está na primeira ou segunda revisão, está na garantia, não apresenta sintoma de ventoinha disparada e tanto o líquido quanto o reservatório de arrefecimento não apresenta nenhum problema aparente, não há o que temer em princípio. Até porque o travamento da válvula termostática, nestas condições, é geralmente coberto pela garantia da fábrica. Na dúvida, nege o serviço, leve ao seu mecânico de confiança para conferir e faça apenas se realmente necessário.

HIGIENIZAÇÃO DO AR CONDICIONADO
Originalidade:
Categoria: Limpezas in-úteis
Descrição: Esta "terapia" consiste na execução de em um ou mais dos seguintes procedimentos, dependendo do preço: 1. troca ou limpeza do filtro de pólem, também chamado de filtro de cabine ou filtro do ar-condicionado; 2. aspersão de um perfumado desodorizador, desses comprados em super-mercados, tipo "Bom ar", no interior das tubulações do ar-condicionado para deixá-los com um cheirinho maravilhoso; 3. Remoção completa, lavagem e secagem do interior das principais tubulações do ar-condicionado (esta última, se realmente a concessionária fizer, está de parabéns). Para todas elas, a recomendação é a seguinte: se o seu ar-condicionado não está com cheiro de cachorro molhado, está gelando relativamente bem, você usa moderadamente e  não apresenta comportamento estranho, o sistema ainda não precisa ser higienizado.

TROCA DO FILTRO DE PÓLEM
Originalidade:
Categoria: Limpezas in-úteis
Descrição:  A troca ou limpeza do filtro de pólem, também chamado de filtro de cabine ou filtro do ar-condicionado, muitas vezes é empurrado separadamente do serviço de higienização. Às vezes especificado como parte dele. Na maior parte das vezes, nas minhas experiências, os consultores sequer verificam pressão, vazão, ou cheiro do ar-condicionado para constatar se realmente há necessidade da troca. Dou duas estrelas em originalidade para este procedimento, porque quase sempre aparece na lista de orçamento sem nem me questionarem se tenho alguma reclamação com o ar-condicionado.

REVITALIZAÇÃO DA PINTURA
Originalidade:
Categoria: Embelezamento/Maquiagem
Descrição:  Sou vaidosa sim com o meu carro. Se você costuma usá-lo em estacionamentos de super-mercados ou shoppings, você estará fadado a pequenos arranhões, petelecos e totós. Se mantém estacionado na rua, também estará sujeito a folhas, poeira, poluição, chuva, maresia e o pior de todos os inimigos da pintura: cocô de pombo. Mas os proprietários de veículos sujeitos a essas condições são as vítimas menos visadas pelos consultores de concessionárias. Eles sabem que os proprietários desses carros não dão à mínima para a aparência de seus veículos, quando os carros chegam empoeirados, com lama nos pára-lamas, e visivelmente arranhados/totados. O foco dos consultores é exatamente o inverso. São os carros que chegam limpos, lindos e brilhando na concessionária. Estes são as vítimas perfeitas para uma revitalização, vitrificação ou uma "lanternagem extraordinária". Eles sabem que os usuários desses veículos são paranóicos com a aparência externa do carro. É muito fácil empurrar com preços módicos uma revitalização de pintura, polimento, cristalização, espelhamento, enceramento e tudo o mais que cresca os olhos de seus cuidadosos donos. A revitalização geralmente envolve o polimento do veículo. Se o seu carro é novo, evite ao máximo, pois o polimento retira uma pequena camada da tinta e do verniz original do produto e neste caso não é nem um pouco aconselhado.

VITRIFICAÇÃO DA PINTURA
Originalidade:
Categoria: Embelezamento/Maquiagem
Descrição:  Semelhante à revitalização, só que num "modo plus", a vitrificação varia um pouco conforme a técnica. Pode deixar o seu carro lindo, pois a aplicação dos "produtos mágicos" (uma espécie de super-cera sintética rígida) cria uma película refletora que dá uma ótima sensação de espelho na pintura do seu veículo. Com toda a sinceridade, a dica é: veículo novo, mantenha limpo e encerado. Uma vez escutei de um colega da área de vendas de carros usados o seguinte: "Vitrificação é aquilo que fazemos quando é exposto algum carro bacana no salão da loja."

LANTERNAGEM EXTRAORDINÁRIA
Originalidade:
Categoria: Embelezamento/Maquiagem
Descrição: Você chega na concessionária e o consultor faz a vistoria básica do seu carro. Dá uma volta em torno dele, olhando todos os arranhados, petelecos e totós. Em seguida marca na pranchetinha vários xiszinho na imagem esquemática do veículo (que representam os respectivos arranhados na lataria do seu carro). Você sabe que a maioria dos arranhados marcados sequer existem de fato no seu carro, mas deixa para lá. O consultor te leva para dentro da loja onde apresenta o checklist e o orçamento para você assinar. Então se vê um item adicional (lanternagem de paralama ou parachoque ou porta, etc) cujo custo da peça dá para encher uns três tanques do seu carro só com gasolina aditivada do posto mais caro da cidade. Você se volta para o carro e agora percebe o totó/arranhão/raspadinha, que sequer tinha visto na primeira vez. Por outro lado, o custo da lanternagem oferecida não te anima nem um pouco. Ainda mais sabendo que aquele moleque da rua de baixo vai riscar de novo a porta do seu carro assim que estiver pintada. E é exatamente por isso que para mim esta empurroterapia ganha uma única estrelinha.

LAVAGEM COMPLETA, LAVAGEM COM MOTOR, LAVAGEM DO MOTOR
Originalidade:
Categoria: Embelezamento/Maquiagem/Limpezas in-úteis
Descrição: Como poderia esquecer do mais básico dos serviços oferecidos pelas concessionárias no processo de revisão? Por isso não leva nenhuma estrelinha. Quando oferecidos com custo, em geral são consideravelmente mais caros que qualquer lava-jato. Algumas vezes são cortesia. Neste caso, não custa nada aceitar. Se cobrarem, e você aceitar, evite lavar o motor. Se o preço vier com motor, chore um desconto.

Bom, isso é tudo. E vocês, quais experiências vocês passaram? Escrevam, listem, respondam aqui. Abraço a todos!

Luluka
Piloto de Controle Remoto
Piloto de Controle Remoto

Número de Mensagens : 43
Cidade/Estado : Rio de Janeiro/RJ
Motorização/Cor : 1.0/preto
Código de Opcionais : Class
Data de inscrição : 04/12/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EMPURROTERAPIA - A ORIGINALIDADE DAS CONCESSIONÁRIAS

Mensagem por alex63 em Sex Mar 28 2014, 20:27

Parabéns, perfeito e bem didático! Dei boas risadas , pois é exatamente assim que eles fazem.... e costumam pegar muita gente!

alex63
Motorista Veterano
Motorista Veterano

Número de Mensagens : 1237
Idade : 53
Cidade/Estado : Rio de Janeiro / Rio de Janeiro
Motorização/Cor : Ex - Sport 2012-
Código de Opcionais : Completo
Data de inscrição : 18/11/2011

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EMPURROTERAPIA - A ORIGINALIDADE DAS CONCESSIONÁRIAS

Mensagem por rafael rodrigo em Sab Mar 29 2014, 00:00

Só faltou uma media de valores cobrados

rafael rodrigo
Tô tirando a carteira
Tô tirando a carteira

Número de Mensagens : 238
Idade : 24
Cidade/Estado : Guarulhos/SP
Motorização/Cor : 1.0/azul noronha 2010
Código de Opcionais : Vendedor Cabeça Car auto peças
Data de inscrição : 19/02/2014

http://www.cabecacar.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EMPURROTERAPIA - A ORIGINALIDADE DAS CONCESSIONÁRIAS

Mensagem por Dragoniten em Sab Mar 29 2014, 02:40

Texto sensacional, hahahaha. Muito bom! Parabéns pela dedicação e empenho para criar o tópico Very Happy

Dragoniten
Moderador
Moderador

Número de Mensagens : 1250
Idade : 24
Cidade/Estado : Curitiba/PR
Motorização/Cor : 1.6/Preto
Código de Opcionais : Tecno (completo)
Data de inscrição : 10/10/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: EMPURROTERAPIA - A ORIGINALIDADE DAS CONCESSIONÁRIAS

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 07:59


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum